X

Olá, Azerothianos! Tudo bom com vocês? Como é que tá do lado daí? :3

Trago hoje a vocês mais uma notícia quentinha vinda diretamente do site oficial. Trata-se de uma mudança que afetará os saques de masmorras e raides, inclusive a tão aguardada Cidadela do Fogo do Inferno. É um texto um pouco longo, mas explica direitinho o porquê os desenvolvedores optaram por essa mudança. Bora conferir?

Não se esqueçam que nós fizemos uma série especial sobre o Patch 6.2 que vocês podem conferir clicando aqui!

No patch 6.2 do World of Warcraft, haverá algumas mudanças em relação à itemização de raides com o objetivo de melhorar a experiência de saque pessoal, criando distinções mais interessantes entre os itens e dando recompensas que reflitam melhor o desafio que os jogadores enfrentam para obtê-las.

Melhorias no Saque Pessoal

O sistema de Saque Pessoal oferece várias vantagens para certos tipos de grupo, mas ainda existem várias áreas que podem ser melhoradas. Os objetivos com o Saque Pessoal são estes:

  • Tornar o Saque Pessoal uma experiência mais sólida e gratificante.
  • Tornar o Saque Pessoal tão bom quanto o saque em grupo, para que os jogadores que prefiram Saque Pessoal recebam recompensas comparáveis às de um grupo usando Saque Mestre ou Necessidade/Ganância.
  • Celebrar as vitórias dos outros membros do grupo no Saque Pessoal mais ou menos como no Saque Grupal.


Em vez de criar chances individuais de saque para cada jogador (que às vezes rendem um ou até mesmo nenhum item para o grupo) será utilizado um raciocínio parecido com o do Saque de Grupo para determinar quantos itens um chefe vai largar com base no tamanho do grupo. Ao reduzir a variação no Saque Pessoal, os jogadores verão um número bem mais previsível de itens cair de chefes. Além disso, itens de conjunto cairão com mais constância no Saque Pessoal, assim como acontece no Saque Grupal hoje em dia. O resultado final é que os grupos que usarem o Saque Pessoal vão adquirir seus bônus de conjuntos de 2 e 4 itens mais ou menos ao mesmo tempo que os grupos que fizerem Saque Grupal.

Também será aumentada a frequência geral de recompensa para o Saque Pessoal, dando mais itens aos jogadores para compensar o fato de o Saque Pessoal não permitir que recompensas sejam distribuídas entre os membros do grupo. Os desenvolvedores sabem que encontrar aquele berloque sensacional pode ser difícil no Saque Pessoal e esse aumento vai aumentar a chance de topar com esses itens.

E, finalmente, a mudança mais visível é a I.U. do Saque Pessoal. Parte da graça da raide está em progredir e melhorar como grupo, não apenas como indivíduo. O sistema de Saque Pessoal anterior celebrava suas vitórias, mas escondia o que os companheiros de grupo recebiam no registro do bate-papo. Mas o momento em que o seu amigo finalmente ganha a espada pode ser tão importante para você quanto ganhar as botas e agora o jogo celebrará isso também. Ou seja: quando o jogador saqueia um item, todo o grupo vai ver o que foi!

Essas melhorias de Saque Pessoal não se limitam à Cidadela Fogo do Inferno: as masmorras de Draenor serão atualizadas, inclusive as Míticas, para que usem o mesmo sistema.

saque_pessoal
Itens sendo distribuídos. Achei que ficou ó, uma belezinha! (Y)

Atributos Secundários

Nos primeiros momentos de World of Warcraft, não foram criados muitos itens para caírem de cada chefe de raide (havia apenas 150 itens em todo o Núcleo Derretido, e, desses, mais da metade era de conjuntos!). O baixo número de itens em uma raide fazia com que houvesse apenas um ou outro item por espaço em todo um tipo fosse adequado à sua classe. No exemplo do Núcleo Derretido, se o jogador fosse Caçador ou Xamã, a única opção de cinto na área inteira seria o item da sua classe. E, quando um item não estava restrito a uma classe, ele era compartilhado por várias especializações com ideias diferentes de quais atributos eram bons ou ruins. Quando havia bem poucos itens para preencher algum espaço, a necessidade de ter certeza de que eles eram úteis para muitas especializações impedia a divisão 50/50 nos atributos secundários.

