X
Este é o 2º artigo de 11 posts da série Mitos.

Olá, pessoal.

Antes de começarmos, eu gostaria de deixar dois pontos bem claros aqui.

O primeiro é que a história de World of Warcraft não é redondinha e sofre alterações por conta de atualização de conteúdo.

O segundo é que eu apresentarei a versão original, que fala que os Eredar são demônios, pois esta é a versão ingame e que está no site da battle.net (shame on you, Blizzard. Update that stuff.), e TAMBÉM falarei da versão ATUAL da história dos Eredar. Tenha essas 2 coisas em mente e divirta-se. 🙂

Sargeras, Destruidor de mundos

O que é um Retcon?

Retcon é uma abreviação para Retroactive Continuity, ou Continuidade Retroativa em português, e é uma alteração de fatos estabelecidos em um trabalho de ficção, como é o caso do Universo de Warcraft. No caso, retcons são feitos para acomodar melhor pontos novos da história, permitindo a mudança de um ou outro trecho de Lore. O Retcon dos Eredar conserta erros na cronologia de World of Warcraft diretamente com a história de Sargeras e da Burning Legion, permitindo inclusive que a história dos Draenei como conhecemos hoje faça mais sentido.

Texto original: Sargeras e a Traição

Uma nota aqui, este texto foi majoritariamente traduzido do livro ingame, encontrado em Scholomance e não-atualizado, mas fiquem tranquilos, que a única coisa que mudará deste texto é a origem dos Eredar. Aqui, eles são apresentados como criaturas hostís e demoníacas, no atual não é mais assim, acompanhe a seguir. 😉

 Sargeras, o grande e justo Sargeras, lutava contra seus inimigos que invadiam os planetas sob proteção dos Titãs pelo Twisting Nether, conforme o tempo passava, esses demônios eventualmente conseguiam chegar à estes planetas. Durante sua batalha ele encontrou duas poderosas raças de demônios que procuravam ganhar poder e domínio do plano físico do universo. Uma era conhecia como Eredar e a outra, Nathrezim.

Vamos falar primeiro dos Eredar, em seu estado na Lore original. O próximo paragrafo corresponde à um retcon e só está aqui pois esta parte ainda não foi alterada no texto do livro ingame:

 

Os Eredar eram uma raça de demônios feiticeiros e bruxos, que usavam sua magia negra para invadir e escravizar diversos planetas. Estes planetas sofriam influência da energia dos Eredar e eventualmente se corrompiam, tornando-se demônios também. Por mais poderosos que fossem os Eredar, eles não possuiam uma fração dos poderes de Sargeras.
Sargeras, pertubado pela forte fome de poder e pela corrupção que se contagiava dessas criaturas e incapaz de compreender tal perversidade, começou a sentir melancolia. Apesar de sua inquietação, Sargeras livrou o universo desses warlocks, aprisionando-os dentro do Twisting Nether.

Enquanto sua confusão e miséria se aprofundavam, Sargeras foi forçado a lidar com outro grupo demoníaco cuja  intenção era perturbar a ordem dos Titãs: os Nathrezim. Esta raça de demônios vampiros (também conhecido como Dreadlords) conquistou vários mundos possuindo seus habitantes e transformando-os em seres sombrios. Os nefastos e conspiradores Dreadlords fizeram nações inteiras irem contra as outras, manipulando-as com desconfiança e um ódio irracional. Sargeras derrotou os Nathrezim facilmente, mas sua corrupção afetou-o profundamente.

O Dreadlord Mal'ganis é um exemplo de Nathrezim

Dúvida e desespero oprimiam a razão de Sargeras, ele perdeu toda a fé, não só em sua missão, mas também na visão dos Titãs de um universo ordenado.  Eventualmente, Sargeras começou a acreditar que o próprio conceito de ordem era loucura, e que caos e perversidade eram os únicos absolutos dentro do universo escuro e solitário. Seus companheiros Titãs tentaram convencê-lo de seu erro e acalmar suas emoções furiosas, mas ele ignorou suas crenças mais otimistas se sujeitando a delírios. Abandonando o grupo para sempre, Sargeras começou a procurar seu próprio lugar no universo. Embora o Panteão fosse sentir sua partida, os Titãs nunca poderiam ter previsto o quão distante seu irmão perdido poderia ir.

