X
Este é o 5º artigo de 5 posts da série Mestre de Batalha.

E assim chegamos ao último artigo da série Mestre de Batalha, e em grande estilo. Na minha humilde opinião, depois do Mestre do Vale Alterac esse é o CB com as conquistas mais complicadas de se conseguir para o Mestre de Batalha, não por serem difíceis e sim por requererem um farm intenso.

Então pra fechar com chave de ouro, falaremos hoje do Mestre da Bacia Arathi (Arathi Basin)!

Não deixe de conferir também o ótimo guia da Jules sobre a Bacia Arathi!

Mestre da Bacia Arathi

Esta é uma das 5 conquistas necessárias para se alcançar o título Mestre de Batalha e a dificuldade pode variar seguindo vários fatores: habilidades pessoais de classe, comprometimento do time, dentre outras coisas. As conquistas são:

As Conquistas O Profanador (H) e Cavaleiro de Arathor (A) não contam para o Mestre da Bacia Arathi, no entanto contam para as conquistas O Conquistador (H) e Justicar (A). Saiba mais sobre esta e outras reputações de CBs no post da Sara 🙂

Conquistas

A defesa é o melhor ataque

Defender 3 bases em uma mesma batalha na Bacia Arathi.

A menos que você seja um ladino (como sempre hahah) você terá um trabalho extra nessa conquista. Ela depende diretamente da quantidade de pessoas defendendo uma bandeira recém capturada ou da sua capacidade de mover-se “furtivamente”. Enquanto tentar essa conquista, recomendo muito ter várias Poção Inferior de Invisibilidade (15 segundos) ou Poção de Invisibilidade (18 segundos) na mochila.

Você pode também guardar uma base e permanecer escondido próximo a ela enquanto o inimigo a captura. Mas essa é uma estratégia bastante arriscada, e você pode não ter a chance de capturá-la novamente, ainda mais se estiver em desvantagem numérica ou não conseguir garantir dano o suficiente para matar o inimigo a tempo da recaptura.

Importante: Essa conquista só conta para a defesa de bandeiras, ou seja, aquela bandeira que previamente estava no controle de sua facção e foi recentemente capturada. Exemplo abaixo:

Arathi Basin

Na imagem acima, a Fazenda (Farm) que estava sob controle prévio da Aliança foi recentemente capturada pela Horda. Após recapturada, cada bandeira tem o prazo de 1 minuto para recaptura. Caso não aconteça, a Horda a controlará, e tentar pegá-la novamente contara como ataque, e não defesa. A defesa sempre deve ocorrer em bases que estejam em processo de captura, indicada pelo ícone meio colorido no mapa.

De uma coisa eu sei: enquanto tenta essa conquista (porque sim, você provavelmente terminará o CB com duas defesas muitas vezes antes de consegui-la ><“), certamente juntará bastante defesa para a conquista Ao resgate!

Ao resgate!

Defender e recapturar a bandeira de uma base na Bacia Arathi 50 vezes;

Você conseguirá essa conquista a medida que ir recapturando bandeiras para sua facção enquanto tenta as conquistas A defesa é o melhor ataque e Estrela da Bacia Arath. São necessárias 100 vitórias para o Veterano deste CB, então sempre tente recapturar uma base em cada um para conseguir esta conquista.

Avaria da Bacia

Atacar 3 bases em uma mesma batalha na Bacia Arathi.

Essa conquista é um pouco mais prática do que a de defender bandeiras, no entanto é complicada de qualquer modo. Minha dica pessoal para esta conquista é: sempre tente capturar a primeira bandeira próxima à sua base no início do CB. Algumas classes tem alguma vantagem no nível máximo para fazer essa conquista, como paladinos e a habilidade passiva O Coração do Cruzado e Cavaleiros da Morte com a habilidade passiva Sobre um Cavalo Pálido. Ambas habilidades aumentam a velocidade de montaria das classes mencionadas, então a chance de um dos dois tentarem capturar a bandeira antes é grande. Se você for um Paladino ou Cavaleiro da Morte, você quase sempre terá a primeira bandeira garantida para sua conquista. ^^

A captura conta sempre em bases que ainda não tenham sido capturadas (em cinza no mapa) ou bases controladas pela facção oposta.

