X
POEMINHO DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
 
Mario Quintana
 

Há pouco tempo, enquanto eu fazia algumas missões na região de Ermo das Serpes, me deparei com uma em especial, que na hora me chamou atenção. Não passarão, passarinhos! é o nome da missão, uma possível referência ao Poeminha do Contra de Mário Quintana.

Captura de tela 2014-09-28 21.39.08

Quintana, pra quem não conhece, foi um famoso poeta gaúcho, nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1906 e faleceu em 05 de maio de 1994. Estamos há duas décadas sem Mário Quintana, o poeta passarinho, como também era conhecido.

Particularmente acho que o Poeminho do Contra permite várias interpretações. Sempre que eu o lia, pensava que a palavra “passarinhos” pudesse se referir a ideia de liberdade. Encontrei algumas análises que supõem algumas relações do poema com as três vezes que Quintana tentou se eleger à Academia Brasileira de Letras, e não aconteceu. Em uma quarta oportunidade, parece que havia o compromisso que ele seria eleito por unanimidade, mas Quintana simplesmente recusou a indicação.

Foi em 1978, no ano da “terceira derrota” que Quintana escreveu o Poeminho do Contra, que é considerado um dos seus mais famosos poemas. Então é possível que esses acontecimentos, tenham despertado um pouco do sarcasmo e pitadas de humor que a gente consegue ver no poema que ele criou. Pode ser uma crítica ao fato que alguns poetas poderiam ser esquecidos ao longo dos anos e seus versos seriam livres, como passarinhos. Enfim, é uma possibilidade em meio a tantas outras, que cada leitor pode interpretar, com liberdade, assim como os pássaros.

“Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.(…)”
Trecho retirado da obra “Os Poemas” de Mario Quintana.
 

Pra quem quiser saber mais sobre Quintana, tem um texto de Quintana por ele mesmo, de 1984 e consta ainda a lista de dez poemas selecionados, que foram publicados no livro “Mario Quintana – Poesia completa” de 2005.

Despeço-me com um vídeo que transmite a delicadeza do belíssimo trabalho do Grupo de Estudos em Animação da FURG, sobre o Poeminho do Contra e merece ser compartilhado.

 

Fontes:

Imagem da capa: http://wallpaperscraft.com/download/world_of_warcraft_blood_elf_bird_hand_female_16275/2560×1080

Fonte da pesquisa: http://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/