X

 O anúncio das mudanças nas armaduras e status pegou muita gente de surpresa durante a BlizzCon, e nada ficou muito claro além da alteração automática dos status de acordo com a spec. Por isso, foi publicado no fórum americano um tópico com mais informações sobre as mudanças em armaduras na nova expansão, para ajudar nas discussões atuais:

Originalmente postado por Crithto (Forum Oficial)

Agora que a BlizzCon acabou e Warlords of Draenor foi revelada, nós temos recebido algumas perguntas adicionais sobre as mudanças nos equipamentos que estão planejadas para a expansão. Para ajudar a dar uma luz em relação ao que você pode esperar disso, nós decidimos esclarecer algumas coisas.

Tenha em mente que, como qualquer coisa ainda em desenvolvimento, a informação que vamos compartilhar agora provavelmente mudará conforme progredimos, mas isso deve ajudar vocês a entender melhor nossos objetivos e linha de pensamento. 

Peças de armadura: Cabeça, Ombros, Peitoral, Calças, Luvas, Cinto, Botas e Braceletes

Status Primários

Uma das nossas principais intenções para os status primários é garantir que peças de um nível de item maior (ilvl) do conteúdo novo seja quase sempre superior aos itens do conteúdo anterior. Além disso, as mudanças que estamos fazendo aos status primários vão ajudar a tornar as peças mais universais, para que os grupos encontrem drops de armaduras úteis com maior frequência. Isso quer dizer que vocês vão desencantar menos placas de Intelecto (usadas apenas por Paladinos hoje) ou Malha de Agilidade (usada apenas por Caçadores e Xamãs Aperfeiçoamento). Como discutimos na BlizzCon, nós estamos conseguindo isso fazendo com que os status primários de uma determinada peça de equipamento mude de acordo com seu spec atual, embora seja possível que apenas equipamentos novos, adicionados em Warlords, funcionem dessa maneira, pois pode ser impossível implementar isso para todos os equipamentos existentes. Aqui estão mais alguns pontos relativos às mudanças nos status primários:

– Peças de armadura sempre terão uma quantidade de Vigor e Armadura.
– Peças de armadura sempre terão Força, Intelecto ou Agilidade como um status primário. Placas tem sempre Força ou Intelecto. Malhas e Couro sempre terão Agilidade ou Intelecto. Tecido tem Intelecto.
– Nos casos de Placas, Malha e Couro, o status primário vai mudar dependendo da sua spec atual. Especificamente, os casters (curadores inclusos) receberão intelecto, e jogadores que dão dano corpo a corpo ou tanks receberão força ou agilidade.

Status Secundários

Nossa intenção para os status secundários é que eles sejam diferentes em peças que ocupam o mesmo slot, para dar espaço para escolha dos jogadores e diferenciar as specs dentro de uma mesma classe. Aqui estão alguns pontos importantes relativos às mudanças que estão planejadas no momento para os status secundários:

– Status secundários não mudam baseados em sua spec ou peças de armadura (ou nenhuma peça).
– Entre os status secundários estarão inclusos Aleração, Crítico e/ou Maestria.
– Os status secundários nas armaduras não incluirão mais Acerto, Aptidão, Desvio ou Bloqueio. Eles estão sendo aposentados em Warlords, e provavelmente serão removidos até dos equipamentos existentes.
– Os status secundários nas armaduras também não incluirão Espírito, nem Armadura Bônus, que serão reservados exclusivamente para peças que não são armadura (e serão explicadas abaixo).
– Além disso, os status secundários em peças de armadura poderão incluir vários novos status que estamos explorando, como Prontidão, Amplificação e Acerto Múltiplo. O Game Designer técnico Chadd “Celestalon” Nervig tem compartilhado mais detalhes sobre eles em sua conta de twitter.

Propriedades adicionais

As peças de Armadura poderão ter três outras propriedades randômicas. Primeiro, os itens poderão ter um nível de item maior que o normal. Para os propósitos dessa discussão, chamaremos esses ites de Forjados pela Guerra por enquanto.

Segundo, os itens poderão ter espaços para gemas. Ao contrário de hoje, os espaços pra gemas em Warlords of Draenor serão muito mais raros, mas mais poderosos. Não existirão bonus de gemas, mas nós estamos considerando fortemente exigir que a gema inserida seja da cor correta, ao contrário de hoje. Todas as gemas concederão status secundários, incluindo Espírito e Bônus de Armadura (veja abaixo).

Finalmente, os itens poderão ter status terciários. Eles incluem coisas como um bônus para velocidade de movimento, Robustez, Roubo de Vida, Desvio (menos dano AoE) e Rachadura. Por causa da raridade dos status terciários, jutar todos para conseguir um set para produzir um bônus em, por exemplo Velocidade de Movimento, requerirá um esforço enorme.

A intenção de designe dessas qualidades adicionais nos itens é fazer com que a itemização seja mais excitante, e que tenha mais longevidade. Ao invés de esperar por semanas por uma peça de torso, você pode conseguir uma bem rápido – mas para conseguir a verdadeira “best-in-slot” pro set que você desejar construir vai demandar muito mais esforço e um pouco de sorte. Aqui estão mais alguns pontos a serem considerados em relação a essas propriedades:

– Nós não decidimos ainda os números exatos, mas para a discussão atual, suponha algo em torno de 10% de chance de que um item tenha uma propriedade adicional. É possível que um item tenha todas as três propriedades adicionais, mas a chance disso é extremamente pequena.

