X

A Festa da Fartura é o equivalente Azerothiano da festa de Ação de Graças [Thanksgiving] norte-americana. A Ação de Graças é um feriado em que os norte-americanos agradecem pelas coisas boas que aconteceram no último ano. Ele tem sua origem em festas de agradecimento por boas colheitas, e por isso, acontece no fim do outono do hemisfério norte – a data correta é a quarta quinta-feira do mês de novembro – nesse ano, será celebrada na próxima quinta-feira, dia 22/11.

Em Azeroth, o evento dura uma semana, e em 2012 acontece dos dias 18 a 24 de novembro. É uma ótima oportunidade para upar Culinária, de maneira fácil e barata pelo menos até o nível 355,  já que muitas das conquistas do evento são baseadas nessa profissão. Ao fim do evento, você recebe o título “O Peregrino“, e um mascote, o Peru Gorducho, ensinado pelo item Gaiola de Peru. O evento não conta para completar o meta Um ano de Lutas, um ano de Conquistas (What A Long, Strange Trip It’s Been).

Para conferir os nomes dos itens/conquistas em inglês, basta trocar o ‘pt’ dos links do WoWHead por ‘www’.

1. Visão Geral

A Festa da Fartura traz várias atividades, que podem ser resumidas no seguinte: 

  • Missões diárias de Culinária, para a conquista Tá na mesa, pessoal!;
  • Missões diárias ‘gerais’;
  • Se sentar às “Mesas Abundantes”. 

A maioria das conquistas vai ser completada com essas atividades, e as que não forem, explicaremos como fazer aqui no guia 🙂

1.1. Quem pode participar?

Grande parte das conquistas do evento pode ser completada por personagens de qualquer nível, desde que tenham Culinária no nível necessário – 280. Mas, na maioria das vezes, a falta de habilidade em culinária não é um problema, já que o evento facilita o up da profissão até o 355.

Uma das conquistas requer uma visita a uma masmorra de dificuldade normal em Terralém, em que o nível 55 é necessário.

1.2. Comida

Pelo menos 5 tipos de comida serão vistos com frequência durante o evento:  

1.3. Localização

Você encontra os NPCs do evento e as Mesas Abundantes em cada uma das capitais:

Cidade Baixa

Penhasco do Trovão

Orgrimmar

Luaprata

Ventobravo

Altaforja

 

 

 

 

 

 

Exodar

Darnassus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, as Mesas Abundantes são encontradas nas seguintes vilas:  

  • Aliança:
    • Entreposto Lazúli, Acampamento Ventogelante, Dolanaar, Vila D’Ouro, Kharanos, Cerro Oeste, Bastilha Martelo Feroz; [Azure Watch, Chillwind Camp, Dolanaar, Goldshire, Kharanos, Westfall, e Wildhammer Keep]
  • Horda:
    • Aldeia Casco Sangrento, Montalvo, Praça Asa do Falcão, Ruína do Martelo, Monte Navalha, Aldeia Revatusco, Sepulcro, Aldeia Pescassombra, Pedregal, Serraria Tarren e Tranquillien; [Bloodhoof Village, Brill, Falconwing Square, Hammerfall, Razor Hill, Revantusk Village, Sepulcher, Shadowprey Village, Stonard, Tarren Mill, e Tranquillien]
  • Neutro:
    • Capela Esperança da Luz e Ruínas de Thaurissan [Light’s Hope Chapel e Ruins of Thaurissan]

1.4. Timeline

Os eventos têm a duração de uma semana, mas você pode conseguir a maioria das conquistas no primeiro dia. A única que precisa de mais de um dia é a Sem Peruada – pois você precisa de 8 itens para completar ela, mas só consegue 5 por dia.

1.5. Recompensas

O Festival da Fartura dá como recompensa um mascote, o Peru Gorducho, o título  “O Peregrino“, e um buff de reputação que pode ser MUITO útil pra quem ainda está farmando as reputações de Pandária!

1.5.1. Buff

O Espítiro da Partilha é conseguido nas Mesas Abundantes [mais detalhes abaixo], e te dá um bônus de 10% na obtenção de reputações por uma hora.

1.5.2. Mascote

Peru Gorducho

O mascote Peru Gorducho é o único item-recompensa do evento.

