X

No meu segundo blog post aqui no site, eu falei sobre a sensação maravilhosa de finalmente ter conseguido o meu tão sonhado fogo verde. Eu consegui fazer as missões ainda no início do Patch 5.2, então pra mim foi uma grande conquista, apesar de ter passado horas no Templo Negro tentando completá-la.

Ainda hoje o último chefe tem as mesmas mecânicas chatas que podem causar wipes bobos, mas sem dúvidas é mais tranquilo, então você que acabou de nivelar seu bruxo/bruxa corra que é tempo de também ter seus feitiços verdinhos e lindos <3.

Neste guia mostrarei o passo a passo para cada etapa, com um vídeo no final sobre a luta pra visualizar tranquilamente como ela funciona. Sim, leitores queridos, mesmo depois de quase um ano upei uma outra bruxinha, desta vez na Aliança, com o objetivo principal de trazer todos os detalhes pra vocês.

Arganthe diz 'OOOOOI!'

Boa leitura!

Do que preciso?

  • Um Tomo Lacrado da Legião Perdida. Este item pode ser obtido de qualquer um dos raros da Ilha do Trovão, e a chance de drop é bastante pequena. Não se preocupe por muitas vezes precisar ‘solar’ cada um destes raros. Hoje poucas pessoas ainda vão na Ilha, e é bem tranquilo encontrar algum por lá e matá-lo sozinho, pois sua vida escala de acordo com a quantidade de pessoas atacando-o. Muitos bruxos que já conseguiram finalizar sua missão conseguem dropar um novo Tome ao matar os raros na ilha, então tente também checar a Casa de Leilões (AH) pra ver se não existe um baratinho por lá. Apenas bruxos podem saquear este item dos raros, mas é possível trocar com jogadores de outras classes;
  • Glifo do Olho de Kilrogg e Glifo de Escravizar Demônio. Estes glifos são muito importantes em duas etapas das missões. Certifique-se de tê-los antes de entrar no Templo Negro;
  • Paciência. Ainda que hoje seja mais fácil completar o último chefe, você precisa fazer toda uma jornada até chegar nesta etapa da missão;
  • Café. Porque café é sempre necessário <3.

Missões

Para abrir o Tomo Lacrado da Legião Perdida basta criar uma Pedra de Vida e usar o item. Ele criará um item de missão, O Códice de Xerrath.

Um tomo Incomum

Fale com seu lacaio demoníaco para determinar a origem do tomo. Cada um de seus lacaios pode falar alguma coisa sobre o livro. Tente primeiro usar o Senhor do Caos para desvendar a linguagem do Tomo e em seguida fale com o o Observador para que ele explique sua finalidade. Ele dará mais detalhes sobre o objetivo do livro.

Leitor da Língua Morta

Leve o códice a um instrutor de Bruxos em sua capital. Os bruxos de Ventobravo ficam na parte subterrânea, dentro de um bar chamado O Cordeiro Imolado. O PNJ com o qual precisa falar é o Sandahl. Na Horda existem duas opções: uma em Orgrimmar, no Antro das Sombras com Zevrost e outra na Cidade Baixa no Distrito da Magia com Kaal Ceifalma.

Um conto de seis Mestres (H) / Um conto de seis Mestres (A)

Leia o primeiro capítulo do Legado dos Mestres. Os livros são encontrados facilmente próximos aos treinadores que dão as missões:

orgrimmar

stormwind

undercity

O conto do livro vale a leitura, mas se quiser apenas encontrar o livro e continuar sua sequência de missões, não se preocupe! Você pode voltar nos mesmos locais depois e lê-los novamente (mesmo que não seja um bruxo). A missão também dá como recompensa o Legado dos Mestres (Parte 1) para que possa guardar :).

Nota: No Wowhead existe a menção à duas outras missões após esta, no entanto ainda no Patch 5.2 não me recordo de tê-las feito para continuar a chain. As missões são Cace Helheim e Elimine Selenora, no entanto ao fazer a sequência recentemente (fevereiro/2014), fui instruída para a missão seguinte, Procurando as pedras da alma.

