X

Não sou designer, mas adoro dar palpite. Uma coisa que aprendi convivendo com profissionais de comunicação visual é que nada é por acaso. Aquele layout bonitinho e super agradável que você vê num produto final – seja um site, um livro, um móvel, uma roupa – não aparece por milagre ou simplesmente intuição. Mesmo que não seja sempre algo racional, existe um conjunto de conhecimentos por trás da criação que garante que uma peça seja considerada bonita em determinado tempo e cultura.

Sabe aquela combinação de cor improvável, que tinha tudo para dar errado, mas deu certo? Isso é fruto de uma harmonização de cores coerente. Quer saber os segredos destas combinações? A gente conta aqui.

O círculo cromático

 

O círculo cromático de Goethe (obrigada, Camila!) é uma representação simplificada que ajuda a entender as relações entre as cores. Ela não é cientificamente precisa e serve apenas para pensar as combinações de tintas e pigmentos. Importante: aqui estamos falando de cor-pigmento (RYB*), e não cor-luz (RGB).

– As cores marcadas com P (círculos) são as primárias.

– As cores marcadas com S (quadrados) são as secundárias, que são formadas pela mistura de 2 primárias.

– As cores sem marca (triângulos) são as terciárias, que são formadas pela mistura de uma primária e uma secundária.

 

Como combinar

Existem outros tipos de combinações, mas vou me ater aqui aos quatro jeitos mais fáceis de harmonizar as cores. Claro que você pode combinar qualquer cor com qualquer cor, né? Mas se a ideia é fazer combinações mais convencionais, aí vai o guia definitivo de cores para todas as estações e expansões 🙂

 

Harmonia monocromática

É o uso de uma única cor com variações de luminosidade e saturação.

Lista completa dos itens – malha.

Harmonia análoga

Duas ou mais cores que são vizinhas no círculo.

Lista completa dos itens – placas.

 

Harmonia complementar

Duas cores opostas no círculo.

Lista completa dos itens – couro.

 

Harmonia acromática

Quando se usam cores quase sem saturação (neutras). Combinações de preto e branco ou tons de bege entram nesta categoria.

Lista completa dos itens – tecido.

 

As imagens de moda são de uma coleção da Dior de 2008, que eu encontrei neste blog.

* Como lembrou o Vekariel nos comentários, a color wheel que eu usei não é CMYK. Levem em consideração a imagem apenas para combinação de cores. Mais sobre cor-luz e cor-pigmento aqui, e uma color wheel CMYK aqui.