X
Este é o 4º artigo de 6 posts da série WPN - O Guia do Iniciante.

Tuudo bem que o WPN que estava programado antes desse era sobre os comandos básicos/como upar… mas, atendendo a pedidos, hoje vamos falar sobre a escolha do Realm!

O Realm é o servidor em que você vai criar seus personagens, e a comunidade onde você vai ‘viver’ no jogo. É como se o mundo do WoW fosse dividido em várias dimensões, cada uma sendo cópia fiel da outra, mas com uma população totalmente diferente, exatamente como universos paralelos. Essa divisão existe para facilitar o processamento do jogo, e dividir a população ingame para que todo mundo possa aproveitar melhor o jogo – imaginem como ficaria Orgrimar se TODA a horda existente logasse ao mesmo tempo em um servidor único? Socorro!

Cada realm tem características diferentes de população, estilo de jogo, lotação, e até língua mais falada no chat. Você só consegue adicionar amigos ingame que joguem no mesmo servidor que você [a não ser que tenha a Real-Id da pessoa], e mesmo encontrando jogadores de outros servers eventualmente, em Heroics e BGs, a maior parte do seu relacionamento no jogo será construído no servidor que escolher.

Para começar as descrições, existem três tipos de realm: PvE [Normal], PvP e RP.

Realms PvE/Normal: PvE=Player versus Enemy. É o padrão. Todas as lutas entre jogadores são opcionais e consensuais – nada de sair atacando a facção oposta por aí! – e o Role-Play é opcional. Geralmente os jogadores destes servers dão alta prioridade para dungeons, heroics e raids, e não têm paciência pra neguinho te atacando do nada no meio do mapa  . Exemplos de realms PvE: Aerie Peek, Grizzly Hills e Ysera.

Realms PvP: Ou Player versus Player. Nestes realms os combates entre players de facções opostas são liberados em todo cenário, o que basicamente quer dizer que você pode estar calmamente upando seu personagem e um ser da facção oposta com caveirinha no retrato [o que quer dizer que ele é MUITO mais forte que você] vir te matar com um hit. Ou que você pode estar passeando pelo mundo, sem fazer mal a ninguém, e de repente um grupo da facção oposta passar e resolver que não vão te deixar viver pela próxima hora. Para a Blizzard, é uma questão de desafio: poder ser atacado a qualquer hora e em qualquer lugar te mantém com a guarda armada, e proporciona uma experiência de jogo mais imprevisível. Role Play é opcional. Exemplos de realms PvP: Warsong, Gurubashi, Ursin.

Realms Role-Play: Role Play=Interpretar um papel. Isso quer dizer que, em um realm desse tipo, eu não seria apenas uma vaca druida qualquer. Eu seria a vaca druida Eikani, com toda uma história de família, guerras, encontros e desencontros, romances, lutas e aprendizados, desenvolvida por mim com base na Lore do jogo, modificada constantemente a partir dos meus encontros ingame com outros personagens que também têm uma história ‘de vida’. É, literalmente, entrar no personagem e viver uma vida paralela em Azeroth. Nunca criei personagem em um realm assim, mas imagino que seja divertido! Eles podem ser PvE ou PvP, mas o Role-Play é obrigatório. Exemplos de realms Role Play: Wyrmrest Accord, Steamwheedle Cartel, Kirin Tor.

Outra variação existente entre os Realms é de localização. Eles podem ser US, EU, Oceanic, Latin, além dos chineses e coreanos. Essa localização influencia na sua latência [tempo de resposta do servidor aos seus comandos], no horário com mais jogadores online, que geralmente é o horário onde as coisas acontecem – como raids, por exemplo – e na língua falada pela maioria dos jogadores do servidor.

US: Servidores localizados nos Estados Unidos, para jogadores da América toda. Estados Unidos, Canadá e America Latina inclusos. Em sua maioria a língua predominante é o inglês, e os horários de pico variam de acordo com a região com mais jogadores. Os realms com maior concentração de brasileiros estão entre os US, como o Warsong, Gurubashi, Grizzly Hills [que tem uma guilda Ally enorme só de brasileiros, super newbie-amigável] e Ursin [que também conta com guilda brasileira, horda]. Jogo no Warsong, e posso dizer que se existe alguém que não é brasileiro por lá, caiu perdido de paraquedas – até o chat tem o português como língua predominante.

Latin: Servidores localizados na América Latina, para proporcionar uma latência menor, e consequentemente, uma experiência de jogo melhor para os latinos. A língua falada neles é principalmente o espanhol, e muitos brasileiros preferem jogar em servidores latinos para ter uma latência menor. Um exemplo de realm latino é o Quel’Thalas.

EU: Servidores localizados na Europa. Eles são divididos principalmente pela língua falada pelos jogadores: Alemão, inglês, francês, russo e espanhol. Acredito que não temos acesso a eles, e mesmo que tivéssemos, certamente a latência não permitiria uma boa experiência no jogo. E isso oficialmente acaba com suas chances de raidar na Paragon, mesmo que fale finlandês fluente.

Oceanic: Servidores localizados nos Estados Unidos, para atender a Austrália, Nova Zelândia e parte da Ásia. A principal diferença destes realms para os US é o horário de pico de jogadores ingame.

Chineses e Coreanos: Servidores localizados na China e Coréia, para os jogadores asiáticos. Mesmo que tivéssemos acesso, não entenderíamos nada do que é falado lá hahaa.

Diferenças de população entre as facções:

Um outro ponto importante a ser considerado, especialmente em um server PvP, é o balanceamento entre a quantidade de jogadores de cada facção. Segundo o Warcraft Realms, em todo o universo WoW a proporção de personagens é de 55% Ally x 45% Horda. Mas no Warsong, por exemplo, ela é de 15% Ally e 85% Horda, considerando personagens dos levels 80-85. No Gurubashi, essa proporção fica em 17% Ally e 83% Horda, e no Grizzly Hills a situação se inverte: 68% Ally para 32% Horda.

Se o seu server for PvE, esse equilíbrio [ou falta de] entre as facções não vai fazer grande diferença, talvez apenas na hora de encontrar uma boa guilda com vagas disponíveis. Mas se for PvP, pode ser massacrante – ou não – ser Ally num servidor com Horda predominante.

Encontrando os amiguinhos

Mesmo com todas essas informações, geralmente a escolha do Realm é feita no melhor estilo Maria-vai-com-as-outras: você joga onde seus amigos jogam. Mesmo porque o jogo é muito mais divertido quando você tem amiguinhos e pessoas para te ajudar. Mas com as opções de Realm Transfer oferecidas pela Blizzard, nada impede de, se você encontrar um Realm legal e agradável, todos os seus amigos te acompanharem para lá! Ou se você não está começando a jogar sozinho, e sim em grupo, convém que todos estudem juntos e escolham o tipo de servidor mais adequado para todos.

Até!