Conforme a loucura de Sargeras consumia os últimos vestígios de seu espírito, ele acreditava que os Titãs eram responsáveis ​​pelo fracasso da criação da Ordem. Sargeras então resolve que tudo deve ser reiniciado, desfazer todas as criações dos titãs e começar do zero, para isso, ele resolveu formar um exército imbatível que transformaria o universo físico em chamas.

 

Sargeras e a Legião. Art by Alex Horley.

 

Até a forma majestosa de Titã Vanir de Sargeras se desfigurou pela corrupção que se alastrava pelo seu coração uma vez nobre. Seu cabelo, olhos e barba tornaram-se fogo, e sua pele de bronze se partiu.

Em sua fúria, Sargeras destruiu a prisão dos Eredar e dos Nathrezim e os libertou. Ambas as raças juraram lealdade para Sargeras e o serviriam o melhor que pudessem. Dos ranks dos Eredar, Sargeras escolheu dois para serem seus generais. Kil’jaeden, O Enganador [the Deceiver] teve a tarefa de encontrar outras raças no universo e recrutá-las para a Legião. E Archimonde, recebeu a tarefa de liderar os vastos exércitos de Sargeras para dizimar quem estivesse no caminho do Titã.

A Legião Ardente em Warcraft III - com Kil'Jaeden

A primeira coisa que Kil’jaeden fez foi escravizar os Dreadlords . Os Nathrezim serviam como seus agentes pessoais pelo universo afora, e eles gostavam de localizar raças primitivas e corrompê-las para seu mestre. Entre os Dreadlords de rank alto estava Tichondrius the Darkener. Ele era o soldado perfeito de Kil’jaeden e concordou em levar a vontade ardente de Sargeras por todo o universo.

O poderoso Archimonde também tinha seus próprios lacaios. Um Pit Lord maléfico de nome Mannoroth o destruidor, liderava um grupo de sua espécie, que lutava como um esquadrão de elite para a Legião e seu propósito de destruir toda a Vida.

Uma vez que os exércitos de Sargeras estavam reunidos, vastos e preparados para obedecer suas ordens, ele enviou suas forças pela Vasta Escuridão do universo… Seu exército recebeu o nome de Legião Ardente, e até hoje é desconhecido o número de mundos que já sucumbiram e queimaram em nome de Sargeras em sua Cruzada Flamejante.

Fonte: Sargeras and the Betrayal, livro encontrado em Scholomance, Arathi Highlands, Ashenvale e Northern Barrens.

 

Mas e agora?

Os Eredar são uma espécie de talentosos magos que se originou no planeta de Argus. Seu modo de vida era pacífico e sua civilização era vasta.

Bom, até aqui, a visão dos Eredar é completamente diferente do que nos é apresentada no texto da traição de Sargeras e nascimento da Legião Ardente.

Então, como ficou na história essa adaptação?

Depois de enlouquecido, Sargeras resolve criar um grande e poderoso exército para cumprir seu objetivo de recomeçar o universo. Ele planejava aumentar os ranks de seu exército criando demônios. Atraído pela afinidade com o arcano dos Eredar, Sargeras os procura. Os Eredar são liderados por 3 líderes que já conhecemos: Archimonde, Kil’Jaeden e Velen.

A promessa de Sargeras era simples, porém tentadora: Eles se juntariam ao exército de Sargeras e em troca ganhariam poderes inimagináveis… e a imortalidade.

Velen teve uma visão, onde sua raça se transformaria em demônios terríveis consumidos pela Fel Energy. O sábio foi compartilhar de sua visão com seus colegas, mas Kil’Jaeden e Archimonde não lhe deram ouvidos e se juntaram à Sargeras em sua cruzada flamejante pelo universo.

Isso foi 25 mil anos antes da Primeira Guerra. A civilização pacífica de Argus foi estilhaçada e a raça dos poderosos Eredar agora se dividia em dois: Os Man’ari, e os Draenei – os exilados.

Eredar (Man'ari)

Os Man’ari continuaram a se chamar de Eredar, enquanto Velen os via apenas como “aqueles que agora eram um reflexo demoníaco distorcido do que haviam sido um dia”. Os Eredar foram os primeiros a entrar para a Legião de Sargeras e declararam que seu idioma, o Eredun, seria a língua comum para a legião.

