X
Este é o 2º artigo de 4 posts da série Dormir não da Reputação (O insano).

Yaaaaaaaarrrrrrrr! Preparem-se para uma gigaaaante muralha de textos, pois nosso artigo de hoje vai tratar de uma reputação que na maioria das vezes gera dúvidas ou muitas dificuldades na hora de se farmar: a reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta (Bloodsail Buccaneers). Esta é uma das reputações da conquista Dormir não dá reputação que é diretamente afetada pelo farm de outras reputações e é preciso pensar com calma antes de decidir por correr atrás ou não.

Além de conseguirmos finalizar esta etapa da conquista Dormir não da Reputação, este artigo ainda ensinará como conseguir outra Proeza Memorável: a conquista Ioho, Almirante!.

Então pegue seu café/suco/chá/refrigerante/água/gasolina e prepare-se porque a leitura é longa e contém uma série de informações úteis 🙂

A conquista – Dormir não dá reputação

Elevar sua reputação pelas áreas listadas a seguir.

1 – FAQ – Perguntas e respostas

1.1 – Por que devo começar a farmar reputação com os Bucaneiros agora?

Estamos finalmente no fim da expansão Mists of Pandaria, e temos menos de dois meses para o lançamento do pré-patch da expansão Warlords of Draenor. Durante o lançamento de pré-patches, a vida de guardas de cidades normalmente são atualizados para o nível máximo da próxima expansão na alteração do conteúdo que antecede seu lançamento. Exemplo: no Patch 5.0, que saiu ainda no Cataclysm, o nível de cada Bordoeiro da Angra do Butim foi atualizado de 85 para 90, o que impossibilitava qualquer jogador de matá-los durante este Patch, pois todos estávamos no nível 85 e tentar matar um deles era tomar uma surra e enfrentar diversos erros ao tentar acertar qualquer golpe ou magia neles.

O fim de qualquer expansão é o período ideal para matar estes Bordoeiros. No fim da expansão a maioria dos jogadores já tem um nível maior de equipamento e matar estes guardas pode ser um processo deveras simples.

Minha recomendação pessoal: aproveite MESMO o fim da expansão para fechar esta reputação caso planeje conseguir as suas conquistas Dormir não dá reputação e Ioho, Almirante! antes da chegada de Warlords of Draenor. Caso resolva esperar mais um pouco, é certo que terá mais trabalho na próxima expansão :). Faça isso durante a próxima Feira de Negraluna para ganhar mais bônus de reputação, e sempre utilize seu Estandarte de Batalha da Coordenação (A)Estandarte de Batalha da Coordenação (H) enquanto mata os PNJs na Angra do Butim.

Aproveite e veja nos artigos seguintes outras conquistas importantes de se fazer antes da próxima expansão:

1.2 – Ok, resolvi farmar reputação com os Bucaneiros! YOLO YOLO!

Calma lá! Antes de mais nada você precisa estar ciente de alguns detalhes sobre o que acontece quando você resolve ser um pirata v1d4l0k4 e deixar de ser abiguinho dos Goblins.

  • 1.2.1 – Casa de Leilões Neutra: Isso não te pertence mais!

A partir do momento que você resolve ser um pirata você fica impossibilitado de usar qualquer Casa de Leilões Neutra, isso porque todas elas são comandadas pelas facções do Cartel Bondebico: Angra do Butim (Booty Bay), Visteterna (Everlook), Geringontzan (Gadgetzan) e Vila Catraca (Ratchet). Acredito que com a unificação das Casas de Leilões que acontecerá no pré-patch de Warlords of Draenor este não seja necessariamente um problema e talvez as Casas de Leilão Neutras sumam mas, até lá, adeus mandar goldz para aquele alt solitário da outra facção :/.

  • 1.2.2 – Passear com seus teleports de engenharia? Hmmm, talvez.

