X

Uma das coisas que podemos admirar muito na Blizzard é o empenho que a empresa tem em adicionar às suas franquias referências de coisas que vemos por aí na televisão, internet e até mesmo em outros jogos. Diablo III é um jogo com muitas referências interessantes a diversas coisas por aí, e neste post mostraremos algumas das referências ali presentes. Vamos conferir?

Outros jogos

No Ato III você pode encontrar em uma das cavernas congeladas o elmo do Lich King, último chefe da expansão Wrath of the Lich King de World of Warcraft.

mg-580-arthas-hat

Imagem: WoWInsider

Algumas armas e itens possuem os nomes vinculados à coisas de World of Warcraft, como o Wrath of the Bone King (uma maça que faz referência a uma das expansões), Cataclysm (uma maça de duas mãos, também referência a expansão Cataclysm), The Murlocket (um amuleto que faz referência aos famosos murlocs do WoW)

Também foi colocado um item de customização chamado “Blade Wings“, que faz referência às asas de lâminas da Rainha das Lâminas, Sarah Kerrigan, de Starcraft II. Esse item podia ser obtido através da Edição de Colecionador de Starcraft II Heart of Swarm, e era colocado automaticamente na conta de quem também possuía Diablo III.

680421_499139816787126_308886989_o

Imagem: Diablo3

Saindo do universo da Blizzard, podemos encontrar algumas referências a jogos nas conquistas de Diablo III. É o exemplo da referência ao jogo Tomb Raider, que na localização em inglês foi colocada como “Tomb Wader”, e do jogo Pokémon, com a conquista “Temos que Pegar” ou “Gotta Catch’m All” na localização em inglês.

tomb wadertemos que pegar

Também há uma referência ao chefe Nine Toads de Borderlands no item The Clipper, drop de um PNJ também chamado Nine Toads na localização em inglês.

theclipperImagem: Diablo-3.net 

Músicas

É normal acharmos referências nas conquistas de Diablo e dos demais jogos da Blizzard. Alguns exemplos em Diablo III:

sou arcanista mas tô na moda sem vc não viverei morto muito doido

Claramente são referências a músicas da cultura brasileira, respectivamente: Eu sou feio mas tô na moda, de Gino e Geno, Sem você não viverei de Ovelha (versão brasileira da música More than I can say de Leo Sayer), e Morto Muito Louco do Bonde do Tigrão.

Além disso, várias referências à músicas famosas podem ser identificadas na versão em inglês do jogo, como nessas conquistas:

i knew you were trouble set fire to the pain smells like spirits up all night to get lucky we are the champions put a ring on it

Em ordem, podemos identificar I knew you were trouble de Taylor Swift, Set Fire to the Rain de Adele, Smells Like Teen Spirit do Nirvana, Get Lucky do Daft Punk, We are the Champions do Queen e Single Ladies (Put a Ring on It) de Beyoncé.

Séries

Uma das séries mais famosas atualmente é o Game of Thrones. Em Diablo III podemos encontrar várias referências à série, como no escudo Defender of Westmarch, que possui como habilidade adicional a invocação de um lobo para ajudar o herói. Além disso, a aparência do escudo lembra muito o escudo de Robb Stark.

1348574842_GOT_Stark_Shield_landscape defender of westmarch

Imagens: 3DArtist e D3Head

Além disso, boatos dizem que o “Rei louco” Leoric, que aparece logo no Ato I, faz referência ao Rei Aerys Targaryen, personagem também classificado como “louco” pela história de George R. R. Martin. Ambos os reis foram mortos por membros de sua guarda pessoal.

Mais uma vez, nas conquistas podemos ver algumas referências ao universo televisivo: Breaking Bad, House (com a frase Everybody Lies), novamente Game of Thrones com o lema Winter is Coming da família Stark, e a frase “eu tenho a força!” da animação He-Man.

breaking not so bad everybody talks splinter is comingeu tenho a força

Filmes

A maioria das referências encontradas em Diablo III para filmes também estão nas conquistas do jogo. Consegue identificar de quais filmes as conquistas abaixo fazem parte?

a vida é bela efeito borboleta em chamas eu eu mesmo e irina go back to the shadow o rei e eu

As conquistas fazem parte de grandes clássicos das telas mundiais, respectivamente: A Vida é Bela (1997) de Roberto Benigni, Efeito Borboleta (2004) de Eric Bress e J. Mackye Gruber, Jogos Vorazes: Em Chamas (2013) de Francis Lawrence, Eu, Eu mesmo e Irene (2000) de Bobby Farrelly e Peter Farrelly, a frase “go back to the shadow!” é usada por Gandalf contra o Balrog em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) de Peter Jackson e O Rei e Eu (1956) de Walter Lang.

Vídeos virais

errou feio, errou rude

Essa conquista refere-se ao canal do YouTube Porta dos Fundos, um dos maiores canais de entretenimento brasileiro. A frase “errou feio, errou rude” ficou famosa com o vídeo Deus, e logo a equipe de localização das traduções da Blizzard no Brasil a incluiu em uma parte do jogo.

[youtube=http://youtu.be/t11JYaJcpxg]

matadouro freeboi

Um dos comerciais mais famosos dos últimos tempos foi devido à atuação do ator Tony Ramos na propaganda da rede de carnes Friboi. A pergunta “Esta carne é Friboi?” foi um viral da internet brasileira por um bom tempo, e até hoje algumas pessoas ainda não perdem a piada quando se trata de fazer referência à carnes. Obviamente que a localização para português de Diablo III não poderia deixar isso passar também.

[youtube=http://youtu.be/e5-DYH47CV8]

Bônus: O nível da vaca e o nível dos pôneis

cc

Imagem: lol.etc

Um dos maiores mistérios da franquia de Diablo residia no “Cow Level”, ou o nível da vaca. É um lugar misterioso nunca encontrado pelos jogadores de Diablo I, mas acabou virando uma lenda mesmo assim. A Blizzard gostou tanto da brincadeira que em Diablo II eles realmente fizeram um nível da vaca, que podia ser acessado pelos jogadores. Hoje no Diablo III você pode ver em uma das dicas do jogo a seguinte frase:  “O nível da vaca era mentira“, o que finalmente acabou com o mistério de Diablo I.

[youtube=http://youtu.be/qSlGQpvl_IA]

Com o lançamento de Diablo III e as críticas de alguns jogadores quanto ao jogo ter ficado “colorido demais”, os desenvolvedores quiseram fazer mais uma brincadeira. Incluíram o Condado de Whimsy, uma fase repleta de pôneis, nuvens felizes, ursinhos carinhosos, doces e outras fofurices. Esse lugar pode ser acessado através de um item que é construído ao longo dos Atos, e é apresentado a uma vaca no Ato I (alô referência ao nível da vaca novamente!), que teletransporta o jogador para esse estranho lugar. Mas não se engane: o Condado de Whimsy é um dos lugares mais difíceis de enfrentar em Diablo III, e o resultado de uma matança por lá é muito sangue e destruição.

[youtube=http://youtu.be/7ACv1HQM2AQ]

E quais outras referências você já viu em Diablo III?

Fontes:

Post no fórum oficial 10/05/2014
Post no fórum oficial 20/09/2013
WoWHead
IMDb