X
Este é o 1º artigo de 2 posts da série Illidan Tempesfúria.

Então? Venha comigo… se você quiser viver o suficiente para me ver salvar este mundo!

Olá pessoal! Esta é a primeira vez que estou fazendo um artigo de lore, e fico muito feliz que ele seja justamente sobre o meu personagem preferido do Warcraft: Illidan Tempesfúria.

Sua história é bem longa e passa por diversos períodos, o que torna ela bastante rica e interessante. E claro, por ele ser o personagem de capa da nova expansão – Legion – nós não poderíamos deixar de contar a história dele para vocês. Espero que gostem de ler tanto quanto eu gostei de escrever! <3

Este post contém um pouco da minha interpretação pessoal do personagem em alguns pontos. Por isso, sintam-se livres para postar a interpretação de vocês nos comentários caso ela seja diferente! =)

Guerra dos Antigos

legion

Introdução

Nossa história começa há mais de 10.000 anos, na época em que a sociedade dos elfos noturnos estava em seu ápice. Eles eram praticantes ávidos de magia graças à sua proximidade da Nascente da Eternidade, um lago com uma quantidade imensa de magia arcana. Os elfos noturnos eram liderados pela rainha Azshara, e seus súditos mais queridos (e considerados a alta sociedade) eram os Altaneiros.

Este uso intenso de magia chamou a atenção da Legião Ardente. Sargeras então entrou em contato com Xavius – o conselheiro da rainha Azshara – para que ele ajudasse a Legião a invadir o mundo. Xavius mostrou para a rainha e para os Altaneiros toda a glória e poder da Legião, e Azshara gostou bastante da ideia. A promessa da Legião era criar um mundo melhor, limpar tudo o que era imperfeito. E a rainha queria um mundo puro e perfeito, assim como ela. Apenas mais tarde os altaneiros iriam descobrir o verdadeiro plano da legião: destruir o mundo. Então com essas promessas de poder e perfeição, Xavius junto com outros Altaneiros abriram um portal e começaram a trazer os demônios da Legião para Azeroth, que na época tinha apenas um continente e era conhecida como Kalimdor.

Juventude de Illidan

cenarius

Illidan tem um irmão gêmeo: Malfurion. Em sua juventude eles eram idênticos, exceto pela cor do cabelo e pela cor dos olhos. Ao contrário da maioria dos elfos noturnos, Illidan tinha olhos cor de âmbar. Isto era algo raro, e para os elfos era sinal de que a pessoa estava destinada a coisas grandiosas. Illidan e Malfurion tinham uma amiga em comum e os três sempre foram muito próximos desde pequenos: a Tyrande Murmuréolo.

Illidan ainda não tinha encontrado seu destino, enquanto Tyrande fazia seu treinamento de sacerdotisa de Elune e Malfurion estava sendo treinado no druidismo pelo semi-deus Cenarius. Illidan tentou seguir o caminho do druidismo assim como seu irmão, mas não se adaptou muito bem. Ele sempre teve mais afinidade com a magia arcana, mais tradicional entre seu povo. Por causa da cor de seus olhos Illidan se sentia pressionado para se destacar, e o fato de ainda não ter encontrado sua vocação assim como Tyrande e seu irmão deixava ele apreensivo.

Início da guerra

As habilidades de Illidan com a magia arcana chamaram a atenção de Kur’talos Cristacorvo, que convidou ele a lutar junto com a Guarda da Lua. Cristacorvo foi o primeiro líder da resistência Kaldorei (elfos noturnos) durante a Guerra dos Antigos. Illidan impressionou Cristacorvo em sua primeira missão, salvando sua vida durante um ataque de Caçadores Vis.

Após ser exaltado por Cristacorvo por suas habilidades, Illidan finalmente se sentiu confiante, e feliz por ter encontrado seu destino lutando junto com a resistência. Ele queria ser o melhor, queria ser poderoso para poder ajudar seu povo contra esta ameaça, e também para ser digno de Tyrande, por quem era apaixonado. Ele sabia que ela escolheria ele ou Malfurion como parceiro, então estava se esforçando para que ele fosse o escolhido, para ser digno de seu amor.