Cada especialização de engenharia tem dois dispositivos de transporte para duas cidades: os Engenheiros Gnômicos tem o Transportador Ultrasseguro: Gerigontzan (Azeroth) e Transportador Ultrasseguro: Estação do Tocha (Terralém); já os Engenheiros Goblins tem acesso ao Estripador Dimensional – Visteterna (Azeroth) e Estripador Dimensional – Área 52 (Terralém). Ao usar seu teleporter para Terralém tudo ocorre bem: com o gnômico você vai parar no meio do nada em Montanhas da Lâmina Afiada e não tem nada perto, já com a opção goblin você vai para Área 52 (ou próximo), e lá nenhum guarda te ataca porque eles não pertecem a nenhuma facção Goblin. Agora tente usar os teleports para Visteterna ou Geringonizan pra ver o que acontece:

Mas mas mas eu só vim pegar minha Corujinha da Neve ;-;

Mas mas mas eu só vim pegar minha Corujinha da Neve ;-;

Os Teleportes Transportador Ultrasseguro: Gerigontzan e Estripador Dimensional – Visteterna continuam funfando normalmente, a diferença é que assim que pisar no portal, uns 10 guardinhas vão pra cima de você :/

  • 1.2.3 – Missões iniciadas ou relacionadas a Goblins? Pode esquecer.

Enquanto for um pirata v1d4l0k4 você fica impossibilitado de iniciar ou completar qualquer missão relacionada ao Cartel Bondebico, e isso inclui as missões para conseguir mascotes como o Frango Mecânico ou fazer missões importantes para completar o Mestre Historiador. Com isso algumas conquistas também são afetadas, como aquela conquista legal pacas de chutar os bodinhos de Fazfagulha.

Você também pode ter dificuldades para completar o Torneio de Pesca da Angra do Butim caso seja odiado pelo Cartel. Os PNJs que promovem o concurso não pertencem a nenhuma facção Goblin e não vão atacar você, porém ao tentar concluir o torneio você pode e com certeza será atacado pelos Bordoeiros de lá e talvez até morra no processo (daí enquanto isso chega aquele malandro de outra facção e conclui o evento antes de você D:).

1.3 – Certo. Mas se é tão ruim ser um pirata, por que devo farmar esta reputação?

Yaaaarrrrr!

Você só consegue completar a conquista Dormir não dá reputação se em algum momento você completou a etapa de chegar até honrado com os Bucaneiros da Vela Sangrenta e tiver concluído a missão Ioho, Almirante!. Além de ganhar uma outra proeza memorável, você também ganha um Uniforme de Bucaneiro e um Chapéu do Almirante da Vela Sangrenta. Infelizmente, destes itens, o único que pode ser transmogrifado é o Chapéu, e mesmo assim apenas por usuários de Tecido.

Você pode também conseguir ficar exaltado tanto com os Bucaneiros da Vela Sangrenta quanto com os Goblins do Cartel Bondebico ao mesmo tempo, mas não vou entrar em detalhes nesta série sobre como conseguir completar esse absurdo de ideia maluca, mas existe sim algumas maneiras de fazer isso acontecer.

E se você não é louco o suficiente pra fazer isso você pode voltar a sua reputação com o Cartel Bondebico depois o suficiente para usar todas as coisas com as quais ficou limitado depois de virar um pirata. No próximo artigo da série que irá detalhar com calma cada aspecto das reputações Goblins falarei com calma sobre isso.

1.4 – Mas Arganthe, a conquista pede Exaltado com um monte de facções e Honrado com os Bucaneiros. Eu não preciso ter estes status de reputação ao mesmo tempo?

Esse é um dos grandes problemas que se estenderam por muito tempo para aqueles que farmaram esta conquista ao longo dos anos. Após o lançamento do Cataclysm, foi identificado que ao mudar os status de reputação ao longo do farm o jogador afetava a conquista, e mesmo ao completar todos os critérios em partes diferentes a conquista não era concedida.

