X
Este é o 4º artigo de 11 posts da série Mitos.

Olá, pessoal! Tudo certinho?

Antes de mais nada, eu sinto em decepcionar os fãs do Kalecgos! Ele não faz parte do grupo original dos Aspectos, e estamos tratando do início dessa formação de Azeroth, o que exige atenção para não nos confundirmos com os eventos presentes. O Aspecto Azul é Malygos, sim, aquele dragão que enlouquece e você o enfrenta com a ajuda de Alexstrasza em Olho da Eternidade [Eye of Eternity], mas por enquanto nem ele e nem o Neltharion (Asa da Morte/Deathwing) estão malucos.

Aqui eles ainda são ‘jovens’ e sábios, e com um coração bom. E são os campeões dos Titãs para proteger Azeroth de qualquer ameaça. Eu tomei a liberdade de traduzir as bênçãos dos Aspectos diretamente do Livro Thrall: Twilight of the Aspects, da Christie Golden, elas revelam um pouco da função dos aspectos e da personalidades dos Titãs que as conceberam, e como eu sei que a maioria da galera não tem acesso à fonte em inglês, achei legal colocar. Ah, o amor pelo Lore… 🙂

Me perguntaram meu Aspecto favorito… Todos, cara… Eu gosto mais da Chromie e da minha mage (que atende por Kaistrasza, sim, sou roleplayer.) mesmo, mas não tenho preferência nem pelo Nozdormu e nem pela Alex por isso.

Bom, chega de papo furado! Vamos lá, espero que gostem. 😀

Nozdormu, Ysera, Alexstrasza, Malygos e Neltharion, respectivamente, em suas formas humanóides.

 O texto a seguir – O Ataque das Revoadas – é majoritariamente tradução do livro encontrado em Altaforja, Clareiras de Tirisifal, Vale Gris e Sertões Setentrionais [IronforgeTirisfal GladesAshenvale e Northern Barrens]. Eu procuro não misturar as coisas com o texto encontrado ingame justamente para manter esta fidelidade ao jogo. Antes que surjam dúvidas do motivo para eu não utilizar a tradução oficial, é que, do meu ponto de vista, um artigo do WoWgirl tem que ser único e ter sua própria identidade. Eu me baseio no que a Blizzard disponibiliza, e por ser uma jogadora razoavelmente antiga (seis anos de WoW nas costas, caminhando pra sete), eu tenho um bias, uma preferência pessoal, por utilizar fontes de língua inglesa.

Explicações e análises seguem após o texto. 🙂

O Ataque das Revoadas

Satisfeitos com a ordem estabelecida no pequeno planeta e que seu trabalho havia terminado, os Titãs se prepararam para deixar Azeroth. Porém, antes que o fizessem, eles encarregaram a maior espécie de Azeroth, os dragões, de cuidar do planeta caso qualquer coisa surgisse para ameaçar sua paz perfeita.  Haviam várias revoadas naquela época, no entanto apenas cinco tinham domínio sobre sua raça. E foram estas cinco revoadas que os Titãs escolheram e encarregaram de conduzir o mundo que florecia. Os membros mais poderosos do Panteão imbuíram uma porção de seu poder para os soberanos de cada uma dessas cinco revoadas, tornando estes Dragões majestosos no que hoje conhecemos como os Grandes Aspectos, ou Aspectos Dracônicos.

Aman’Thul, o Patrono [Highfather] do Pantheon, concedeu uma parte de seu poder cósmico sobre o enorme dragão de bronze, Nozdormu. O Highfather fortaleceu Nozdormu para proteger o próprio tempo e policiar os caminhos volúveis do acaso e do destino. O estóico e honroso Nozdormu, ficou conhecido como Atemporal [Timeless].

Alexstrasza e Nozdormu

Eonar, a Titã matriarca da Vida, deu uma porção de seu poder para a leviatã vermelha, Alexstrasza. Posteriormente Alexstrasza seria conhecida pelo mesmo título de Eonar: Mãe da Vida [Life-Binder], e  seu dever seria proteger todas as criaturas vivas no mundo. Devido a sua sabedoria suprema e compaixão ilimitada para com todas as coisas vivas, Alexstrasza foi coroada a Rainha dos Dragões [Dragonqueen] e lhe é dado o domínio sobre a sua espécie.

Eonar também abençôou a irmã mais jovem de Alesxtrasza, a graciosa dragão verde Ysera, com uma proção de influência sobre a natureza. Ysera caiu em um transe eterno, vinculando-se ao Sonho da Criação. Conhecida como a Sonhadora [Dreamer],  ela assistiria a natureza crescente do mundo selvagem a partir de seu reino verde, o Sonho Esmeralda.