Procurando as pedras da alma

Leia o Diário de Jubeka e use as pistas contidas nele para localizar os 4 fragmentos da Pedra da Alma. Todas as pistas estão no diário e, baseada nelas é possível encontrar facilmente cada um dos fragmentos. Todos eles, exceto pelo Fragmento do Fogo do Inferno tem um pequeno roleplay que deve ser assistido. Veja nos mapas abaixo a localização exata de cada um deles (clique para ampliar):

 Fragmento do Fogo do Inferno [61,37]

 Fragmento da Lâmina Afiada [77,31]

 Fragmento Eternévoa [53,21]

 Fragmento Lua Negra [42,45]

Busque o sinal

Após pegar cada um dos fragmentos, você deve ir até o portão do Templo Negro e visualizar a marca de Jubeka nele. Quando você está com essa missão e chega no local, pode acontecer de tudo que está lá próximo sumir, devido ao phasing da missão. Caso isso aconteça, volte um pouco e vá andando até o portão. Assim que conseguir chegar até a entrada e visualizar a marca, a missão é concluída.

mark

Infiltrando-se no Templo Negro

A partir desta missão, você poderá entrar em um Cenário solo com o objetivo de descobrir quais os objetivos do conselho no Templo Negro. Esta é a última missão da série, no entanto dentro do cenário é preciso fazer diversas coisas antes de chegar no último chefe.

Estágio 1 – Entre no Santuário das Sombras

Ao entrar no templo você verá diversos Primevista Grislíngua patrulhando na entrada. Cada um tem um grande círculo vermelho em volta indicando que nesta área você pode ser pego. Basta apenas esquivar todos até chegar próximo à rampa, onde estão outros três Primevistas cobrindo-a completamente. Para atravessar, basta chegar perto de um Trabalhador Grislíngua para que ele chame a atenção de um deles para atravessar. Não ataque o trabalhador, apenas chegue perto o suficiente para ser visto e fazer com que ele peça por ajuda. Atravesse pelo espaço seguro que foi aberto.

Estágio 2 – Busque sinais da Presença do Conselho

Entre no Templo e vá em direção à escadaria. Continue evitando qualquer Primevista Grislíngua no caminho. Ao chegar no topo da escada é possível ver um pergaminho. Após abri-lo você será atordoado (calma, não é um ladino, ufa!) por 10 segundos e Akama aparecerá. Basta falar com ele para continuar a jornada e ser ‘liberado’ provisoriamente no Templo.

Estágio 3 – Siga Akama até o Santuário das Almas Perdidas

Siga Akama até chegar na passagem para o Santuário e pare exatamente onde ele parar. Não tente atravessar até o Santuário das Almas imediatamente.

Estágio 4 – Descobrir o plano do Conselho

Esta área está protegida por algumas ‘paredes’ invisíveis e, ao tocá-las, um Fragmento de Alma Voraz apareça. Certifique-se de ter em seu inventário de glifos o Glifo do Olho de Kilrogg. Ele faz com que o Olho de Kilrogg mova-se um pouco mais rápido e que possa usá-lo para posicionar um Círculo Demoníaco no caminho. Ele é bastante útil para visualizar as áreas seguras e se deslocar sem risco de encostar numa destas paredes. Sempre mate qualquer Fragmento de Alma Sofredora que estiver no caminho.

eyeofkilrogg

As paredes invisíveis estão dispostas até o final da rampa. Vá fazendo o caminho com o Olho de Kilrogg e Fragmento de Alma Sofredora para chegar seguro até o fim do Santuário. Lá você verá outro roleplay com Jubeka e Kanrethad antes do primeiro chefe do Cenário, a Essência da Ordem, apareça.

Estágio 5 – Derrote a Essência da Ordem

A luta é bastante simples, basta apenas atacar o chefe e evitar as linhas que a Feitichama deixa no caminho (após o lançamento desse feitiço dê dois passos para o lado, assim sobre bastante espaço para se mover se necessário). Tente interromper o Fogo do Inferno sempre que possível. Em alguns momentos da luta a Essência da Ordem evocará várias Almas Perdidas para auxiliá-la. Caso esteja na especialização de Destruição, aproveite estes adds para gerar brasas ardentes, e mate-as assim que possível.

Assim que matar a Essência, saqueie o Âmago das Almas Potencializado.

Estágio 6 – Fuja do Santuário das Almas Perdidas

Volte por onde veio, mas desta vez não será necessário usar o Olho de Kilrogg. Nesta altura do cenário, vários demônios estarão no caminho, mate-os para atravessar. Todos são bastante simples de se matar, mas tome cuidado particularmente com o Centurião Livre e evite puxar mais do que um por vez e tente sempre não ficar em sua frente.

