X
Este é o 10º artigo de 10 posts da série Raide: Fundição Rocha Negra.

Olá Aventureiros! Bem-vindos a mais um guia da Fundição da Rocha Negra! Hoje apresento o último boss, o grande Senhor da Guerra Mão NegraEsse guia é orientado ao modo heróico. Exceto pelo dano e vida do boss aumentados, a mecânica é a mesma do modo normal.

Sobre Mão Negra

Mão Negra, senhor da guerra do clã Rocha Negra, é um tirano cruel e um guerreiro implacável, e apenas Grommash tem maior presença que ele na Horda de Ferro. Banhado por um calor terrível que poucos mortais poderiam suportar, Mão Negra supervisiona as operações em sua fundição no topo do Crisol, empunhando seu martelo fumegante para forjar armas de qualidade sem igual.

Visão Geral

Essa é uma luta de três fases. Mão Negra muda de fase quando chega a 70% e 30% de vida, mas grande parte de suas habilidades continua igual em todas as fases. O dano da luta é bem intenso, e a exigência de DPS é alta. Você inicia a luta em uma plataforma de metal, que é lentamente consumida pelo fogo. Quando Mão Negra chega em 70% de vida, ele destrói essa plataforma e o grupo cai em uma espécie de depósito. Quando o boss chega em 30% de vida, ele destrói essa sala, e o grupo cai novamente, desta vez para uma plataforma sobre a lava. Posicionamento correto é um fator muito importante em todas as etapas dessa luta.

Fase 1 – A Forja da Rocha Negra

Essa fase ocorre em uma sala redonda, sobre um plataforma metálica. Lentamente, Escória Derretida (que é tipo uma lava) começará a invadir os arredores da plataforma, avançando em direção ao centro. Se o grupo demorar demais nessa fase, a lava tomará completamente o espaço da sala.

As habilidades de Mão Negra nessa fase são:

  • Escória Derretida: É a lava que mencionei anteriormente, que aos poucos vai avançando e cobrindo a plataforma. Ela destrói completamente todas as Bombas de Escória e Pilhas de Destroços que tocar. Ela também causa 10k de dano a cada meio segundo aos jogadores que ficarem em cima, e esse dano aumenta em 50% a cada meio segundo.
  • Demolição: Mão Negra lança seu martelo no teto e faz com que diversos destroços caiam no chão. O local de impacto deles fica marcado com fumacinhas no chão. Há dois tipos de destroços que podem cair no chão:
    • Os Destroços Menores deixam uma fumacinha pequena e marrom no local do chão onde cairão. Eles caem em grande quantidade e velocidade, e provocam 20k de dano físico numa área de 12 metros ao seu redor ao cair. O dano é reduzido conforme o jogador se afasta do ponto de impacto.
    • Os Destroços Massivos caem em quantidade bem menor (três por vez), e deixam uma grande fumaça vermelha no local do chão onde cairão. Eles causam 300k de dano físico a todos os jogadores do grupo, mas esse dano diminui conforme o jogador se afasta do ponto de impacto. Após caírem, eles deixarão uma Pilha de Destroços no local.
  • Marcado para Morrer: O boss marca um jogador aleatório durante 5 segundos, que terá sua velocidade de movimento aumentada em 30%. Após esse tempo, Mão Negra lança o Arremesso Impalador no alvo.
    • Arremesso Impalador: Causa 200k de dano físico, arremessando o jogador para trás e aplicando um sangramento que causa 50k de dano físico a cada 3 segundos durante 45 segundos. Esse dano ignora armadura. O Arremesso Impalador atingirá o primeiro obstáculo que encontrar, podendo ser um jogador ou obstáculos de terreno como a Pilha de Destroços.
  • Lançar Bombas de Escória: Mão Negra lança uma série de bombas em locais próximos (normalmente no local de melees). Essas bombas se armam após 3 segundos, e quando detonadas causam 150k de dano de fogo numa área de 10 metros ao redor da bomba. Elas são detonadas se algum jogador passar por cima, ou se a Escória Derretida encostar nelas. Os jogadores atingidos pelas explosões receberão o debuff Escoriado, que aumenta todo o dano recebido em 100% durante 15 segundos.
  • Esmagamento Estilhaçador: O boss causa 300k de dano ao tank. Esse dano é dividido entre os jogadores que estejam num raio de 5 metros do alvo. Ele também arremessa os jogadores atingidos pra bem longe, stunando-os por 3 segundos e resetando o aggro.

