X
Este é o 9º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! O guia da vez é de Xhul’horac, na Cidadela Fogo do Inferno! Mais demônios com nomes complicados para a nossa coleção! O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.

Sobre Xhul’horac

Evocado por Gul’dan das profundezas da Espiral Etérea, Xhul’horac é uma das mais poderosas assombrações do Caos — uma raça de seres parasitas do caos que fazem rasgos nos planos da realidade, consumindo e absorvendo a energia e os seres aí existentes. Gul’dan corrompeu Xhul’horac, alimentando-o com a irresistível energia vil e usando seus poderes para abrir portais, através dos quais ele pretende reunir as forças da Legião Ardente.

Visão Geral

Essa é uma luta de 4 fases, que requer movimentação MUITO precisa. É o tipo de luta que vai ter fogo para todos os lados sujando a sala, então posicionamento correto é essencial para não bloquear o caminho. No início, Xhul’horac abrirá o portal da Legião, adquirindo habilidades vis. Depois, ele abrirá o portal do Caos, adquirindo habilidades de sombra. Os dois elementos não se misturam muito bem, e provocam explosões ao se tocarem. Os jogadores precisam se coordenar para usar esses elementos a seu favor. Haverá vários momentos em que será necessário parar de bater para fazer a mecânica corretamente. Não tente driblar isso.

Ah, e a plataforma é aberta, sendo possível cair e morrer.

Energia do Caos e Energia Vil não combinam!

Ser afetado por habilidades de sombra te inflige o debuff Maculado pelo Caos durante 15 segundos. Ser afetado por habilidades vis te dá o debuff Maculado pela Vilania durante 15 segundos. Quando essas duas energias se tocam de alguma forma (seja porque você recebeu uma habilidade do elemento oposto, ou porque duas poças se tocaram), elas criam uma explosão chamada Aniquilação Sombra Vil, que causa 180k de dano num raio de 20 metros. A explosão destrói qualquer poça de Caos Abominável ou Chama Vil Caótica que tocar, e os jogadores que provocarem a explosão têm seus debuffs de energia do caos e energia vil dissipados.

No entanto, é possível usar isso a seu favor. Cuidado, pois os jogadoes que estiverem num raio de 20 metros da explosão também recebem um debuff que aumenta em 75% o dano das próximas explosões durante 2 minutos.

Fase 1 – A Chama da Legião

Pouco após o boss ser puxado, ele começa a canalizar as energias que abrem o portal da Legião. Ele será então imbuído de energia vil, ganhando habilidades respectivas e invocando dois tipos de adds. Um desses adds é um “mini-boss”, e é necessário derrotá-lo para encerrar essa fase. No entanto, o outro add é tão importante quanto (ou mais).

Xhul’horac

O boss usa poucas habilidades nessa fase. Eu vou chamar ele de Xhul a partir de agora, porque convenhamos, demora muito pra digitar esse nome inteiro tantas vezes.

  • Golpe Vil: Causa 350k de dano de fogo ao tank que estiver com Xhul.
  • Surto Vil: Aplica um debuff de 5 segundos em jogadores aleatórios. Quando esse debuff expira, uma poça de Chama Vil Caótica surge no pé desses jogadores.

Vanguarda Akkelion

Esse é o “mini-boss” dessa fase. Ele tem bastante vida (compartilhada com Xhul), e usa algumas habilidades:

  • Rajada de Chamavil: Akkelion golpeia o tank que estiver com ele várias vezes, causando 150k de dano de fogo por golpe, e aumentando o dano recebido pela habilidade em 50% por 7 segundos, por stack. Até onde entendi, o stack só é aplicado ao fim dos golpes, não a cada golpe individual.
  • Correntes Vis: Prende 3 jogadores uns aos outros com correntes, causando 25k de dano de fogo por segundo, por stack. Os jogadores ganham um stack para cada outro jogador preso a eles. Se as pessoas presas se afastarem umas das outras, as correntes são quebradas.

Piromaníaco Selvagem

Esse é o add mais chato e desagradável de todos. Ele tem apenas uma habilidade, tão problemática que o torna prioridade de alvo. E pra ajudar, vários Piromaníacos surgirão por vez.

  • Orbe Vil: Lança uma orbe verde que percorre a sala. Se encostar em um jogador, a orbe é absorvida e aplica um debuff que causa 45k de dano de fogo por segundo durante 15 segundos, e stacka. Porém, se a orbe não encostar em nenhum jogador, ela cai no chão e cria uma poça de Chama Vil Caótica. A habilidade pode e deve ser interrompida.

