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Este é o 10º artigo de 20 posts da série Warlords of Draenor: Patch notes 6.0.

Confira as Patch Notes de Warlords of Draenor para as mudanças de Monges.

Mudanças Específicas:

Os Monges, novidade de Mists of Pandaria, acabaram se mostrando uma classe muito gostosa de jogar. Os Cervejeiros permaneceram sólidos ao longo de toda a expansão. Os Andarilhos do Vento precisaram de um ajuste aqui, outro ali, especialmente na Maestria, e ainda têm um punhado de coisas que queremos melhorar, mas, de modo geral, funcionaram bem. Os Tecelões da Névoa foram meio irregulares, um misto de fraqueza e força ao longo da expansão. A maioria das modificações foi feita nos Tecelões, para tentar deixá-los do jeito certo.

No meio da expansão, ficou claro que o mana não era tão útil para os Tecelões da Névoa. Tentamos fazer alguns ajustes para resolver a questão, mas percebemos que, àquela altura, isso seria trabalhoso demais. Decidimos ignorar esse problema por ora e configurá-los sem nos importar muito com o mana e com o Espírito (depois de chegarem aos equipamentos épicos).

Agora que temos tempo para retocar as coisas e para fazer equipamentos novos para os Tecelões, vamos fazer as modificações necessárias para acertá-los. Inicialmente, experimentamos dar uma recarga global de 1 segundo a eles, como a do Ladino, para o combate parecer mais ágil. Vimos que era um coisa difícil de equilibrar. A Aceleração é boa para os curadores, porque reduz não só o tempo de lançamento, como também a recarga global. Logo, a Aceleração não era tão útil para os Monges quanto para os outros curadores. Exploramos algumas opções, mas acabamos mudando a recarga global central dos Tecelões de 1 segundo para o 1,5 segundo padrão, que poderá ser reduzido pela Aceleração. A princípio, pode parecer irritante, mas estamos certos de que será melhor a longo prazo.

  • Todas as habilidades do Tecelão da Névoa passam a ter 1,5 segundo de recarga global (antes era 1 segundo).
  • Postura da Serpente Sábia não aumenta mais em 50% a Aceleração dos itens.
  • Concentração e Harmonia é uma nova habilidade passiva dos Monges Tecelões da Névoa.
    • Concentração e Harmonia: Efeitos de aceleração reduzem a recarga global de seus feitiços e habilidades.
  • Raio Jade Crepitante não gera mais Chi para os Monges Tecelões da Névoa.
  • Bruma Calmante não gera mais Chi para os Monges Tecelões da Névoa.
  • Chá do Foco do Trovão passa a fazer com que a Brumas da Renovação seguinte se propague até 4 vezes (antes fazia a Corrente Ascendente seguinte renovar a duração de Brumas da Renovação em todos os alvos).
  • Ao expirarem, Esferas Curativas agora curam em 100% (era em 50%) da cura normal um aliado num raio de 12 m (antes eram 6 m).
  • Detonar Chi é um novo feitiço disponível para o Tecelão da Névoa:
    • Detonar Chi: Detona instantaneamente todas as suas Esferas Curativas, fazendo com que cada uma cure um aliado a um raio de 12 m da esfera. Recarga de 15 s.

Outro problema do Tecelão da Névoa é a Eminência, que nunca funcionou do jeito que a gente queria. A ideia era criar uma estratégia alternativa de jogo para realizar o sonho de curar causando dano — sabemos que vários jogadores têm esse sonho —, e uma nova classe seria a oportunidade perfeita para concretizá-lo. Foi difícil equilibrar duas estratégias de jogo em uma especialização só (Eminência e Tecendo a Névoa tradicional, que cura lançando feitiços de cura), pois não queríamos que os jogadores pegassem as melhores partes dos dois lados e acabassem com uma especialização superior. O caso mais flagrante foi o “Jabe-Jabe-Corrente Ascendente”. Para resolver o problema, vamos dar duas posturas ao Tecelão da Névoa. A Postura da Serpente Sábia vai continuar sendo a postura para desempenhar a Tecendo a Névoa tradicional. A nova postura da Garça Impetuosa vai servir para usar Eminência. Dá para trocar de postura à vontade, a custo de uma recarga global e do Chi acumulado. O objetivo da Garça Impetuosa é deixar o Tecelão da Névoa trocar a cura por dano, ficando no meio do caminho entre um personagem curador e um personagem ofensivo.

Também aprimoramos todas as Esferas Curativas do Monge. Quando só estiver precisando de um pouco de cura e encontrar várias de uma vez, elas não serão desperdiçadas. Além disso, melhoramos bastante o efeito das Esferas Curativas do Tecelão da Névoa quando expiram. E também tornamos as Esferas Curativas Pós-vida coerentes com o resto da classe.

