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Este é o 18º artigo de 18 posts da série BlizzCon 2015.

A equipe do MMO Champion compareceu à ao Anfiteatro da Comunidade na BlizzCon (que era uma das partes não inclusas no Ticket Virtual), onde os Desenvolvedores puderam responder uma série de novas perguntas sobre Legion. Nós traduzimos todos os pontos importantes, confira com a gente!

Artefatos

  • Todas as armas de ‘casters (bruxo, mago e sacerdote) que se parecem com Mão Primária (1h) tem sua respectiva Mão Secundária (Off hand)
  • Quanto mais você se dedica ao seu Artefato durante a expansão, mais fácil será colocar novos atributos nele. E é bem rápido alcançar esse progresso enquanto troca de especialização. Se você está tentando manter uma ‘off-spec’ você pode fazer isso até um certo ponto. Isso só vira um fardo se você tentar manter todas as suas especializações no máximo e ao mesmo tempo.
  • Alts também terão um mecanismo de ‘catch up’ para Artefatos*.

Raide

  • Costumava ser um grande problema ter um jogador corpo-a-corpo em uma raide no passado. O problema ainda não está resolvido, mas está melhor do que costumava ser. Ter uma grande quantidade de corpo-a-corpo faz com que seja um pouco complicado aprender um novo chefe. Os dados mostram que as pessoas trocam mais de especialização corpo a corpo para longo alcance do que de longo alcance para corpo a corpo por causa dessa percepção. Jogadores corpo a corpo precisam dar mais dano do que longo alcance em uma luta estilo Patchwerk para lidar com o problema.
  • Raides de Caminhada Temporal é uma ideia legal, mas seu tempo ainda não chegou. Talvez no futuro. O time está conversando sobre revisitar algumas das raides antigas de uma nova maneira.
  • O time está corrigindo problemas com movimentação de chefes no Patch 6.2.3. Agradeçam aos engenheiros!

Cura

  • Curadores devem sempre ter algo para fazer. Em Legion quando você estiver fazendo conteúdo PvE em grupo, você notará que dará muito mais dano do que antes quando escolher gastar seus recursos nisso. Quando você estiver com muito equipamento no conteúdo atual, o dano que você causará em seu ‘tempo livre’ irá de quase nada (atualmente) para uma contribuição útil na raide (Legion).
  • Você poderá nivelar como curador, então quando você estiver jogando solo você será capaz de causar um dano substancial. Druidas terão Espinhos novamente para ajudar, coisas lhe atacando tomarão um dano substancial.
  • Absorções são um pouco menos poderosas e tem grandes tempos de recarga, e haverá menos ainda disso em Legion. Paladinos não criarão mais escudos de absorção, uma vez que sua Maestria mudou. A Maestria de Sacerdotes Disciplina também mudou.

Tanque

  • Mitigação ativa é grande parte do que um tanque faz, mas acabou ficando muito forte; Se você errasse em sua mitigação ativa você morria, então isso importava muito.
  • A mitigação ativa deverá ser refeita onde jogadores experts possam receber mais disso, mas o novo jogador não seja ruim. É menos sobre gerenciar seus recursos e mais sobre usar o botão certo na hora certa, e a magnitude de seus efeitos cairá um pouco. Ainda assim é uma grande parte do que tanques fazem.
  • Todos as suas habilidades de longa recarga como a Parede de Escudos contará caso a mitigação ativa esteja funcionando enquanto a habilidade funciona.
  • Tanques tem habilidades que dão uma funcionalidade ofensiva, mas o time tem tentado fazer coisas que ajudem tanto com dano quanto mitigação. Se você tentar causar um grande dano como tanque, isso deve ser traduzido como ser um bom tanque ao mesmo tempo.
  • Determinação não existe mais. As habilidades que dependiam disso foram redesenhadas para não depender mais disso. Para Mestres Cervejeiros, o botão de mitigação ativa lhe dá um grande bônus para Cambalear ou limpa totalmente seu Cambalear. Você usará isso em paralelo.

Miscelânea

  • As pessoas dizem que não há muito o que fazer em Warlords, mas isso não é realmente verdade. Não há nada que você faça que dê recompensas com as quais se importa. Em Legion, o objetivo é fazer com que tanto o mundo externo, missões, masmorras e raides tenham coisas com as quais se importa, então existe motivos para fazer isso no nível máximo.
  • O sistema de Transmog incluirá missões que foram removidas do jogo. Existe a chance de que algumas missões tenham sido modificadas e que não deveriam ter sido, mas eles lidarão com isso missão por missão.