Estratégia – Fase 1

Nessa fase, o tank deve posicionar o boss próximo a um do cantos da sala e deve movimentá-lo em um padrão espiral conforme a Escória Derretida for invadindo o terreno e conforme as Bombas de Escória forem lançadas nos jogadores melee (tomem muito cuidado para não pisar nelas). Dessa forma, há menos risco de uma bomba ser detonada acidentalmente, e a Escória Derretida vai se encarregar de destruí-las enquanto avança. Os ranged devem ficar no centro da sala, para que as Pilhas de Destroços não fiquem na borda a ponto de serem destruídas pela Escória. A imagem a seguir ilustra aproximadamente esse posicionamento:

blackhand_posicionamento

O tank deve virar as costas para o centro da sala quando o boss lançar o Esmagamento Estilhaçador, para que ele não seja jogado em cima da Escória. É interessante usar um forte cooldown defensivo nessa hora, pois o dano é um tanto alto. O off tank deve tauntar o boss assim que o outro for jogado para longe. Os melees devem ficar nas costas do boss e tomar cuidado para não serem atingidos pelo Esmagamento.

Demolição é o momento de cura mais intensa. Mesmo que nenhum jogador fique embaixo do impacto dos Destroços (hahaha, vai nessa), o dano que é recebido apenas pelo cair das pedras já é suficiente para forçar bastante os healers. Coordenem cooldowns de cura nessa hora. É interessante que todos fiquem em constante movimento, porque os destroços caem muito rápido e em grande quantidade. Se algum jogador tiver detonado uma Bomba de Escória, é quase certeza que morrerá durante a Demolição devido ao debuff Escoriado.

Os jogadores com o debuff Marcado para Morrer devem correr para trás de uma Pilha de Destroços deixadas pela Demolição. Os outros jogadores devem ficar atentos para não entrar no espaço linear entre o jogador marcado e o boss, ou interceptarão acidentalmente o Arremesso Impalador.

blackhand1

Print retirado do vídeo do canal EKE00372

Eu recomendo usar a Sede de Sangue/ Heroísmo / Distorção Temporal no início, pois essa fase é uma corrida contra o tempo.

Fase 2 – Depósito de Armazenamento

Quando Mão Negra chega a 70% de vida, ele destrói o chão e os jogadores caem no depósito, que será a arena na segunda fase da luta. Nessa fase você terá dois inimigos extras, os Sitiantes e os Soldados de Ferro.

Mão Negra

Ele possui exatamente as mesmas habilidades de antes, mas deixa de usar a Demolição. Por causa disso, você não terá mais as Pilhas de Destroços para se esconder do Arremesso Impaladormas haverá outro meio de escapar da habilidade, que explicarei mais adiante. Você também não terá mais a Escória Derretida invadindo a sala.

Sitiantes (vulgo Tanques)

Um Sitiante surgirá periodicamente das laterais da sala e se fixa em um jogador aleatório que esteja próximo. Ele pode (e deve) ser usado como uma barreira para proteger os jogadores que estiverem com o debuff Marcado para Morrer. Ele também ativa as Bombas de Escória se passar por cima de uma, recebendo o dano da explosão. O Sitiante usa as seguintes habilidades:

  • Morteiro: O Sitiante lança um morteiro em um local aleatório da sala, criando linhas de fogo que se espalham aos poucos. Ele usa essa habilidade ao chegar em 100 de energia.
  • Superaceleração: Após usar o Morteiro, o Sitiante aumenta sua regeneração de energia.
  • Blindagem Ferronegro: O Sitiante possui uma armadura que reduz em 90% o dano que ele recebe. Se ele for atingido pelo Arremesso Impalador, sua armadura é enfraquecida.
  • Aríete: Jogadores que ficarem na frente do tanque receberão 150k de dano e serão jogados para trás.