Estágio 7 – Saquear o Covil dos Prazeres Mortais

Neste momento Akama pedirá que o ajude a salvar alguns de seus homens, mas ao tentar segui-lo automaticamente você irá parar para evocar seu Diabrete ou Diabrete Vil. Sim, porque bruxos são criaturas extremamente gananciosas, e seu Diabrete sabe disso! Nesta hora você aceirará uma nova missão, Saqueando o Templo Negro e ganhará 8 minutos para pegar tudo o que puder do chão. Não se preocupe em chegar no fim do Covil antes deste tempo, o timer que a missão dá é apenas para que os itens no chão estejam disponíveis para saque, então não precisa ter pressa :).

Após saquear tudo, no fim do Covil estará um grande baú. Clique nele para ‘avaliar’ tudo o que saqueou do Templo e trocar por itens cinzas que de fato podem ser vendidos. Quanto mais itens pegar, mais ouro é possível ganhar do saque.

Estágio 8 – Leve o Âmago das Almas Potencializado ao Ápice do Tempo

Depois de sair do Covil, teoricamente é preciso correr toooda o resto do Templo até chegar ao Ápice, mas assim que entrar no corredor à direita você é automaticamente teleportado para a escadaria que leva ao topo do Templo. Suba as escadas para entrar no próximo e último estágio do cenário.

Estágio 9 – Derrotar Kanrethad

Hora de de preparar para a luta final das missões do fogo verde. Depois de andar por toda Terralém e Templo Negro, finalmente chega o último desafio, derrotar Kanrethad Ebanez.

Luta – Kanrethad Ebanez

Felizmente, por mais que a luta seja cheia de detalhes e bobeirinhas pra se prestar atenção, ela é totalmente repetitiva. Nada é inesperado e todas as situações podem ser controladas facilmente.

Não se preocupe tanto também com nível de equipamentos. Hoje é possível fazer a luta com itens de localizador de raides do Trono do Trovão, Cerco a Orgrimmar e itens da Ilha Perene sem muita dificuldade. Tenha apenas certeza de encantar e gemar seu equipamento para ter um resultado melhor.

Fiz um vídeo mostrando algumas informações importantes para a luta, e o combate em si:

No vídeo, fiz a luta usando Destruição como spec. Você pode fazer com a especialização que mais se sentir confortável, mas como Destro é provável que será bastante fácil, ainda que não seja sua principal especialização. Meu nível de equipamento na luta era 515 (veja aqui a lista de equipamentos que utilizei).

Talentos recomendados:

  • Sorvo de Alma: esse talento faz com que 10% do dano causado pelas habilidades Incinerar, Chama Vil, Sombra Ardente e Seta do Caos sejam absorvidos, criando um escudo deste valor. Como você lançará estas habilidades o tempo todo, o escudo criado ajuda a absorver parte dos danos periódicos e diretos causados pelo chefe a luta toda;
  • Fúria Sombria: stun em AOE que ajuda bastante na hora que a matilha de Caçadores Vis aparecerem;
  • Pacto Sacrificial: sacrifica 25% de sua vida (usando Grimório de Sacrificar) em troca de um escudo equivalente a 400% o valor da vida sacrificada. Bastante útil em situações onde não vai ser possível correr da Seta do Caos lançada pelo chefe;
  • Livre Vontade: esse talento remove qualquer efeito que possa causar perda de controle ou prejudiquem o movimento, mas nesta luta em particular ajuda a remover parte dos debuffs lançados pelo chefe;
  • Grimório de Sacrificar: você controlará um Lorde Abissal do início ao fim da luta, então não há necessidade de usar algum demônio convencional. Além disso, use este grimório sacrificando o Diabrete para ganhar a habilidade Devorar Magia, útil para os debuffs;
  • Astúcia de Kil’jaeden: essa luta tem bastante movimentação, então poder lançar Incinerar enquanto anda é bastante útil.

Macros úteis

Escravizar demônio
#showtooltip Escravizar Demônio
/tar Lorde
/stopcasting
/cast Escravizar Demônio

Essa macro faz com que pare qualquer lançamento de feitiço para escravizar o Lorde Abissal antes que ele use investida em você. Lembre-se de estar com o Glifo de Escravizar Demônio, ele reduz pela metade o tempo de lançamento.

Investida
/cast [@focus] Investida

Essa macro fará com que use a habilidade Investida do Lorde Abissal no seu focus, neste caso, Kanrethad. Extremamente útil para quando o chefe começar a lançar o Cataclismo.

Descrição da luta

Nos primeiros 30 segundos de luta Kanrethad não fará praticamente nada. Coloque-o em focus. Aproveite para usar seus cooldowns de dano e bater o máximo possível no chefe antes que ele invoque o Lorde Abissal. Assim que ele aparecer, use sua macro de escravizar demônio para controlá-lo e coloque-o em modo ajudar.

