X
Este é o 8º artigo de 9 posts da série Modo Desafio - WoD.

Localizando a Masmorra

Um dos primeiros desafios enfrentados no Modo Desafio é, localizar a entrada das masmorras, uma vez que nessa modalidade não funciona apertar o botão mágico. 😀

Segue abaixo a localização:

Pico da Rocha Negra Superior - Localização

Pico da Rocha Negra Superior - Entrada

Pico da Rocha Negra Superior - Entrada


Objetivos:

Você precisa completar uma lista de objetivos diferentes em um tempo X em cada masmorra para que o Modo Desafio seja completado. Não é apenas uma luta desesperada para chegar no final da masmorra. Veja abaixo os objetivos dessa:

  • 1 – Matar 65 inimigos
  • 2 – Matar Dobrarrocha Gor’ashan
  • 3 – Matar Kyrak
  • 4 – Matar Comandante Tharbek
  • 5 – Matar Asafúria, a Indomada
  • 6 – Matar Senhora da Guerra Zaela

Tempos:

  • Ouro: 25:00
  • Prata: 43:00
  • Bronze: 85:00


Hora de sugestões

Agora que vocês já conhecem todos os detalhes incríveis dessa masmorra, vamos colocar algumas coisas nos seus lugares para a corrida pelo ouro em si, ok?

Bloodlust / Heroism / Time Warp – Pode ser usado duas vezes nessa masmorra, uma no segundo chefe (Kyrak) e outra na ultima (Zaela).

Poção de invisibilidade – Use a poção de invisibilidade após a luta com o penúltimo chefe (Asafúria) e siga direto até a Zaela. Atenção aqui para o contador de inimigos mortos na masmorra, talvez seja necessário puxar os últimos grupos para completar a contagem.

Sugestão visual do caminho a ser percorrido na masmorra:

modo desafio pico da rocha negra 1

modo desafio pico da rocha negra 2
modo desafio pico da rocha negra 3


Dobrarrocha Gor’ashan

Dobrarrocha Gor'ashan

Antes do Dobrarrocha Gor’ashan tem:

Os inimigos nessa parte da masmorra ficam espalhados em pequenas saletas, que por sua vez também contem uma runa que precisa ser desativada para que a porta para a o chefe seja aberta. As runas são automaticamente desativadas assim que todos os inimigos daquela saleta forem mortos. Logo, não rola de vocês serem pessoas bonitas e tentar passar de fininho pelo canto. Vai ter que matar TUDO e se não gostar, vai wipar 15 vezes e matar tudo novamente! Fora isso, os grupos que vocês irão encontrar nessas saletas são dos mais diversos e difíceis, os tipos de inimigos encontrados são esses listados abaixo: 

É de bom tom usar CC nos Cospe-chumbo e Mago de Guerra, dai matar asap os  Grunts e seus banners da safadeza primeiro. Se um Cospe-chumbo fugir do controle, foque em matar e atordoar essa pobre alma antes que ela consiga ativar os canhões.

Sabe a molezinha que os engenheiros podem fazer aqui? O lance de eles mesmos ativarem os canhões para ajudar a matar os inimigos? Pois é, não funciona em modo desafio essa moleza. #todoschora :'(

Dobrarrocha Gor’ashan: Dicas e Estratégia

A luta contra Orebender Gor’ashan é simples, porem implacável (como o mago).

  • Gor’ashan irá ocasionalmente ativar os conduítes rúnicos ao redor da sala para aumentar seu poder com o Power Conduit, que reduz o dano que ele recebe e permite que ele ataque com Thunder Cacophony; essas runas precisam ser desativadas o mais rápido possível.
  • Toda vez que Gor’ashan entrar nessa fase, ele ativará 2 runas (logo ele vai acumulando 2 Power Conduit a cada vez).
  • Quando forem desativar as Runas, os jogadores devem ficar atentos para evitar os dois Electric Pulses que ficam rodando pela sala. A menos que você tenha alguma habilidade muito porreta para sobreviver a grande quantidade de danos, ser atingido por isso pode ser fatal. Essas coisas felizes se movem bem rápido e pode ser um pouco complicado desativar as runas.
  • Sempre que o Power Conduit não estiver ativo, Gor’ashan vai atacar com um Lodestone Spike vindo pelo chão, causando muito dano em qualquer um que der bobeira de ficar paradinho. Por isso, é bom que os jogadores procurem ficar coladinhos no chefe ou na sua rampa, evitando assim os Lodestone Spike. Os Lodestone Spike começam assim que a ultima Runa for desativada, logo fiquem espertos para voltar correndo para o alto (tipo, pique-pega).