Soldados de Ferro

Os Soldados de Ferro surgem constantemente nas plataformas superiores da sala, e não podem ser alvejados por aqueles que estejam embaixo. Essa plataforma não pode ser acessada por meios convencionais, sendo que a única forma de chegar nela é sendo lançado lá com o Esmagamento Estilhaçador. Eles só usam uma habilidade, a Munição Explosiva, que causa 25k de dano a um jogador e todos num raio de 6 metros. Essa habilidade é interrompível.

Estratégia – Fase 2

Para a alegria dos Healers, essa fase não tem a exigência enorme de cura que a Demolição provocava. O boss deverá ser movimentado constantemente para deixar as bombas para trás. O jogador que for fixado pelo Sitiante deverá kiteá-lo de forma que ele passe por cima dessa bombas. Ninguém deve ficar na frente do tanque para não receber o Aríete. Os jogadores que receberem o debuff Marcado para Morrer deverão se esconder atrás dos Sitiantes, e os outros jogadores devem tomar muito cuidado para não interceptar o Arremesso ImpaladorO espaço nessa sala é bem mais restrito, então é necessário o dobro de cuidado. Os jogadores não devem bater nos Sitiantes, pois a Blindagem Ferronegro tornará isso um desperdício de DPS. O dano das Bombas de Escória e do Arremesso deverão ser o suficiente para deixá-lo quase sem escudo e com a vida bem baixa. Se o Sitiante não estiver morto quando o próximo surgir, aí então os DPS podem bater nele (como ele terá o debuff Escoriado das bombas, ele praticamente derrete).

Você deve designar dois ou três DPS melee para subirem nas plataformas onde os Soldados de Ferro estarão. Durante a fase de testes beta o dano deles era bem baixo, portanto não era necessário enviar um Healer junto, mas confirmarei essa informação quando a versão live chegar. Quando o Esmagamento Estilhaçador estiver próximo, o Tank deve posicionar o boss de forma que o empurrão consiga lançá-lo para cima da plataforma; isso exige um pouco de prática, já que o boss não estará na mesma posição o tempo todo. Os DPS designados para a tarefa deverão grudar no tank e usar um cooldown de defesa, pois o dano é fortinho. Uma vez lançados para o topo, matem os Soldados rapidamente, interrompendo-os e stunando-os sempre que possível. Eles possuem pouca vida, então logo que limparem a plataforma, desçam e retomem a luta. É interessante que os jogadores que ficaram na parte de baixo da sala fiquem ligeiramente espalhados para minimizar o dano da Munição Explosiva.

A maior dificuldade dessa fase é lidar simultaneamente com as bombas no chão e com o Morteiro; uma boa parte da sala ficará coberta de fogo por algum tempo, então é necessário prestar atenção onde pisa e ao mesmo tempo não ficar na frente do Arremesso Impalador. Vocês podem também matar o sititante antes que ele chegue a 100 de energia (o que ocorre pouco tempo após o segundo Arremesso Impalador), mas para isso você precisará lidar com o dano e o sangramento de duas pessoas que receberão o Arremesso, pois não haverá tanques vivos para se refugiar. O grupo deve escolher qual a opção “menos pior”.

