X

/Salute !

Anteriormente vimos algumas figuras imponentes, importantes, heróis respeitados e tudo mais… Hoje não é o caso.

Hoje entraremos numa das mentes mais egocêntricas da Lore de Warcraft. Uma vez mago poderoso respeitado de Kirin Tor, obcecado com seus estudos e conhecimentos, vítima da busca pelo poder, o necromante e braço direito do Lich Rei, Lord da fortaleza Naxxramas: Kel’thuzad.

Todos conhecemos Kel’thuzad até certo ponto. O vimos definhar de sua forma física perante o príncipe de Lordaeron Arthas e de Lady Jaina em Warcraft III, proferindo que sua morte não alteraria o curso da história. E de fato, depois de morto, o necromante consegue voltar como Lich através da Nascente do Sol [Sunwell], com a ajuda de Arthas e com a destruição de Quel’thalas pelo exército do Flagelo [Scourge].

Não contente com isto, ele ajudou a destruir Dalaran, trazer Archimonde pra Azeroth, subir um monte de morto-vivo, também abriu sua própria religião, criou um gatinho siamês (Mr. Bigglesworth – possível alusão ao gato do Dr. Evil, de Austin Powers), montou um exército pro Lich Rei, foi boss de level 60 e level 80, fez uma aparição especial nas cavernas do tempo, e, claro, tem senso de humor.

Antes de mais nada, Kel’thuzad não é um cara exatamente… mau. Ele só é maluco… tão louco por conhecimento quanto Illidan é por magia. E foi isso que o levou a trilhar este caminho em primeiro lugar.

Kel’thuzad, vida e pós vida

KT-human

Kel’thuzad, ainda humano e membro da Kirin Tor, como visto em Antigo Contraforte de Eira dos Montes (Old Hillsbrad Foothills)

Kel’thuzad não era um mago de segunda categoria. Nunca foi. Ele era um membro do fechado Conselho dos Seis [Council of the Six], mestres de Kirin Tor – e próximo de figuras como Antonidas, quem ele ajudaria a matar posteriormente. Dada a Segunda Guerra, Kel’thuzad estava louco para por as mãos na biblioteca de Medivh, em Karazhan. E ficou profundamente abalado uma vez que o que ele queria estava perdido.

Com seus estudos sobre a Ordem de Tirisfal falhos, Kel’thuzad partiu para outro ramo da magia. Um que era pouco explorado, segundo ele, a necromância. Kel’thuzad queria conhecimento e ele não tinha preconceitos contra nenhum tipo de magia, até este tópico tão evitado pelos seus colegas. Kel’thuzad sabia que seria repreendido e resolveu estudar secretamente em sua fazenda, começando seus primeiros experimentos com ratos – Esta noção pode ser vivenciada pelo jogador em Cavernas do Tempo, cheque a seção de referências ingame para achar onde. 🙂 –  Mas isso era só a ponta do iceberg.

Os eventos que levaram à expulsão de Kel’thuzad por parte da Kirin Tor estão disponíveis já em português, narrados na história “Estrada para a Perdição”, leia a história na íntegra clicando na imagem abaixo:

Eventualmente seus estudos foram descobertos, investigados, julgados e, bom, ele se dissolveu de seus laços com Kirin Tor e Dalaran. Kel’thuzad julgava seus agora ex-companheiros como ignorantes, ininteligentes – ou seja, um bando de idiotas,  na visão dele.  E, considerando-os como tal, ele se convenceu de que Kirin Tor era muito covarde e desprovida de capacidade de entender todo esse conhecimento das artes negras que ele poderia, pois agora ele atenderia os chamados vindos do norte. Kel’thuzad chega à Nortúndria [Northrend] para aprender o que ele pudesse do tal Lich Rei [LichKing].

Em Nortúndria, Kel’thuzad conhece Anub’Arak e passa por Azjol Nerub para chegar ao seu novo ‘mestre’, vendo em primeira mão um pouco da extensão do poder de Ner’zhul – o Lich Rei. Kel’thuzad descobre então o que é o Lich Rei e seu propósito em Azeroth, e um trato é proposto:  Kel’thuzad teria acesso a imortalidade e um vasto poder em troca de lealdade e obediência. Parecia um trato bastante proveitoso para o mago já velho, e feliz por ter conhecimento e poder em mãos, e Kelthuzad funda a Seita dos Malditos [Cult of the Damned].

O culto ao Lich Rei foi sendo aceito por cidadãos de Lordaeron, graças ao discurso de Kel’thuzad e seu jeito carismático. Detalhe que Ner’zhul deixou a humanidade de Kel’thuzad intacta (convenhamos que ele já não tinha muita). O plano da Seita deu certo e Kel’thuzad trabalhava sem o conehcimento das autoridades de Lordaeron na sua visão torcida da fé da Luz [Holy Light], que ganhava muitos adeptos e voluntários, provenientes da cansativa vida agrária do reino.

Fazia parte de seu plano também soltar uma praga pela terra, que faria com que as pessoas se tornassem ervas mortas-vivas do Lich Rei. Foi quando ele foi descoberto por Arthas e Jaina e o casal derrotou e matou Kel’thuzad. O necromante ainda planta a dúvida e a raiva no coração de Arthas, mencionando Mal’ganis, o que força o príncipe a tomar atitudes drásticas em relação à Stratholme, e depois indo a Nortúndria [Northrend].