Estratégia – Fase 1

O mais importante nessa fase é se posicionar corretamente e saber parar de bater para cumprir a mecânica. O posicionamento deve ocorrer da seguinte forma:

posicao_fase1

TODO MUNDO, SEM EXCEÇÃO que for afetado pelo debuff Surto Vil deverá correr para as bordas do lado esquerdo da sala e deixar a poça lá. Parem tudo o que estiverem fazendo e vão pra lá, sério. Essa Chama Vil causa muito dano a quem ficar em cima, então saiam. Ela também se espalha (e muito!) com o tempo, então uma hora vocês terão o lado esquerdo da sala completamente tomado pelo fogo. Será necessário ir se locomovendo aos poucos para o centro da sala para não encostar nas chamas.

fogoverde

Print retirado do vídeo do canal LaiPlays

Bom, acho que todo mundo entendeu que colocar o fogo no lugar errado é ruim. Então, vamos às próximas habilidades: o tank que estiver com o boss deve usar um cooldown defensivo na hora do Golpe Vil, e o tank que estiver com Akkelion deve usar seus cooldowns na hora da Rajada de Chamavil. Os jogadores presos pelas Correntes Vis devem correr uns dos outros para se libertarem rapidamente.

correntes

Print retirado do vídeo do canal LaiPlays

Os adds mais chatos dessa fase são os Piromaníacos, como eu tinha dito antes. Eles surgem em locais aleatórios vão canalizar sem parar a Orbe Vil. Eles são prioridade absoluta de alvo. Eles devem ser interrompidos, atordoados, jogados pra trás, o que for necessário para que eles não lancem a habilidade. Se por algum acaso eles conseguir lançar, algum jogador deverá interceptar a orbe para que ela não caia no chão e suje ainda mais a sala. Como eles surgem nos locais de jogadores aleatórios, tendo todos do grupo próximos facilita na hora de matar os diabretes. Fiquem atentos caso algum deles surja mais longe (no local de alguém que estava correndo com as correntes ou com o Surto Vil).

Sério, batam nesse malditos, vocês não imaginam o estrago que eles fazem.

piro

Print retirado do vídeo do canal LaiPlays

Quando não houver Piromaníacos vivos, batam em Akkelion, que deverá ser mantido ao lado do boss para otimizar o dano em área. Ele compartilha vida com Xhul, então bater nele = bater no boss.

Fase 2 – Garra do Caos

Quando Akkelion morre, Xhul invoca as forças do Caos e abre o segundo portal. Suas habilidades são modificadas para refletir esse novo elemento, e adds diferentes surgirão. Os Piromaníacos continuam surgindo, e, novamente, os adds são tão importantes quanto o boss, e devem morrer rapidamente.

Xhul’horac

As habilidades anteriores de Xhul são substituídas por equivalentes do Caos.

  • Golpe Caótico: Causa 350k de dano de sombra ao tank que estiver com Xhul.
  • Surto Caótico: Aplica um debuff de 5 segundos em jogadores aleatórios. Quando esse debuff expira, uma poça de Caos Abominável (fogo roxo) surge no pé desses jogadores.

Omnus

O “mini-boss” dessa fase. Ele também compartilha vida com o boss, e usa as seguintes habilidades:

  • Olhar Mortificador: Habilidade usada no tank que estiver com Omnus. Causa 350k de dano de sombra a cada 4 segundos, e aplica um debuff que aumenta em 20% o dano recebido pela habilidade durante 4 segundos, e stacka.
  • Buraco Negro: Marca o chão com uma fumaça roxa. Após alguns segundos, um buraco negro se forma no lugar, puxando todos os jogadores para dentro e causando 30k de dano de sombra por segundo em todos no grupo. Se os jogadores entrarem no buraco negro, eles criam uma Singularidade.
    • Singularidade: Causa 900k de dano de sombra, dividido entre todos os jogadores num raio de 9 metros. Destrói o Buraco Negro.

Demônio do Caos Instável

Esse é o add pequenininho e chato dessa fase. Ele usa apenas uma habilidade (o tempo todo) que enche muito a paciência de todo mundo:

  • Passo do Caos Volátil: Teleporta para o local de um jogador próximo, causando 90k de dano de sombra aos jogadores no local onde ele surge. Cria uma poça de Caos Abominável (fogo roxo) se atingir algum jogador nesse processo. O local onde ele vai surgir ficar marcado por uma fumacinha roxa.