Responsabilidades do Tanque:

  • Use algum mitigador para reduzir o dano de Blades of Steel
  • Gor’ashan não ataca durante a fase do Power Conduit, logo você é um grande candidato a descer e ajudar a desativar as runas, mas fique atento para voltar rápido para a plataforma assim que a ultima for desativada.
  • Use um CD de sobrevivência para voltar a plataforma caso você seja alvo do Lodestone Spike

Responsabilidades dos DPS:

  • Quando Gor’ashan usar Power Conduit, pule fora da plataforma, evitando marotamente os Electric Pulses, e clique para desativar as runas
  • Habilidades que aumentam a velocidade são ótimas na fase dos Conduítes, mas não vocês Caçadores e seus aspectos do wipe (*olhar fulminante pros caçadores* -_- ).
  • Use uma habilidade pessoal para reduzir o dano recebido quando estiver voltando para a plataforma, caso você seja alvo do Lodestone Spike

Responsabilidades do Curador:

Atenção!

Delicinha do momento, no modo desafio as lindas Lodestone Spike ganham uma peculiaridade extra que é uma repulsa por jogadores que querem matar o chefe amado delas. Isso pode atrapalhar bastante na hora de tentar desativar as Runas, uma vez que você não vai conseguir passar através dessa área de efeito repulsiva, e provavelmente vai facilitar a vida dos Electric Pulse que querem te matar.

Além disso, Thunder Cacophony causa muito mais dano e o curador provavelmente terá grandes problemas de mana nessa luta. Por isso é bom deixar muito bem combinadinho quem vai para qual lado desativar as runas. Coordenação gente, isso não é só o nome do lugar onde vocês eram mandados no colégio!


Kyrak

Kyrak

Antes da Kyrak tem:

Black Iron Engineer usa Debilitating Ray em um alvo aleatório. Isso pode ser interrompido ou o efeito removido do jogador afetado.

Black Iron Alchemists atiram Rejuvenating Serum em outros inimigos feridos, permitindo que esses alvos se curem. O efeito de cura dessa habilidade por ser removido.

O Drakonid Monstrosity vai atacar o tanque com Monstrous Swipe, atingindo jogadores próximos. Os DPS braço curto devem ficar atentos na sua posição e sempre se manter atrás desse inimigo. Adicionalmente esses bichos fofos vão usar Eruption, criando uma linha que chamas em frente a eles. Aqueles que forem atingidos por essas chamas vão tomar muito dano, ficar desorientados e voltar duas casas.

Kyrak: Dicas e Estratégia

Kyrak vem acompanhado de duas coisas fofas, Drakonid Monstrosity que devem ser mortos primeiro o mais rápido possível, diminuindo assim o tanto de dano que o tanque vai levar. Esses fofos tem as mesmas habilidades do primo que vocês acabaram de matar.

Kyrak tem habilidades parecidas com as do engenheiro e Alquimistas que vocês enfrentam nessa sala. Ele vai escolher um alvo aleatório e usar Debilitating Fixation, a qual precisa ser interrompida, e quando ele estiver abaixo de 50% de vida, ele usará Rejuvenating Serum nele mesmo, e isso precisa ser removido. Adicionalmente, Kyrak vai usar Vileblood Serum, atingindo a todos e deixando uma pequena poça de veneno no chão. Evitem ficar sobre essas poças malignas, ok?

Responsabilidades do Tanque:

Responsabilidades dos DPS:

Responsabilidades do Curador:

Atenção!

