X
Este é o 2º artigo de 5 posts da série Mestre de Batalha.

Continuamos hoje com os artigos sobre a conquista Mestre de Batalha, e falando de um dos meus CBs favoritos <3: Baía dos Ancestrais (Strand of the Ancients). No primeiro artigo da série, citei algumas dicas gerais para todas as conquistas relacionadas e falei especificamente do CB Vale Alterac. Recomendo uma lida neste artigo também para conferir vários macetes que citei por lá.

Mestre da Baía dos Ancestrais

Esta é uma das 5 conquistas necessárias para se alcançar o título Mestre de Batalha e pode ser relativamente tranquilo de consegui-las independente se é da Horda ou da Aliança, até porque este CB tem dois turnos. As conquistas são:

Conquistas

Especialista da artilharia

Em uma mesma batalha, destruir 5 veículos usando uma torreta.

Turno de defesa. Aparentemente esta conquista é ‘bugada’ ou talvez seja proposital, mas o simples ato de entrar em uma torreta faz com que você ganhe o número necessário para conseguir a conquista (desde que durante toda sua fase de defesa seu time destrua cinco veículos ou mais). Mas, por garantia, sempre tente pegar o primeiro canhão que puder ainda na praia e atirar em qualquer veículo que conseguir.

Veterano da artilharia

Destruir 100 veículos usando uma torreta.

Turno de defesa. Segue o mesmo princípio da conquista Especialista da artilharia. Tente sempre ao menos subir em uma torreta durante este CB e atirar em alguns veículos.

Especialista em explosivos

Armar 5 cargas de Cequatrum que causem dano a uma parede em uma mesma batalha.

Turno de ataque. Esta conquista pode ser particularmente difícil de se conseguir se o time adversário estiver alerta na defesa dos portões. O melhor cenário para conseguir esta conquista é torcer para que seu time pressione apenas um dos portões de cada lado, fazendo com que o grupo adversário fique ‘distraído’ tentando defendê-lo e, enquanto isso, você pega bombas e planta no portão oposto. Isso é ainda melhor se conseguir ‘subir’ um pouco e tentar essa estratégia no Pórtico do Sol Escarlate (Gate of the Red Sun) ou Pórtico da Ametista Roxa (Gate of the Purple Amethyst).

A conquista pede que se use 5 bombas ao todo no Campo de Batalha, mas não é necessário que isso seja feito no mesmo portão. Veja abaixo um mapa com rotas curtas e seguindo o plano que mencionei:

Baía dos Ancestrais - Bombas

No mapa acima, temos o seguinte cenário: seu time acabou de destruir o Pórtico da Esmeralda Verde (Gate of the Green Emerald) e está atualmente tentando destruir o seguinte, o Pórtico da Ametista Roxa (Gate of the Purple Amethyst). Enquanto o time adversário não tem o que defender do lado do Pórtico da Safira Azul (Gate of the Blue Sapphire), use bombas nele. O caminho para as bombas próximas estão indicadas no mapa com as setas amarelas, e as setas vermelhas representam as rotas mais curtas para plantar as bombas. Comece deixando bombas no Pórtico da Safira Azul (Gate of the Blue Sapphire) e, caso ele seja destruído antes de completar 5 comece a usar bombas no Pórtico do Sol Escarlate (Gate of the Red Sun).

Nada te impede de tentar usar as bombas nos Pórticos sobre ataque, no entanto pode ser muito mais complicado, visto que a Bomba de Cequatrum tem um tempo de lançamento e um jogador inimigo pode tentar desativá-la logo após ser plantada. Tente sempre fazer esta conquista em Pórticos vazios.

Nota: para esta conquista, recomendo mesmo que esteja focado apenas neste objetivo. Evite combates desnecessários e use todos os recursos possíveis para evitar que o time inimigo lhe veja durante a tentativa.

Paredemolidor

Armar 100 cargas de Cequatrum que causem danos a paredes.

Turno de ataque. Basta seguir o mesmo raciocínio da conquista Especialista em explosivos e sempre que possível tentar usá-las durante este CB. São necessárias 100 vitórias para conseguir ser Veterano, então tente plantar ao menos uma bomba por CB.

Importante: para as conquistas Especialista em explosivos e Paredemolidor as Bombas de Cequatrum precisam explodir para contar como progresso na conquista.

Larga agora!

Matar 5 jogadores que estejam carregando Cequatrum em uma mesma batalha.

Turno de defesa. Comece o CB sempre posicionado próximo à um dos Pórticos da praia. É necessário matar o inimigo que estiver carregando uma bomba, e isso é facilmente indicado com uma bombinha preta acima da cabeça do jogador.

Bomba!

A conquista pede o Abate Honroso (Honorable Kill) e não o Golpe Fatal (Killing Blow), então quanto mais pessoas defendendo o portão e matando inimigos que estejam carregando bombas, maior a chance de conseguir a conquista. Ignore qualquer inimigo que não esteja carregando bombas ou veículos ao tentar essa conquista.

Larga!

Matar 100 jogadores que estejam carregando Cequatrum.

Turno de defesa. O progresso desta conquista acontece eventualmente ao ‘farmar’ este CB. Sempre que consegue o Abate Honroso de um jogador que carrega bombas, ele conta no critério.

Mãos firmes

Desarmar 2 cargas de cequatrum em uma mesma batalha.