A partir dai o chefe constantemente lançará habilidades como Semente da Destruição TerrívelChuva de FogoMaldição da Ruína Final e Fogo d’Alma constantemente. Lembre-se sempre de usar as habilidades Devorar Magia e Livre Vontade para limpar os debuffs deixados por ele. Dica: o Lorde Abissal tem também a habilidade Sopro de Chama Vil, que além de causar dano em qualquer inimigo limpa todos os efeitos mágicos do bruxo. Só é necessário estar em frente ao sopro remover os debuffs. Eventualmente Kanrethad também lançará a Seta do Caos, evite-a dando LoS na habilidade ou usando Pacto Sacrificial.

Após 1 minuto de luta Kanrethad irá evocar 60 diabretes. Faça com que o Lorde Abissal use o Sopro de Chama Vil neles e mantenha a Chuva de Fogo para gerar brasas ardentes. Lance Incinerar e Conflagrar + Fogo e Enxofre para matá-los rapidamente.

A próxima habilidade usada pelo chefe será o Cataclismo. Use a Investida do Lorde Abissal para interrompê-lo imediatamente.

Depois de algum tempo ele evocará 3 Caçadores Vis. O problema destes adds é que eles cortam o efeito de controle do Lorde Abissal, então enquanto o chefe os invoca, certifique-se de afastar o Lorde Abissal para alguma área distante da sala, como no esquema abaixo:

schema2

Mate os caçadores vis o mais rápido possível e, caso perca o controle do Lorde Abissal, use a macro para controlá-lo novamente. Caso tenha dificuldades para matar os caçadores rapidamente tente controlá-los usando Fúria Sombria e Uivo do Terror enquanto mata um por um.

Após isso o chefe usará o Cataclismo. Interrompa-o com a macro de Investida.

A próxima habilidade que o chefe lançará é Evocar Senhor da Perdição. Para evitar que este add foque em você use habilidades como o Abalo Anímico para fazer com que ele ataque o Lorde Abissal e Banir para deixá-lo um pouco fora de combate e focar apenas no chefe. Não tente matar este add também, é total perda de tempo.

Continue a causar dano no chefe e, após usar todas as habilidades acima, ele começará um novo ciclo ao evocar mais diabretes, assim repetindo todas as habilidades já listadas.

A luta tem muitos detalhes mas, mesmo que morra eventualmente, continue tentando até pegar o ritmo do chefe e aprender a lidar com cada uma das suas habilidades. A parte mais preocupante de fato é quando ele chama os caçadores vis, pois há um grande risco de perder o controle do Lorde Abissal. É importante mantê-lo longe para ganhar algum tempo e não tomar uma Investida enquanto ainda tenta matá-los :).

Outras dicas úteis

  • Tente sempre usar seu Portal Demoníaco para evitar o dano da Seta do Caos e Círculo Demoníaco: Teleporte para voltar para perto do chefe.;
  • O Lorde Abissal possui uma habilidade chamada Sifão Demoníaco, que cura 200 mil pontos de vida e possui um tempo de recarga curto. Use sempre que possível e principalmente nas horas de dano alto. Use Sopro de Chama Vil para limpar seus debuffs com frequência também;
  • No início da luta, o chefe vai para o meio da sala e lança um Cataclismo “fake” não é preciso interrompê-lo pois ele não finalizará essa habilidade;
  • Cada vez que Kanrethad é interrompido pelo Lorde Abissal com a investida, ele recebe 100% a mais de dano, então tente usar seus cooldowns de dano e habilidades mais fortes após interromper o Cataclismo;
  • Caso queira fazer uma pausa pra dormir, bater a cabeça na parede ou pegar mais café você pode sair do cenário e voltar quando quiser neste mesmo ponto também. Basta ir até a entrada do Templo Negro e clicar novamente na Marca da Jubeka.

Matei  o chefe e peguei o fogo verde, mas mudei de ideia e quero meu fogo vermelho de volta. Como proceder?

Você pode ir a qualquer minuto na Mão de Gul’dan, Vale da Lua Negra [42,43] e pedir para Jubeka remover a corrupção de você, mas isso vai custar uma bagatela de 500g :(. Para habilitá-lo novamente, é só clicar na “estátua” do Kanrethad no mesmo lugar.

smv

Arganthe tarda mas não falha. Espero que o guia não tenha chegado muito tarde para vocês e que muitos bruxos ainda consigam seu tão sonhado Fogo Verde. Boa jornada e bom fim de semana!