X

Na época da BlizzCon, a Christie Golden anunciou que estava trabalhando em um novo livro da franquia Warcraft. Esse livro se chama War Crimes, e está programado para ser lançado nos Estados Unidos em Maio de 2014. Abaixo, uma sinopse do livro:

O brutal Cerco a Orgrimmar acabou. Garrosh Grito Infernal, o orc mais infame em Azeroth, agora está acorrentado. Sua liderança tirânica da Horda foi terminada por seus muitos inimigos, e ele deve responder por seus crimes.
Líderes renomados de todo o mundo se reunem em Pandaria para testemunhar o julgamento de Garrosh. Visões de suas atrocidades passadas estão presentes em detalhes vívidos para que todos vejam. Mas, conforme a história é revisitada, velhas mágoas e memórias amargas vêm à luz, e todos os presentes começam a questionar se qualquer um entre eles é realmente inocente. Tensões crescentes e animosidades começam a tomar conta do tribunal até a beira do caos… enquanto o mundo espera, prendendo a respiração, pelo veredito dos crimes de guerra de Garrosh Hellscream.

Mas segundo Golden, o livro é tudo menos um livro sobre o Garrosh e seu julgamento; O WoWInsider a entrevistou durante a BlizzCon, e nos dá alguns detalhes sobre o que podemos esperar da história:

Nós estávamos pensando quando veríamos outro livro seu! Nos fale mais sobre War Crimes.

Estou muito animada por finalmente poder falar sobre isso, porque eu estou muito animada! Tenho trabalhado no livro desde março, ou foi em março que comecei a ter as ideias para a hisótia. É realmente – o que me deixa mais ansiosa por isso é que esse é realmente um livro corajoso para a Blizzard querer lançar. Nós estamos basicamente vendo um tribunal de crimes de guerra, e veremos o drama na sala de julgamento, e vamos ver todo mundo que está em Azeroth. Todo mundo vai estar em foco. Além disso, também veremos alguns destaques de Warcraft – de Azeroth, de grandes momentos da história, do passado. Como parte da história do livro, acusação e defesa estarão apresentando seus casos, e nós veremos os acontecimentos como realmente se passaram.

Você levou o Garrosh para o lado ~do mal~ em Marés de Guerra. Com que o Garrosh de War Crimes se parece? 

Bom, você sabe, esse é o grande mistério da história! O engraçado é que é o Garrosh quem está sendo julgado, mas tudo é apresentado como o que os outros pensam dele, como os outros o veem e o que os outros acreditam nele.

Então não existe nenhum drama interno do Garrosh? 

Bem no começo do prólogo, o Garrosh está tendo um sonho. Mas além disso, tomei muito cuidado para não entrar na cabeça dele. Porque meu desejo era, você sabe, essa é a vingança por ter que lidar diretamente com o Garrosh por toda essa expansão, e desde quando ele foi apresentado lá em A Ruptura, e em relação a esse personagem, o que todos os outros pensam? Como eles se sentem em relação ao Garrosh? Como eles se sentem em relação a eles mesmos, como eles se sentem em relação ao que aconteceu? E isso é realmente enganoso, porque você pensa “ah, é tudo sobre o Garrosh”, e é mesmo – mas o Garrosh é basicamente um espelho do que está acontecendo com todo o resto.

Parece que esse livro tem potencial pra abarcar muitos personagens – quem a gente pode esperar encontrar nele?

Provavelmente seria mais fácil falar quem a gente não vai ver, porque muito poucos não vão aparecer! Pra começar, todos os líderes de facção estarão reunidos em um só lugar. Então é claro que veremos Garrosh, Thrall, Aggra, e veremos Vol’jin, e Baine, e vamos ver também – nós vamos ver muito da Sylvanas. Sylvanas tem uma história secundária que é muito importante pro seu desenvolvimento como personagem.

sylvanasthronesad

Você acabou de fazer muita gente muito feliz. 

Você sabe, isso foi realmente – quando estávamos brainstorming, uma das minhas ideias era criar essa história secundária com ela, que não vou falar qual é! E eu sei, porque me perguntam o tempo todo “Quando você vai falar da Sylvanas?” Eu coloco minha camiseta da Sylvanas e todo mundo vem “Wuando você vai escrever a história dela?” (risos). Então agora eu posso dizer que vamos ver muito dela, e entrar na cabeça dela, com certeza. Nós vamos ver muito do Anduin, do Varian, e muito da Tyrande também.