Estratégia – Fase 2

Nessa fase, o grupo vai se deslocar para o lado oposto da sala. Ao contrário da fase anterior, é interessante que o grupo não esteja muito stackado, pois a chance de serem pegos pelo Passo do Caos Volátil é bem maior se todos estiverem grudados. Os Piromaníacos Selvagens devem ser tratados com a mesma prioridade da outra fase.

posicao_fase2

Os jogadores alvejados pelo Surto Caótico deverão parar tudo o que estão fazendo e imediatamente correr para deixar as poças de fogo roxo nas bordas do lado direito da sala. Se por acaso as poças de chama verde da fase anterior estiverem muito grandes e invadindo muito do espaço da sala, um dos jogadores marcados pelo Surto Vil deverá correr para o outro lado da sala e deixar sua poça de fogo roxo bem perto de uma poça verde. Depois, volte correndo para o lado seguro da sala. A poça roxa vai se espalhar para cima da verde, provocando uma Aniquilação Sombra Vil e se livrando um pouco da sujeira.

caos

Print retirado do vídeo do canal WowChakra

Matem rapidamente os Demônios do Caos Instável. Eles são prioridade absoluta de alvo! Saiam de cima das fumacinhas para não serem pegos pelo Passo do Caos Volátil e criarem mais fogo roxo.

 

O tank que estiver cuidando de Omnus deverá usar cooldowns fortes quando os stacks de Olhar Mortificador começarem a se acumular. Já o tank que estiver com Xhul deve se preparar para o Golpe Caótico. Mantenham os dois juntos para otimizar o cleave.

Quando um Buraco Negro surgir, você tem duas opções: se houver um jogador com um cooldown de imunidade, ele deverá mergulhar sozinho para absorver a Singularidade. Se vocês não tiverem um jogador assim, todos os jogadores ranged deverão entrar no buraco ao mesmo tempo. Comuniquem-se e combinem uma contagem regressiva para que ninguém entre antes da hora.

blackhole

Print retirado do vídeo do canal trustyTankadin

Quando não houver Demônios do Caos Instável vivos, batam em Omnus. Ele compartilha vida com o boss.

Fase 3 – Sombra Vil

Essa fase começa quando você mata Omnus. Xhul terá absorvido a energia de ambos os portais, então ficará alternando entre energias vis e energias do caos. A cor do boss muda para indicar qual a energia da vez. Roxo = Energia do Caos / Verde = Energia Vil.

Quando Xhul estiver dominado pela Energia Vil, ele usará todas as habilidades da primeira fase e invocará os Piromaníacos. Akkelion não ressurge, portanto suas habilidades não ocorrem.

Quando Xhul estiver dominado pela Energia do Caos, ele usará todas as habilidades da segunda fase e invocará os Demônios do Caos. Omnus não ressurge, portanto suas habilidades não ocorrem.

Estratégia – Fase 3

Nessa fase, o boss será mantido no centro da sala. Os tanks deverão realizar a troca de taunts toda vez que Xhul alternar as energias. Ou seja, um ficará responsável por receber o Golpe Vil, e o outro pelo Golpe Caótico.

posicao_fase3e4

Os adds continuam sendo prioridade acima do boss, e o grupo deve lidar com eles exatamente como nas fases anteriores. Os ranged e melee não estarão stackados como na Fase 1, então dessa vez os melees lidam com os Piromaníacos que surgirem perto deles, e os ranged fazem o mesmo com os que surgirem lá.

Os primeiros jogadores afetados pelo Surto Vil e Surto Caótico deverão usar seus debuffs para limpar os lados direito e esquerdo da sala com a Aniquilação Sombra VilDepois, voltem a deixar as poças nos lados respectivos como nas outras fases, e só limpem novamente quando o fogo se expandir demais.

Essa fase não costuma durar muito tempo. Certifiquem-se de que a sala esteja bem limpa antes que a próxima fase comece.

Fase 4 – Colapso dos Portais

Quando chega em 20% de vida, Xhul absorve completamente a energia dos portais, que entram em colapso. Os adds param de surgir, e além das habilidades da fase anterior, Xhul começa a usar o Caos Opressor. A cada 10 segundos, ele explodirá causando 130k de dano em todos os jogadores. A cada explosão, o dano que ele causa aumenta em 20%, e stacka até o final da luta.

Estratégia – Fase 4

O posicionamento é o mesmo da Fase 3. Logo que entrarem nessa fase, finalizem todos os adds remanescentes e usem a Sede de Sangue/ Distorção Temporal/ Heroísmo. Batam forte no boss, e matem-no antes que o dano aumente demais.

Os tanks devem realizar a troca de taunts como antes, e os jogadores afetados pelo Surto Vil e Surto Caótico deverão deixar as poças de fogo nos lados respectivos. Não tentem limpar a sala nessa fase, a não ser que seja estritamente necessário.

Estratégia em Vídeo