X

Atualizado em 03/07/2016.

Quer uma lista apenas com os itens disponíveis em português, divididos em acesso gratuito/compra e links para compra? Só clicar aqui.

Muita gente vem nos perguntar como saber mais da história de Warcraft, onde conseguir mais informações sobre a história por trás do jogo e seus personagens. Começo dizendo que: o jeito mais fácil pra isso é fazer as missões e masmorras do jogo prestando atenção ao que acontece em volta, e lendo todos os textos e diálogos ingame. Os livros  ingame da conquista O grande CDF também são uma ótima fonte sobre a história de Warcraft.

Mas, se você quer ir além, também pode recorrer aos livros, HQs e contos oficiais, que se aprofundam nos acontecimentos mostrados no jogo. Infelizmente, a grande maioria deles não foi lançada em português, e nem existe previsão pra isso – mas segue aqui a lista completa das publicações, adaptada do WoWInsider, seguindo a ordem cronológica aproximada dos acontecimentos (e não de lançamento dos livros).

Todos os livros estão com link para compra ou leitura direta, no caso dos contos publicados no site oficial. No caso dos itens disponíveis em português, o link para a versão nacional vem sempre antes – para compra dos livros importados recomendo a Amazon, lembrando que livros são isentos de taxas de importação sempre.

Alguns livros e histórias podem aparecer duas vezes por aqui – porque algumas delas têm flasbacks para eventos anteriores. Mas não se preocupe, está tudo explicadinho na descrição de cada título.

**A linha do tempo/história do filme é diferente da do jogo, e os livros relacionados ao filme estão separados no final do post**

Os livros e contos traduzidos para português estão com o título em vermelho.

ATENÇÃO: Depois da atualização do site de Warcraft vários dos contos não estão mais disponíveis para leitura/download em português. Atualizaremos o post assim que eles forem postados novamente!

kyl-tyrandecover

Livros, histórias e HQs pré-jogo:

  • Warcraft: Crônica, volume 1 (Warcraft: Chronicle, vol 1), por Chris Metzen, Matt Burns, Robert Brooks. Crônica é o primeiro volume de um mega-resumo e reorganização completa da Lore de Warcraft, com todos os fatos contados cronologicamente, de forma clara e resumida. Se você quer começar a entender a história do jogo e sua linha do tempo, recomendo começar por ele!
  • Alvorada dos Aspectos (Dawn of the Aspects), por Richard A. Knaak. Kalecgos, antigo Aspecto da Revoada Azul, ainda precisa se acostumar com a perda de seus poderes, e o propósito das Revoadas agora que o Asa da Morte foi derrotado. Mas a descoberta de um artefato misterioso, e as visões contidas nele podem ajudar a clarear as coisas… se as visões não o matarem no processo. As visões nessa história acontecem antes da trilogia War of the Ancients, mas os eventos atuais acontecem durante Mists of Pandaria.  
  • A Morte vem do Alto (Death From Above), por Robert Brooks. Muito antes da rebelião Pandaren, os mantídeos e os Mogus lutavam ao longo da Espinha da Serpente. Os enxames mantídeos são previsíveis… mas as ações dos Paragões não são nada previsíveis. Focando na história do Kil’ruk, o Aniquilador dos Ventos, o epílogo desse conto acontece durante Mists of Pandaria. 
  • The War of the Ancients Trilogy por Richard A. Knaak. Aqui, são três livros: The Well of EternityThe Demon Soul, e The Sundering. Eles contam os eventos do Sundering de Azeroth (a separação dos continentes) e da Nascente da Eternidade . A maioria da história dos livros acontece durante a War of The Ancients, mas na realidade, contam esse evento visto por viajantes enviados de volta no tempo por Nozdormu.
  • World of Warcraft: Curse of the Worgen por Micky Neilson e James Waugh. Essa minissérie de quadrinhos acontece em dois pontos da linha do tempo de Warcraft. As sequências detalhando a origem dos Worgen acontecem logo após a War of the Ancients.
  • A Guerra das Areias Cambiantes (The War of the Shifting Sands) por Micky Neilson. Essa história acontece em dois pontos da timeline. Os flashbacks contam a história da Guerra das Areias Cambiantes original, mil anos antes dos Orcs chegarem em Azeroth pela primeira vez.
  • Rise of the Horde, por Christie Golden. Em Draenor, os Orcs nativos do mundo estão passando por mudanças progressivas. Esse livro conta a história de Ner’zhul, Gul’dan, e os draenei, acabando logo antes dos eventos da Primeira Guerra.
  • Inteiro (Unbroken) por Micky Neilson. Esse conto narra a história de Nobundo, ex Paladino da Luz, e sua transformação em Xamã. Ela acontece logo depois da corrupção dos Orcs em Rise of the Horde e acompanha a jornada de Nobundo durante a destruição de Draenor e depois de  Beyond the Dark Portal.

