X
Este é o 1º artigo de 5 posts da série Lista de Masmorras e Raides.

O World of Warcraft tem uma infinidade de masmorras e raides, dos mais variados níveis. Desde a invenção do Localizador de Grupos, a entrada das masmorras virou um dos maiores mistérios do jogo para vários jogadores. Com esse post, começamos uma série que explica e mostra nos mapas onde fica e como entrar em cada masmorra e raid, com o nível de monstros de cada uma. Pra começar, vamos falar das masmorras e raides do Classic, até o nível 60.

Masmorras

Nível: 15 a 21

Localização: Dentro de Orgrimmar, no Antro das Sombras. Jogadores da Aliança conseguem entrar voando, já que não se é desmontado dentro da caverna onde o portal da masmorra fica.

Nível: 15 a 21

Localização: Em Cerro Oeste, nos Reinos do Leste, na parte sul do mapa. O território é da Aliança, mas todos os jogadores podem acessar sem problemas. Essa masmorra também possui a versão heróica para jogadores de nível 85, na expansão Cataclysm.

minas mortas

Nível: 15 a 25

Localização: Nos Sertões Setentrionais, em Kalimdor, na parte sudoeste do mapa. A entrada da masmorra fica dentro de uma caverna, mas não tema: hoje a Blizz é amiga e disponibiliza um mapa quando você entra na caverna, mostrando a localização exata do portal (essa mamata não existia, e que já fiquei perdida lá altas vezes? o/)

caverna ululante

Nível: 16 a 26

Localização: Na Floresta de Pinhaprata, nos Reinos do Leste, na parte sul do mapa.

bastilha presanegra

Nível: 20 a 30

Localização: Dentro de Ventobravo (Floresta de Elwynn, Reinos do Leste), no distrito dos Magos. Jogadores da Horda podem chegar voando direto para o portal da instância.

Nível: 20 a 30

Localização: No extremo oeste de Vale Gris, em Kalimdor.

profundezas negras

Nível: 24 a 34

Localização: No lado oeste de Dun Morogh, em Reinos do Leste. Jogadores da Horda conseguem voar tranquilamente até a porta da instância.

gnomeregan

monasterio escarlate

Nível: 26 a 36

Localização: Nas Clareiras de Tirisfal, em Reinos do Leste, no estremo leste do mapa, no alto. A entrada dos salões é pelos portais da direita, e os Salões Escarlates são a junção da Armaria e da Biblioteca do antigo Monastério Escarlate.

Nível: 28 a 38

Localização: Nas Clareiras de Tirisfal, em Reinos do Leste, no estremo leste do mapa, no alto. A entrada dos salões é pelos portais da esquerda, e o Monastério Escarlate é a junção da Catedral e do Cemitério do antigo Monastério Escarlate.

Nível: 30 a 40

Localização: Sul dos Sertões Meridionais, Kalimdor. O portal fica do lado direito dos urzais.

urzal dos tuscos

Nível: 30 a 40

Localização: Em Desolação, Kalimdor, no extremo oeste do mapa. A masmorra tem duas entradas, dentro da caverna – mas a caverna tem um mapa disponível assim que você entra nela, mostrando os portais.

maraudon

Nível: 35 a 45

Localização: No norte de Ermos, em Reinos do Leste.

uldaman

Nível: 38 a 48

Localização: Sul das Terras Pestilentas Ocidentais, Reinos do Leste.

scolomantia

Nível: 39 a 49

Localização: Estrutura central em Feralas, Kalimdor.

gladio cruel

Nível: 40 a 50

Localização: No norte de Mil Agulhas, Kalimdor.

urzal dos mortos

Nível: 42 a 52

Localização: No noroeste de Terras Pestilentas Orientais, em Reinos do Leste. Tem duas entradas: a principal, nos portões da cidade, e a de serviço, que é um portão encrustrado nas montanhas.

stratholme

Nível: 44 a 54

Localização: No noroeste de Tanaris, Kalimdor.

zulfarrak

Nível: 47 a 57

Localização: É uma das masmorras dentro da Montanha Rocha Negra, nas Estepes Ardentes, Reinos do Leste. A entrada do Abismo Rocha Negra fica no portal de baixo, na estrutura próxima da lava – e não na estrutura central da montanha. Essa masmorra tem um portal interno para a raid Núcleo Derretido, e é pré-requisito para o attunement nencessário para se entrar direto na raid.

rocha negra

Nível: 50 a 60

Localização: No Pântano das Mágoas, em Reinos do Leste. No meio do lago a leste do mapa, entre na estrutura tipo zigurate e desca as rampas até o portal da masmorra.

templo submerso

  • Pico da Rocha Negra

Nível: 55 a 60

Localização: É uma das masmorras dentro da Montanha Rocha Negra, nas Estepes Ardentes, Reinos do Leste. A entrada do Pico da Rocha Negra fica na parte de cima da montanha, e ao entrar na estrutura da montanha você consegue ver um mapa mostrando o portal da masmorra. Essa masmorra tem um portal interno para a raid Covil Asa Negra, e é pré-requisito para o attunement nencessário para se entrar direto na raid.

Raides

Todas as raides são de nível 60. Com a excessão de Ruinas de Ahn’qiraj, que é de 10 jogadores, todas as outras são conteúdo para 40 jogadores – mas podem ser soladas por personagens a partir do nível 85.

A raide fica a Montanha da Rocha Negra, e seu portal direto fica no alto, acessível pelo mapa Garganta Abrasadora, em Reinos do Leste. Caso você não voe ou não tenha o attunement para a raid, você pode acessar ela através da masmorra Pico da Rocha Negra.

covil asa negra

A raide fica a Montanha da Rocha Negra, pela entrada do cenário Estepes Ardentes, Reinos do Leste. Para entrar diretamente nela você deve fazer a missão de attunement, passando pelo Abismo Rocha Negra. Depois do attunement completo, basta falar com o Elfo Sangrento que fica na estrutura inferior da Montanha, perto da lava, para acessar a raid.

As duas raides ficam lado a lado, em Silithus, Kalimdor.   

ahnqiraj

No próximo post, traremos as entradas das masmorras e raides do Burning Crusade, de níveis 60 a 70.

Também temos um vídeo mostrando as entradas das masmorras no continente Kalimdor – em breve publicaremos os outros vídeos!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=GdlCQCTUV2k]