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A função de seleção de alvo e foco é sem dúvida uma das coisas mais importantes a se aprender sobre a arena. Felizmente não precisamos mais de macros para isso hoje em dia, já que o próprio jogo têm essas funções nas teclas de atalho.

O Foco é um alvo secundário do sistema usado para manter o controle de um segundo alvo que não seja o atual. O foco é uma espécie de “memória-alvo”, que significa que o alvo pode ser definido em seguida e poderá ser lembrado inclusive com um simples macro após selecioná-lo.

foco

O tempo de resposta no PvP é fundamental. Muitos usam cliques, mas as binds (teclas de atalho) e os caminhos através do mouse são muito superiores.

Nas opções de teclas de atalho temos as seguintes funções de seleção de alvo: inimigo da arena foco 1~5, inimigo da arena alvo 1~5 e geralmente para curandeiros, selecionar integrante 1~4 do grupo.

É muito importante aprender a selecionar os inimigos e aliados por teclas de atalho. Pode ser fatal em arena o tempo que você leva para clicar no personagem do lado esquerdo ou direito da tela de jogo. Aqui o principal ponto é a agilidade.

Outra questão é identificar com rapidez a composição do time adversário. É vital que o jogador memorize quais as forças e fraquezas de cada classe e de cada time que será enfrentado. Bons jogadores de arena conseguem visualizar o uso das habilidades pelos oponentes e contar o tempo de recarga (cooldown) deles. Da mesma forma conseguem visualizar quando um berloque (trinket) foi usado e imaginar quando ele será usado novamente.

É interessante ter um mouse com 5 botões, 2 adicionais dos convencionas principalmente para quem é DPS. O mouse poderá ajuda-lo inclusive a selecionar os inimigos pressionando a roda do mouse 1 por exemplo e os outros 2, nos 2 botões adicionais e também os atalhos para o alvo em foco combinados com shift ou ctrl, claro que isso é apenas uma sugestão caso não queira fazer um atalho no próprio teclado.

Segue, um exemplo do quanto isso é importante e como aplicar na hora do combate:

Digamos que você seja curandeiro; você poderá curar, remover efeitos nocivos de maneira muito mais rápida e eficaz, dependendo da sua classe. Como xamã como exemplo, você poderá trocar de foco rapidamente pra usar bagata ou rajada de vento, contribuindo com o CCs (Crowd Control), ou cortando o lançamento de um curandeiro ou DPS inimigo usando o botão de rolagem do mouse.

O Mouse (aquisição de um adequado)

Você pode pular esta parte se você tiver um bom mouse.

O mouse é a parte mais importante do nosso jogo de teclado/mouse. Eu não vou dizer a você para comprar um mouse que vai custar-lhe um braço e uma perna (aqueles são úteis para jogar), mas eu recomendo que você substitua esse mouse bobo de escritório. Para lhe dar um exemplo: Uso um Roccad Kone Pure e este me oferece uma grande precisão, resposta imediata e botões suficientes e customização. Mas existem inúmeras outras marcas como Logitech, Razer, CMSTORM, Microsoft, dentre outros que também irão te proporcionar um excelente tempo de resposta.

Ao comprar um mouse gamer adequado, as seguintes coisas são importantes:

  • Fios! Você não quer um mouse sem fio. As baterias não são um problema, e sim tempo de resposta. Mouses sem fio têm um tempo de resposta mais lento e perceptível. Algumas pessoas vão dizer que eles não têm. Essas pessoas estão erradas. Um mouse com fio é, literalmente, tão rápido quanto ele pode ficar, e com ao comparar desempenho com um mouse wireless você pode notar facilmente a desaceleração.
  • Botões extras. Você não precisa de um mil botões como muita gente diz por aí, mas 2 ou 3 botões laterais extras definitivamente ajudam e muito. Por outro lado, muitos botões podem te deixar confuso ao invés de ajudar.
  • DPI. Isto é obviamente importante. No entanto, quando se compra um mouse gamer, você pode assumir que eles já tem o DPI adequado; ele não precisa ser super alto ou qualquer coisa assim.
  • Laser ou óptico. Eu posso praticamente garantir que você não vai encontrar um mouse estilo bola, especialmente de alguma marca especializada em “mouse gamer”.
  • Um mouse pad é recomendado. Usar a mesa crua como apoio traz imprecisões, travamentos e outros problemas que comprometem o desempenho.