Kyrak vai marcar um alvo aleatório e usar Salve of Toxic Fumes, fazendo essa pobre alma irradiar dano em todos que estiverem perto. Se você for a pobre vitima disso, se afaste dos seus amigos e papagaios. Essa habilidade pode pode ser removida por habilidades tipo, Cleanse, Detox, Nature’s Cure/Remove Corruption.


Comandante Tharbek

Comandante Tharbek

Antes do Comandante Tharbek tem:

Vocês ao subirem para o segundo andar, devem escolher a segunda entrada, evitando assim grupos de inimigos desnecessaurius.

O primeiro grupo de inimigos contem 3 Black Iron Veterans, um Black Iron Elite, 300g de salsa e devem ser puxados para a parte baixa da rampa, evitando assim puxar outro grupo que patrulha a área, acidentalmente. Os Elites usam Intimidating Shout, a qual deve ser interrompida, e também usam Berserker Charge, que além de causar muito dano no alvo, joga a pobre vitima para trás.

Black Iron Siegebreakers causam muito dano no tanque e podem se Enfurecer com Frenzy, o qual deve ser removido sempre que possível. Adicionalmente eles vão usar Smash na frente deles. Aquele que ficar na frente deles e for atingindo pelo Smash, provavelmente vai falecer. Tanques também devem evitar levar esse dano.

Os Black Iron Summoners tentarão abrir portais que chamam Summon Black Iron Veterans. Isso deve ser interrompido antes que os portais sejam abertos.

Antes de enfrentar o chefe em si, vocês devem enfrentar uma pequena cilada que começa assim que se pula na arena. Essa pequena cilada consiste em 3 ondas de inimigos. Cada onda tem um grupo de Vilemaw Hatchlings quem os DPS ranged devem atacar.

Fora isso, não tem nenhuma novidade nos grupos de cada onda:

Os jogadores devem ser legais e interromper todas as habilidades possíveis, evitando dano no grupo e poupando um pouco a mana do Curador.

Comandante Tharbek: Dicas e Estratégia

A luta contra Commander Tharbek requer muita movimentação e atenção, dado que erros aqui podem ser fatais (pausa dramática). 

  • Os jogadores devem desviar do Incinerating Breath e Noxious Spit, que a montaria do chefe usa contra vocês, assim como desviar também do Iron Reaver e dos Imbued Iron Axes que ficam rodando loucamente pela sala
  • Essas mecânicas vão causar um dano praticamente fatal, se não forem bem evitadas. Adicionalmente (como se já não tivesse zueira suficiente na luta), Tharbek vai marcar um alvo aleatório com Iron Axe, o qual não pode ser evitado e também causa um bocado de dano.
  • Quando o chefe chegar em aproximadamente 70% de vida, ele ganhará Iron Rage, aumentando o dano que ele causa. Esse é o momento em que a vida manda um beijo para os curadores e fala “se vira”.
  • Quando o chefe chegar em aproximadamente 60% de vida, Awbee vai se juntar a luta, atacando o chefe com seu não tão poderoso assim, Arcane Breath e leves patadinhas marotas. Isso é apenas uma pequena brincadeira da tia Blizzard para jogadores mais antigos que chegaram a ajudar esse pequeno dragonete que aparecia com uma missão na versão original dessa masmorra (Awbee).

Responsabilidades do Tanque:

Responsabilidades do DPS:

Responsabilidades do Curador:

Atenção!

Lembrando que, no modo desafio Tharbek desmonta quando a vida do Ironbarb Skyreaver estiver em 50%. 

  • Enquanto ambos estiverem ativos, o dano no tanque será muitíssimo alto.

Alias, para tudo ficar feliz, quando Tharbek chegar perto de 30% de vida, muitos Vilemaw Hatchlings vão entrar na brincadeira, causando dano em tudo que é inimigo. Os Ranges DPS devem atacar esses malditinho o mais rápido possível. Ou se o curador de vocês for uma pessoa corajosa, vocês podem ignorar esses bichos chatos e focar em matar o chefe apenas.


Asafúria, a Indomada

Asafúria a Indomada - Rá Rá, pegadinha da indomada!

Antes da Asafúria, a Indomada tem:

Muitos grupos de Ogros safados estão no caminho entre Tharbek e o próximo chefe.