Warcraft: Orcs and Humans (A Primeira Guerra)

  • The Last Guardian por Jeff Grubb. Esse livro se passa no início de Primeira Guerra e conta as origens de Medivh, seu aprendiz Khadgar e a misteriosa meia-orc Garona.

Warcraft II: Tides of Darkness e Beyond the Dark Portal (A Segunda Guerra)

  • Tides of Darkness por Aaron Rosenberg. Aqui são narrados os eventos de Warcraft II: Tides of Darkness, principalmente da perspectiva da Aliança.
  • Beyond the Dark Portal por Aaron Rosenberg e Christie Golden. Aqui são narrados os eventos de Warcraft II: Beyond the Dark Portal, principalmente da perspectiva da Horda.
  • Day of the Dragon por Richard A. Knaak. Esse livro conta os eventos acontecidos logo depois da Segunda Guerra, e fala basicamente de Alexstraza, que foi capturada pelo clã órquico Presa do Dragão (Dragonmaw), através do uso da Demon Soul.
  • Lord of the Clans por Christie Golden. Aqui temos a história de Thrall: suas origens, sua eventual fuga e ascensão à glória como Chefe Guerreiro da Horda. Quem se lembra da masmora de Cavernas do Tempo: A Fuga de Forte do Desterro (Escape from Durnholde Keep) vai reconhecer muitos personagens e eventos desse livro.
  • Genn Dreymane: O Senhor da Matilha (Genn Greymane: Lord of His Pack) por James Waugh. Esse conto acontece em dois pontos da timeline: as sequências em flashback detalham as lutas de Genn Greymane como líder de Gilneas e a separação da Aliança original de Lordaeron.
  • Of Blood and Honor* por Chris Metzen. Esse livro se passa em um período entre Warcraft II e Warcraft III, e conta a história de um paladino chamado Tirion Fordring e Eitrigg, um Orc Guerreiro warrior. Fãs do Tirion vão querer ler esse livro, com certeza. (*O link para compra é de uma edição que engloba também Lord of the Clans, The Last Guardian e Day of the Dragon).
  • Estrada para a Perdição (Road to Damnation) por Evelyn Fredericksen. Esse conto acontece logo antes de Warcraft III e conta a história do mago Kel’Thuzad, sua queda do Kirin Tor e sua aliança com o Lich Rei.

arthascover

Warcraft III: Reign of Chaos e The Frozen Throne (The Third War)

  • Arthas: Rise of the Lich King por Christie Golden. Os eventos desse livro terminam logo antes de Wrath of the Lich King, mas a maioria da história em si acontece antes e durante os eventos de Warcraft III: The Frozen Throne. Ele está aqui na cronologia pois envolve muito o Warcraft III; mas tenham em mente que o prólogo e o epílogo acontecem logo depois de The Burning Crusade.
  • Ashbringer, Issues 1-4 por Micky Neilson. Esse quadrinho, dividido em 4 partes (mas posteriormente publicado em volume único) acontece enquanto a praga dos mortos-vivos se espalha por Lordaeron durante a Terceira Guerra. Ela conta a história da espada legendária Ashbringer, e o destino triste da família Mograine.
  • World of Warcraft: Death Knight por Dan Jolley. Esse mangá começa durante os eventos de Warcraft III. Ele conta a história de Thassarian, um soldado de Lordaeron que eventualmente vira o primeiro Cavaleiro da Morte a retornar para a Aliança. Esse livro mostra um trecho temporal entre o Warcraft III e Wrath of the Lich King.
  • Warcraft: The Sunwell Trilogy por Richard A. Knaak. Essa trilogia em mangá mostra os eventos logo após a destruição da Nascente da Eternidade em Warcraft III. Ele conta a  história do dragão azul Kalegcos e de Anveena Teague, uma jovem misteriosa que é muito mais do que parece. Depois do fim do mangá, Anveena e Kalecgos aparecem na raide Platô da Nascente do Sol, no final da expansão The Burning Crusade.
  • Vol’jin: O Julgamento (Vol’jin: The Judgment) por Brian Kindregan. Esse conto acontece ao mesmo tempo em que Thrall chega na pequena ilha dos Lançanegra e se encontra com Sen’jin, jurando liderar os Lançanegra rumo ao destino como retratado em Reign of Chaos. Ele conta a história de Vol’jin’s passando pelo ritual de amadurecimento nas profundezas das florestas da Primeira Casa.
  • The War of the Ancients Trilogy por Richard A. Knaak. Aqui, são três livros: The Well of EternityThe Demon Soul, e The Sundering.  A maior parte desses livros acontecem durante a War of the Ancients, mas é a Guerra vista por viajantes no tempo enviados por Nozdormu. O início e o final da trilogia acontecem logo após a Terceira Guerra.
  • Cycle of Hatred por Keith R.A. DeCandido. Esse livro se passa um ano antes do começo de World of Warcraft e envolve Thrall e Jaina Proudmoore e suas tentativas de manter a paz entre os orcs e humanos de Kalimdor que sobreviveram à Terceira Guerra.

