X

Não é novidade que a internet tem sido capaz de quebrar muitas fronteiras, sejam sociais, sejam musicais, e principalmente fronteiras físicas mesmo (afinal, hoje em dia você é capaz de conhecer pessoas do outro lado do mundo por uma telinha de vidro, não é mesmo?). A última notícia bizarra interessante que recebi sobre as funcionalidades que a internet tem é um site que acompanha suas publicações diariamente, para quando você morrer, esse mesmo site “simular” você vivo e continuar postando nas suas redes sociais como se você ainda caminhasse entre os vivos.

Ai Milena, mas que diabos esse assunto macabro e sem pé nem cabeça logo nessa linda quinta-feita de agosto?

tumblr_lnpmfiiUX61qjbmqj

O site Eter9 é uma rede social que usa uma espécie de monitoramento das postagens que você faz nela para descobrir padrões de sua personalidade e postar quando você já não estiver mais vivo (ou quando não estiver postando por ali). O próprio Facebook criou um mecanismo de “legado”, onde você pode apontar um herdeiro enquanto vivo para sua conta, que pode administrá-la após sua morte. Pensando isso no universo dos games, até que faz algum sentido. A Blizzard, assim como muitas empresas, já fez várias homenagens a jogadores e funcionários que fizeram parte do universo de suas franquias, ou mesmo mereceram serem mencionados (como você pode ler aqui, aqui e aqui). De certo modo, através da homenagem através da criação de um NPC, essa pessoa fica “viva” ali, mesmo falecida ou inativa, não é mesmo?

Isso me fez pensar no quanto é interessante que jogos eternalizem seus jogadores de modo que outras pessoas possam ter contato com eles. A nossa querida Lorie (que fundou o WoWGirl e hoje é Community Manager da Blizzard) tem um NPC que podemos dar um /hug toda vez que sentirmos saudade, mesmo estando muito viva e feliz por aí. Eu mesma, agora que estou sem jogar, gostaria que meu personagem tivesse uma “memória” onde todos os whispers e conversas onde sou mencionada ingame pudessem ser lidas depois, e mesmo que pessoas com quem tenho contato só ingame pudessem contatar de vez em quando pra mandar uma mensagenzinha de saudade. Tenho muitos amigos com quem não falo há anos que possuem paladinos, caçadores, druidas e tantos outros personagens de classes, raças e facções distintas, mas que eu adoraria mandar uma mensagem e isso chegar até a pessoa, de alguma forma. E com uma implementação de memória, poderia ver mensagenzinhas criadas pelo próprio jogo que estudou sua personalidade e eternizou você, ali, dentro daquele personagem.

11953263_10207538418168166_5725779664871821654_n

Já matou saudades da Lorie hoje? :3

E mesmo assim, poderia ser um problema isso tudo, não é mesmo? Se seu amiguinho parou de jogar e você tem saudades, nem sempre o personagem dele te mandar uma cartinha de vez em quando ou estar circulando em algum mapa por aí vai te ajudar com a saudade. Principalmente quando se tratam de pessoas que não estão mais com a gente porque morreram ou estão em condições de vida muito ruins, pode ser muito doloroso ter um bot ali fingindo ser alguém querido de quem você sente falta. Eu mesma perdi uma amiga há poucos meses, e me dá um mini susto ver o nome dela em destaque de várias coisas que eu sigo pelo Facebook, e isso dói muitas vezes porque sei que aquele é um perfil que nunca mais publicará nada.

Enfim, acho que ter a opção é sempre bom, e seria legal ver amigos queridos circulando no WoW, seja como NPCs ou como personagens controlados por algum bot que gravou suas ações corriqueiras. Achei a ideia de uma rede social assim bem interessante, mas eu não usaria. Deixando mais claro: Who wants to live forever, ainda mais dentro de um jogo? Isso no contexto de jogos como World of Warcraft, a visão da experiência fica muito mais divertida. Seria uma novidade interessante, mas será mesmo que gostaríamos de um jogo com cada vez menos pessoas e muitos mais fantasmas?

Obrigada mais uma vez pelos links de notícias inesperadas, Tumular <3 Ate mais, pessoal o/

Imagem em destaque: Cynwise’s Warcraft Manual