  • Desse bando, os Black Iron Drake-Keeper são os mais perigosos, já que eles eventualmente vão sair correndo do grupo e tentar libertar dragões que estão presos.
  • Se eles não forem impedidos, eles vão soltar um grupo delicioso de 10 dragonetes de cada jaula, o que fará com que seu grupo faça uma visita rápida ao Spirit Healer mais próximo.
  • Já que esses lindos e fofos vem em grupos de 4, é sábio usar controle de massa neles para evitar essa farra dos dragonetes.

Black Iron Groundshakers tem um ataque chamado Earthpounder que pode ser fatal para os DPS colantes. O último grupo antes do chefe possui dois Groundshakers, e mesmo o tanque se der mole e ficar no Earthpounders pode morrer para o primeiro ataque.

Asafúria, a Indomada: Dicas e Estratégia

A luta contra Ragewing the Untamed é bem simples, mas chata dos infernos. E tem múltiplas fases. E tem fogo. E tem dragonetes. E tem ponte!

Assim que vocês começarem a atravessar a ponte, a grande dragoa safada vai surgir para o combate. Durante essa primeira fase, Asafúria irá marcar um alvo distante e atacar com Magma Spit e vai usar Engulfing Fire, o qual afetará toda a ponte, essas chamas deixam o alvo desorientado e causam muito dano naquele que for atingido. É legal ficar de olho para onde o chefe começará a usar essa habilidade e correr para o outro lado da ponte (tipo, se ele estiver apontado para a direita e começar a usar Engulfing Fire para o meio, vocês devem correr para a esquerda).

Quando ele chegar a 70% e 40% de vida, ela vai voar alto e começará a bombardear a ponte com Fire Storm. Durante essa fase muitos Ragewing Whelps surgirão para atacar os jogadores. Foco em matar esses pequenos seres infernais com todo dano em área possível.

Após a fase dos Dragonetes dos 40% de vida, Ragewing vai pousar na ponte. Ela não usa mais Engulfing Fire nessa fase, mas mantém os ataques com Magma Spit e ganha Burning Rage. Aqueles que puderem remover Raiva, fiquem atentos para sempre que possível retirar esse efeito da chefe, para reduzir o dano causado no tanque.

Responsabilidades do Tanque:

  • Mantenha Asafúria virada totalmente para esquerda ou direita, para facilitar saber para que lado ela vai usar o Engulfing Fire
  • Corra para o lado oposto da ponte durante o Engulfing Fire
  • Volte rápido para perto dela, evitando levar dano do Fire Breath
  • Saia de cima dos Magma Spit
  • Use um CD de redução de dano quando o numero de acúmulos de Ripping Claw estiver alto
  • Junte rapidamente os Ragewing Whelps, e saia das áreas afetadas pelo Fire Storm
  • Quando Asafúria descer de vez após a segunda fase dos Dragonetes, provoque-a rapidamente e a vire para longe do grupo

Responsabilidades do DPS:

  • Durante a fase dos Ragewing Whelp, use bastante dano em área e fique fora das áreas afetadas pelo Fire Storm
  • Corra para o lado oposto da ponte durante o Engulfing Fire
  • Saia de cima dos Magma Spit
  • Quando Ragewing pousar após a segunda fase dos Dragonetes, fique atrás dela
  • Remova Burning Rage dela sempre que possível

Responsabilidades do Curador:

  • O dano no tanque será bem alto quando ele estiver com muitos acúmulos de Ripping Claw
  • Aqueles que levarem dano do Engulfing Fire vão praticamente levar dano fatal
  • Aqueles que ficarem sobre Magma Spit por achar quentinho ou bonito, vão levar dano fatal também para deixar de ser bobos
  • Use habilidades de redução de dano e outros CD de área durante a fase dos Dragonetes
  • Corra para o lado oposto da ponte durante o Engulfing Fire
  • Não de mole ficando sobre os Magma Spit e Fire Storm

Atenção!