  • Quando o jogador encontrar várias Esferas Curativas de uma vez, só consumirá a quantidade necessária para encher seus pontos de vida (em vez de todas, caso o jogador esteja ferido).
  • Esferas Curativas da Dádiva da Serpente, ao expirar, passam a curar um aliado ferido num raio de 12 m (antes eram 6 m) em 100% (antes era 50%) do efeito normal.
  • A Esfera Curativa do Pós-vida passa a curar a mesma quantidade das outras Esferas Curativas (em vez de curar 15% do máximo de pontos de vida).

Também demos uma polida no Mestre Cervejeiro e no Andarilho do Vento. Facilitamos o uso de Tempestade, Terra e Fogo, Transcendência e Toque da Morte.

  • Transcendência: Transferência não tem mais custo de energia, nem de mana.
  • Tempestade, Terra e Fogo não tem mais custo de energia e fica fora do GCD.
  • Toque da Morte passa a poder ser usada em alvos com 10% ou menos dos pontos de vida, ou alvos que estejam com menos pontos de vida do que o seu máximo de pontos de vida. As regras contra jogadores permanecem inalteradas.
  • Punhos da Fúria passa a causar dano integral ao alvo primário. Alvos adicionais continuam recebendo dano colateral.
  • Glifo do Olho de Boi faz com que a Estátua do Boi Negro emita, passivamente, uma pequena quantidade de ameaça a todos os inimigos em um raio de 30 m.

podando

Uma série de habilidades foram substituídas ou excluídas para melhor performance e para consolidar melhor as habilidades de cada especialização:

dadiva

Um novo rol de Talentos também foi adicionado ao nível 100. Para fins de teste, eles estão disponíveis a partir do nível 90 por enquanto.

As Dádivas de Draenor são um novo recurso para recompensar o ganho de níveis. Entre os níveis 91 e 99, você ganhará as 9 Dádivas de Draenor em ordem aleatória. Cada classe e especialização tem um conjunto de 9 Dádivas de Draenor. Para isso, adicionamos talentos de nível 100 a todas as classes e as Dádivas de Draenor serão dadas a todas as classes, sendo recebidas dos níveis 91 a 99.

Todas as especializações:

Mestre Cervejeiro

  • Bafo de Onça Aprimorado: Seu feitiço Bafo de Onça agora sempre aplica efeito de dano periódico ao alvo.
  • Guarda Aprimorado: Guarda agora possui duas cargas.
  • Névoa Estonteante Aprimorada: Névoa Estonteante não possui mais nenhum custo de energia.
  • Pancada de Barril Aperfeiçoado: Dano de Pancada de Barril aumentado em 20%.
  • Cerveja Elusiva Aprimorada: Cerveja Elusiva agora aumenta a chance de esquiva por um adicional de 5%.
  • Postura do Boi Resistente Aprimorado: Aumenta o bônus de vigor da Postura do Boi Resistente em 20%.

Tecelão da Névoa

  • Expelir o Mal Aprimorado: Aumenta o dano e cura de Expelir o Mal em 20%.
  • Névoa Renovadora Aprimorado: Aumenta a duração da Névoa Renovadora em 2 segundos.
  • Bruma Ascendente Aperfeiçoado: Aumenta a cura de Bruma Ascendente em 20%.
  • Casulo de Vida Aprimorado: Reduz o tempo de recarga do Casulo de Vida em 20 segundos.
  • Bruma Calmante Aprimorado: Aumenta a cura da Bruma Calmante em 20%.
  • Palma do Tigre Aperfeiçoado: Aumenta o dano da Palma do Tigre em 20%.

Andarilho do Vento

  • Cerveja Energizante Aprimorado: Enquanto Cerveja Energizante estiver ativa, sua chance Ataques Múltiplos é aumentada em 15%.
  • Chi Aperfeiçoado: Aumenta o máximo de Chi em 1.
  • Chute Giratório da Garça Aperfeiçoado: Chute Giratório da Garça agora causa dano com o dobro da velocidade, mas sua duração é reduzida em 50%.
  • Chute do Sol Nascente Aperfeiçoado: Dano do Chute do Sol Nascente é aumentado em 20%.
  • Punhos da Fúria Aperfeiçoado: Dano de Punhos da Fúria é aumentado em 20%.
  • Palma do Tigre Aperfeiçoado: Aumenta o dano da Palma do Tigre em 20%.

Fonte: Site Oficial e MMO-Champion