Classes e Fantasia

  • O time está focando muito em melhorar a fantasia de cada classe, então você se sentirá realmente diferente, único e apanhado na fantasia de sua classe.
  • Visuais, animação e sons de várias classes também foram melhorados.
  • Caçador Sobrevivência, Sacerdotes Sombra e Disciplina, Bruxo Demonologia, Ladinos Subterfúgio e Combate receberão grandes mudanças.
  • O time originalmente ia manter todas as mudanças sobre controle, mas essa acabou sendo uma das expansões com as maiores mudanças de classe com seu desenvolvimento em curso.
  • Quando nós tivermos acesso ao beta, os jogadores não parecerão balanceados ainda. Eles ainda estão fazendo os ajustes em números. Eles esperam feedbacks do estilo de jogo e fantasia ao invés disso.
  • Se algumas classes estão muito fortes, o time não quer buffar todo mundo para o mesmo nível, pois assim todos os encontros deveriam também ser ajustados. Através dos anos eles tenderam a fazer isso de qualquer modo, o que faz com que o conteúdo antigo fique cada vez mais fácil. A inflação de poder não é algo legal.
  • Nerfs recebem muita atenção e os buffs (que existem e maior quantidade) não receberão tanta atenção.
  • Quando cada especialização tem algo único, distinto e diferente que só ela possa fazer, isso acentua a ideia de o quando você é especial no mundo.
  • Existem muitos números rolando durante um combate e que o RNG equilibra, isso é mais sobre a existência de um pouco de imprevisibilidade e como reagir a isso em combate.
  • Muitos glifos maiores que serão removidos serão adicionados como habilidades padrões.

Talentos

  • Atualmente existem várias linhas que oferecem 3 opções similares, fazendo com que o que você escolha não faça tanta diferença independente do que pegar. Isso acabará ao movermos estes talentos para linhas diferentes, então assim você poderá pegar vários talentos de mobilidade ou de cura em área ao mesmo tempo. Jogadores ‘hardcore’ talvez mudem seus talentos de encontro em encontro para conseguir habilidades diferentes.
  • Existirão mais talentos de grande impacto. Ladinos tem cinco linhas de melhorias específicas. Toda especialização tem quatro ou cinco linhas de melhorias diretas.
  • Os talentos para especializações específicas ajuda na fantasia de classe e faz com que elas se sintam mais poderosas e impactantes. Em Legion cerca de 2 terços dos talentos serão específicos de especialização.
  • Algumas linhas de talentos agora tem múltiplos tipos de talentos do que todos de um mesmo tipo. Por exemplo, uma linha pode ter uma nova habiidade, proc, ou talento passivo ao invés de três novas habilidades. Isso lhe deixa controlar o quão simples ou complexo é seu gameplay. Fúria é um bom exemplo, uma vez que a rotação principal com nenhum talento é bem simples, mas existem várias opções para complementá-la através dos talentos. Você pode pegar 5 habilidades adicionais que você usará em sua rotação (sem uma recarga longa).
  • O time tentará abordar a necessidade de trocar de especialização por encontro através da escolha de talentos.

Classes

Cavaleiro da Morte

  • Cavaleiros da Morte tem uma série de mudanças de balanceamento ao longo do tempo. Eles tem mecânicas únicas, como o ‘snapshoting**’ de DoTs como Profano. Estas coisas acabaram agora, então parte do que fazia o Profano ser especial acabarou.
  • Uma coisa que estão testando agora é a “Feridas Purulentas” (Festering Wounds). Quando o Cavaleiro da Morte atingir um alvo, ele aplicará um debuff e quando usar uma diferente abilidade essa ferida será “aberta”. Você deverá então atingi-lo novamente e aplicar três ou sim, então abrir três ou todas ao mesmo tempo.
  • A fantasia de Cavaleiros da Morte puxando corpos do chão para exercer seu controle é ótima, mas no jogo não é isso que parece quando está jogando, então o time quer dar à isso uma mecânica única.
  • Talentos podem dar múltiplos lacaios, lacaios diferentes, lacaios mais fortes.
  • Gélido é bastante similar ao atual e Sangue está meio parecido.
  • Cavaleiros da Morte de Sangue tendo diferentes tipos de runas é parte do que o faz fácil de jogar. Você poderia apenas apertar qualquer botão que brilhar, uma vez que as runas controlavam o que você poderia usar. Agora você terá mais opções e controles sobre como usar suas runas.

Druida

  • Druidas Restauração e Feral receberam mudanças mínimas.
  • Moonkin é inspirado no estado atual da especialização (Equilíbrio), mas agora é uma especialização totalmente nova.
  • O estado atual é baseado no ciclo de mover uma barra que de frente para trás em sua interface. Você gasta seu tempo jogando mais com a UI mais do que com o jogo em si.
  • A movimento de vai e volta da barra está indo embora, substituido por habilidades que constroem e gastamum recurso com diferentes forças e fraquezas.
  • Isso deve ainda seguir a fantasia Moonkin principal, uma vez que ainda será forte em DoTs, e ainda tem Fogo Lunar, Fogo Solar, Chuva Estelare todas as únicas coisas únicas de Moonkins.
  • Avivar (Innervate) está retornando, mas não para druidas Restauração. Caso eles o tivessem, eles iriam querer usas neles mesmos, o que não é muito interessante.
  • Avivar está retornando para Druidas Equilíbrio como uma utilidade específica para eles, então eles não terão mais Estouro da Manada (Stampeding Roar).
  • Estouro da Manada será de Druidas Feral e Guardião apenas.
  • Uma versão poderosa e de alvo único da Marca do Indomado (Mark of the Wild) está chegando como um cooldown.
  • Rejuvenescer na Forma de Felino está indo embora.
  • Velocidade Predatória permanece.
  • Feral não verá tantas mudanças, mas eles estão ganhando muitos novos talentos.
  • A base de Druida tem menos habilidades tem menos habilidades do que as outras três funções, mas existe uma nova árvore de talento que permitirá escolher entre Equilíbrio, Feral, Guardião e Restauração, e receber uma nova gama de habilidades para aquela função e lhe deixará realmente bom nela. Você ganha muito mais do que a versão misturada que você tinha antes e começa a escolher em qual delas você é bom em vez de bem em todos elas.
  • Você pode ser um Druida guardião que muda para a forma de Felino para causar mais dano enquanto você não é o tanque ativo. Você também pode ser um Moonkin, uma vez que se pegar o talento de Afinidade com Equilíbrio como um Guardião, você ganhará a forma de Moonkin.