World of Warcraft

  • A Guerra das Areias Cambiantes (The War of the Shifting Sands) por Micky Neilson. Esse conto acontece em dois pontos na timeline: A reabertura dos Portões de Ahn’Qiraj durante World of Warcraft é intercalada com um flashback para a Guerra das Areias Cambiantes original.
  • World of Warcraft: Shadow Wing Vol. 1, The Dragons of Outland, e Vol. 2, Nexus Point, por Richard A. Knaak. Esse manga acontece logo antes dos eventos de The Burning Crusade. A série Shadow Wing conta a história de Tyrygosa e Jorad Mace, vistos pela última vez em The Sunwell Trilogy. Tyrygosa e Jorad passaram pelo recém aberto Portal Negro para testemunhar o primeiro encontro entre os humanos e os draenei em Terralém. Mas é o misterioso Asa Etérea que prende a atenção de Tyrygosa. A história termina com Malygos finalmente recuperando a sanidade – o que tem efeitos desastrosos, retratados no final de Wrath of the Lich King.

World of Warcraft: The Burning Crusade

  • Night of the Dragon por Richard A. Knaak. Esse livro é uma sequência de Day of the Dragon, e praticamente uma sequência também da série Shadow Wing. Ele envolve os dragões Asa Etérea, que foram apresentados em The Burning Crusade  – incuindo os que foram apresentados em Shadow Wing. Essa história também nos apresenta a Revoada do Crepúsculo que ameaça Azeroth em Cataclysm.
  • World of Warcraft: The ComicVol.1 e Vol. 2 (Edições de 1-14), por Walter e Louise Simonson. Essa seção dos quadrinhos de Warcraft acontece durante o The Burning Crusade. Ela conta a história de Varian Wrynn, voltando ao seu desaparecimento logo antes do lançamento de World of Warcraft‘s e culminando com a derrota de Onyxia.
  • World of Warcraft: The ComicVol. 3 e Vol. 4 (Edições de 15-25), por Walter e Louise Simonson. Essa seção dos quadrinhos de Warcraft começa logo antes do lançamento de Wrath of the Lich King‘s e termina em algum ponto durante o Wrath of the Lich King. Ela começa logo depois do fim da primeira série de quadrinhos, com Varian Wrynn marcando uma reunião para selar a paz com o Chefe Guerreiro Thrall, e envolve a história por trás de Garona, Cho’gall, e o Culto do Crepúsculo, que vai retornar com força total no Cataclysm.
  • World of Warcraft: Mage por Richard A. Knaak. Esse manga conta a história de Aodhan, um mago aprendiz estudando em Dalaran. Ela acontece logo antes de Wrath of the Lich King – em algum ponto logo após Dalaran se mover para Nortúndria – e fala sobre a Guerra do Nexus entre o Kirin Tor de Dalaran e Malygos, o Aspecto da Revoada Azul.
  • Garrosh Grito Infernal: Coração de Guerra (Garrosh Hellscream: Heart of War) por Sarah Pine. Esse conto acontece durante a expansão Wrath of the Lich King depois da cena mostrada no trailer de Ulduar. Ele mostra flashes da chegada de Garrosh em Azeroth depois que ele deixou Nagrand em The Burning Crusade.
  • Lor’themar Theron: Na Sombra do Sol (Lor’themar Theron: In the Shadow of the Sun) por Sarah Pine. A Nascente do Sol foi restaurada, mas os elfos sangrentos ainda estão se recuperando da traição de seu príncipe e da devastação dos eventos de The Burning Crusade. Com seu povo enfraquecido e tentando manter o que eles reconquistaram, e Sylvanas exigindo reforço em Nortúndria, será que Lor’themar Theron consegue ficar acima de tentar agradar a todos e assumir seu papel de líder?
  • Diário de Viagem da Li Li (Li Li’s Travel Journal) Essa história em 11 partes acontece em dois pontos na timeline: a introdução acontece em um ponto desconhecido antes de Pérola de Pandária (Pearl of Pandaria), enquanto as entradas posteriores no diário detalham a jornada de Li Li em Mists of Pandaria. Ele conta a história de Li Li Malte do Trovão, a sobrinha do famoso explorador Chen Malte do Trovão, e suas viagens pela Ilha Vagante e além.