1.5.3. Conquistas e título  

2. Não se esqueça do seu chapéu de Mestre Cuca!!

Como esse evento é basicamente comer e cozinhar, se você tiver o Chapéu de Mestre-Cuca, vendido em Dalaran pela Misensi [Horda] e pelo Derek Lanbuja [Aliança] por 100 Prêmios do Epicursta , não se esqueça de usá-lo para terminar as atividades mais rápido!

3. Missões Introdutórias

Festa da Fartura (Aliança/Horda) é entregue por NPCs mensageiros em todas as capitais e cidades menores, das duas facções. Ela te leva para a principal área do Festival de sua facção: Ventobravo para Aliança e Cidade Baixa para a Horda. Depois de completar essa misão, você pega a Um Banquete Farto [Aliança/Horda], que vai te guiar em sua primeira experiência em uma Mesa Abundante.

Depois de completar essas duas missões, você pode começar, de fato, com as conquistas do evento.

4. “Tá na mesa, pessoal!” – A Conquista

Para conseguir a Tá na mesa, pessoal! você precisa ter uma habilidade em culinária de pelo menos 280. Primeiro, você precisa comprar um Livro de Receitas Copiosas [Aliança/Horda] das vendedoras do evento próximas às Mesas Abundantes de cada cidade. Esse livro contém as 5 receitas que você vai precisar para completar a conquista: 

Todas essas receitas também contam para a conquista  Chef de Cuisine e todas as outras conquistas do tipo.

Depois de aprender todas as receitas, você deve cozinhar cada item pelo menos uma vez. Com a excessão de uma, todas essas receitas têm ingredientes que só podem ser comprados em uma capital específica, então você vai ter que visitar três das capitais de sua facção para conseguir essa conquista. Você pode aproveitar essas visitas pra fazer a chain iniciada por Farofa de Pão de Especiarias [Aliança/Horda

  • Farofa-fa [Aliança/Horda] (Ventobravo/Cidade Baixa)
    • Cozinhar esse item requer:
      • Pão de Especiarias – os ingredientes para ele podem ser comprados com os vendedores do Festival;
      • Ervas Outonais – que podem ser compradas pelos vendedores do Festival do lado de fora das capitais, como especificado na tooltip;
    • Faça 10 Farofas de Pão de Especiarias: 5 são necessárias para completar Farofa-fa [Aliança / Horda] e 5 são necessárias para completar uma missão mais à frente na chain.
    • Entregue a comida e parta para a próxima missão, Torta de Abóbora (Aliança / Horda).
  • Torta de Abóbora [Aliança / Horda] (Ventobravo-> Altaforja / Cidade Baixa -> Orgrimmar)
    • Cozinhar esse item requer:
    • Faça 10 (5 se você é da Horda) Tortas de Abóbora. 5 são necessárias para completar Torta de Abóbora [Aliança / Horda] e 5 são necessárias, se você joga na Aliança, para completar outra missão mais à frente na chain.
    • Vá para Altaforja/Orgrimmar para entregar essa missão, e pegue a próxima: Chutney de Mirtilo [Aliança / Horda].
  • Chutney de Mirtilo [Aliança / Horda] (Altaforja -> Ventobravo / Orgrimmar -> Penhasco do Trovão)
    • Cozinhar esse item requer:
    • Faça 10 (5 se você joga na Aliança) Chutneys de Mirtilo. 5 são necessários para completar Chutney de Mirtilo [Aliança / Horda] e 5 são necessárias, se você joga na Aliança, para completar outra missão mais à frente na chain.
    • Vá para Ventobravo/Orgrimmar para entregar a comida e pegar a  próxima missão,  Esfomeados em Darnassus [Aliança] ou Batata Doce Caramelizada [Horda].
  • AliançaEsfomeados em Darnassus (Ventobravo -> Darnassus)
    • Pra essa missão, você precisa ir a Darnassus e entregar a comida extra que fez nas missões anteriores. Então, você pega a próxima missão: Batata Doce Caramelizada.
  • AliançaBatata Doce Caramelizada (Darnassus ->Ventobravo)
  • HordaBatata Doce Caramelizada (Penhasco do Trovão -> Orgrimmar)
  • HordaEsfomeados na Cidade Baixa. (Orgrimmar -> Cidade Baixa)
    • Pra essa missão, você precisa ir a Cidade Baixa e entregar a comida extra que fez nas missões anteriores. Então, você pega a próxima missão: Peru Assado Lentamente.
  • Peru Assado Lentamente (Aliança / Horda) (Ventobravo -> Darnassus / Cidade Baixa -> Orgrimmar)
    • Cozinhar esse item requer:
    • Faça 5 Perus Assados Lentamente e vá para Darnassus/Orgrimmar para completar a missão e conseguir seu item feliz Chamador de Perus

4.1. Upando Culinária até o nível 355

Você pode usar as receitas da conquista Tá na mesa, pessoal! para aumentar facilmente a habilidade de seu personagem em culinária até 355, já que os ingredientes são vendidos pelos NPCs por um preço baixo e sem limite de compra. 

