Já tínhamos avisado que a Blizzard pretendia anunciar um novo jogo na PAX-East dessa sexta-feira. Surpreendentemente, a empresa anunciou um jogo que nenhum de nós havia suspeitado que poderia ser lançado: O Hearthstone: Heroes of Warcraft, um jogo de cartas online estilo TCG, Free to Play e com suporte para iOS.

Quando eu estava vendo o vídeo de apresentação, achei extremamente nostálgico e gratificante ver que a Blizzard trouxe de volta os velhos tempos de batalhas de decks estilo Magic, Yu-Gi-Oh e Pokémon, tudo isso num jogo simples de ser instalado, com compatibilidade para produtos iOS, resgatando também os velhos tempos de Warcraft e os melhores momentos da saga. Por isso, o nome Hearthstone foi mais que bem-vindo. Ele traz toda a emoção e diversão dos velhos tempos usando interações muito melhores e nos proporcionando bem mais diversão.

Segue aqui o vídeo com legenda, feito pelos desenvolvedores para explicar do que se trata o Hearthstone:

Mas o que é o Hearthstone?

Primeiro, assista o trailer para visualizar do que se trata o jogo em si:

O Hearthstone: Heroes of Warcraft foi desenvolvido por 15 funcionários da Blizzard, tendo Rob Pardo como responsável pelo desenvolvimento geral do jogo. É um jogo menor, desenvolvido em bem menos tempo que o ‘padrão’ da Blizzard, e que resgata o jogo de cartas de uma maneira inovadora: com efeitos sonoros, efeitos visuais e bem interativo,além de ter potencial para ser mais um eSport nas competições da Blizzard. O jogo em si permitirá que o jogador monte seu deck de cartas de acordo com uma das classes dos heróis que ele escolher. Ainda permitirá que o jogador construa o tipo de deck que ele quer: as cartas poderão ser  “desencantadas” e recriadas de acordo com as necessidades que o jogador tiver.

Quais as modalidades de jogo?

O jogo possui três tipos de jogabilidade.

Modo “Jogar”

É o modo normal do jogo. Nessa opção você poderá escolher o herói que quiser, e escolher a dificuldade de oponente que você quer. Lembrando que essa é uma modalidade JxJ, e que te dará pequenas recompensas como medalhas por vitória.

Modo “Praticar”

É o modo JxA, para quem se sente despreparado para encarar outros competidores no modo normal de jogo. Aqui é possível escolher a dificuldade de herói a ser enfrentada, e é uma ótima modalidade para testar as classes e os decks que o jogador criar.

Modo “Forja”

Este é o modo que permitirá ao jogador construir seus decks de acordo com a classe que ele escolher. Você fará seu conjunto de cartas, se quiser poderá destruir cartas e reconstruí-las novamente, e aqui você poderá conhecer quais os melhores tipos de habilidades que se adequam ao seu herói. Para os novos jogadores, é uma ótima maneira de conhecer um pouco do universo de Warcraft. Para os velhos de guerra, nós iremos encontrar bastante referências aos jogos da Blizzard do título Warcraft, e utilizar nossos conhecimentos adquiridos para melhorar nossos decks.

Quem serão os heróis?

Como já havia dito, o jogo resgata algum dos grandes heróis de Warcraft. Teremos grandes presenças aqui, como podem notar:
De acordo com a classe que você escolher, seu herói contará com o deck especializado para ele. Lembrando que você poderá montar seu próprio deck com a opção “Forja” no jogo.

Quais serão os custos do jogo?

Por se tratar de um jogo Free to Play, o jogo não terá custos de mensalidade nem de compra. O que possivelmente ocorrerá é que, para os mais apressadinhos em montar seus decks, exista a opção de compra de pacotes de cartas, custando uma singela quantia- como um deck de de 5 cartas por $1 ou mais (valor mencionado sem confirmação por Rob Pardo na apresentação). Todas as cartas poderão ser conseguidas no jogo, portanto essa modalidade de pagamento se aplicará mais a quem quer conseguir mais cartas, e mais rápido, sem precisar seguir as etapas que o jogo oferece para consegui-las. Ou seja, a Blizzard não restringirá cartas a quem não quiser ou não tiver como pagar por elas – você só terá que trabalhar mais para conseguir uma quantidade maior de cartas, ou cartas mais poderosas.

Quando será lançado oficialmente?

Ainda este ano, segundo os desenvolvedores. Por enquanto, a Battle.net está oferecendo um cadastro aos interessados em jogar a versão beta do jogo. Se quiser se cadastrar para jogar a versão beta quando ela estiver disponível, clique aqui.

Galeria de imagens

Segue algumas imagens da apresentação da Blizzard na PAX, e do jogo em si para vocês irem se preparando pra essa grande novidade!
E aí, o que acharam? Vamos todos jogar Hearthstone? :D