Fase 3 – Caldeirão de Ferro

Mão Negra não se contenta em destruir o chão uma vez, e quando chega a 30% ele destrói sua arena novamente (sério, essa fundição deve estar com algum problema de infiltração pra que as coisas desabem tão fácil). Nessa fase vocês estarão em uma plataforma suspensa sobre a lava, então é possível sim cair dela (e morrer). Como há habilidades que lançam as pessoas para trás, posicionamento correto é a chave aqui. Não haverá adds nessa fase, sendo Mão Negra seu único inimigo.

As habilidades de Mão Negra nessa fase mudam um pouquinho:

  • Superaquecido: Durante essa fase, o grupo recebe dano de fogo crescente.
  • Marcado para Morrer: Nessa fase, não haverá mais obstáculos de terreno para que os jogadores marcados se escondam. Porém, o Arremesso Impalador causa metade do dano das outras fases. Outra diferença importante é que a habilidade agora afetará todos os jogadores numa linha reta na frente do alvo, ao invés de parar no primeiro jogador atingido. Ela ainda arremessa os jogadores atingidos para trás.
  • Arremessar Bombas de Escória: As bombas nessa fase serão lançadas diretamente nos jogadores, ficando presas a eles. Após 3 segundos as bombas explodem, causando 150k de dano de fogo no jogador e a todos num raio de 10 metros. Jogadores atingidos serão afetados por Escoriado, e o local da explosão criará um Buraco de Escória (que é basicamente uma pequena cratera).
  • Esmagamento Estilhaçador Maciço: Nessa fase, essa habilidade causará 700k de dano de fogo imediato, e mais 100k de dano de fogo por segundo, dividido igualmente entre os jogadores atingidos. As pessoas atingidas ainda serão lançadas para trás, e o local do impacto cria uma Cratera de Escória.
  • Erupção de Escória: Mão Negra faz com que todos os Buracos e Crateras de Escória entrem em erupção, causando dano a quem passar por cima. Elas também começam a cuspir bolas de fogo que causam dano de fogo moderado a jogadores aleatórios.

Estratégia – Fase 3

Essa fase é relativamente simples, pois você só enfrenta Mão Negra. O dano, porém, é um pouco pesado. Não é difícil ser arremessado para fora da plataforma nessa fase, então tomem_muito_cuidado.

O posicionamento é um pouco parecido com o da primeira fase, mas dessa vez os tanks andarão com o boss ao longo da borda da sala stackados com todo resto do grupo, conforme as crateras e bombas forem surgindo. Quando ele lançar o Esmagamento Estilhaçador Maciço, todos os jogadores que não estiverem com o debuff Escoriado ou com o sangramento do Arremesso Impalador deverão se certificar de estar stackados no tank, para poder dividir o dano massivo. Não se esqueçam de virar as costas para um local seguro para não serem isolados.

Nessa fase, o boss joga as bombas tanto nos ranged quanto nos melees, e a bomba fica presa nos mesmos. Quando os jogadores forem alvejados pelas bombas, eles deverão correr para o lado oposto da movimentação do boss e explodir lá. O tank que está com o boss sempre será uma das três pessoas alvejadas, portanto a troca de taunts deverá ocorrer nessa hora.

Quando o boss usar Marcado para Morreros jogadores ranged alvejados deverão ficar de costas para o meio da sala, tomando cuidado para não stackar um no outro para que o arremesso não pegue os dois juntos. Os demais jogadores devem ficar atentos às setas para não ficar no caminho, ou também serão atingidos.

Os Healers deverão coordenar cooldowns de cura durante a Erupção de Escória, pois o dano fica bem pesado. Se algum jogador ainda estiver afetado por Escoriado, o mesmo deve usar habilidades de imunidade ou de grande redução de dano, e os healers devem dar um foco extra de cura nele.

Essa fase é basicamente isso. Com o tempo, mais e mais crateras se acumularão, e você precisará matar o boss antes que o espaço da sala acabe. Se o posicionamento do grupo estiver correto, é possível evitar completamente formas de dano desnecessárias.

Estratégia em Vídeo