Resumirei agora esse pedaço pois não diz muito sobre Sargeras, mas fala mais sobre o conflito interno entre os Eredar:

Vendo que seus companheiros estavam consumidos pela energia corrupta, Velen reúne seus Draenei e, com a ajuda dos Naaru, uma raça de seres que viajam através das dimensões e têm uma grande afinidade com a Luz Sagrada da Criação (Aquela que os Paladinos usam), parte de Argus. Kil’Jaeden, amigo próximo de Velen, vê o ato como uma traição e furioso ele começa uma caçada atrás de Velen e dos Draenei.

Kil'Jaeden, the Deceiver

Por milênios, Kil’Jaeden perseguiu Velen, toda vez que os Draenei encontravam um lugar novo para viver em paz, a Legião chegava e acabava com tudo. E os Man’ari corrompiam seus habitantes, transformando-os em demônios, tal como no lore oficial.

Chris Metzen, o Vice Presidente do departamento de Desenvolvimento criativo da Blizzard, declarou que ” pra melhor ou pior, eles estão entre os antagonistas primários, mais firmes em sua backstory”, segue o trecho original em inglês (blue post):

Hit #2: So What’s the Story, Blizzard?
Ok, so what’s the real scoop behind the eredar/draenei story then? At this point, even though the NEW lore directly counters the Warcraft III manual, we’re still going to run with it. There are a lot of reasons for this, not the least of which is that I think it’s far stronger than what I crafted back in the day. The eredar were not necessarily all evil. Sargeras did come to them and tempt them with power. They did NOT make Sargeras crazy. This gives the eredar more dimensionality and roots the draenei to a key moment in Burning Legion history.
We’ve also woven all of this new lore into an upcoming novel by Christie Golden (author of Lord of the Clans) that depicts the draenei’s escape from Argus and the “RISE OF THE HORDE” on Draenor. The book DOMINATES, and you’re going to really dig it. Durotan, Ner’zhul, Gul’dan, Doomhammer, Hellscream, Kil’jaeden, Velen – this story is the one you’ve been waiting for. I’m getting geeked up just thinking about it…
However, this new lore does leave a large hole – how did Sargeras go nuts? What drove him to fall and begin his Burning Crusade? I don’t know yet. It will be his encounter with some evil race (who dares me to use Old Gods???), but it won’t be the eredar.
I’ll chew on this. Maybe we’ll solve this by the end of the expansion. See – this is that flexibility stuff I was talking about earlier… 🙂

 

Trechos sublinhados traduzidos:

Os Eredar não são necessariamente de todo mal. Sargaras que chegou neles e os tentou com poder. Eles NÃO fizeram Sargeras enlouquecer. Isso dá aos eredar mais dimensionalidade e coloca os draenei como um momento chave na história da Legião Ardente.
Entretanto, essa nova história deixa um buraco – como Sargeras pirou? O que o fez cair e começar sua Cruzada Flamejante? Eu ainda não sei. Será um encontro com alguma raça maligna (Quem duvida que eu use os Old Gods???), mas não será os Eredar.

 

Legal né? Quem aí torce pra ter algo com os Old Gods? Eu sei todo esse mistério envolvendo os Old Gods anima muita gente que gosta de lore, inclusive eu. 🙂

Bom, concluindo, o Sargeras fica maluco porque ele encontra um mal terrível. Que mal é esse? Mistério! Espero que Chris Metzen apareça com algo novo se não no Pandaria, em alguma novel. 🙂

Referências de pesquisa para a realização incluem:
Warcraft III
World of Warcraft
War of the Ancients : the Sundering – Richard A. Knaak (2005)
Tides of Darkness – Aaron Rosenberg (2007)
Beyong the Dark Portal – Aaron Rosenberg, Christie Golden (2008)
Shadows & Light – Source book do Warcraft RPG (2004)
http://us.battle.net/wow/en/game/lore/story-so-far/chapter-1/2#readmode
http://www.wowwiki.com/Eredar
http://www.wowwiki.com/Naaru
http://www.wowwiki.com/Draenei
http://www.wowwiki.com/Metzen_on_lore