A receita do Peru Assado Lentamente continua amarela até por volta do nível 420, então você consegue muito mais pontos em culinária se estiver disposto a caçar perus durante o evento 🙂

5. Missões Diárias

A Festa da Fartura traz 5 missões diárias, e para completar elas, você precisa ter aprendido as 5 receitas de culinária do evento: 

Cada vez que você completar uma dessas missões, você ganha +150 de reputação com uma das capitais da sua facção, e pode escolher uma entre 6 recompensas: 

Esses itens são necessários para as conquistas Perigo do Peregrino,  Peruada em Terokkar e Sem Peruada.

5.1. Dicas para completar as missões diárias

Abaixo, uma sugestão de sequência para completar as missões diárias sem ficar indo loucamente de uma cidade para outra:

5.1.1. Aliança 

5.1.2. Horda

Os jogadores da Horda vão precisar um pouco mais que os da Aliança para completar essas missões. Segue o roteiro mais prático: 

5.2. Conquistas

5.2.1. Progresso do Peregrino

Ao terminar todas as missões diárias pela primeira vez, você irá completar a conquista Progresso do Peregrino.

5.2.2. Peruada em Terokkar

Ikiss, o Rei Gadanho

Para completar o Peruada em Terokkar, é só vestir um  Chapéu do Peregrino junto com a Roupa do Peregrino, a Veste do Peregrino, ou a Vestuário do Peregrino, e ir matar o Ikiss, o Rei Gadanho, em Auchindoun: Salões dos Sethekk.

5.2.3. Sem Peruada

Para completar o Sem Peruada,você precisa usar o Atirador de Peru, que é recompensa das missões diárias, em 10 Ladinos de diferentes raças, especificadas na conquista. Cada Atirador de Peru só pode ser usado uma vez, então você precisa completar 10 missões diárias para conseguir todos os atiradores que precisa para a conquista. Encontrar os ladinos da sua facção não será complicado, mas para encontrar os da facção oposta, você pode ir a campos de batalha ou nas áreas de missões diárias dos Shado-Pan ou Klaxxi.

6. Mesas Abundantes

Mesa Abundante

As Mesas Abundantes são encontradas do lado de fora das capitais e outras vilas, especificadas no começo do guia, durante o Festival da Fartura. Existem 4 conquistas relacionadas a elas: “GUERRA DE COMIDA!Pança do PeregrinoDivida com um amigo… ou dois, e Perigo do Peregrino.

Antes de falar sobre cada conquista, vamos explicar como as mesas funcionam.

6.1. Como elas funcionam?

As Mesas Abundantes foram feitas para que você se sente nelas. Cada mesa tem 5 cadeiras em que você pode se sentar, e em cada uma delas você se serve de uma das comidas do festival:  

Em frente de cada cadeira, você vai encontrar um prato – possivelmente vazio.

Quando você se sentar em uma cadeira, vai aparecer uma nova barra de ações, que te possibilita fazer o seguinte: 

  • O botão 1 vai passar para o lado um pouco da comida associada à sua cadeira – por exemplo, Torta de Abóbora se você está sentado na Cadeira da Torta:
    • Se você colocar como alvo uma cadeira vazia, você irá colocar comida no prato que está em frente a essa cadeira.
    • Se você colocar como alvo um jogador sentado ao seu lado, você irá colocar comida no prato dele.
    • Se você colocar como alvo um jogador sentado do lado oposto ao seu na mesa, você vai jogar comuda na cara dele.
  • Os botões de 2 a 6 te farão comer um outro tipo de comida se alguém de outra cadeira colocou dela no seu prato [usando o botão 1 da barra de ações deles], ou se você estiver sentado na cadeira daquela comuda específica:
    • Botão 2: Peru Assado Lentamente;
    • Botão 3: Chutney de Mirtilo;
    • Botão 4: Farofa de Pão de Especiarias;
    • Botão 5: Batata Doce Caramelizada;
    • Botão 6: Torta de Abóbora. 

