X

Warlords of Draenor tem sido mais que uma expansão cheia de novidades – ela tem sido uma volta a um passado glorioso onde grandes lutas foram travadas. Passear pelos mapas de Draenor tem sido mais do que uma simples exploração, do que um simples passeio em busca de tesouros ou de completar missões: tem sido uma repaginada de toda uma história que já vimos de outra forma, no Burning Crusade. E apesar de não ter o Illidan para fazer as honras de sua presença, temos topado com muitos dos antigos personagens, não é mesmo?

Lembrando que estamos em uma linha temporal diferente, então há personagens novos que não se envolveram na trama anterior, mas que de uma forma ou outra acabam contando um pouco da história de Draenor, e como as coisas têm relação coma a antiga Terralém. Podemos rever alguns antigos heróis: Rexxar, Akama. Podemos conhecer uma história totalmente nova de personagens tão obscurecidos no Burning Crusade, como os Ogros e os Arakkoa. Podemos ver coisas que jamais teríamos sabido como eram antes da destruição que criou Terralém: Auchindon, Shattrath, os próprios mapas que estão bastante modificados.

Meu ponto é: achei muito legal termos essa oportunidade. Em expansões passadas, conhecíamos Azeroth como ela era, e vimos no que ela se transformou após a fúria do Lich Rei, do Asa da Morte e dos Shas. Embora hoje não tenhamos mais a oportunidade de rever mapas antes das destruições do Asa da Morte ou passear mais uma vez por Vale das Flores Eternas sem presenciar a destruição causada pelos Shas e pela ganância de Garrosh, Terralém foi um mapa que nunca pudemos conhecer ingame como ele era antes do Portal Negro aparecer pela primeira vez, e me pergunto quantos jogadores pararam para pensar como Pântano Zíngaro, Península Fogo do Inferno, Vale da Lua Negra, etc, eram antes de pisarmos lá.

Se você quer explorar um pouquinho disso tudo, recomendo fortemente que você vá a fundo nas missões e nas histórias de Draenor. Você ficaria surpreso de ver quantas coisas são comparáveis a Terralém e quanta coisa é explicada, o que nos dá uma outra visão de tudo o que passamos nos mapas da Burning Crusade (BC). Você que começou a jogar depois do BC um dia provavelmente passou por algumas missões, masmorras e raides do BC, e mesmo tendo uma informação mais crua do que foi a expansão, consegue de cara assimilar algumas das relações que Draenor faz com o seu “futuro”, Terralém. E eu recomendo: aproveite a oportunidade. Duvido que teremos a oportunidade de mais uma vez visitar o passado de um conteúdo pelo qual já passamos, e poder conhecer todo o pano de fundo das histórias que já conhecemos.

E bem, não é como se a expansão estivesse ruim, mas muito pelo contrário. A gente mal sai de Draenor, e mesmo eventos mundiais (oi Festa da Fartura, oi Véu de Inverno) estão sendo esquecidos porque queremos mais é ficar raidando, cuidando das nossas guarnições e zanzando pelos mapas, não é mesmo? E ainda dizem que os tempos do Burning Crusade é que eram bons…

E você tem aproveitado para conhecer mais do passado de Terralém? O que mais te surpreendeu na expansão nova nesse aspecto? Há algum personagem que você reencontrou e te marcou de alguma forma?

Estive afastada as últimas semanas, mas a que tudo indica vou voltar a todo vapor agora :). Muito obrigada, e até mais! o/

Imagem em destaque: WoWInsider