Enquanto isso, Malfurion descobriu a origem da invasão dos demônios: eles estavam sendo invocados em Zin-Azshari, a capital dos elfos noturnos. Ele descobriu isso pelo sonho esmeralda com a ajuda de Cenarius, seu mentor. Ele também descobriu que a rainha, junto com Xavius e os altaneiros, eram os responsáveis. Cristacorvo e os outros membros da resistência não acreditaram que sua querida rainha poderia estar envolvida, então culparam os altaneiros e o conselheiro da rainha, Xavius, acreditando que Azshara estava sendo mantida refém. Então eles começaram a avançar em direção a Zin-Azshari para salvá-la.

Enquanto Illidan ajudava a Guarda da Lua a avançar em direção ao palácio, Malfurion foi direto a Zin-Azshari pelo sonho esmeralda para tentar fechar o portal por onde os demônios estavam entrando. Ao tentar fazer isso Malfurion foi visto por Xavius mesmo estando no sonho esmeralda, pois Xavius tinha olhos especiais. Mesmo assim Malfurion conseguiu derrotá-lo, e conseguiu fechar o portal por um tempo. Assim os elfos noturnos conseguiram uma pequena vitória, mas a guerra ainda estava longe de terminar.

illidan e tyrande

Illidan estava se sentindo confiante. Além de terem conseguido esta pequena vitória e derrotar muitos demônios, ele era de fato o mais habilidoso com a magia arcana. Ele reconheceu a importância dos atos de seu irmão para a vitória, porém achava que por causa de sua ausência prolongada dentro do Sonho Esmeralda Malfurion não conseguiria proteger Tyrande tão bem quanto ele. Então ele finalmente foi declarar seu amor por Tyrande, mas a escolha dela já tinha sido feita. Tyrande disse para Illidan que amava o Malfurion.

Illidan ficou arrasado por Tyrande ter escolhido seu irmão apesar de todos os seus esforços. Illidan amava seu irmão, mas em sua cabeça existia uma competição entre os dois. Malfurion era extremamente habilidoso como druida, tinha o carinho e respeito de todos, e ainda por cima conseguiu conquistar Tyrande sem perceber. Era Illidan o irmão com os olhos cor de âmbar, ele que estava destinado a ser o herói. Mas de alguma forma não estava conseguindo sair da sombra de Malfurion.

Mas claro que ele não se tomou por vencido. Illidan resolveu ganhar a guerra do seu jeito, e tinha um plano para salvar o mundo sozinho: ele decidiu se infiltrar no palácio e fingir que serviria a Legião.

Illidan se junta à Legião

illidan1

Eu venho para oferecer meus serviços para minha rainha… e para o senhor da Legião.

Chegando ao palácio Illidan ofereceu informações que poderiam ajudar a Legião, contando sobre um artefato muito poderoso e se oferecendo para recuperar este artefato: a Alma Dragônica. Ele conversou com o próprio Sargeras através do portal, e ganhou um presente dele. Uma marca em seus olhos que permitia que ele visse a magia no mundo, e também tatuagens para amplificar seus poderes.

Apesar de ter se juntado à Legião e recebido a marca de Sargeras, Illidan na verdade nunca quis ajudá-los. Seu plano era conseguir a Alma Dragônica não para fortalecer o portal e permitir a entrada de Sargeras, conforme ele tinha prometido, mas sim para fechar o portal e criar um vórtice que sugaria todos os demônios de volta de onde vieram. Desta forma ele poderia salvar o mundo, ser considerado um herói, e de quebra impressionar a Tyrande. Illidan conseguiu enganar a rainha Azshara, Mannoroth, Xavius, e até o próprio Sargeras.

No final, ele conseguiu pegar a Alma Dragônica, e junto com Malfurion eles conseguiram reverter o feitiço que estava sendo canalizado para que Sargeras entrasse no mundo. O vórtice foi criado na Nascente da Eternidade, que começou a sugar todos os demônios e estava prestes a explodir.

Com a explosão da nascente iminente, os elfos noturnos resolveram recuar em direção ao Monte Hyjal para ficar em uma distância segura. Porém, antes disso Illidan guardou 7 frascos de água da nascente e levou consigo.

A prisão de Illidan

nascente

Após a explosão da Nascente da Eternidade – conhecida como a Grande Cisão – o mundo foi dividido nos continentes que conhecemos hoje. Illidan se juntou aos outros em Hyjal, e teve a ideia de criar uma nova Nascente da Eternidade jogando o conteúdo de três frascos em um lago no local.

Sua intenção ao fazer isto era realmente boa. Illidan sabia que a Legião iria voltar um dia. Quando isso acontecesse, eles precisariam da nascente para ter poderes suficientes para derrotar a Legião ardente novamente. Jarod Cantonegro e Dath’remar Andassol viram Illidan fazendo isso, tentaram impedi-lo, e por isso quase foram mortos.