Durante o Patch 5.4.7 em Pandaria, a Blizzard lançou um Hotfix que ‘consertou’ a conquista Dormir não dá reputação, de modo que você não precisa necessariamente ter todos os status de reputação pedidos na conquista ao mesmo tempo, como foi programado para a conquista originalmente:

Originalmente postado por Rygarius (Forum Oficial)

14 de Abril Dormir não dá reputação: Resolvido um problema em que atingir reputação Exaltada com várias facções do Cartel Bondebico, bem como Honrado com o Bucaneiros da Vela Sangrenta não estavam sendo creditados de forma correta. Jogadores agora podem ganhar esta conquista caso tenham tido em algum momento essas cinco reputações nos níveis exigidos.

Se assim como eu você precisou sair sofridamente de Exaltado com o Cartel Bondebico para conseguir sua reputação com os Bucaneiros e tem medo de que no final das contas você não consiga a conquista, fique despreocupado. Isso não será um problema 🙂

1.5 – Ainda não estou convencido do que fazer? Alguma sugestão?

Minha única sugestão é: faça o que você achar melhor! No guia darei todas as informações para que consiga sua reputação e consiga sua conquista – e você pode optar por deixar isso pra lá também. Mas lembre-se sempre do mais importanteDo what you want cause a pirate is free, YOU ARE A PIRATE!

2 – Farmando sua reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta

Existem oficialmente 3 maneiras de se conseguir reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta. Vou detalhar duas estratégias com calma; quanta a terceira opção, não entrarei em detalhes pois realmente não vale tanto a pena.

2.1 – Enseada de Faldir – PNJs variados, nível 38 a 40

fc

A Enseada Faldir fica no Sudoeste do Planalto Arathi [28,83], e farmar aqui pode não ser uma boa ideia pois existem pouquíssimos PNJs e a maioria demora mais de 3 minutos para aparecer novamente depois de morto. O único PNJ com um tempo de respawn baixo e constante é o Juanka Nabrava, que concede 5 pontos de reputação base* e demora de 10 a 15 segundos para aparecer novamente.

Existem outros PNJs nesta área que também dão reputação com os Bucaneiros, mas o tempo de spawn é muito maior (entre 3 e 8 minutos). Pessoalmente não acho tão viável aguardar aqui pelo spawn de outros PNJs, a não ser que realmente tenha bastante tempo disponível e paciência para farmar por aqui 🙂

Nota: escolher este ponto para farmar sua reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta não impede de perder reputação com os Goblins do Cartel Bondebico.

2.2 – Angra do Butim – Bordoeiro da Angra do Butim, nível 90 (Recomendado)

WoWScrnShot_082414_040434

Este normalmente é o ponto de farm indicado para conseguir reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta, e na maioria dos casos é a única opção pra quem não quer passar décadas fazendo isso. Independente de sua relação com o Bucaneiros da Vela Sangrenta é possível entrar em combate com os Bordoeiro da Angra do Butim, para isso é necessário acessar seu menu de Reputações (U), clicar com o botão esquerdo sobre a reputação Angra do Butim e marcar a opção “Em Guerra” (At war). Feito isso os PNJs de Angra do Butim poderão ser atacados, embora eles estejam neutros.

Na expansão Mists of Pandaria, cada Bordoeiro da Angra do Butim tem aproximadamente 2.5 milhões de vida e podem facilmente ser mortos por jogadores com equipamentos atualizados, Uma boa ideia é evitar ficar em áreas onde tenham vários Bordoeiros pois ao atacar um deles, outros virão lhe atacar também, e seu tempo de respawn é quase instantâneo. No vídeo guia desta estratégia mostro um local muito bom para começar seu farm.