Lembrando que, no modo desafio, vocês terão que ficar bem atentos para o Engulfing Fire que vai varrer a ponte inteira todas as vezes. Vocês terão que correr até a plataforma do lado oposto de onde ela começar a usar a habilidade, afim de sobreviver ao ataque. Habilidades de velocidade como Stampeding Roar são super bem vindas aqui. Mas vocês caçadores, tirem esse sorriso da cara agora, pq ninguém quer seu Aspect of the Pack nessa hora. -_-

Adicionalmente vale citar que Burning Rage no modo desafio da um grande aumento no dano causado por cada acumulo. Logo, se vocês não tiverem como remover esse efeito dela, é bom guardar o  Bloodlust/Heroism/Time Warp para essa fase final.


Senhora da Guerra Zaela

Senhora da Guerra Zaela

Antes da Senhora da Guerra Zaela tem:

Black Iron Flame Reavers vão conjurar Windfury Totems que concede a eles e os seus aliados Windfury buff. Quem puder deve matar rapidamente os Windfury Totems. Eles tem apenas 5 pontos de vida.

Os tanques devem ser cuidadoso ao puxar o grupo de dois Black Iron Rageguards na ponte antes da Zaela, pois seu dano é forte e seus Shattering Smash podem fazer a vida do tanque brincar de ioiô fácil fácil.

Senhora da Guerra Zaela: Dicas e Estratégia

A luta contra a tia Warlord Zaela é simples, mas requer muita movimentação.

Inicialmente a luta começa apenas com ela. Zaela vai marcar um alvo aleatório com Black Iron Cyclone, um pequeno tornadinho que tem um efeito stalker e deve ser levado para longe dos seus amiguinhos. Ela também vai arremessar uma Rebounding Blade em um alvo aleatório (sério, acho que vou criar um personagem chamado “aleatório”), o qual ricocheteia em outros jogadores próximos, logo é bom que todos fiquem espalhados pela plataforma, para evitar um efeito de dano em cadeia.

Quando Zaela chegar em 60% de vida, ela vai pular sobre um dragão e voar para longe. Nessa hora teremos:

  • 3 Black Iron Wyrm Riders vão pousar na plataforma, causando um dano moderado no tanque e vai atormentar a vida com Chain Pull.
  • Emberscale Ironflight vão descer e cobrir dois terços da plataforma com Burning Breath. Isso ocorre em um padrão alternados. Um ataque será no sentido leste-oeste e o outro no norte-sul.
  • Independente do lado que vier o ataque, aqueles atingidos pelo Burning Breath vão levar muito dano se ficarem lá de bobeira na frente do dragão na hora do ataque. Logo, fiquem atentos para onde os dragões estão indo e tentem se posicionar de acordo para evitar levar dano desnecessário.

Após 40 segundos de voo, Zaela volta a plataforma, mas bonita e formosa que antes, e independentemente de os Black Iron Wyrm Riders estarem mortos ou não. Os Dragões voadores vão continuar usando o Burning Breath pelo resto da luta.

Responsabilidades do Tanque:

Responsabilidades do DPS:

Responsabilidades do Curador:

Atenção!

Vale citar que, no Modo Desafio os Black Iron Wyrm Riders tem uma habilidade extra, Dragon Roar, a qual eles irão usar logo após o Chain Pull. Dragon Roar empurrando os jogadores próximos e causando um dano moderado. 

  • O empurrão é mais problemático nisso que o dano em si, pois pode empurrar o jogador para dentro do Burning Breath.
  • Jogadores afetados pelo Chain Pull devem se afastar o máximo possível dos inimigos e usar algum redutor de dano, caso não consigam evitar o Dragon Roar.

Lembrando que os Emberscale Ironflights vão sobrepor os Burning Breaths, logo, dois seguimentos da plataforma estará em chamas na metade do tempo. 

  • Note que a terceira parte da plataforma não pode ser alvo disso duas vezes seguidas.
  • Uma maneira simples de evitar o dano é se mover para o ponto da plataforma que foi recentemente afetada assim que o efeito das chamas sumir.


Guia em vídeo

O escritor de guias do Wowhead, Hamlet preparou alguns vídeos guias para ajudar você a pegar o ouro (em inglês 🙁 ):

Você pode encontrar o autor no Twitter (@HamletEJ) ou no seu blog!

Fonte: Wowhead, Tank and Spank