Combinações de botões

Vou começar por simplesmente nomear algumas combinações de botões que você poderá utilizar nas suas teclas de atalho. Além disso, vou usar os botões extras do mouse. Ele tem apenas dois botões extras, mas também tem três “botões de utilidade” para uso fora de aplicações. Eles consistem de Adição de DPI, redução DPI, e alternar entre janelas. Você poderá alterá-los para botões mais altos (F7 F8 F9).  No meu caso, uso apenas uma configuração de DPI, sendo assim, nunca iria deixa-lo ocupar um botão de facil acesso.

1, 2, 3, 4, 5, 6, F1, F2, F3, F4, F5, R, T, F, G, S, A (ou Q), D (ou E), `, Shift + F, Shift + R, Shift + T, Shift + G, Shift + `, mouse botão extra 1, mouse botão extra 2, roda de rolagem, clique, role para cima, role para baixo, Shift + Mouse button adicional para a frente, mouse button adicional para trás, Shift + Scroll click, Shift + role para cima, Shift + Role para baixo, F6, F7, F8, F10, F11, F12, Shift + F6, Shift + F7, Shift + F8, Shift + F10, Shift +1, Shift 2, Shift +3 , Shift +4, Shift +5, Shift +6, ctrl + 1, ctrl +2, Alt +1, Alt +2, etc.

Ufaaa são tantas as combinações que não vou cansá-los escrevendo cada uma delas.

Nota a respeito da tecla ‘S’ e outras de movimentação.

Este botão necessariamente deverá estar alterado para, no lugar do personagem “andar para tras”, ter um atalho pra soltar um feitiço que utiliza com frequência. Por exemplo:

Imagine um trapaceiro correndo atrás de você ou ao seu redor com uma faca, ele o apunhala pelas costas o tempo todo. Divirta-se tentando manter-se vivo e virando lentamente o tempo todo para encará-lo e conseguir acertá-lo, com ele correndo em torno de você como um Batman, enquanto você está limitado pela velocidade que a Blizzard criou padrão para o ‘S’ ou para mover-se e virar. O caminho do mouse é muito superior em velocidade para movimentação. Usar o mouse para girar o seu char é muito mais eficiente e te dará uma boa vantagem.

Existem cerca de 48 botões à sua disposição e nenhum deles vai estar fora de alcance. Mas por que esses números F altos, você pergunta? E por que a rolagem? Como vou dar zoom para aproximar e para afastar? Não se preocupe, o zoom é legal, você dará zoom, mas não é necessário que fique no botão de rolar para cima e para baixo do mouse. Os números F altos são para os casos de alterar os botões de movimentação (W,A,D ou se caso tiver feito a alteração pra QWE) para o centro teclado (Y, G, J ou TYU). Existe um programa chamado Remapkey que você poderá alterar a ordem dos botões do teclado se desejar.

Screenshot_1 remapkey 01 imagem 3

Para o jogador que joga de DPS é essencial que se use atalhos pra selecionar os inimigos e o foco dos inimigos na arena. Por exemplo: o mago pode mudar de alvo ou foco mais rápido usando polimorfia, contrafeitiço ou congelamento profundo, além de também mudar rapidamente o alvo aliado para poder usar ‘remover maldição’ quando algum xamã usar bagata no alvo amigo.

Para que você tenha um bom desempenho em arena, essa é uma das coisas mais importantes que você precisa aprender. Lógico que existem muitas outras, como posicionamento, algumas especificações de classes que eu pretendo comentar sobre o assunto nos próximos posts, mas tentem aderir a essa maneira de mudar o seu alvo em arena e descubram por vocês mesmos o quão mais fácil ficará.

Antes de encerrar o post, deixarei dois macros que também são essenciais e se encaixam na utilidade da seleção de inimigo/foco. Afinal, a real utilidade desses macros é em arena e alguns casos em RBG.

/use [@focus] habilidade

Esse macro é para que você lance habilidades diretamente no seu foco, geralmente habilidades/feitiços de controle.

Para os curandeiros, os macros a seguir servem para serem usados diretamente no alvo aliado removendo os efeitos prejudiciais, para curar ou para que se torne mais rápido o uso de alguma habilidade, como salto da fé de Sacerdotes e as habilidades de dissipação em geral.

/use [target=party1] habilidade

O ‘1’ é sempre o primeiro alvo aliado, o ‘2’  é sempre o segundo alvo aliado, sendo:

/use [target=party2] habilidade

No início será muito difícil assimilar tudo e ainda ter que se preocupar com outras inúmeras atividades dentro de arena. Tenha calma, tente digerir essas informações que logo iremos para o próximo passo.

Bom pessoal é isso, espero ter ajudado deixem nos comentários se você já utilizava essa forma de seleção de alvos, o que melhorou e inclusive qual é o mouse que você utiliza. Até a próxima semana \o/