Turno de defesa. Essa conquista pode ser relativamente simples caso entenda o que sua classe tem em termos de Crowd Control (CC) e o que ela oferece para se ‘esconder’ e aguardar por um inimigo que plante uma bomba. Como bruxa (warlock), eu me posiciono acima do portão (onde ficam as torretas) e uso Círculo Demoníaco: Evocação. Quando um jogador inimigo planta a bomba no portão, instantaneamente uso Medo (sem glifo, para o jogador correr para loooonge XD), Espiral da MorteFúria SombriaMesmerizar ou Uivo do Terror para mantê-lo afastado e desarmar a bomba.

Todas as classes tem algum modo de manter um outro jogador afastado ou inabilitado enquanto desarma a bomba (requer 2 segundos). então use e abuse dos CCs para esta conquista. Aproveite e leia mais sobre Crowd Control e Diminishing Return neste artigo feito pela Jules.

Protetor do Pátio dos Anciãos

Abater 100 jogadores no Pátio dos Anciãos.

Turno de defesa / Turno de ataque. Esta conquista é bastante simples e também acontece durante o farm da conquista de Veterano. O Pátio dos Anciãos (Courtyard of the Ancients) é a área de entrada da Câmara da Relíquia (Relic Chamber), e o progresso é feito ao matar qualquer jogador dentro desta área, independente se seu time está atacando ou defendendo.

Courtyard of the Ancients

Zero bala (A) /  Zero bala (H)

Vencer uma batalha na Baía dos Ancestrais sem perder nenhum veículo de cerco.

Turno de ataque. Essa conquista depende inteiramente do grupo e pode ser bastante complicada se não for devidamente focada. Ao iniciar o CB, ambos os lados da praia possuem 4 veículos de cerco: dois que aparecem nas docas imediatamente ao atracar e outros dois que aparecem do lado da doca, alguns segundos após o início do ataque. Minhas sugestões pessoais para esta conquista são:

  • Decida, ainda nos navios, qual lado irão tomar e foque apenas nele. Tentar esta conquista quebrando os dois portões da praia pode resultar em falha. Escolha um lado e todos do time deverão focar a defesa dos veículos durante o zerg inicial;
  • O time que irá cruzar a praia em direção ao Pórtico escolhido deve proteger os veículos a todo custo. Isso inclui manter curadores próximos aos veículos para remover debuffs de velocidade e dano, afastar inimigos próximos (corpo-a-corpo) e auxiliar com buffs de velocidade (Estouro da Manada, por exemplo);
  • Use e abuse de Crowd Controls (CC) para manter inimigos longe e foque o dano sempre em um jogador de cada vez para evitar que o dano seja muito ‘espalhado’ e o inimigo demore a dispersar;
  • Não se preocupe em capturar cemitérios ao tentar essa conquista. Se tudo der certo e seu time estiver bem coordenado, eles não serão necessários durante o ataque.

Com sorte e coordenação, caso consiga alcançar a Relíquia sem perder nenhum veículo, você ainda pode conseguir a conquista Tomar a Praia.

Tomar a Praia

Capturar a Relíquia Titânica em menos de 4 minutos.

Turno de ataque. Essa conquista pode ser complicada caso seu time se embole um pouco ao iniciar a batalha. Escolher um lado para atacar é uma ótima alternativa pois, com um ataque massivo de apenas um lado, fica mais simples controlar o time adversário enquanto tenta avançar.

Assim que o turno começar pegue os veículos e dirija-se a um dos portões. Os demais jogadores que não estiverem dirigindo veículos devem defendê-los e pegar bombas e tentar plantá-las sempre que possível. Caso tudo seja feito corretamente, seu time atravessará todos os portões de um lado rapidamente e ganhará a conquista facilmente :).

Defesa dos Ancestrais (A) / Defesa dos Ancestrais (H)

Defender a baía e não permitir que nenhuma parede seja destruída.

Turno de defesa. Uma das conquistas da Baía dos Ancestrais mais difíceis na minha opinião, principalmente se seu time começar o CB defendendo. Ela requer que você defenda a relíquia sem perder nenhum Pórtico, o que pode ser deveras complicado dependendo do quão bom é o time inimigo. Outra coisa que pode dificultar muito é começar o CB atacando e demorar para conseguir chegar na relíquia. Caso seu time comece atacando, tente alcançar a Relíquia o mais rápido possível para diminuir o tempo do turno de defesa. Para conseguir esta conquista, tente sempre seguir estas dicas:

  • Divida igualmente seu time entre as duas docas para queimar o primeiro veículo assim que o turno começar e use todos os Crowd Controls (CC) possíveis para manter seus inimigos ocupados enquanto destrói os veículos;
  • Mate todo e qualquer jogador inimigo que tentar atravessar rumo aos Pórticos;
  • Ignore completamente as torretas ao tentar essa conquista. O dano que os jogadores causam normalmente é suficiente para destruir um veículo, e ao focá-los a ideia é que sequer cheguem próximo ao alcance das torretas.

Veterano da Baía dos Ancestrais

Vença na Baía dos Ancestrais 100 vezes. Tenha em mente que todas as Conquistas de Mestre de cada Campo de Batalha requerem 100 vitórias. Ou seja, se acostume com a ideia de que, para o Mestre de Batalha completo, precisará ganhar 500 CBs ou mais :P

E assim encerro a lista de conquistas para o Mestre da Baía dos Ancestrais! Lembrem-se de conferir também os outros posts da série Mestre de Batalha:

Beijos e boa semana!