É preciso matar aproximadamente 2.500 Bordoeiros caso esteja começando sua reputação a partir de 0/36000 Odiado até chegar no nível de reputação Honrado, pois cada um deles dá 25 de reputação base* ao serem mortos. Para economizar alguns números, recomendo parar de matá-los com 5500 Respeitado e fazer duas missões que ficam disponíveis ao atingir o nível de reputação Respeitado. Para conferir como pegar estas missões, confira o tópico 3 deste guia, logo abaixo 🙂

  • Guia em vídeo

Recomendo mesmo este método no fim de expansão. Pessoalmente, enquanto farmava os Bordoeiros para terminar minha própria reputação e concluir o artigo, achei ultra fácil pegar até 6 deles ao mesmo tempo, o que agilizou em muito meu farm. E este método é bem mais tranquilo e rápido comparado aos outros.

2.3 – Angra do Butim – Evento de invasão dos Mareforte, nível 38 a 40

Evento de Invasão dos Mareforte

Para fazer este evento, é necessário checar antes alguns detalhes:

  • Você precisa conferir se o personagem com o qual está farmando esta reputação fez em algum momento a missão Rumdumal. Ao completar esta missão, você é automaticamente inserido dentro do evento de invasão das missões anteriores a esta. Para conferir se você fez esta missão, importe seu personagem no Wowhead e a visualize. Logo abaixo ensino a importar o personagem no site.
  • Para que possa iniciar a série de missões que leva a este evento, é necessário estar no mínimo Neutro com Angra do Butim, isso porque a série começa por lá também.
  • Caso você já tenha completado esta missão e as outras missões subsequentes, você não conseguirá fazer este evento novamente. Você precisará farmar sua reputação com os Bucaneiros utilizando o método mencionado no tópico 2.2 deste guia.
  • É preciso ter em mente que este método de farm concede no máximo 11999/12000 honrado de reputação com os Bucaneiros da Vela Sangrenta. Se você planeja ficar doido de vez continuar farmando esta reputação até Exaltado, será necessário recorrer ao método convencional, explicado no tópico 2.2 deste guia.

2.3.1 – Importando um personagem para o Wowhead

Antes de mais nada é necessário ter um cadastro de perfil no site Wowhead. Após se cadastrar, é possível usar a ferramenta de Criador de Perfil para importar um personagem seu para o site e por lá ver informações importantes como missões concluídas. Para importar seu personagem, vá até o Criador de Perfil. Coloque o nome de seu personagem e reino (a região padrão é US para os servidores brasileiros, não é preciso mudar esta informação). Clique em pesquisar. A partir daqui, recomendo mudar o idioma do Wowhead para inglês, pois por alguma razão o criador de perfil em Português não está funcionando corretamente. Basta mudar o idioma na parte esquerda superior do site. Feito isso o Wowhead sincronizará as informações da Armaria e atualizar o personagem no site. Utilize a opção Verify para registrar este personagem como seu e a opção Pin para marcá-lo como um favorito. Uma vez que usar essa opção, este personagem aparecerá nas visualizações de missão do site, e será possível ver quais missões ele completou ou não.

2

2.3.2 – As missões

Procure “Sea Wolf” MacKinley em Angra do Butim nas coordenadas [42,73] dentro de uma das construções do local. Pegue a missão Fazendo o Sacode Tremer. Após pegar todos os itens necessários para esta missão, volte a Angra do Butim e entregue-a para Phillipe “Sacode” [40,67]. Phillipe por sua vez lhe dará a missão Fale novamente com MacKinley. Volte até “Sea Wolf” MacKinley, entregue esta missão e pegue a missão seguinte, Cobrança forçada. Encontre cada PNJ desta missão para pegar cada um dos itens necessários e volte até Sea Wolf” MacKinley.

Após concluir esta mini série de missões, você poderá pegar a missão Os Bucaneiros da Vela Sangrenta com o Imediato Crazz [42,72]. A partir deste ponto você precisa concluir toda e qualquer missão concedida até chegar na missão Rumdumal. Elas te levarão a se infiltrar entre os Bucaneiros para ganhar sua confiança e, no ponto exato, você poderá ir com eles no evento de invasão dos Mareforte.