stormragecover-1265415075

World of Warcraft: Wrath of the Lich King

  • Pearl of Pandaria por Micky Neilson. Esse quadrinho acontece em algum ponto da expansão Wrath of the Lich King, e conta a  história da sobrinha de Chen Malte do Trovão, Li Li, enquanto ela deixa sua casa na Ilha Vagante e começa a viajar em busca de seu amado tio.
  • Glory, por Evelyn Fredericksen. Esse conto não está mais disponível no site oficial, mas foi arquivado na WoWpedia, apenas em inglês. Ela conta a história de um orc envolvido com os eventos do Portão da Ira em Wrath of the Lich King.
  • World of Warcraft Special Issue 1: Beginnings and Ends por Mike Costa. Esse quadrinho acontece algum tempo depois da derrota de Algalon em Ulduar. Ele conta a continuidade da vida dos habitantes de Azeroth, vista pelos olhos de Algalon, o Observador. Aparentemente essa edição está esgotada, mas você pode encontrar a história no Vol. 4 da coleção de quadrinhos de Warcraft.  Se você não conseguir ler, não se preocupe – não é uma grande história, é mais uma introdução dos personagens que veremos nos acontecimentos futuros.
  • Sylvana Correventos: Fim da Noite (Sylvanas Windrunner: Edge of Night) por Dave Kosak. Sylvanas Windrunner visita o Trono Congelado para confirmar a morte do Lich Rei com seus próprios olhos. Enquanto está lá, ela chega a conclusões definitivas, e faz um acordo que vai mudar o mundo para sempre.
  • Stormrage por Richard A. Knaak. Esse livro traz a conclusão da corrupção do Sonho Esmeralda, mostrada pela primeira vez em  World of Warcraft. Ele mostra a Guerra do Pesadelo e o retorno de Malfurion Tempesfúria.
  • A Ruptura: Prelúdio do Cataclismo (The Shattering: Prelude to Cataclysm) por Christie Golden. Esse livro mostra os acontecimentos imediatamente anteriores a World of Warcraft: Cataclysm. Azeroth está tumultuada; os Elementos estão se voltando contra os mortais do mundo. No meio do caos, disputas políticas dentro da Aliança e da Horda se transformam em devastação, e novos líderes chegam ao poder.
  • World of Warcraft: Shaman por Paul Benjamin. Esse mangá acontece logo antes do lançamento de Cataclysm. A Harmonia Telúrica tem trabalhado muito para tentar pacificar os elementos transtornados do mundo, sem sucesso. Um estranho misterioso chega, se oferecendo para liderar a Harmonia Telúrica em uma nova era de xamanismo. Será ele um herói ou um herege?
  • O Conselho dos Três Martelos: Ferro e Fogo (The Council of Three Hammers: Fire and Iron) por Matt Burns. Esse conto mostra os eventos logo após A Ruptura, mas antes do lançamento da expansão Cataclysm.

