X
Este é o 1º artigo de 8 posts da série Addons.

Em meados de 2009 a nossa querida Lorie começou uma série de posts que falavam sobre addons específicos, porém essa série foi interrompida em 2010. Como muitas pessoas têm escrito pra gente com dúvidas sobre o assunto, nós iremos retoma-la agora. 🙂 Os posts serão semanais, e neles vou falar sobre addons específicos e ensinar como utilizar – mas, começando pelo começo, no post de hoje explico o básico de O que é um addon? e Como instalar?.

Antes que alguém diga “A Karen Coxinha esta tentando convencer os jogadores a usarem addon.”, quero frisar não estou tentando e nem quero fazer isso, afinal eu sou uma adepta de usar o minimo de addons possíveis, já que em toda atualização nós somos obrigados a retirar alguns coisas por falta de atualização e bugs. O que eu quero fazer é, ajudar aos novos players a entenderem o que diablo é isso e como utilizar, para não ficar aquela tela repleta de addons que o jogador não faz ideia para que servem, mas ele usa porque mandaram, pediram ou ele achou que seria legal:

Não faça isso em casa!

O que é um addon?

Add on é uma plavra em inglês que significa Adicionar, ou seja, um Addon adiciona/modifica algo no jogo. A Blizzard define algumas regras em relação a o que esse addon pode adicionar/modificar, mas não iremos abordar isto neste post.

Os addons podem ser muito úteis em raides, arenas, campos de batalha e até mesmo para missões, independente do seu estilo de jogo ser solo ou em grupo; sempre tem algum addon que pode te ajudar a melhorar algo, como por exemplos os addons que são específicos para determinadas classes e/ou especialidades que mostram procs específicos.

A coisa mais importante que você deve lembrar sempre é que um addon serve para te ajudar e não atrapalhar, se estiver ajudando deixe-o lá, se estiver atrapalhando retire-o.

Antes de instalar um addon é bom conhecer um pouco sobre ele, o que ele faz, como é visualmente, entre outras informações e tudo isso você pode ler na própria fonte de onde você estiver baixando. E lembre-se que instalar um addon é como instalar um programa, ou seja, você não deve instalar qualquer addon encontrado por ai e nem de fontes duvidosas  pois pode comprometer o funcionamento do seu jogo e até mesmo da sua conta – mas não precisa se preocupar, vou dar algumas dicas 😉 :

  • Addons são gratuitos – A Blizzard proíbe a venda de addons, mas você pode fazer uma doação ao desenvolvedor dela.
  • Baixe de fontes confiáveis – Os dois sites que eu mais confio são Curse e WoWInterface.
  • Peça indicações aos amigos – Os amigos são as melhores pessoas para te ajudar a achar um addon especifico e que não prejudique o seu jogo/conta.
  • Não seja dependente deles – Todos os addons estão sujeitos a darem erros e/ou serem abandonados pelos seus desenvolvedores, fora o fato de que nem todos os addons são atualizados com o lançamento dos patches/expansões.

Como instalar?

A instalação é bem simples e não tem erro, mas para ser mais visual, vou deixar um vídeo ensinando como instalar através de duas formas: a primeira  é manualmente e a segunda é utilizando a ferramenta Curse Client:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=eySEly7o3rg]

A atualização dos addons é a parte mais importante desse processo, se um deles estiver desatualizado pode comprometer o seu jogo causando um uso muito grande da memoria, erros e o mal funcionamento. Para quem não utiliza o Curse Client é necessário acessar a página do addon para verificar se há atualizações, já para quem utiliza o Curse Client é simples e bem visual, existem quatro locais que mostram quando é necessário atualizar algum deles:

Para atualizar é só clicar no botão “Update”.

É isso galera, quem tiver dúvidas/sugestão sobre este post é só deixar ai nos comentários, quem quiser pedir ajuda com algum addon especifico podem mandar e-mail para [email protected] e fiquem de olho na nossa categoria Addons. 🙂

Vou deixar alguns links (em inglês) para quem tiver curiosidade e quiser saber mais sobre o desenvolvimento de Addons.

UI Add-On Development Policy
UI Development Resources
AddOn Development Reference