Assim que concluir a missão Rumdumal, vá até o seu menu de Reputações (U), clique com o botão esquerdo sobre a reputação Angra do Butim e marque a opção “Em Guerra” (At war). Assim os PNJs de Angra do Butim também poderão ser atacados ser atacados durante o evento de invasão. Você pode matar qualquer PNJ que esteja na Angra do Butim, mas evite matar qualquer PNJ nos navios, pois isso fará com que você perca reputação com os Bucaneiros ao invés de ganhar.

Ao fazer isso e farmar reputação o suficiente para atingir a reputação Honrado você pode começar a matar os PNJs no próprio navio atracado na Angra do Butim para começar a recuperar sua reputação com os Goblins, que estará em 0/36000 odiado ou partir para os pontos de farm com as facções do Cartel Bondebico que listaremos no próximo artigo da série.

  • Guia em vídeo

3 – Ioho, Almirante!

Uma das coisas que que ninguém fala na maioria dos guias sobre a conquista Dormir não dá reputação e que aparentemente uma forma de garantir a ‘virada’ de reputação é também fazer a conquista Ioho, Almirante! Ok, não existe nenhuma informação oficial que realmente mencione a “necessidade” de se ter esta conquista para completar outra, mas por via das dúvidas já que estamos na chuva bora tomar aquele nosso banho semanal e beeem gelado.

A escolha de fazer a conquista Ioho, Almirante! é inteiramente sua, mas não existe motivo para não fazê-la. Parte da compensação por perder tanta reputação com o Cartel Bondebico é ganhar uma segunda Proeza Memorável e alguns itens legais para sua coleção pessoal, então ensinarei também como fazer esta conquista. Para fazer isso, antes de mais nada é necessário farmar sua reputação com os Bucaneiros até chegar na reputação Respeitado. É só escolher um dos métodos acima, chegar em respeitado e estaremos prontos para começar.

Uma vez que você acabou de conseguir a reputação Respeitável com os Bucaneiros, vá até o sul de Angra do Butim e fale com o Mestre de Frota Firalião [46,95]. Com ele você encontra duas missões: a primeira é Vestindo a tripulação, que dá como recompensa o Uniforme de Bucaneiro e que você conclui apenas ao aceitar a missão; A segunda é a missão Ioho, Almirante!, que pede que você mate o Barão Rezingada e o Mestre de Frota Chifre do Mar. Além disso para concluir esta missão é preciso estar, ao mesmo tempo, Respeitado com os Bucaneiros e Odiado pelo Cartel.

Nota MUITO importante: Caso você por acaso resolva voltar a farmar sua reputação com o Cartel Bondebico antes de pegar esta missão você não conseguirá pegá-la, e será preciso perder novamente toda a reputação com o Cartel até ficar completamente odiado com Angra do Butim.

*Reputação base: valor padrão de reputação com alguma facção, ignorando Perks de Guilda, a racial humana Diplomacia e outros bônus de reputação concedidos por eventos.

Considerações finais

Eu comecei a farmar esta reputação no último sábado a noite e, mesmo durante a lentidão e a queda dos servidores devidos a um ataque recente, consegui fechar todos os objetivos desta etapa da minha conquista Dormir não dá reputação em menos de 7 horas, e pessoalmente eu esperava que ia demorar mais :P.

Nos vídeos do artigo fica claro meu cansado de ter virado minha noite farmando isso, mas pra mim valeu a pena! Eu consegui riscar algo que me deixou apavorada desde sempre, mas a sensação de dever cumprido depois de terminá-la foi excelente. Agora pra mim falta apenas completar a reputação com Corvoforte e finalmente serei Arganthe, a Insana. Mal vejo a hora! *-*~

Espero que este artigo e minhas próprias impressões pessoais sobre esta etapa motive outros jogadores a finalmente correrem atrás desta reputação, e quem sabe vejamos muitos Insanos por aí ^^. E não se esqueçam: se tiver qualquer sugestão ou informação para complementar e melhorar este e os outros artigos da série não deixe de comentar!

Boa semana!