thrall-twilight580

World of Warcraft: Cataclysm

  • World of Warcraft: Dark Riders, por Mike Costas e Neil Googe. O mago Karlain, da Aliança, é enviado em uma missão para recuperar um artefato poderoso, que está sendo procurado pelos misteriosos Dark Riders da Trilha do Vento Morto. A jornada termina em uma busca louca pela assombrada Floresta do Crepúsculo, e na localização do artefato – o Cetro de Eluna. Essa história acontece em algum ponto antes da chegada do Cetro em Gilneas em Curse of the Worgen.
  • Gelbin Mekkatorque: Interrompido (Gelbin Mekkatorque: Cut Short) por Cameron Dayton. Enquanto os eventos desse conto não deixam claro se acontecem antes ou logo após a expansão Cataclysm, a história em si acontece logo depois da tentativa de recuperação de Gnomeregan logo antes da Ruptura. Gelbin Mekkatorque revisita seus aposentos antigos, nas profundezas de Gnomeregan – e tem uma grande surpresa quando chega lá.
  • Tyrande e Malfurion: Sementes da Fé (Tyrande & Malfurion: Seeds of Faith) Esse conto acontece logo após o Cataclismo. Enquanto os elfos noturnos se encontram afundados em morte e perdas, Tyrande Murmuréolo viaja para o Domínio de Plumaluna para salvar sua filha de coração, Shandris Plumaluna.
  • Baine Casco Sangrento: Como nossos Pais (Baine Bloodhoof: As Our Fathers Before Us) por Steven Nix. Esse conto se passa logo após a ruptura e a chegada dos goblins na Horda. Problemas com o suprimento de água em Durotar força os Tauren a exportar água de Mulgore pra Orgrimmar. Enquanto isso, ainda existe tensão entre o novo lider dos tauren e o novo líder da Horda. Uma dúvida assola Baine Casco Sangrento quando ele se pergunta: será que ele é competente o suficiente pra liderar seu povo, seguindo o legado de seu pai?
  • Gallywix: Segredos Mercantis de um Príncipe Mercante (Gallywix: Trade Secrets of a Trade Prince) por Gavin Jurgens-Fyhrie. Esse conto se passa em uma porção nebulosa da timeline de Warcraft. Ele detalha a ascenção de Gallywix ao poder na ilha de Kezan, mas não temos nenhuma referência relativa a quando isso aconteceu. O fim da história mostra Gallywix morando em Azshara, como retratado em Cataclysm.
  • World of Warcraft: Curse of the Worgen por Micky Neilson e James Waugh. Essa minissérie acontece em dois momentos da timeline de Warcraft:  as sequências de flashback são logo após a War of the Ancients, mas a história principal envolve o Rei Genn Greymane e o povo sitiado de Gilneas lutando contra a maldição dos Worgen. Os acontecimentos aqui terminam em algum ponto no meio da zona de início dos worgen ingame.
  • Genn Dreymane: O Senhor da Matilha (Genn Greymane: Lord of His Pack) por James Waugh. Esse conto acontece em dois pontos da timeline. Os momentos que não retratam flashbacks acontecem logo após o final dos eventos da zona inicial dos Worgen em Cataclysm.
  • Wolfheart por Richard A. Knaak. Os Worgen de Gilneas buscam integrar a Aliança, mas encontram uma oposição forte: do Rei Varian Wrynn. Enquanto isso, os Elfos Noturnos lutam para tentar reintroduzir os Altaneiros e os Eldre’Thalas de volta à sociedade noctiélfica. Ao mesmo tempo, o Vale Gris é ameaçado por um inimigo poderoso: as forças unidas de Garrosh Grito Infernal, que querem o território para a Horda.
  • Velen: A lição do Profeta (Velen: Prophet’s Lesson) por Marc Hutcheson. Anduin foi enviado para estudar a Luz com o Profeta Velen. Mas o Profeta se isolou de todo mundo, inclusive de seu povo, menos do príncipe, e os refugiados tiveram que acampar do lado de fora de Exodar. Será que Anduin é capaz de acordar Velen de suas visões antes que tudo saia de controle?
  • Varian Wrynn: Sangue de Nossos Pais (Varian Wrynn: Blood of Our Fathers) por E. Daniel Arey. Esse conto se passa logo após a Ruptura, e os eventos apresentados emWolfheart. Ventobravo está em pedaços por causa do ataque do Asa da Morte – bem a tempo do Dia da Lembrança. O Rei Varian Wrynn luta para reconstruir seu reino, inspirar seu povo e se reconciliar com seu filho.
  • Thrall: Crepúsculo dos Aspectos (Thrall: Twilight of the Aspects) por Christie Golden. O antigo Chefe Guerreiro Thrall ainda está tentando curar o mundo depois do retorno explosivo de Asa da Morte a Azeroth. Mas dúvidas assolam o ex-Chefe-Guerreiro, e uma missão aparentemente aleatória dada por Ysera, Aspecto da Revoada Verde, faz com que Thrall entre em uma jornada de auto-conhecimento e cura – para ele mesmo e para as revoadas atormentadas.
  • O Dever das Revoadas (Charge of the Aspects) por Matt Burns. Esse conto se passa logo após os eventos de Twilight of the Aspects e logo antes do lançamento da raid Alma Dracônica no jogo. Os Aspectos Dracônicos estão reunidos, e um novo Aspecto Azul foi nomeado graças a Thrall, mas o trabalho deles está longe de terminar. Será que eles podem colocar um fim à Hora do Crepúsculo, e encontrar uma maneira de derrotar Asa da Morte antes que seja tarde demais para Azeroth?

