X

Com o anúncio de Warlords of Draenor, é de se pensar que a Blizzard está com foco total na nova expansão, mas… não é bem assim. Em uma entrevista com o Digital Spy nessa semana, Ghostcrawler disse o seguinte:

Originalmente postado por Ghostcrawler (Forum Oficial)

Nós acreditamos que as expansões são o que trazem os jogadores de volta ao World of Warcraft. Patches muito bons mantém eles, mas não são tão bons em trazer jogadores de volta.

Nós realmente queremos chegar em um ritmo em que poderemos lançar expansões mais rapidamente. Acredito que uma vez por ano seja uma boa frequência. Acredito que o melhor que podemos fazer por novos jogadores é continuar trazendo novos conteúdos regularmente. 

Geralmente as expansões do WoW saiam em anos alternados, mas o passo acelerado de Mists of Pandaria já tinha mostrado pra gente que provavelmente veríamos uma expansão chegando mais rápido do que estávamos acostumados. Além disso, dá pra perceber a lógica de tudo quando o  Ghostcrawler diz que expansões trazem jogadores de volta, e patches não. Alguns fatos já tinham sinalizado essa possível aceleração:  

  • A Blizzard aumentou significativamente o time do WoW depois de realocar os recursos do Titan;
  • O número de assinaturas continua a cair, apesar da aparente estabilização;
  • A Activision-Blizzard assumiu muitas dívidas na sua separação da Vivendi – e por mais normal que sejam dívidas em casos assim, elas devem ser pagas. 
  • O mercado de MMOs está à beira de sofrer muitas mudanças – especialmente com a chegada do Elder Scrolls MMO, que já tem uma base de fãs suficiente pra rivalizar com o WoW.

Se eles conseguirem manter o ritmo de expansões e mudanças, vai ser bom para os negócios, claro – além de contribuir para que o jogo se mantenha sempre atualizado e atrativo para os jogadores, que sim, costumam pular de um jogo para o outro o tempo todo. Mas por outro lado, a Blizz deve tomar cuidado para não fazer com que conteúdo que seria suficiente para um patch grande seja lançado como expansão, frustrando os jogadores. Além disso, é isso que eles pensam ser uma boa frequência de lançamentos, e não uma afirmação do que vai acontecer, apesar da Blizzard ser sempre cautelosa em relação às revelações deles. 😉

Via WoWInsider.