Malfurion e os outros elfos noturnos não ficaram felizes. Malfurion apontou que a Legião começou sua invasão justamente por causa da nascente, e que ao recriá-la iria apenas chamar a atenção deles novamente. Illidan discordou, e continuou insistindo que uma nova nascente era necessária.

Por quase ter matado Jarod e Dath’remar, os elfos julgaram que Illidan deveria ser morto, o que era a pena padrão para este tipo de crime. Mas Malfurion não queria ver a morte do irmão, e pediu que ele fosse aprisionado e não morto. Então ele foi levado ao Retiro onde ficaria preso indefinidamente. Maiev Cantonegro, irmã de Jarod, ficou indignada com Illidan por ele ter quase matado seu irmão, então se ofereceu para vigia-lo e se tornar Guardiã.


Terceira Guerra

illidan-demon

Illidan sai da prisão

10.000 anos mais tarde, como Illidan tinha previsto, a Legião voltou a Azeroth. Tyrande tinha se tornado líder dos elfos noturnos. Quando descobriu que a Legião tinha retornado, ela foi acordar os druidas (incluindo Malfurion) que estavam no Sonho Esmeralda, e também decidiu libertar Illidan de sua prisão. Malfurion não aprovou a ideia, ele não acreditava que Illidan teria mudado. Mesmo assim Tyrande continuou, matou as guardiãs que estavam ali e libertou Illidan.

Apenas Elune pode me proibir de qualquer coisa. Eu irei libertar Illidan goste você ou não.

Illidan concorda em ajudar, mas não por alguma dívida com o mundo ou com os elfos. Ele faz isso porque foi a Tyrande quem pediu, e mesmo após todos esses anos ele continua apaixonado por ela. Illidan também ficou chateado com a falta de confiança de seu próprio irmão, e resolveu provar que ele era poderoso e iria, de fato, conseguir derrotar a Legião. Seria também mais uma oportunidade de impressionar o seu amor.

O Crânio de Gul’dan

illidan e arthas

Illidan foi para a Selva Maleva, onde uma grande invasão demoníaca estava acontecendo, para salvar a região e derrotar demônios, e nesta época ele se tornou o primeiro Demon Hunter – ou Caçador de Demônios – da história. Ali ele encontrou Arthas, que contou a ele que o Crânio de Gul’dan era a causa da corrupção em Selva Maleva e sua destruição iria salvar a floresta. Arthas também mencionou que este artefato era muito poderoso.

Na verdade Arthas estava ali pela vontade de Ner’zhul, o Lich Rei enviado por Kil’jaeden para enfraquecer Azeroth antes da invasão da Legião. Porém, Ner’zhul começou a agir por vontade própria e sabia que Illidan iria querer usar o artefato para ficar mais forte. Assim, Illidan teria que derrotar Tichondrius, que era o representante da Legião em Azeroth que estava comandando os ataques do flagelo, o que seria conveniente para Ner’zhul.

Illidan resolveu ir atrás deste artefato, pois seria uma fonte de muito poder, e se tem algo que o Illidan queria era ser poderoso. E conseguir todo este poder e ainda salvar a Selva Maleva era o plano perfeito. Illidan absorveu os poderes do crânio, ficou de fato muito mais forte, porém se transformou em um demônio.

Agora eu estou completo.

No fim ele conseguiu derrotar Tichondrius e salvar a Selva Maleva da corrupção. Mas mesmo assim Malfurion e Tyrande desaprovaram suas ações. Ficaram horrorizados ao ver seus traços demoníacos, e por isso ele foi banido das florestas dos elfos noturnos.

O líder dos mortos-vivos foi destruído, e as florestas irão se curar com o tempo. – Illidan

À custa de sua alma? Você não é meu irmão! Saia deste lugar, e nunca mais coloque os pés em nossas terras! – Malfurion

Esta parte da história está presente dentro do jogo! Se tiver curiosidade, basta procurar o PNJ Feronas em Selva Maleva e completar suas missões.

Illidan se alia à Legião novamente

Sem a participação de Illidan, os elfos noturnos junto com os humanos e os orcs conseguiram derrotar Arquimonde e a Legião, e a guerra estava vencida. Após esta derrota, Kil’jaeden entrou em contato com Illidan e ofereceu uma última chance para ele ajudar a Legião. Claro que esta chance na verdade queria dizer: “Nós não esquecemos de sua traição. Está aqui uma oportunidade para você escapar da nossa ira.”