 

tidesofwarcover580

World of Warcraft: Mists of Pandaria

  • Em busca de Pandária (Quest for Pandaria) por Sarah Pine. Chen Malte do Trovão voltou para a Ilha Vagante, graças aos esforços de sua sobrinha Li Li. Mas a sede de descobrir o mundo de Li Li não vai acabar até que ela encontre o único lugar em que seu tio nunca esteve – o continente perdido de Pandaria.
  • Diário de Viagem da Li Li (Li Li’s Travel Journal) Essa história em 11 partes acontece em dois pontos na timeline: a introdução acontece em um ponto desconhecido antes de Pérola de Pandária (Pearl of Pandaria), enquanto as entradas posteriores no diário detalham a jornada de Li Li em Mists of Pandaria. Ele conta a história de Li Li Malte do Trovão, a sobrinha do famoso explorador Chen Malte do Trovão, e suas viagens pela Ilha Vagante e além.
  • A Prova das Flores Vermelhas (Trial of the Red Blossoms) por Cameron Dayton. O jovem ladrão Ten acidentalmente cruza o caminho dos Shado Pan – e os resultados mudarão sua vida para sempre.
  • Jaina Proudmoore: Marés de Guerra (Jaina Proudmoore: Tides of War) por Christie Golden. Jaina Proudmoore sempre foi uma defensora da paz e diplomacia entre a Aliança e a Horda. Mas as tensões entre as facções aumentam, e Garrosh Grito Infernal e seus exércitos invadem sua amada Theramore – e a forçam a escolher o caminho que ela vai seguir daqui pra frente.
  • A força do Aço (Strength of Steel) por Raphael Ahad. O orc Presa do Dragão Koak se encontra no meio dos destroços de um naufrágio em Pandaria, e com uma companhia inusitada: um filhote de Serpente das Nuvens. Será que ele conseguirá aprender o que significa ser um verdadeiro Cavaleiro de Serpentes – e um membro da Horda? A história começa no início de Mists of Pandaria e continua durante a timeline da expansão.
  • Alvorada dos Aspectos (Dawn of the Aspects), por Richard A. Knaak. Kalecgos, antigo Aspecto da Revoada Azul, ainda precisa se acostumar com a perda de seus poderes, e o propósito das Revoadas agora que o Asa da Morte foi derrotado. Mas a descoberta de um artefato misterioso, e as visões contidas nele podem ajudar a clarear as coisas… se as visões não o matarem no processo. As visões nessa história acontecem antes da trilogia War of the Ancients, mas os eventos atuais acontecem durante Mists of Pandaria 
  • A Morte vem do Alto (Death From Above), por Robert Brooks. Muito antes da rebelião Pandaren, os mantídeos e os Mogus lutavam ao longo da Espinha da Serpente. Os enxames mantídeos são previsíveis… mas as ações dos Paragões não são nada previsíveis. Focando na história do Kil’ruk, o Aniquilador dos Ventos, o epílogo desse conto acontece durante Mists of Pandaria. 
  • Sol Sangrento (Bleeding Sun) por Matt Burns. O Andarilho do Sol Dezco descobriu o misterioso Vale das Flores Eternas, mas a que custo? Lutando para encontrar seu lugar no Vale, Dezco encontra o Lótus Dourado, e vive a decisão mais difícil de sua vida.
  • O Pergaminho em Branco (The Blank Scroll) por Gavin Jugens-Fyhrie. Encarregada de descobrir artefatos poderosos para a Horda, a goblin Ziya encontra uma relíquia perigosa e curiosa, além de uma curiosa e potencialmente perigosa Andarilha das Lendas. A Andarilha das Lendas Shuchun pode parecer tão inocente quanto a relíquia que ela tenta proteger, tanto a pandaren e o artefato são cheio de surpresas chocantes.
  • Vol’jin: Sombras da Horda (Vol’jin: Shadows of the Horde) por Michael Stackpole. Atacado pela Horda, a quem tinha jurado sua fidelidade, o líder Lançanegra Vol’jin é levado ao Monastério Shado Pan para se recuperar por seu amigo de longa data, Chen Malte do Trovão. Entretanto, tanto o Monastério quanto Pandária são ameaçados pelas forças Zandalari, e o renascimento do Rei Trovão. Será que Vol’jin se recupera a tempo de impedir o desastre – e será que sua fidelidade continuará com a Horda?
  • Sobre a Água (Over Water) por Ryan Quinn. O soldado da Aliança Tarlo Mondan tem muitas histórias sobre a vida militar, e ele passou pela Campanha de Pandária do começo ao fim. Arremessado para fora do navio durante sua volta pra casa, Tarlo se encontra como o quarto membro de uma equipe de pesca inusitada, com sua própria história fantástica pra contar.
  • O Vale Indomado (The Untamed Valley) por Robert Brooks. Após a derrota e prisão de Garrosh, seus seguidores, ainda incitados por seu ódio, transformam as fazendas do Vale da Primavera Eterna em um campo de batalha. Seguidos de perto pelos heróis da Aliança Maraad e Lyalia, os humildes Lavradores consideram se deveriam das suas vidas para defender suas terras, ou buscar outras alternativas para o fim do conflito.
  • Os Caçadores de Jade (Jade Hunters), por Matt Burns. Três alvanéis enânicos de clãs distintos precisam colocar de lado suas diferenças e viajar a Pandária para uma missão dada a eles pelo Conselho dos Três Martelos. Encontrarão eles o que procuram e conseguirão trabalhar juntos, ou as desavenças entre seus clãs os destinarão ao fracasso?

