X

world of warcraft gold

Um ex-prisioneiro chinês, Liu Dali contou ao jornal “The Guardian” sobre os castigos que sofria na prisão. Os guardas obrigavam os presos a fazerem trabalhos pesados durante o dia e passar a noite jogando jogos online. O que poderia ser uma distração, era no fim, mais trabalho.  Na verdade, eles eram obrigados a farmar gold a noite inteira. Depois, o dinheiro virtual era transformado em dinheiro real.
Os computadores estavam sempre ligados na prisão. Os prisioneiros estavam constantemente jogando MMOs como “World of Warcraft”.  A prática  de “gold farming”  é muito comum na China, onde se estima que 100 mil pessoas se dediquem a esta atividade em todo o país.

Segundo a notícia, Liu Dali, de 54 anos, esteve detido durante três anos no campo de trabalho Jixi, na província de Heilongjiang. “Os chefes da prisão faziam mais dinheiro forçando os prisioneiros a jogar. Havia 300 prisioneiros forçados a jogar jogos. Trabalhávamos em turnos de 12 horas. Ouvi-os dizer que poderiam ganhar entre 542 e 657 euros por dia. Nunca vimos este dinheiro”.

Durante o dia Liu Dali fazia os trabalhos manuais e à noite, precisava jogar até que não aguentasse mais ficar acordado. Se não conseguisse o gold necessário, apanhava com canos.

Recebi esta notícia de vários leitores e apesar de ser uma prática proibida por várias empresas de jogos – Como a Blizzard, por exemplo – não é a primeira vez que o gold farming aparece na internet como forma de emprego ou tortura. Mas se não existisse tanta gente disposta a pagar por esse gold, provavelmente coisas assim não aconteceriam, né?