X
Este é o 3º artigo de 7 posts da série Raide: Malho Imponente.

Olá Aventureiros! Hoje apresento um boss de Malho Imponente que possui mecânicas bem… peculiares. Digam oi para Tectus, a Montanha Viva! Esse guia é orientado ao modo heróico. Exceto pela vida e dano do boss aumentados, as mecânicas da luta do modo normal são iguais. Se você já lutou contra Morchok da Alma Dragônica no modo heróico, você vai notar algumas semelhanças.

Sobre Tectus

Tectus é uma antiga encarnação das forças caóticas que moldaram Draenor. Ele foi escravizado e corrompido pelos Orcs Pálidos loucos, que mal conseguem controlar tal força da natureza.

Visão Geral

A luta possui 3 diferentes fases. Na primeira fase você enfrenta Tectus e dois tipos de adds. O boss acumula energia conforme a luta progride, e ao chegar a 100 ele canaliza o Tremor Tectônico. Você só pode matá-lo durante essa canalização, que quebra Tectus em dois pedaços chamados Fragmentos de Tectus. Se o boss canalizar o Tremor Tectônico até o fim, ele se cura e continua a ganhar energia. Na segunda fase, você enfrenta os Fragmentos que, ao serem quebrados, se transformam em oito Grânulos de Tectus. Você só derrota o boss efetivamente ao destruir os oito Grânulos.

Vale ressaltar que a partir da segunda fase, tudo fica caótico.

Fase 1 – Tectus, a Montanha Viva

Na primeira fase você enfrenta Tectus em sua forma completa e dois tipos de adds. O boss estará sob o efeito do buff Montanha Viva, que impede que ele seja morto (mesmo que sua vida chegue a zero). Ele só perde o buff ao canalizar Tremor Tectônico, que ocorre quando ele chega a 100 de energia. Quanto mais baixa a vida de Tectus, maior seu ganho de energia.

Tectus

Tectus usa uma série de habilidades durante essa fase:

  • Acrescência: Tectus periodicamente absorve energia da terra, aumentando seu dano em 5% por stack. Causar dano a Tectus remove stacks de Acrescência.
  • Pilar Telúrico: Tectus ergue um pilar de terra do chão no local de um jogador aleatório. Após alguns segundos tremendo, o pilar irrompe do chão, matando instantaneamente qualquer jogador que esteja na área. Tectus usa essa habilidade ao chegar em 25 de energia. O pilar persiste por um bom tempo no campo de batalha até desaparecer, e pode gerar problemas de Line of Sight.
  • Salva Cristalina: O boss cria uma nuvem de cristais afiados que se move na direção de um jogador aleatório. Jogadores que entram na nuvem sofrem uma grande quantidade de dano físico por segundo enquanto estiverem dentro. Essa nuvem sempre sairá de dentro do boss para perseguir o jogador alvejado, sujando todo o caminho. Ela persiste por um bom tempo até sumir.
  • Fraturar: Tectus cria espinhos de terra que irrompem do chão, causando dano altíssimo e jogando para trás os jogadores que estiverem no local da erupção. É como o Pilar Telúrico, mas sem matar instantaneamente.
  • Tremor Tectônico: Tectus cria uma série de terremotos que causam, cada um, grandes quantidades dano de natureza a todos os jogadores. Enquanto canaliza essa habilidade, Tectus perde o buff Montanha Viva, e se a vida dele chegar a zero durante a canalização, ele se fragmenta.

Adds

Dois tipos de adds estarão presentes nessa fase, causando dano e dando poder a Tectus:

  • Rasgaterra Distorcido pela Noite
    • Dádiva da Terra: Cria um vórtice de terra que se move na direção de Tectus. Se ele chegar ao boss, concede 10 stacks de Acrescência. Os jogadores podem interceptar o vórtice, mas sofrem uma altíssima quantidade de dano e são afetados por Petrificação.
    • Petrificação: Ao interceptar Dádiva da Terra, o jogador é afetado por Petrificação, reduzindo sua velocidade de movimento em 2%. Tectus absorve a Petrificação do jogador ao realizar ataques corpo-a-corpo contra ele, ganhando stacks de Acrescência e se curando.
    • Dardo Telúrico: Ergue dardos telúricos do chão, causando uma altíssima quantidade de dano em uma área cônica na frente do add.
  • Berserker Distorcido pela Noite
    • Ataque Devastador: O Berserker esquece seu alvo primário, zerando o aggro e investindo na direção de um jogador aleatório. Jogadores pegos no caminho da investida recebem uma alta quantidade de dano.

Fase 2 – Fragmentos de Tectus

Quando Tectus é fragmentado, seus resquícios formam dois Fragmentos de Tectus e os adds da fase anterior param de surgir. Os Fragmentos possuem as mesmas habilidades de Tectus, e o buff Astilha da Montanha (que na prática é a mesma coisa que a Montanha Viva), e ganham energia da mesma forma, porém causam menos dano do que Tectus individualmente. No entanto, como você terá as habilidades anteriores acontecendo duas vezes, as coisas começam a se tornar caóticas. Tremor Tectônico em dobro é um negócio bem intenso.