 

Warlords of Draenor por Alex Horley Orlandelli

World of Warcraft: Warlords of Draenor

  • Crimes de Guerra (War Crimespor Christie Golden. Após a derrota de Garrosh em Cerco a Orgrimmar, ele é submetido a julgamento pelos Pandaren. A corte, liderada por Taran-Zhu, conta com todos os líderes da Aliança e da Horda – mas o julgamento de Garrosh terá mais a dizer sobre todos os outros presentes do que sobre ele mesmo.
  • Grito Infernal (Hellscream), por Robert Brooks. Antes da queda trágica de Gul’dan, dois forasteiros chegaram em Draenor: O chefe guerreiro deposto da Horda, e um dragão de bronze cujas motivações estavam cercadas de mistério. Poderiam as ações deles em Draenor por em risco mortal todos os seres vivos de Azeroth?
  • Série Animada Senhores da Guerra – Série em vídeos de animação contando a história de 4 dos Senhores da Guerra de Draenor. Conflitos sem fim definiram o reino de Draenor antes da criação do Portal Negro; Orcs temerários travavam embates sangrentos com ogros enormes, draeneis devotos, e com seu próprio povo. Fique frente-a-frente com os mais perigosos indivíduos deste mundo selvagem… e testemunhe os momentos em que eles se tornaram lendas.
  • HQ Guldan e o Forasteiro (Gul’dan and the Stranger), escrito por Micky Neilson e ilustrado por Alex Horley. Disponível para download gratuito. Cheio de energia vil, Gul’dan está convencido que seu povo ganhará força e glória se ajoelharem perante a demoníaca Legião Ardente. Mas um misterioso forasteiro acaba de chegar no acampamento de Gul’dan, com uma visão um pouco contraditória.
  • HQ Mão Negra (Blackhand),  escrito por Robert Brooks e ilustrado por Alex Horley. Disponível para download gratuito. Com seus guerreiros enfrentando o impossível, Mão Negra teve que buscar ajuda em lugares inesperados. Será que o preço da sobrevivência do clã Rocha Negra acabará sendo muito alto?
  • HQ Sangue e Trovão (Blood and Thunder), escrita por Raphael Ahad e ilustrada por Alex Horley. Disponível para download gratuito. Com inveja dos Senhor do Trovão e ignorando os avisos de seu pai, Fenris começou a levar uma vida dupla. Durante o dia, ele era um manso e obediente Lobo do Gelo… e à noite, com outro nome, ele se tornava algo totalmente diferente. Mas Fenris acabaria tendo de responder pelas próprias ações, assim como as do “Lobo de Ferro”.