Ner’zhul tinha se tornado um problema para a Legião por ter quebrado seu vínculo com Kil’jaeden e começado a agir por vontade própria, e tinha se tornado muito poderoso. Então Kil’jaeden pediu para Illidan destruir o Trono de Gelo, onde se encontrava a alma de Ner’zhul, e assim acabar com o problema. Illidan aceitou a proposta de Kil’jaeden, afinal recusar provavelmente resultaria em sua morte, e destruir o Rei Lich também ajudaria Azeroth contendo a ameaça do flagelo.

Por estar usando o Crânio, Illidan teve acesso às memórias de Gul’dan e ficou sabendo da Tumba de Sargeras, onde havia um poderoso artefato: o Olho de Sargeras. Com este artefato ele conseguiria destruir o Trono de Gelo mesmo à distância. Porém, para conseguir chegar à tumba e pegar o artefato Illidan precisaria de ajuda, então ele invocou as nagas para lutar ao seu lado. (Como ele conseguiu chamar as nagas permanece um mistério.)

Illidan consegue chegar a Suramar e encontrar o Olho de Sargeras. Mas Maiev Cantonegro, que estava procurando por ele desde que descobriu que ele havia sido libertado, conseguiu encontrá-lo. Ela avisou Malfurion e Tyrande de seu paradeiro e de seus planos. Mesmo assim eles não conseguem impedir Illidan, que fugiu com o Olho para os Reinos de Leste.

Durante a busca por Illidan, Tyrande e Maiev encontraram Kael’thas Andassol, que se juntou a elas. Em uma luta contra o flagelo Tyrande cai de uma ponte que entra em colapso e é carregada pelo rio. Maiev não quis perder tempo procurando Tyrande pois sua prioridade era encontrar Illidan (típico). Então quando eles encontraram Malfurion, ela disse a ele que Tyrande estava morta.

Enquanto isso, Illidan começa a canalizar seu feitiço para destruir o Trono de Gelo. Esta feitiço iria com certeza destruir Ner’zhul, Arthas, e toda a ameaça do flagelo. Na verdade este feitiço iria aniquilar todo o continente de Nortúndria, incluindo todos os seres que habitavam ali. Este era sempre o problema de Illidan: o objetivo dele era salvar o mundo da ameaça do flagelo, mas a forma como ele faria isso teria consequências terríveis para muitos inocentes. Malfurion percebeu o que estava acontecendo graças à sua conexão com a natureza. Ele sentiu que Nortúndria estava sendo destruída, e por isso chegou a tempo de interromper o feitiço de Illidan.

Depois disso, Malfurion descobre que Maiev estava mentindo sobre a morte de Tyrande e imediatamente vai atrás dela. Illidan se oferece para ajudar, pois com as Nagas seria muito mais rápida a busca pelo rio. Mesmo sendo banido por seu irmão, rejeitado e chamado de monstro por Tyrande, Illidan resolve ajudar apesar dos riscos. Kil’jaeden estaria à sua procura após ter falhado em sua missão. Mas ele não se importa, seu amor por Tyrande é mais importante do que tudo isso.

Finalmente eles conseguem encontrar Tyrande com a ajuda das nagas, e por isto Malfurion e Illidan chegam a uma trégua.

Tivemos muitos conflitos entre nós, meu irmão. Eu conheci apenas eras de ódio por você. Mas, da minha parte, eu desejo que isso acabe. De hoje em diante, que haja paz entre nós. – Illidan

Então Illidan abre um portal para Terralém, para evitar mais problemas com seu irmão e tentar escapar da fúria de Kil’jaeden após falhar em sua missão. Ao se despedir de Malfurion e Tyrande, Illidan diz uma de suas frases mais famosas. (E para mim, a mais comovente.)

O que quer que eu seja – o que quer que eu me torne neste mundo – saiba que eu sempre irei cuidar de você, Tyrande.

Naturalmente Maiev não gostou nada de ver Illidan fugir, então ela entrou no portal também para ir atrás dele em Terralém.


Chegamos ao fim da primeira parte da história de Illidan, não deixe de conferir a continuação, onde vamos descobrir o que acontece com ele em Terralém 😉

Fontes: War of the Ancients Trilogy | Arthas: Rise of the Lich King | Wowpedia | The Story of Illidan Stormrage (Nobbel) | Warcraft III