X
Este é o 6º artigo de 10 posts da série Raide: Fundição Rocha Negra.

Olá Aventureiros! Bem-vindos a mais um guia da Fundição da Rocha Negra! Hoje apresento o Operador Thogar. Esse guia é orientado ao modo heróico. Exceto pelo dano e vida do boss aumentados, a mecânica é a mesma do modo normal.

Sobre Thogar

Mais conhecido por sua crueldade e astúcia do que por força bruta, Thogar supervisiona a operação do Carricruel. A partir da central da Fundição, ele coordena a batalha contínua contra os draeneis de Talador, com batalhões inteiros de tropas e artilharia às suas ordens.

Visão Geral

Trens. Cruzando o campo de batalha. Atropelando as pessoas no caminho. O tempo todo. É o primeiro e mais importante fator que você precisa entender sobre essa luta. Sua arena de batalha será uma estação de trem, mais precisamente nos trilhos. São quatro trilhos, e quando um trem estiver prestes a vir, seu portão específico se abrirá, dando tempo para que os jogadores saiam do caminho. Quem for atropelado será morto instantaneamente. O boss em si não tem muitas habilidades, mas periodicamente vários adds virão dos trens para te atrapalhar. E é com eles (fora os trens) que você terá que se preocupar.

Os Trens

Você terá os Trens constantemente cruzando a sala. Como eu disse antes, são quatro trilhos, e quando o portão de um dos trilhos se abre, significa que um trem passará por lá em alguns segundos. Ser atingido por um deles é morte certa. Atenção: a área de fogo nas laterais dos trens também mata, fique fora dela! A ordem dos trens é fixa, então aos poucos seu grupo vai memorizar os padrões para se posicionar adequadamente. Periodicamente, alguns trens param e liberam adds de seus vagões. Há três tipos de vagões, cada um liberando levas específicas de adds.

trem

Print retirado do vídeo do canal do Klik

Você também pode saber qual o trem que virá observando as tochas que ficam acima dos portões:

  • Se a tocha da esquerda se acender, o Vagão do tipo 1 virá.
  • Se a tocha do meio se acender, o Vagão do tipo 2 virá.
  • Se a tocha da direita se acender, o Vagão do tipo 3 virá.
  • Se as três tochas se acenderem, o trem irá passar reto.

tochas

Print retirado do vídeo do canal Terentia Aerie Peak – Horde

Tipo 1 – Vagão Duplo

Os vagões duplos só vão embora quando você mata todos os adds que pulam deles. Eles contém 6 Saqueadores de Ferro e 2 Tiro-certo de Ferro.

vagao1

Print retirado do vídeo do canal do Klik

Tipo 2 – Vagão Aberto

Os vagões abertos vão embora poucos segundos após os adds pularem dele. Ele contém 2 Tiro-certo de Ferro, 2 Atafogo Grom’kar e 1 Homem de Armas Grom’kar.

vagao2

Print retirado do vídeo do canal do Klik

Tipo 3 – Vagão Bombardeiro

Os vagões bombardeiros contém um Sargento da Artilharia de Ferro, que maneja uma grande arma. O vagão vai embora após cerca de 45 segundos, ou até que o add seja morto. O add não pula para fora do vagão e permanece atirando de lá.

vagao3Print retirado do vídeo do canal do Klik

Habilidades

Thogar

O boss usa apenas 3 habilidades:

  • Avivar: Thogar lança um golpe de fogo no Tank, causando dano periódico e aumentando o dano recebido por Avivar em 35% durante 25 segundos. Esse efeito stacka.
  • Protótipo de Granada Pulsante: O boss lança um dispositivo no local de um jogador aleatório, criando uma poça de raios. Jogadores que ficarem em cima receberão 26k de dano por segundo e serão constantemente puxados para o centro do círculo.
  • Repreendido: Thogar lança um grito que buffa os Adds, aumentando o dano causado em 10%, a aceleração em 5%, a velocidade de movimento em 10% e reduz a velocidade de lançamento de feitiços em 3% (wtf esses números). Esse efeito stacka.

Adds

Tiro-certo de Ferro

Esses adds surgem nos vagões do tipo 1 e 2. Eles usam duas habilidades:

  • Disparar Rifle: Ataque básico de longo alcance, nada de mais.
  • Lançar Granada: Lança uma granada no local de um jogador aleatório, causando dano numa área de 6 metros ao redor do impacto. Ele usa essa habilidade quando não há jogadores em seu alcance.

Saqueador de Ferro

Esses adds surgem nos vagões do tipo 1. Eles usam duas habilidades

  • Açoite de Ferro: Golpe que causa dano físico e aplica um efeito de sangramento no alvo durante 6 segundos.
  • Lançar Granada: Exatamente como o ataque do add anterior. Lança uma granada no local de um jogador aleatório, causando dano numa área de 6 metros ao redor do impacto. Ele usa essa habilidade quando não há jogadores em seu alcance.