6.2. Conquistas

6.2.1. “GUERRA DE COMIDA!”

Ache uma Mesa Abundante com pelo menos mais um jogador sentado. Se sente nessa mesa, em uma cadeira oposta ao do outro jogador, coloque ele como alvo e passe a comida, apertando o botão 1 repetidamente, até a conquista  “GUERRA DE COMIDA! aparecer como completa em sua tela. Geralmente a conquista sobe rápido, então não precisa ficar apertando o 1 por muito tempo 😛

6.2.2. Divida com um amigo… ou dois

Você pode fazer a conquista Divida com um amigo… ou dois junto com a Pança do Peregrino, que vai ser detalhada no próximo item.

Para completar a Divida com um amigo… ou dois, você precisa servir para outro prato cada um dos 5 tipos de comida que você encontra na Mesa Abundante. O jeito mais fácil de fazer isso é achar uma mesa vazia, sentar em cada uma das 5 cadeiras, e em cada uma passar a comida para o prato ao lado.

6.2.3. Pança do Peregrino

Pra completar a conquista Pança do Peregrino, você precisa comer os 5 tipos de comida disponíveis na Mesa Abundante, 5 vezes cada uma (o que também te dá o buff O Espítiro da Partilha), do lado de fora de cada uma das capitais da sua facção.

A forma mais fácil de fazer isso é sentar em todas as cadeiras de uma Mesa Abundante vazia, e toda vez passar a comida para o prato que fica em frente a quinta cadeira em que você vai se sentar. Quando você se sentar na última cadeira, você vai comer toda a comida que você passou nas 5 vezes. Fazendo isso, você vai completar a conquista  Divida com um amigo… ou dois, se você passar a comida da quinta cadeira.

6.2.4. Perigo do Peregrino

Para completar a conquista  Perigo do Peregrino você precisa sentar em uma Mesa Abundante em cada uma das cidades principais da facção inimiga da sua, usando uma das seguintes roupas:  Roupa do Peregrino, Veste do Peregrino, ou Vestuário do Peregrino, conseguidas como recompensa das missões diárias: 

  • Para a Aliança: Orgrimmar, Cidade Baixa, Penhasco do Trovão, e Luaprata.
  • Para a Horda: Ventobravo, Altaforja, Darnassus, Exodar. 

Na maioria das cidades, completar essa conquista é relativamente fácil, porque a área do Festival fica do lado de fora da cidade. A única exceção é Darnassus, em que a área do Festival fica dentro da cidade, no Terraço dos Guerreiros.

Para facilitar sua chegada às mesas, você pode usar uma Poção Inferior de Invisibilidade, ou visitar as cidades na parte da manhã, com menos jogadores online.

7. A última conquista: Pega pra Capar

Completar a conquista Pega pra Capar requer que você mate 40 Peru Selvagem com uma diferença menor que 30 segundos entre um e outro. Funciona assim:  cada vez que você mata um peru, você recebe um stack de um buff de 30 segundos. Se você deixar o buff sumir, você tem que começar tudo de novo, e se o buff chegar às 40 stacks, você ganha a conquista.

Não é recomendável tentar essa conquista no horário de pico, já que será complicado encontrar os perus na Floresta Elwynn ou nas Clareiras Tirisifal, que são os únicos lugares onde eles aparecem. Tente fazer a conquista no começo da manhã, ou tarde da noite. Além disso, se o seu servidor tiver uma população baixa da facção oposta [oi, Azralon!], você pode ter mais facilidade indo para o cenário deles caçar os perus Se você for da Aliança, tente nas Clareiras Tirisifal, e se você for Horda, tente na Floresta Elwynn.

Uma última dica é criar uma macro com as seguintes linhas: 

  • /tar Peru Selvagem
  • /cast Lança de Gelo 

Troque o Lança de Gelo por qualquer feitiço de lançamento instantâneo e à distância  que você queira usar para matar os perus.

Caçadores podem encontrar elas com Rastrear Feras. Outras classes podem rastrear eles comendo Lanchinho do Rastreador.

8. Conclusão

Quando você chegar aqui, se leu o guia enquanto completava as conquistas, você já é um feliz “poprietário” de todas as conquistas do evento, bem como do mascote Peru Gorducho. Qualquer dúvida, correção ou sugestão são bem vindas nos comentários, e agradecimentos vão nos deixar bem felizes também ^^

 

Guia adaptado de Icy-Veins.