X

Como todos já estão cansados de escutar, foi aberto o Beta de Mists of Pandaria! E por causa da promoção do Anual Pass, muita gente terá a oportunidade de jogar nos servidores de teste pela primeira vez.  A gente sabe que jogar o Beta pode ser um pouco confuso, então, resolvemos fazer esse post pra esclarecer alguns pontos básicos sobre o servidor de testes!

Começando pelo começo: Afinal de contas, o que é o Beta?

Ao contrário do que muita gente pensa, o beta não é ‘jogar o jogo antes’. Ou melhor, é, mas em um ambiente de testes, para que a empresa veja se todas as novas estruturas e mecânicas estão funcionando. Isso quer dizer que a maioria das coisas ainda não estão implementadas nem funcionando direito, e muito ainda pode mudar até a versão final do jogo. O beta existe para que os jogadores testem tudo, e contem para a Blizz o que acharam, os acertos e erros, e não pra você ‘jogar antes’.

Por isso, é importante que a partir do momento que você esteja no beta, você reporte todos os erros/bugs que encontrar, como mecânicas falhas, erros de português e/ou inglês nos textos, e faça isso de forma clara, embasada e nos termos do jogo.  Esses reports devem ser feitos no fórum oficial, na área específica para o beta, e separados por tema. Como bem explica um dos posts do fórum:

Exemplo: vc jogou com pandaren no níveis iniciais e ele era um Xamã. Nesse meio tempo você tem feedback para dar tanto nas missões dos pandaren quanto nas habilidades dos Xamãs! Por favor, faça um tópico separado para as missões dos pandaren e outro para o feedback nos xamãs, mas antes procure no fórum beta se já não tem um tópico que compile o feedback nessa área! Então não basta vir criando tópicos, procure pelos tópicos q vc quer comentar e comente neles, apenas crie novos tópicos se o assunto ainda não tiver o seu tópico próprio nos fóruns.


Exemplo de feedback ruim:

Xamãs tão uma titica!!!!! Vocês são incompetentes, vou parar de jogar!!!!!!!


Exemplo de feedback bom:

Xamãs perderam muitos totems com esta expansão, acredito que a comunidade xamã vai ficar contente em não ter alguns botões inúteis para apertar, mas também gostaríamos de ter pelo menos uns 2 totems de cada categoria de elementos. <3″

Quanto mais informações você der, com mais facilidade e rapidez a Blizzard vai conseguir verificar seu relato. Se encontrar problemas em quests, por exemplo, nunca se esqueça de mencionar a zona, nome exato da quest, e se ela é do lado da Aliança ou Horda. E quanto mais opiniões e reports você fizer, mais você ajuda a tornar a próxima expansão melhor pra jogar!

– Preciso baixar esses 17.5G mesmo? E depois quando o jogo sair vou precisar baixar de novo?

Sim! O Beta é um client independente, sem nenhuma ligação com o PTR do conteúdo atual, ou com o seu jogo. Logo, você pode jogar normalmente o beta e o conteúdo atual – as raids, quests, e tudo que está fazendo no Cataclysm. E exatamente por serem como jogos diferentes, quando Mists of Pandaria for lançado, você vai precisar fazer o download do conteudo novamente, no seu client principal.

– Vou poder usar o personagem que eu fizer/upar no beta  quando a expansão sair?

Não, você não pode. O que é feito no beta, fica no beta.

– Quero testar os novos talentos no meu personagem. Como eu faço?

Você pode copiar o seu personagem para o servidor beta, e lá verificar como estão os novos glyphs, talentos e habilidades. Para fazer isso, logue em sua conta na B.net, na página de gerenciamento de jogos selecione “Mists of Pandaria Beta”

E na página que abrir, clique em “Beta Character Copy”

Nessa tela você pode escolher entre seus personagens atuais, ou personagens já prontos, no lvl 85, chamados ‘pre-made’.

Aí estão disponíveis personagens de todas as classes, em raças random, tanto na Aliança quanto na Horda, no nível 85. Por enquanto ainda não é possível criar um monge 85, mas em breve será liberado – e depois pode ser bloqueado de novo, então se você conseguir criar quando logar, aproveita!  Depois de selecionar o personagem, é só mandar copiar e aguardar. E isso nos leva a outra questão…

– O personagem que eu estava jogando foi apagado do nada. Porque isso aconteceu?

A Blizzard pode decidir fazer isso, se ela julgar que é necessário para o andamento dos trabalhos na expansão, ou se precisar fazer alguma mudança muito grande na classe. Esteja preparado, pois você pode sim perder horas e horas de jogo, e seu personagem ser apagado sem aviso prévio.

– Quando saem os patches do beta? Quando vou poder testar classe/cenário/raid/dugeon/nível máximo dos personagens?

É impossível prever. Tudo é lançado de acordo com o ritmo de trabalho da equipe de desenvolvimento, e você está em um ambiente feito exclusivamente como suporte para essa equipe. Então não adianta ficar perguntando quando vai sair/poder, só adianta esperar.

– O servidor fica caindo toda hora, e de vez em quando sai do ar e fica várias horas fora. É um saco!

Sim, é um saco, mas é normal no beta. Tudo é extremamente instável e está em desenvolvimento; lembre-se que você está jogando num trabalho em andamento. Então se você quer jogar no beta, se prepare para servidores caindo, sendo desligados, reiniciados e coisas do tipo com uma frequência bem grande.

– Eu vi um item todo verde / um cubo branco e azul na cabeça do personagem / um modelo/nome esquisito que não parece ser do lugar. O que é isso?

Essas ‘aparições’ acontecem quando o nome/item que ficaria no lugar ainda não foi decidido, feito ou implementado. Esses itens de aparência estranha podem ser acompanhados das seguintes siglas – que também podem aparecer em árvores de talentos, skills, nomes de personagens e demais textos:

NIY [Not Implemented Yet] – Ainda não implementado. Não é um bug, pois o item que ficará nesse lugar ainda não foi colocado, e deve-se aguardar.

PH [Place Holder] – Marcador de lugar. Se encontrar algo estranho com essa legenda, também não deve reportar como bug. Isso quer dizer que o modelo final ainda não está ali, e sim, algo para ocupar o espaço, e que será mudado no decorrer do desenvolvimento do beta.

NNF [Name Not Final] – Quer dizer que o nome final do mob/skill/talento/lugar/whatever não é o que está aparecendo, e vai ser mudado também. Como is itens anteriores, não é um bug.


– O beta já está em português?

Muitas coisas sim. Vários textos de quests, nomes e habilidades já foram traduzidas, mas por enquanto muita coisa está misturada com inglês; Se encontrar erros de português pode reportar como bug, e se mais perto do lançamento encontrar algo ainda em inglês solto no meio do restante em português, pode reportar também.


– Posso usar addons no beta?

Não, não pode. O objetivo do beta é testar a plataforma do jogo, e com a instalação de addons podem surgir problemas relacionados à interação dos addons com o jogo. Então, para que sejam encontrados apenas bugs do jogo mesmo, não é permitido o uso dos addons.


 Você pode ter informações mais detalhadas nesse post do fórum oficial, e caso ainda tenha alguma dúvida, só perguntar ^^