Atafogo Grom’kar

Esses adds surgem nos vagões do tipo 2. Eles possuem uma habilidade um tanto problemática:

  • Seta Cauterizante: O add cura 20% da vida de um alvo e seus aliados num raio de 5 metros, e aplica um efeito de cura periódica que ocorre rapidamente. Essa habilidade pode e deve ser interrompida.
  • Lançar Granada: Exatamente como o ataque dos adds anteriores. Lança uma granada no local de um jogador aleatório, causando dano numa área de 6 metros ao redor do impacto. Ele usa essa habilidade quando não há jogadores em seu alcance.

Homem de Armas Grom’kar

Esse add surge nos vagões do tipo 2, e apenas um dele surge por vez. Ele possui mais vida e causa mais dano que os outros adds.

  • Rugido de Ferro: Solta um rugido que possui 2 segundos de lançamento e que causa dano físico moderado em todos no grupo.
  • Talho Impiedoso: Investe na direção de um jogador aleatório, causando dano num raio de 7 metros do ponto de impacto.

Sargento da Artilharia de Ferro

Esse add surge sozinho no vagão do tipo 3. Ele não desce do vagão, sendo alvo para os jogadores ranged. Ele lança de seu canhão a Bomba de Cerco Atrasadaque alveja um jogador aleatório e lança uma série de bombas em seu local. Se o jogador for atingido pelo impacto, receberá 90k de dano físico e será jogado para trás. A bomba não explode mesmo que o jogador passe por cima: elas explodem apenas após 30 segundos. Se algum jogador estiver numa área de 9 metros da explosão, ele receberá 150k de dano de fogo. Um relógio em cima da bomba mostrará quando ela está próxima de explodir.

Estratégia

Para referência dos trilhos, usarei o esquema abaixo. Sugiro que façam marcas antes da luta para ajudar a se orientar. Acho que não preciso dizer isso, mas saiam do trilho se o portão dele se abrir, ou você será atropelado.

trilhos

O boss inicia a luta no trilho A. O primeiro e segundo trens virão nos trilhos D e B respectivamente, então sugiro que o boss seja tankado no trilho C para minimizar a movimentação. A troca de taunts deve ser feita a cada stack de Avivar, não devendo exceder 2. Ele lançará regularmente o Protótipo de Granada Pulsante em um jogador ranged aleatório, então é interessante que os ranged não fiquem muito perto do boss para não prejudicar os melees. Todos devem se manter longe do círculo, que some após algum tempo.

Como eu disse antes, periodicamente um vagão irá parar e liberar uma série de adds.

A primeira leva de adds será no vagão de Tipo 1, que contém 6 Saqueadores de Ferro e 2 Tiro-certo de Ferro. Esses dois tipos de adds são bem simples e devem ser mortos no cleave, sem precisar focar um especificamente. No entanto, não demorem para matá-los ou eles serão buffados pelo grito Repreendido do boss, e o vagão ocupará um espaço que pode ser vital para que o grupo desvie dos trens que cruzarão a sala constantemente.

O segundo vagão de adds será do Tipo 3, que contém o Sargento da Artilharia de Ferro. Os DPS ranged devem virar nele e matá-lo rapidamente. A pessoa alvejada pelas bombas deve procurar ir para os cantos da sala, para que elas não atrapalhem a movimentação. Não receba o impacto da bomba, e ~obviamente~ não esteja perto na hora da explosão. Assim como antes, matem-no rápido para que o vagão não fique ocupando espaço. Haverá um momento em que você terá dois vagões bombardeiros ao mesmo tempo. Proceda da mesma forma, focando um por vez e não esquecendo de deixar as bombas nos cantos.

O terceiro vagão de adds que virá será do Tipo 2, que contém 2 Tiro-certo de Ferro, 2 Atafogo Grom’kar e 1 Homem de Armas Grom’kar. Os DPS Melee devem se encarregar de interromper a Seta Cauterizante e matar rapidamente os Atafogos. Se os DPS Ranged não estiverem ocupados com o bombardeiro, eles devem ajudar também. Depois de matar os Atafogos, virem no Homem de Armas, deixando os Tiro-certo para morrer no cleave. Não fiquem perto uns dos outros para não receber dano desnecessário do Talho Impiedoso.

Aproximadamente 2 minutos após o início da luta (e depois novamente com 6 minutos de luta), dois vagões do Tipo 1 virão ao mesmo tempo, bloqueando os trilhos B e C. Você terá que dividir o grupo em 2, que ficarão nos trilhos A e D. Os adds devem ser mortos rapidamente para liberar o espaço, ou vocês terão problemas. Se o grupo não for dividido, o lado que ficou vazio ficará inalcançável, e os adds que ficaram lá spammarão Lançar Granada.

Essa é a única parte realmente chatinha da luta. Fora isso, é apenas repetição. A ordem dos trens será sempre a mesma, então aos poucos seu grupo irá se acostumar para escapar dos trens e lidar com os três tipos de levas de adds. É importante não deixar os adds vivos por muito tempo para não acumular mais de uma leva.

Estratégia em Vídeo