Arathi Basin

Na imagem acima, a Mina de Ouro (gold mine) está sobre controle total da Aliança. Caso um membro da Horda a pegue, contará como captura e não defesa.

Dica pessoal: após o início do CB, tente sempre manter controle da Serraria. De lá é possível ter uma noção de quantas pessoas estão atacando e/ou defendendo três outras bases: Estábulos, Ferraria e Fazenda. Caso não veja ninguém da facção oposta defendendo uma dessas bases, corra e tente capturá-la. Na minha opinião essa é a melhor estratégia para essa conquista :).

Capitão Captura

Tomar 50 bandeiras na Bacia Arathi.

Assim como a conquista Ao resgate!, você conseguirá essa conquista a medida que for capturando bandeiras para sua facção enquanto tenta as conquistas Avaria da Bacia e Estrela da Bacia Arath. São necessárias 100 vitórias para o Veterano deste CB, então sempre tente capturar uma base em cada CB para conseguir esta conquista.

Estrela da Bacia Arathi

Atacar e defender 2 bases em uma mesma batalha na Bacia Arathi

Na minha humilde opinião de bruxa-que-não-é-ladina-e-não-tem-furtividade essa é uma das conquistas mais ‘capengas’ de se conseguir neste Campo de Batalha. Mais difícil até que capturar 3 bases ou defender 3 bases. Ela requer ambas as condições, então pode ser bastante complicada de se conseguir. Provavelmente terá bastante trabalho.

Abaixo, deixei uma estratégia pessoal para tentá-la:

Arathi Basin All Stars

No exemplo, sou uma jogadora da Horda que tentarei atropelar Paladinos e Cavaleiros da Morte para tentar chegar primeiro e capturar a Fazenda (ataque 1). Após capturá-la, meu segundo passo e ir para Serraria, onde possivelmente alguns outros companheiros da Horda já estarão em uma batalha frenética por essa base. Chego e vou diretamente a bandeira para capturá-la. Caso o seu time esteja em desvantagem, ajude a eliminar alguns inimigos para evitar interrupções durante a captura (ataque 2).

Após a captura, afaste-se um pouco da base e espere até que um inimigo venha capturá-la. Aguarde o final da captura, mate-o e pegue novamente a bandeira (defesa 1). Fique de olho na Fazenda. Caso não esteja guardada, espere até que um inimigo corra até lá para capturá-la. Lembre-se sempre que, caso precise entrar em combate para a defesa de uma bandeira, não esteja em desvantagem numérica. Corra para a Fazenda enquanto o inimigo a captura, mate-o, e recapture a bandeira (defesa 2).

Nessa estratégia estou assumindo um cenário comum enquanto Horda na Bacia Arathi, mas caso queira tentar a própria sorte, a melhor base para permanecer é Ferraria (blacksmith – BS). Dela você tem um caminho mais curto para as demais 4 bases e a recaptura pode ser mais rápida também.

Adoraria ouvir novas estratégias para essa conquista. Ela me deu bastante trabalho por muito tempo e, caso tenha alguma dica pessoal, não se acanhe de compartilhá-la!

Assassino da Bacia Arathi

Em uma mesma batalha na Bacia Arathi, matar cinco jogadores honrosamente em cada um das bases.

Para esta conquista, quanto mais o CB demorar, melhor. Ela pede que consiga cinco Abates Honrosos (Honorable Kills) e não o Golpes Fatais (Killing Blows) em cada uma das bases do Campo de Batalha. Particularmente, recomendo sempre tentá-la primeiro na Mina de Ouro ou Serraria, pois ambas facções sempre tentam controlar esta base no início do CB. Após isso tente sempre dirigir-se à base que esteja em combate.

Dica: Uma coisa que ‘atrai’ bastante o inimigo é a captura de uma bandeira previamente controlada por ele. Causa a discórdia e capture uma bandeira enquanto aguarda a chegada dos inimigos. Lembre-se sempre de chamar no chat do campo de batalha aliados para ajudar a ‘defender’ sua nova captura hihihi.