Fase 3 – Grânulos de Tectus

Quando cada Fragmento de Tectus é destruído, ele se fragmenta em 4 Grânulos de Tectus. Eles possuem as mesmas habilidades de Tectus, porém, podem ser mortos normalmente quando sua vida chega a zero. Contudo, eles ainda ganham energia e lançam Tremor Tectônico ao chegar em 100 de energia. Pois é, oito deles acontecendo ao mesmo tempo nem é legal.

Ao matar os 8 Grânulos, Tectus é derrotado.

Estratégia

Fase 1

Um Tank cuidará de Tectus enquanto o outro se responsabiliza pelos Adds. O tank principal deve tankar Tectus no centro do campo de batalha, enquanto o outro deverá se certificar que o Rasgaterra Distorcido pela Noite está virado para longe do grupo, para evitar dano desnecessário do Dardo Telúrico. Esse mesmo tank (ou outro jogador com um bom cooldown defensivo) deve se certificar de sempre interceptar a Dádiva da Terra e tauntar de volta o Berserker Distorcido pela Noite quando ele usar o Ataque Devastador.

Pilar Telúrico parece ter uma certa preferência por jogadores ranged e healers. Esses jogadores devem ficar stackados nas bordas da sala, e quando o círculo grande aparecer embaixo do grupo (indicando que o Pilar surgirá em breve), todos devem se mover junto para o lado esquerdo, saindo de cima dessa área (pare tudo que está fazendo e saia de cima, é sério). Com isso, você posicionará os pilares de forma que não atrapalhem muito o grupo.

Já a Salva Cristalina é um pouco problemática. Ela sai sempre de dentro do boss, e vai seguir o jogador alvo por algum tempo (fica uma seta marcada na cabeça do alvo). Por sair do boss, vai sujar um bocado da sala, o que dificulta o trabalho dos Melees. Eu recomendo que o jogador alvejado ande pelas bordas da sala em direção ao lado direito (oposto ao lado para onde o grupo stackado caminhará). Você eventualmente vai ter que dar uma pisadinha na fumaça para atravessá-la e se juntar ao grupo novamente, e quando for fazê-lo tente usar algum escudo pessoal.

Os DPS devem matar o Rasgaterra rapidamente, e então focar no boss. O Berserker não é tão problemático, então pode ser morto com cleave, se posicionado perto de Tectus. É quase inevitável que ocorra mais de um Tremor Tectônico nessa fase. Nessa hora, os healers devem coordenar cooldowns de cura em área. Evitem gastar cooldowns altos desnecessariamente, pois as próximas fases terão momentos de dano mais intenso.

O ideal é que a vida de Tectus seja reduzida ao máximo possível, para que durante o Tremor Tectônico vocês consigam finalizá-lo (guardem cooldowns ofensivos, Sede de Sangue/Distorção Temporal/Heroísmo).

Fase 2

Os adds param de surgir nessa fase. Finalize qualquer um que remanesça da fase anterior. Aqui a coisa começa a ficar feia. Pra que ter um Tectus se você pode ter dois? Você enfrentará agora dois Fragmentos de Tectus. Eles usam exatamente as mesmas habilidades de Tectus, e também só podem ser mortos durante o Tremor Tectônico. Só que agora, é tudo em dobro. Ou seja, Pilar Telúrico em dobro, pra você realmente não vacilar em escapar disso. Se o grupo estiver bem stackadinho, não deve ser um problema tão grande, é só sair o mais rápido possível. Como os pilares sairão um do lado do outro, saia de cima pelo caminho mais curto possível, mesmo que não seja para a direita como antes, e depois retome o posicionamento. Como provavelmente duas pessoas estarão correndo da Salva Cristalinapode ser que os pilares não saiam no lugar planejado.

O ideal aqui é matar um Fragmento por vez, matar os grânulos, e só depois matar o segundo fragmento. Por que? Porque se você matar os dois juntos, você vai ter 8 pilares, tremores e salvas acontecendo ao mesmo tempo, e isso simplesmente não dá certo. Foquem todo o DPS no primeiro, matem os grânulos que surgirem dele, e apenas depois matem o segundo fragmento.

Fase 3

Bom, aqui é meio que “cada um por si”. Como eu disse antes, 4 Grânulos de Tectus surgirão de cada Fragmento destruído, e eles usarão todas as habilidades anteriores (com exceção de que podem ser mortos assim que sua vida chegar a zero). Finalizem os grânulos que surgiram do primeiro Fragmento derrotado rapidamente, com DPS focado em um por vez (o líder do grupo deve marcá-los para facilitar o processo). É claro que multi-dot é bem vindo, desde que você não divida o dano entre os grânulos. Depois de matar 4 grânulos, destrua o segundo fragmento de Tectus e mate os grânulos que surgirem deles.

Como eu disse antes, nessa fase tem uma enxurrada de mecânicas acontecendo ao mesmo tempo. Não é mais viável stackar o grupo, pois terão muitos pilares ocorrendo ao mesmo tempo. O grupo deve se espalhar pelas laterais da sala, sem ficar longe demais dos healers. Saibam se posicionar para que os pilares não atrapalhem demais o resto do grupo, e os membros alvejados pela Salva Cristalina devem correr para longe dos amiguinhos.

Essa fase é bem caótica, sim. Mas conforme vocês forem matando os Grânulos um a um, a luta vai ficando mais tranquila. Finalizem, peguem o loot, e GG. O desafio maior aqui é matar o boss com todos vivos! Confio em vocês para isso! 😛

Estratégia em Vídeo