KT-encounter

“Naive… fool. My death will make little difference in the long run…for now…the scourging of this land…begins.”/”Inocente… tolo. Minha morte fará pouca diferença a longo prazo…por hora…o flagelo desta terra (Lordaeron)…começa”

 Quando Arthas assumiu o posto como campeão de Ner’zhul, o Cavaleiro da Morte general dos exérticos do Lich Rei, Kel’thuzad foi seu conselheiro e presenciou a destruição que o Flagelo causava. ele inclusive aconselhou Arthas a colocar a elfa derrotada Sylvana Correventos [Sylvanas Windrunner] sob seu comando como banshee.

Revivido pelas energias da Nascente do Sol e tendo sua imortalidade, Kel’thuzad teve um papel importante na entrada de Archimonde em Azeroth: Sendo um ex-membro de Kirin Tor, pôde penetrar facilmente as defesas de Dalaran, sendo o maior contribuinte de sua queda, fazendo com que Arthas conseguisse o Livro de Medivh [Book of Medivh], uma relíquia que evocaria Archimonde. Apesar dos planos do Eredar, o Lich Rei tinha outros planos, assim como Arthas e Kel’thuzad.

Apesar de seu poder, assim como o do Lich Rei [Lich King], ser proveniente da Legião Flamejante [Burning Legion], Kel’thuzad permanece leal à Arthas, veja bem Arthas, não Ner’zhul. Quando a Legião caiu perante as raças mortais em Hyjal, o Lich Rei já tinha estabelecido seu poder e se voltava contra seus antigos mestres. Tal como Arthas mais tarde se revoltou contra Ner’zhul, segundo o livro “Arthas: Rise of the Lich King”, Arthas tinha três presenças em sua cabeça nos 5 anos que dormiu congelado em Coroa de Gelo [Icecrown]: Ele – o cavaleiro da morte com Lamento Gélido [Frostmourne] sentava na ponta de uma grande mesa, ao seu lado, um orc velho, porém poderoso, com uma caveira tatoada no rosto – Ner’zhul, e ao seu outro lado, um menino fraco e doente – sua humanidade. O livro é bastante interessante e não quero entregar os detalhes do final pra quem resolver ler… 🙂

De qualquer forma, Kel’thuzad é o membro mais importante do Flagelo depois do Lich Rei, seu conselheiro e braço direito.

Na próxima vez que forem Naxxramas, lembrem de poupar o coitado do gato. Sempre que eu vou lá tem um feliz pra matar o pobre gato. Mr. Bigglesworth é a única criatura viva na raide e quando morre, pode-se ouvir a ira de Kel’thuzad… mas não vai dar nada na luta dele… nem um enragezinho. 🙁

Vale a pena conferir:

http://us.battle.net/wow/pt/game/lore/story-so-far/chapter-5/1

Este capítulo conta a história da Terceira Guerra e de como Kel’thuzad participou com o Flagelo na queda de Lordaeron e das possíveis resistências contra o Rei Lich e a ascensão de Arthas ao trono [Frozen Throne].

Felizmente temos bastante coisa sobre o Kel’thuzad em português e vocês agora tem um gostinho de quem é o Kel’thuzad, espero ter atiçado a curiosidade de vocês. 😉

Referências ingame:

NPC:
-Naxxramas 60 (Plaguelands) – Boss Final – Indisponível no jogo atualmente.
-Naxxramas 80 (Dragonblight) – Boss final – Faz parte da Conquista  [achievement] do título <Nome>, Campeão dos Ermos Gélidos [Champion of the Frozen Wastes].
-Antigo Contraforte de Eira dos Montes [Old Hillsbrad Foothills] – NPC em Southshore, pode ser encontrado andando com Hercular. Nesta instância o jogador salva Thrall, em Cavernas do Tempo. Quando passar por lá, use sua montaria e vá pela estrada até Costa Sul [Southshore], lá você encontrará personagens como Sally Whitemane, Alexandros Mograine, Tirion e Taelan Fordring, Nathanos Blightcaller (aprendiz de Sylvanas) e poderá ver o evento de nascimento de crematória [Ashbringer].
– Planícies de Nassam – Tundra Boreana [Borean Thundra] – Você pode encontrar Kel’thuzad em Tundra Boreana, porém ao matá-lo você não ganha loot, nem nada.

Itens:
– Kel’thuzad’s Regalia – Tier 9 de bruxos. (Aliança)
Jorrassangue, Lâmina da Agonia de Kel’Thuzad – Drop do Lich King 25, existe uma versão para o modo Normal e outra para o modo Heróico.
Uma moeda na fonte de Dalaran: “Algumas vezes… eu… só… queria um abraço!” [“Sometimes… I wish someone would come along and just give me a big, long hug.”]
Kel’thuzinho [Lil’ KT] – Companion adquirido pela Pet Store.

Fontes utilizadas na produção deste artigo incluem:
Warcraft III: Reign of Chaos
Warcraft III: The Frozen Throne
World of Warcraft (Vanilla/Naxx60)
World of Warcraft: Wrath of the Lich King
World of Warcraft: Arthas, Rise of the Lich King (2009) ~ Meu hardcover lindo de pré-venda. *-*
http://us.battle.net/wow/en/game/lore/short-story/damnation/1#readmode
http://pt.wowhead.com/item=44462
http://www.wowpedia.org/Kel’Thuzad
http://www.wowwiki.com/Road_to_Damnation
http://www.wowwiki.com/Quotes_of_Warcraft_III/Undead_Scourge#Kel.27Thuzad
http://us.battle.net/wow/us/game/lore/story-so-far/chapter-5/1