Certifique-se de marcar a conquista para ser visualizada em seu Registro de Missões (Quest Log) e saber do progresso de cada torre.

Perfeição da Bacia Arathi

Vencer na Bacia Arathi com um placar de 1600 a 0.

Começando a série “Por que preciso depender do meu time? =/” de conquistas, essa é definitivamente uma das mais complicadas de se conseguir. Ela requer total coordenação do grupo e um burst de ataque bastante intenso. Após o início do CB, seu time tem um minuto para evitar que o time adversário pontue, isso porque o controle de cada base é completado após 1 minuto de sua captura. Para tentar essa conquista, pense na seguinte estratégia (feita baseada na Horda, mas basta ‘invertê-la’ para se ter uma igual noção para a Aliança):

1º passo: garantir o domínio de todas as bases, de preferência ao mesmo tempo ou em intervalos curtos

Arathi Perfection 1

No mapa acima, os pontos vermelhos indicam DPSs e os azuis, curadores. Divida seu time de modo que todas as bases (exceto a Fazenda, que provavelmente não será assaltada a princípio) seja atacada ao mesmo tempo e com quantidades semelhantes de jogadores. Certifique-se de mandar ao menos um curador para as 3 bases que provavelmente terão bastantes inimigos (no nosso exemplo Serraria, Mina de Ouro e Estábulos, base “principal” da Aliança. Após matá-los, como não terão nenhuma base capturada, o ponto de respawn será o Salão dos Matatroll, próximo à Estábulos.

2º passo: evitar que o inimigo cruze o campo de batalhas para assaltar alguma base

Arathi Perfection

Após capturar todas as bases (preferencialmente ao mesmo tempo), o controle do CB deve ser feito em um esquema semelhante ao representado na imagem acima: Pelo menos uma pessoa deve guardar as demais bases e todo o resto do time deve focar em não deixar que o inimigo saia de seu ponto de respawn. Muito cuidado com jogadores que possuem habilidades para andar sem serem detectados como Ladinos, Druidas e Caçadores.

A conquista pede que ganhe de 1600 pontos a 0, então caso perca alguma base durante esse tempo, envie imediatamente reforços para a base atacada e assim evitar que o inimigo pontue após um minuto da captura. Mantendo as 5 bases sem que o inimigo pontue fará com que ganhe também a conquista Vamos acabar logo com isso.

Vamos acabar logo com isso

Vencer na Bacia Arathi em no máximo 6 minutos

A única maneira de ganhar esta conquista é controlando cinco bases na Bacia Arathi por um minuto. Controlando quatro bases, você ganhará um total de 1200 pontos em 6 minutos (4 bases, 10 pontos a cada 3 segundos), o que faz com que o tempo pedido pela conquista acabe. Controlando cinco bases, você ganhará 1800 pontos por minuto de controle das cinco bases (5 bases, 30 pontos a cada 1 segundo). Você precisa de 1600, então a conquista é garantida.

Como ao controlar 5 bases você simplesmente ‘dispara’ na pontuação, você pode controlá-las após até 4 minutos de jogo (lembre-se: cada base, após capturada, demora um minuto para ser definitivamente controlada por sua facção), portanto tente sempre conseguir a captura das 5 bases do jogo o mais rápido possível.

Domínio territorial

Vencer 10 partidas na Bacia Arathi controlando todas as 5 bandeiras.

Conseguir cinco bases neste CB não é tão difícil quanto parece, mas requer o mínimo de coordenação e bom senso de cada jogador para defender as bases que já tem e um bom time de ataque para capturar as bases controladas pelo inimigo. Requer bastante paciência para completar, no entanto não é tão complicado.