O primeiro capítulo é uma descrição das leis, e de como tudo vai funcionar. E nós não vamos usar os termos exatos, mas há – existe um acusador, e existe alguém na defesa. E cada uma das facções deve selecionar alguém pra esses papéis. Através de uma manipulação bem feita, o pobre Baine fica preso defendendo o Garrosh, porque ele é o único que se pode confiar que vai tentar fazer isso de forma justa. E o acusador não é Varian, é Tyrande.

O que faz muito sentido, considerando tudo que acontecem em Ashenvale. 

Sim! Então vamos ver muito dela, e ela não tem aparecido bastante recentemente. Foi bem divertido pra mim, porque tive a chance de escrever todos esses personagens que nunca pude escrever muito sobre, nem aparições rápidas, de pegar suas histórias, e fazer coisas com eles. Como eu disse, isso está sendo feito pra ser um ‘quem é quem em Azeroth’, aí temos todo mundo, todo mundo mesmo – desculpas aos fãs de Lor’Themar, ele está lá, mas os personagens que escolhemos focar eram aqueles que tinham algum tipo de conexão real com o Garrosh. Alguma ligação poderosa – um incidente, uma desfeita, ou uma ferida pessoal. Nós realmente queríamos focar no que os personagens que tem histórias mais fortes com o Garrosh realmente se sentiram. Mas eles estão todos lá – todo mundo está lá.

A narração de um julgamento não parece algo com muita ação – tem algum acontecimento pra agitar as coisas? 

Uma das coisas muito, muito legais que vamos fazer é usar as habilidades da revoada bronze pra mostrar os acontecimentos passados. Para ver os eventos como realmente aconteceram, aqueles grandes momentos – pra que o juri e todo mundo que estiver lá possa assistir. É assim que vamos conseguir a ação lá, visitando esses momentos chave na história, particularmente os que envolvem o Garrosh. Para que não existam mentiras, não existirão testemunhas – essa é a verdade absoluta, exatamente como aconteceu.

Nós veremos alguns desses momentos chave, e acho que vai ser ótimo pra quem não conhece a história – aqueles que chegam no jogo e querem ir direto pro nível 90 – para que eles tenham uma noção dos acontecimentos passados, entender os eventos e porque eles são importantes.

tidesofwarcover580

O livro vai se encaixar na história de Warlords of Draenor, como Marés de Guerra e A Ruptura

É mais como uma ponte. Vai nos levar de um ponto a outro na história.

Thrall passou por muitas coisas nos últimos anos – você acha que ele guarda alguma culpa por ter colocado o Garrosh em seu lugar, pra começo de história?

Thrall vai ser uma testemunha. E isso é tudo que eu tenho a dizer.

Jaina teve momentos muito difíceis e uma trasição forte como personagem em Marés de Guerra, assim como durante Mists of Pandaria. Como a Jaina se parece hoje? 

Ela é uma personagem principal aqui. Vamos ver muito dela, do ponto de vista dela. E – vou soltar uma fofoca aqui – as coisas entre ela e o Kalecgos não andam muito bem, há problemas no paraíso do dragão azul (risos). E sim, todas as coisas com o que ela teve que lidar ela está… pra mim, eu vejo ela como uma guerreira, sabe. Bloqueando um golpe, bloqueando outro golpe, e conseguindo fazer todos esses bloqueios mas ficando cada vez mais cansada. Ela sofreu muito. Mas ela vai ter muito amor e desenvolvimento nessa história.

Eu sei que o Anduin foi meio que criação sua em relação ao desenvolvimento do personagem – ele sofre muito com o Garrosh nessa expansão. Como você acha que isso afetou o otimismo aparentemente eterno dele? 

Você vai – de novo, Anduin é um personagem importante, ele vai receber muito destaque. E ele tem – como eu disse, o Garrosh é um espelho, nós não vamos ver muito dele, ele é meio que um enigma, mas vamos ver os efeitos dele. Vamos ver as ruinas que ele deixou pelo caminho. Anduin, sim, ele tem muito pra pensar sobre. E isso – qual é seu caminho agora? Como ele realmente se sente, quando para pra pensar sobre o que houve? Então nós vamos ver muito dele tentando decidir qual é seu caminho, e sendo modificado por ele.

Quando o livro vai estar disponível?

Nos Estados Unidos, em 6 de Maio de 2014.


A tradução desse livro para o português ainda não foi anunciada, mas assim que tivermos notícias contaremos pra vocês! Eu estou super ansiosa, porque o enredo é realmente ótimo (e Sylvanas S2 S2 amor eterno), e mal posso esperar pra ler!