Ysera, the Dreamer

Norgannon, o Titã guardião da Lore e mestre da magia, concedeu ao dragão azul, Malygos, uma porção de seu vasto poder. Daí em diante, Malygos seria conhecido como o Tecelão de Feitiços [Spell-Weaver], o guardião do arcano e do oculto.

Khaz’goroth, o Titã modelador e forjador do mundo, concedeu um pouco de seu vasto poder sobre o poderoso dragão negro, Neltharion. O magnânimo Neltharion, conhecido depois como Guardião da Terra [Earth Warden], recebeu o domínio sobre a terra e as profundezas do mundo. Ele incorporou a força do planeta e serviu como o maior defensor da Alexstrasza.

Agora fortalecidos, os Cinco Aspectos foram encarregados da defesa do mundo na ausência dos Titãs. Com os dragões preparados para salvaguardarem a sua criação, os Titãs deixaram Azeroth para trás para sempre. Infelizmente era só uma questão de tempo antes que Sargeras tivesse conhecimento da existência do mundo recém-nascido….

Conheça melhor os Aspectos:

Eu gostaria muito de fazer um artigo por Aspecto. Eles merecem essa atenção, e terão. É, eu escreverei um artigo para cada Aspecto com a sua bio inteira, incluindo o Kalecgos no bando.

Limitarei-me aqui aos Aspectos e suas biografias na época da Ordenação de Azeroth, sem apresentar muito o que se sucede após a partida dos Titãs.

Vamos começar com o Atemporal, o escolhido de Aman’thul:

Nozdormu

Nozdormu em forma humanóide

“Sobre ti é cobrada a grande tarefa de manter a pureza do tempo. Saiba que há apenas uma verdadeira linha temporal, apesar de que há aqueles  que a teriam de outra forma. Você deve protegê-la. Sem a verdade do tempo como se deve desdobrar, mais será perdido do que se pode imaginar. A estrutura da realidade vai se desvendar. É uma tarefa pesada – a base de todas as tarefas deste mundo, pois nada pode transparecer sem Tempo.”

– Bênção de Aman’thul ao Aspecto de Bronze

 

Nozdormu, o Atemporal, é um dos cinco escolhidos dos Titãs como Grandes Aspectos, fora fortalecido por Aman’thul, que lhe concebera o poder de cuidar do Tempo. Nozdormu tem a tarefa primodial de defender Azeroth e de cuidar para que o design original dos Titãs se cumpra. Tamanho conhecimento daria tanto poder ao Dragão que para não fazer o poder tomar conta de sua cabeça, os titãs deram-lhe sabedoria de como seria seu fim. Nozdormu quase não sai de suas Cavernas do Tempo, a não ser que haja algum evento que precise de sua interferência direta.

Nozdormu sabe exatamente quando e como ele morrerá.

 

Alexstrasza

“Este é o meu dom: compaixão para com todas as coisas vivas. Uma vontade de protegê-las e fazê-las crescer. E a habilidade de curar aquilo que outros não conseguem, dar a luz àquilo que outros não podem, e amar até aquilo que não pode ser amado — certamente aquele que precisa desta graça mais do que qualquer outra alma.”

-Bênção de Eonar ao Aspecto Vermelho

 

Carta do TGC de Alexstrasza, em forma humanóide

Alexstrasza, a Mãe da Vida, é o Aspecto da Revoada Vermelha e a Guardiã de toda a vida em Azeroth. É uma dos cinco escolhidos pelos Titãs para proteger sua paz perfeita no pequeno planeta. Campeã de Eonar, Alexstrasza foi escolhida para reinar como a Rainha de todos os Dragões.

Apesar de sua sabedoria suprema e de ser um dos dragões mais poderosos, Alexstrasza não era a mais velha. Seu primeiro consorte, Tyranastrasz era séculos mais velho que ela  antes mesmo dos titãs presenteá-la com o dom da vida. Alexstrasza e os demais Aspectos provém de um dragão de escala muito maior, Galakrond, que descansa em paz em Dragonblight.

Alexstrasza ama a vida e fará de tudo para protegê-la.

 

Ysera

“Você está ligada ao Sonho da Criação. A Natureza é o seu Reino, e todas as criaturas verão o Sonho Esmeralda de relance enquanto dormem. Você vê todos eles, Ysera. E eles te vêem, mesmo que eles não saibam. Como a Mãe da Vida, você toca todas as criaturas vivas, e canta para eles as músicas da criação e da interconectividade.”

– Bênção de Eonar ao Aspecto Verde

Ysera no TCG, em forma humanóide

 Ysera é a irmã mais nova de Alexstrasza e também foi escolhida por Eonar para atuar como protetora de Azeroth, entre os Grandes Aspectos. Ela observa Azeroth de um Reino etéreo chamado de Sonho Esmeralda. Pelos druidas é conhecida como ‘mãe de Cenarius’, apesar de não ser um título literal, não, ela não é mãe do Cenarius. Ela não gosta de brigar, especialmente no seu próprio mundo, o Sonho Esmeralda. Quando provocada, Ysera é terrível, paranóica e impulsiva.