À medida que o jogo foi amadurecendo, o número e a variedade de itens que os chefes largam por abate aumentaram. Os atributos secundários tornaram-se mais competitivos uns com os outros e a frequência dos itens fora do padrão foi reduzida, que só eram úteis para algumas classes. Isso tornou mais itens úteis para um número maior de jogadores, mas acabou com a distinção e o senso de identidade que os itens tinham no passado. Foi ficando mais rara aquela certeza de que o próximo item a cair seria a peça incrível tão esperada. E também, ao contrário do que era pretendido, foi rareando a sensação de encontrar um item realmente especial.

Para ajudar a recriar essa sensação, os desenvolvedores decidiram sacudir as coisas no que diz respeito aos atributos secundários no saque de raide neste novo patch, o 6.2. Na Cidadela Fogo do Inferno, haverá um gradiente maior de valores de atributos secundários em itens que já possui há muito tempo. Junto com alguns ajustes finos para garantir que os atributos sejam a escolha certa, vai ficar mais fácil de identificar quais itens são bons para o jogador, sem que se trate só de equipar o item de maior nível. Espera-se que isso resulte em itens de raide da Cidadela Fogo do Inferno mais distintos e significativos. Os desenvolvedores querem ouvir as opiniões depois que os jogadores tiverem testado o sistema.

Subida de nível de item

Conforme esta expansão progredia, ficou bem claro que há um desnível entre o desafio e a recompensa para guildas que se aprofundam em nossas áreas de raide maiores. Quando o nível do item para determinada dificuldade em uma área é fixo, um cajado de feitiços do Imperador Mar’gok Heroico vai ser bem igual em poder a um do Tectus Heroico, mesmo que Imperador Mar’gok seja o chefe mais difícil. Os desenvolvedores relataram que ouviram falar o tempo todo de guildas que matam um chefe de uma zona posterior, como Fornalha Explosiva pela primeira vez e desencantam a maior parte do saque, porque o grupo já tem saque de chefes anteriores naqueles espaços de equipamentos. E muitas guildas passam para dificuldades mais altas, pois o saque do Darmac Heroico é mais poderoso que o do Mão Negra Normal e é mais fácil de obter. Para corrigir isso, a Cidadela Fogo do Inferno será reestruturada para que o nível de item do saque concedido pelos chefes aumente conforme os jogadores se aprofundarem na área, culminando em Arquimonde, ao mesmo tempo o maior desafio e a recompensa suprema. Essa decisão foi tomada por alguns motivos:

É bom obter itens de nível mais alto conforme se progride na área. Um das críticas mais constantes à Fornalha era que não fazia sentido chefes como a Damas de Ferro largarem saque igual ao de Gruul (ou até pior).

Essa mudança reconfigura a distribuição dos melhores itens. O poder dos itens que os jogadores podem obter em um determinado espaço vai diferir com base no progresso na área em que está. As melhores botas provavelmente serão diferentes se você estiver no Sanguinávido Normal ou se estiver no Mannoroth Heroico, e seriam diferentes se o grupo estivesse no Aniquilador de Ferro Mítico e assim por diante.

Os jogadores podem ajudar a testar a nova funcionalidade nos Reinos de Teste Público (RTP) do Patch 6.2, lembrando que a disponibilidade para testar estes conteúdos pode ser limitada a um certo período de tempo. Ao participar dos RTPs, o jogador testa os patches antes do lançamento nos reinos ao vivo. Se quiser participar do teste e dar seu parecer, copie o seu personagem e baixe o cliente do RTP. Depois de dar uma experimentada, visite o Fórum Geral para falar sobre o patch. Para comunicar problemas ou erros, use o recurso Enviar Erro do jogo (encontrado em Menu -> Ajuda -> Enviar Erro) ou vá ao Fórum de Relatório de Erros do RTP (em inglês).

Inicialmente, achei que não seria bom para os jogadores ter “diferença” no nível do item nos chefes de uma única raide. Porém, concordo com o que foi dito: às vezes, chefes “mais fracos” possuem o saque melhor do que um chefe de maior dificuldade e isso desanima os cores, pois a recompensa acaba não sendo justa. A própria Fornalha, que é a treva da Fundição, acaba sendo esquecida devido à dificuldade e saques com atributos que podem ser adquiridos em outros chefes.

E vocês? Concordam comigo? O que acharam da novidades? Deixem logo abaixo nos comentários! 🙂

Até a próxima, pe-pessoal!