 

legion

World of Warcraft: Legion

  • Illidan, por William King. Illidan Stormrage é um dos seres mais poderosos a pisar por toda Azeroth. Ele também é o mais incompreendido. Por trás de sua lenda e de sua missão misteriosa existe uma mente brilhante cujos planos são entendidos por muito poucos – e confiados a menos pessoas ainda. Seu reino de justiça e vingaça acabou de começar.
  • HQ Legion#1: Magni, “Coração de Pedra” (Magni: “Fault Lines”), por Matt Burns e ilustrações de Ludo Lullabi. Há quatro anos que o rei anão Magni Barbabronze foi amaldiçoado quando buscava proteger seu mundo, congelado como uma estátua de diamante no centro da Antiga Altaforja. Agora ele emerge do torpor de seu cristal com um terrível aviso de vindouros tempos sombrios. Será sua filha, Moira, capaz de colocar de lado a dor do passado para perdoar Magni e ajudar a unir seu povo?

 

dalaran-filme

Warcraft: Filme

  • Durotan (Durotan), prequel oficial do filme, por Christie Golden. Quando Guldan, um misterioso forasteiro, chega ao inóspito território ao norte, oferecendo uma terra rica em alimentos em troca da submissão do clã à sua Horda de orcs, o chefe declina. A dignidade de seu povo não está à venda. Assim como sua liberdade. Arauto da morte, a partida de Guldan traz a reboque a morte de Garad e a ascensão de seu filho: Durotan. Agora cabe ao jovem líder manter seu povo unido em um dos momentos mais críticos de sua história. Contra a fome, o inverno rigoroso, a fúria dos elementos e os Andarilhos vermelhos… Será possível?
  • Warcraft: Bonds of Brotherhood, por Chris Metzen e Paul Cornell.  Nessa comic, prequel oficial do filme de Warcraft, descubra como três dos maiores campões de Azeroth forjaram sua primeira aliança. Em uma ação fantástica que se passa décadas antes do filme, os jovens e obstinados Llane, Lothar e Medivh embarcam em uma missão de vingaça que os tornará herois… do tipo que Azeroth irá precisar em sua hora mais escura.
  • Warcraft: Novelização (Warcraft Movie Novelization), por Christie Golden. A pacífica Azeroth se vê à beira da guerra com a invasão de uma raça de guerreiros Orcs invadindo seu planeta. Com um portal ligando os dois mundos, um exército busca a destruição, enquanto o outro encara a possibilidade de extinção. De ambos os lados, dois herois se encontram para decidir o que acontece com os destinos de sua família, seu povo e sua casa. Roteiro do filme no formato de novela, com cenas extras.
  • Por Trás do Portal Negro: Guia ilustrado do filme (Behind the Dark Portal). Lançado pela Legendary Pictures, o livro mostra os bastidores da gravação do filme de Warcraft, bem como os motivos de algumas decisões estratégicas e de roteiro.

Ilustrações e diversos

  • Ultimate Visual Guide.  Criado em colaboração com a Blizzard, o World of Warcraft®: The Ultimate Visual Guide, Updated explora os principais personagens, locais e história épica desse reino assolado por batalhas, e captura a atenção de qualquer aventureiro com seu alto nível de detalhes.
  • The Art of World of Warcraft. Lançado em comemoração aos 20 anos da franquia, contém entrevistas com os desenvolvedores, bastidores e artes nunca antes vistas do universo de Warcraft.
  • The Art of Blizzard Entertainment. Para comemorar os 20 anos da Blizzard Entertainment esse livro nos leva por toda história de suas principais franquias: Warcraft, Starcraft e Diablo através de mais de 700 imagens.
  • World of Warcraft: The Official Cookbook, livro de receitas oficial de World of Warcraft.  
 Além disso, também publicamos aqui no WoWGirl vários artigos sobre a lore geral de Azeroth e personagens específicos. Você confere em nossa página guia de Lore.