Ysera carrega o título de a Sonhadora.

 

Malygos

 

“Eu creio que você achará que meu presente não é uma tarefa profunda — que é — mas um prazer — que é! A Magia deve ser regulada, gerenciada, e controlada. Porém ela também deve ser apreciada e valorizada e não acumulada. Tal é a contradição que você deve lidar. Que você seja obediente… e contente ambos.”

– Bênção de Norgannon ao Aspecto Azul

Malygos é um leviatã com asas pequenas e um corpo coberto de escamas cristalinas azuladas, se dava particularmente bem com Neltharion, o Aspecto Negro.

Malygos, the Spell-Weaver

Malygos foi escolhido por Norgannon para guardar e proteger a magia e as linhas arcanas que envolvem Azeroth. Para isso, o titã concebeu uma pequena porção de seu poder à Malygos. Apesar dele e de muitos outros da raça dracônica se utilizarem da magia, os dragões azuis, na teoria, são os que mais possuem domino do arcano por serem da Revoada deste elemento.

 

Neltharion 

Minha bênção para ti pode parecer humilde perto das dos demais: gerenciar o tempo, a vida, os sonhos e a magia. Eu lhe ofereço a terra. O solo, o chão, os lugares profundos. Mas saiba que a terra é a base de todas as coisas. É onde estamos enraizados. É de onde você tem que vir e para onde você tem que ir. É onde dorme a verdadeira força. Dos lugares mais profundos… dentro do mundo, dentro de si.

– Bênção de Khaz’goroth ao Aspecto Negro

Neltharion, já como Deathwing. Não consegui achar nenhuma dele antes de ser corrompido, só fanarts coreanos... Então mandei uma imagem de autoria do Metzen pra compensar...

 Neltharion originalmente é o poderoso dragão negro escolhido por Khaz’goroth para proteger Azeroth como o Aspecto da Terra. Os poderes dele seriam usados para tomar conta do solo e para forjar montanhas e rios para beneficiar as raças mortais. Malygos e Neltharion eram bastante próximos, sendo melhores amigos.

Neltharion tinha um grande coração, era o maior protetor de Alexstrasza e detinha grande poder e sabedoria… Até enlouquecer, mas isso fica pra outra história… 🙂

 

Considerações finais

É interessante percebermos que em algumas quests, Alexstrasza cita Galakrond. Quem exatamente foi Galakrond? Sabemos que ele foi um Proto-drake gigantesco que deu origem à raça dos dragões. E foi daí que os titãs tiraram os dragões. Não se sabe mais de sua origem, como ele nasceu, viveu, morreu, mas seus ossos estão em Ermo das Serpes, Nortúndria. [Dragonblight, Northrend]

É interessante analisarmos que Neltharion e Malygos tinham uma conexão bastante forte, que será abalada por eventos futuros. Quem aqui nunca foi na raide Olho da Eternidade e se perguntou quem era Malygos e como ele chegou a ser um boss? E o Asa da Morte? Agora que você sabe que, como Sargeras, ele era um cara de coração bom e generoso, consegue imaginar como ele ficou maluco e resolveu destruir tudo?

Semana que vem, darei uma pausa no capítulo de Mitos e farei algum artigo sobre algum dos assuntos relacionados ao que falamos até agora, algo que seja interessante e não foi abordado a fundo até agora. Não precisa ser uma biografia de um personagem isolado, mas de repente é uma boa.

Desde aqueles que estão começando a jogar agora àqueles veteranos viciados que vem prestigiar o artigo com sua presença. Sua opinião é importante, eu leio todos os comentários. 🙂

Eu acho que a gente poderia dar uma olhadela nos Earthen, nos Draenei, ou no Kil’jaeden, Archimonde … e vocês?

 

Fontes de referência utilizadas para a realização deste artigo:

Thrall: Twilight of the Aspects – por Christie Golden

Day of the Dragon – por Richard A. Knaak

Night of the Dragon – por Richard A. Knaak

Shadows & Light – Source book do Warcraft RPG (2004)

http://us.battle.net/wow/pt/game/lore/story-so-far/chapter-1/4#readmode

http://www.wowpedia.org/Charge_of_the_Dragonflights

Edit da Eikani: O título do post, “O Dever das Revoadas” foi a tradução livre da Lianne para o título do livro ingame “Charge of the Dragonflights”, fonte desse artigo. Eu pessoalmente acho a tradução da Lianne muito adequada, mas na localização oficial, o título ficou como “O Ataque das Revoadas”, utilizando um outro significado da palavra charge. No restante do artigo foi usado o titulo “O Ataque das revoadas” por fidelidade à localização do jogo, apenas.