X

E aí galera! Estou aqui de novo pra conversar um pouquinho com vocês, sobre ser competitivo dentro do World of Warcraft. Até que ponto chega a competição? É possível haver uma competição justa dentro do jogo? Mas antes de apresentar o tema dessa semana, queria fazer umas considerações sobre semana passada.

O post de semana passada não era pra dar flame, e fiquei muito feliz de ver que a imensa maioria das pessoas leu o post e entendeu meu argumento. Embora alguns tenham manifestado uma opinião contrária ao que eu havia proposto,  e até contrariado totalmente o objetivo do texto (falar de PvP e PvE sem dar flame) eu gostei do resultado. Houveram comentários chegando ao post até o começo dessa semana. E para aqueles que não leram o post e vieram palpitar só por causa do título tentaram começar um flame, só posso dizer que tenho pena de vocês, porque  várias pessoas provaram que, através de comentários bem construídos,  que argumentos podem ser sim dados sem que se propague intolerância ao redor deles. Então obrigada galera, vocês são lindos.

Voltando ao ponto de hoje:

A competição, entrando um pouco na psicologia, pode ser destrutiva ou evolutiva. Colocando isso no contexto de quem joga WoW, nós sabemos que dentro do jogo, há diversas áreas que permitem competição. Aliança contra Horda, guilda contra guilda, times de arena contra times de arena, jogador contra jogador, core contra core, etc. A proposta principal do jogo é que você seja um jogador competitivo, tanto que foram criadas duas facções para propagarem essa chama da competitividade nos jogadores, e a primeira escolha que você faz ao começar a jogar é a facção.

▪ A competitividade evolutiva é o que eu chamo de competidor saudável. Você é um jogador que quer sim alcançar uma progressão, quer ser bom, quer ser o top de experiência e de pontuação no que faz. Se você é PvP, é o jogador que quer pegar o “Gladiador”. Se faz PvE, é o jogador que quer fechar Alma Dragônica e as outras raides todas no modo heróico antes da expansão chegar, sem nerf e tal (lógico, não é só assim que pode ser competitivo nas duas áreas, estou só exemplificando). Em ambos os casos esse jogador tem noção que é preciso estudar muita técnica, é preciso encontrar pessoas que tenham a mesma ambição (porque sozinho não se vai a lugar nenhum), é o jogador empolgado em se superar sempre, e que entende que perder é um modo de aprendizado. Esse jogador está sempre procurando aprender, com sites, blogs, vídeos e com outros jogadores.

▪ A competitividade destrutiva é o que eu chamo de jogador pé no saco ignorante. É aquele jogador que ganha de você no DPS/Cura em PvE ou que te mata no PvP e fica esfregando isso na sua cara a semana inteira. É um jogador que quer ser melhor que todos e não admite que teve ajuda pra chegar onde está. É o jogador que recusa conselhos, que desrespeita qualquer um que seja melhor ou pior que ele e não valoriza os bons jogadores. É o jogador que se julga salvador da pátria, porque “qualquer um joga mal perto dele, logo ele rusha todo mundo”. É também o jogador que normalmente quer fazer tudo por conta própria, ou quer achar alguém com as mesmas idéias mirabolantes para progredir.

Óbvio que estou  mostrando os extremos, porque a maioria dos jogadores estão aí no meio dessas duas classificações. Conheci pessoas das duas pontas também, e vi jogadores que passaram de um extremo ao outro ao longo do tempo de jogo. Porque evolutiva e destrutiva? As duas podem te levar ao topo, mas a evolutiva é a que com certeza vai fazer você ser bem visto por quem também quer chegar ao topo. Quem é bom jogador porque empurrou os demais pra baixo fica mal visto, e nem sempre tem os títulos bem merecidos. O bom jogador tem mérito no que faz, é conhecido e admirado, é procurado para ensinar os demais, é um exemplo de bom jogador de WoW.

Ser competitivo é algo bom? Claro que é! É uma motivação a mais para que você jogue WoW com mais gana. Só fique de olho nos extremos. Se você se identificou em algum aspecto, procure revisar seus conceitos e suas atitudes. Veja até que ponto vale a pena ser competitivo 😉

Abraço a todos, e até a próxima! :*