X

Na última sexta feira Cory Stocktorn estava, como sempre, respondendo perguntas de jogadores em seu twitter quando deu uma informação que criou polêmica nos fóruns: as cidades-santuários das facções não serão mais em Bladespire, na Serra Fogofrio (Horda) e Karabor, no Vale da Lua Negra (Aliança), e sim, nos arredores de Ashran, o cenário PvP da expansão.

Seguem os tweets:

  @Vigilate_MW:  Vocês ainda estão planejando fazer de Karabor e Bladespire cidades “capitais” como Santuário? Vi o interior de Karabor sem textura. Ficou muito legal.

@Mumper: Não, os hubs da Aliança e da Horda serão nos arredores de Ashran.

A primeira preocupação que surgiu foi a possibilidade de, pelas capitais estarem ligadas ao cenário PvP, quem joga em reinos PvE não ter escolha de entrar ou não em combate ao entrar ou sair da cidade. Isso foi esclarecido alguns tweets depois:

@Onichicken79: Espero que as redondezas de Ashran sejam como Dalaran era redondeza de Invérnia, sem pvp forçado.

@mumper: Correto, não haverá PvP forçado nos hubs.

FrostFire_Ridge_Frostfire_Frostfire_AD_14

Ainda assim, a mudança deixou muita gente descontente, por ‘tirar’ das facções construções únicas e lindas (especialmente no caso da Aliança) para nos colocar em cidades ~enlatadas~ em um cenário só. Para tentar apagar o fogo dar uma acalmada no pessoal, o CM Lore  foi ao fórum oficial explicar quais foram as motivações – inclusive relacionadas a Lore – que levaram à mudança (tradução livre):

Originalmente postado por Lore (Forum Oficial)

Certo, tem MUITO mal entendido e informações incorretas por aí, então vou explicar tudo que eu puder.

A história de Warlords of Draenor é sobre o povo de Azeroth (especificamente, a Aliança e a Horda) se aventurando em um mundo desconhecido e criando uma força suficiente para derrubar um inimigo mais forte do que qualquer outro que eles tenham encontrado até hoje, e no território do próprio inimigo. Enquanto certamente algumas alianças serão formadas pelo caminho, e elas serão definitivamente grande parte da história, o tema central é a sua facção lutando pela sobrevivência.

Então, conforme o desenvolvimento foi caminhando, nós chegamos à conclusão de que simplesmente não faz sentido que a Horda e a Aliança gastem tanta energia e recursos construindo uma fortificação em Draenor para, no fim, basear seus esforços na cidade de outras pessoas. Nós não estamos ajudando os Draenei ou os Lobos do Gelo a derrotar a Horda de Ferro – eles é que estão ajudando a gente. Ambas Aliança e Horda têm grandes bases de operação em Draenor, e é a partir delas que as facções devem trabalhar.

Isso, junto com o desenvolvimento das Guarnições integrado às missões e fluxo de acontecimentos da expansão, nos levaram à decisão de desenvolver as bases da Aliança e da Horda em Ashran como os maiores hubs de facção, ao invés de Bladespire e Karabor. Promover a área de world PvP em Ashran é um ótimo benefício, mas não foi o fator decisivo nessa mudança.

Isso dito, o Templo de Karabor e a Fortaleza de Bladespire ainda estarão nos seus lugares. Eles não foram removidos, nem nada do tipo. Você não poderá usar seu banco ou conferir seus leilões por lá, mas eles ainda serão as cidades-casa dos Draenei de Karabor e dos Orcs Lobo de Gelo, respectivamente. Você ainda poderá explorar toda sua glória.

Quanto às bases da Aliança e da Horda em Karabor, permitam-me enumerar alguns fatores-chave que, espero, acabarão com várias preocupações:

– Eles estão localizados em Ashran como uma localização geográfica no mapa, mas não estão dentro da zona de World PvP de Ashran. Eles não estarão sujeitos às integrações de reinos que estamos usando para manter a área de PvP de Ashran populosa, e também não irão ativar o seu PvP em reinos não-PvP.

– Nós também fizemos muitas mudanças na forma que a seleção para o PvP funciona em reinos não-PvP, que remove a “seleção acidental” por habilidades lançadas no alvo errado ou efeitos em área. A não ser que você ligue manualmente o PvP do seu personagem digitando /pvp, você simplesmente não conseguirá atacar jogadores inimigos,  ou curar aliados que tenham habilitado o PvP.

– As bases estarão cheias de guardas, e a única entrada por terra passa diretamente pela zona de world PvP de Ashran (incluindo uma fortaleza enorme). Certamente é possível que alguém da facção oposta a ataque, mas não será mais fácil fazer isso do que é atacar o Santuário da facção oposta no Vale das Flores Eternas.

– Haverá uma opção de viagem rápida entre as bases e sua Guarnição. Você pode viajar até lá rapidamente, fazer seus negócios, e sair novamente, se quiser.

Essa não é uma questão relativa a Bladespire e Karabor serem ou não cidades. Elas são. É só uma questão de se os portais para Orgrimmar e Ventobravo estão lá ou em outro lugar. Você ainda poderá explorar essas cidades, elas ainda terão sua população, e ainda serão tão bonitas quanto elas seriam tendo um NPC de transmog. Nós também estamos ansiosos por ve-las! 

Também foi dito posteriormente que Bladespire e Karabor ainda teriam estalagens, e que os jogadores podem fazer dessas cidades suas casas, se quiserem – mas terão que ir à base de Ashran para ir ao banco, casa de leilões, transmog, portais e outras facilidades.

Pessoalmente, espero que essa mudança realmente não me force a passar por situações PvP – que é um tipo de jogo que realmente não me agrada, e se pudesse, eu passaria toda a expansão sem colocar meus lindos pés de coruja gorda por lá.  Mas as explicações fazem sim sentido, especialmente quando nos lembramos que dificilmente um povo estranho seria aceito tão facilmente no coração dos clãs, com direito a ~doação~ de cidade e tudo.

O que acham?  O choro é livre e todo mundo pode!