Meus movimentos são friamente calculados

Vencer na Bacia Arathi por 50 pontos de diferença ou menos

Parece absurdo, mas a melhor maneira de conseguir essa conquista é manter um jogo empatado até faltarem exatos 1 minuto e 8 segundos para o fim do jogo, e essa é uma estratégia que requer uma coordenação extremamente precisa. A melhor maneira de fazê-lo é capturar duas bases e manter controle da base central, Ferraria, sem capturá-la, como na imagem abaixo:

We Had It All Along *cough*

Vamos assumir o lado da Aliança neste exemplo. Mantenha Estábulos e Mina de Ouro controladas o tempo todo e de maneira alguma permita que o inimigo capture estas bases, pois a contagem citada aqui pode não ser precisa caso isso aconteça. Mantenha um time de defesa na Ferraria mas em momento nenhum capture esta bandeira até restarem 1:08 segundos de jogo. Isso fará com que os dois grupos mantenham a mesma pontuação durante o jogo todo até quando for a captura for necessária.

Ainda seguindo o exemplo do lado da Aliança fique bastante atento aos ataques vindos da Serraria até os Estábulo e dos ataques da Fazenda até a Mina. E cuide, principalmente, para que nenhum inimigo consiga capturar a Ferraria também. Na imagem abaixo é possível ver um bom esquema de defesa até este ponto:

We Had It All Along *cough*

No mapa acima, os pontos vermelhos indicam DPSs e os azuis, curadores. Para saber exatamente quanto falta para o fim do CB, utilize o addon DBM. Ele fornece timers precisos sobre captura, defesa e finalização do campo de batalha, fazendo com que possa controlar exatamente todos os timers que precise para essa conquista.

Quando o addon mostrar 1:08 segundos para o fim do jogo, capture a bandeira da Ferraria. Caso tudo corra certo e mantenha 3 bases controladas a partir deste ponto, o placar final será de 1600 pontos contra 1550 pontos do time adversário, garantindo assim a conquista.

Coordenar esta conquista desta forma pode parecer algo completamente absurdo, mas posso garantir que com 4 amigos decididos a pegar a conquista e uma boa lábia para convencer os demais 10 jogadores aleatórios, ela é possível (sim, foi usando essa mesma estratégia em um premade padrão de 5 pessoas com amigos que consegui a minha ^^).

Vitória resiliente

Vencer uma batalha na Bacia Arathi superando uma desvantagem de 500 recursos.

Controlar essa conquista é tão complicada quanto controlar os pontos necessários para a conquista Meus movimentos são friamente calculados, no entanto é mais simples que esta. Uma estratégia simples que funciona muito bem é deixar o inimigo capturar 4 bases, permanecer na Serraria sem capturar sua bandeira e aguardar o time adversário completar 400 pontos. Exemplificando em imagens, seria algo semelhante a isso (usando como referência a Aliança tentando esta conquista):

arathirv

No mapa acima, os pontos vermelhos indicam DPSs e os azuis, curadores. Após o time adversário completar 400 pontos de recurso capture a Serraria, divida seu time em grupos estratégicos para tomar as demais bases, e ganhe a vitória por 500 pontos de diferença e controlando 5 bandeiras:

Resilient Victory

Como nesse exemplo a Aliança está tentando a conquista, certifique-se de manter a Fazenda bastante protegida, pois o ponto de respawn da Horda é o Covil do Profanador e, sem nenhum cemitério controlado, todo inimigo reaparecerá próximo à Fazenda. Esta foi a mesma estratégia que usei para conseguir minha conquista, e ela funciona perfeitamente. Recomendo que o líder que estiver controlando a estratégia no CB permaneça na Serraria a fim de controlar a movimentação nas demais bases.

Veterano da Bacia Arathi

Conquistar 100 vitórias na Bacia Arathi

Vença na Bacia Arathi 100 vezes. Tenha em mente que todas as Conquistas de Mestre de cada Campo de Batalha requerem 100 vitórias. Ou seja, se acostume com a ideia de que, para o Mestre de Batalha completo, precisará ganhar 500 CBs ou mais :P.

E assim acaba a série Mestre de Batalha :(. Não se preocupem com a conquista Khan, vou fazer os artigos para ela em breve! E me desculpem pelo delay de 2 semanas na finalização desta série, mas sabem como é, sua colunista estava em um período de férias de aniversário, então tirei uma mini folga do site também. No decorrer do ano continuaremos juntos pegando as conquistas possíveis e imagináveis o/

Beijos e boa semana!