– As propriedades serão determinadas no momento do saque do item (e possivelmente incluirá até armadura fabricada). Por exemplo, se um chefe ogro dropar duas cópias de Braceletes do Crithto, uma pode ser a versão normal, enquanto a outra pode ter um status terciário.

Ser Forjado pela Guerra, ter espaço pra gema ou um status terciário não contam nada contra a quantidade de status básico do item – tudo isso são apenas bonus. O item não terá status primários ou secundários reduzidos para ter essas propriedades.

Bônus de set

De forma similar aos status primários, os bônus de set também mudarão de acordo com a sua spec atual. Isso quer dizer que um Paladino precise apenas de um conjuto de armaduras, ao invés de um para Sagrado e um para Retribuição. Isso também significa que os bônus de set poderão ser construidos de forma mais específica para cada spec. Por exemplo, os bônus caçadores Precisão serão diferentes, ou terão números diferentes dos bônus dos Caçadores Sobrevivência. Como hoje, nem todo elmo, peitoral ou peça de armadura que caia será parte de um conjunto de armadura.

Peças que não são armadura: Armas, anéis, capa, colares e berloques

Status Primários

Em geral, a maioria dessas peças não terão Força, Agilidade ou Inteligência. Ao invés disso, eles poderão ter Poder de Ataque ou Poder de Feitiço para garantir que eles sejam universais. Entretanto, nossa linha de pensamento atual é para manter os status primários nas armas para que elas continuem parecendo incônicas e especiais. Muitos dos itens terão vigor também.

Status Secundários

A informação sobre os status secundários em armaduras também se aplica aqui. Além disso, Espírito e Bonus de Armadura pode aparecer nesses itens. Espírito só será vantajoso para curadores. Bônus de Armadura geralmente será util para tanks. Uma peça com Poder de Feitiço sem Espírito pode ser atrativa para curadores ou para DPS casters.

A intenção de incluir Espírito e Bônis de Armadura nessas peças é garantir que alguns itens ainda sejam valorizados apenas para specs de cura e tanques, ajudando a garantir que eles não tenham muita competição nas armaduras contra a grande quantidade de jogadores de dano dentro de um grupo. Eles também são status que nós consideramos interessantes, porque a quantidade de cada um que um curador ou tanque pode querer é mais subjetiva. Por exemplo, um tank em um grupo pode preferir mais Bônus de Armadura, enquanto outro pode preferir mais Aceleração.

No caso do Espírito, imagine que acmular espírito em todo slot de itens não-armadura te darão uma regeneração de mana maior do que você provavelmente irá precisar. Isso é para dizer que você provavelmente não precisará desse status em todo item para funcionar bem como um curador.

No caso de Bônus de Armadura, esse status preenche a lacuna entre Bloqueio e Desvio hoje. Nós gostamos que os tanks desviem de ataques como uma mecânica, mas isso não se provou ser uma estratégia particularmente interessante na montagem de equipamentos. Entretanto, nós também queremos um status dedicado a mitigação de dano, e o Bônus de Armadura fará isso.

Qualidades Adicionais

Esses itens também terão uma chance de conter uma das qualidades adicionais discutidas acima (Forjados pela Guerra, gemas e status terciários), e a informação a essas qualidades em armaduras também se aplicam aqui.

Exemplos

Um Paladino Sagrado tem um conjunto de armadura de raide de Fundição Rocha Negra. Se ele trocar a spec dele para Retribuição, o conjunto ainda é funcional, já que os status primários e bônus mudam automaticamente. Entretanto, se ela preferir Aceleração para a spec de Retribuição e Crítico para a spec Sagrado (e é alguém que gosta do jogo de maximizar resultados), então uma única armadura não será ideal para as duas specs.

Para o set de cura, vamos assumir que essa jogadora também tenha um anel com Espírito, um escudo com Espírito, e um berloque que tem procs em curas. Esse berloque é praticamente inútil no set Retribuição dela. O escudo também é inútil, pois Retribuição foi desenhado para empunhar uma arma de duas mãos. O anel será mediano, porque o Espírito é inútil para um Paladino Retribuição, mas se ele tiver algum outro status valioso (por exemplo, aceleração), pode ser que ainda compense ser usado – de novo, dependendo de quão focado em maximização de status a jogadora for.

Uma jogadora mais casual provavelmente ficará bem usando o berloque de qualquer forma, e usando uma maça com nível de item menor quando ela estiver jogando de Retribuição. Uma jogadora focada em maximização de status provavelmente irá querer anéis, capas, berloques, colares e armas diferentes para usar em specs diferentes. Uma jogadora extremamente focada em maximização de status – do tipo que compete por conquistas de World First na dificuldade mítica de raide – poderá inclusive querer elmos, torsos e outras peças diferentes para cada especialização. Esse tipo de de jogadora, inclusive, poderá querer trocar de gemas ao mudar de especialização.

Isso parece muita informação para processar agora, mas continuaremos a vigiar o feedback e responder quaisquer perguntas adicionais que pudermos. De novo, se lembrem que tudo ainda está em desenvolvimento – essa informação completa ou alguns detalhes provavelmente mudarão enquanto progredimos.

Como sempre, esperamos seu feedback construtuivo, e estamos ansiosos para ouvir o que vocês pensam.

Então, no fim, ainda haverá espaço para testes e construção individual de sets – assim como quem gosta de fazer contas continuará fazendo contas. O que acham das mudanças com essas novas informações?