Caçador

  • A maioria dos Caçadores Precisão estão utilizando o talento Lobo Solitário atualmente, então o time decidiu seguir em frente e remover o ajudante em Legion. Você ainda poderá ser um caçador longo alcance com um ajudante como Domínio das Feras.
  • Caçadores Sobrevivência tem várias mecânicas legais agora e muitas delas se tornarão talentos de Precisão em Legion.

Mago

  • Magos Arcano e Gélido tiveram poucas mudanças.
  • Existe um grupo de Magos que é muito crítico em influenciar o curso de Azeroth e lutar diretamente contra a Legião que está sendo reformado. Eles tem um santuário secreto em Dalaran.

Monge

  • Tempestade, Terra e Fogo é uma habilidade que supostamente faz com que Andarilhos do Vento sejam muito bons ao causar dano em três alvos, mesmo que estes alvos não estejam juntos.
  • O dano em alvo único do Andarilho do Vento era um pouco baixo durante Warlords of Draenor, eles melhoraram um pouco, mas ainda não é uma das melhores performances.
  • A nova Tempestade, Terra e Fogo é algo que eles estão fazendo para melhorar o quão complicado é usar a versão atual.
  • Alguém olha para a habilidade e não entende como ela funciona, e decide tentar descobrir depois. Isso é ruim porque é importante causar um bom dano como Andarilho do Vento.
  • A nova Tempestade, Terra e Fogo está sendo simplificada e mais intuitiva. Ela será algo para se usar uma vez, algo similar à Rajada de Lâminas.
  • Você liga a habilidade e é dividido em três, e quando a desliga você volta a ser um. As cópias não atacarão o mesmo alvo que você, mas encontrarão algo próximo para atacar. Você perde a possibilidade de definir os alvos, mas será algo útil todo o tempo.

Sacerdote

  • A nova mecânica de Expiação (Atonement) é muito diferente das anteriores. É uma mistura de uso de habilidades de cura e dano, que marca os aliados com um bônus que os cura e então cura as pessoas enquanto você causa dano com habilidades de Expiação, então você deve praticar ambos o tempo todo.
  • Disciplina talvez seja um dos curandeiros mais complexos.
  • O spam infinito de Palavra de Poder: Escudo para Sacerdotes Disciplina precisava sumir! Era ruim para eles e para todo mundo.
  • Sacerdotes Sombra não tem mais Cura Célere ou Cura, mas eles tem a Recomposição Sombria (Shadowmend), que é uma nova habilidade que é duas vezes melhor que a Cura Célere em termos de quantidade de cura, mas pelos próximos 10 segundos metade desta cura some. Caso o algo receba dano ele será retirando primeiro da cura da Recomposição Sombria, então se o alvo está tomando dano constante, é uma cura muito forte.
  • Tanto Sacerdotes Sombra quanto Disciplina terão a Recomposição Sombria.
  • Sombra também manterá Palavra de Poder: Escudo.
  • Sacertodes Sagrado costumavam ter as maiores habilidades de cura do jogo e eles gostariam de se mover de volta nesta direção.
  • Chacra se foi.
  • Eles redesenharam a maneira que a Palavra Sagrada: Serenidade funciona.
  • Palavra Sagrada: Serenidade  é atualmente a maior cura de alvo único do jogo, e tem uma recarga substancial, mas curará basicamente metade da vida de um alvo. Um crítico é uma cura completa.
  • Sagrado também terá Prece de Cura, enquanto Disciplina não.

Ladino

  • Ladino Combate parece muito genérico, então o nome foi mudado para “Fora-da-Lei” (Outlaw)***
  • Isso dá uma nova direção na fantasia de classe, tomando como inspiração diferentes tipos de foras-da-lei dos filmes.
  • Existe uma nova coluna de talentos inspirada em piradas, como barragens de balas de canhão e bat-ganchos arpéus.
  • O time considerou se livrar da Matança, mas mudamos de ideia. Agora ele é um talento, então você pode usá-lo ou pegar outros talentos AoE. Ele sempre lhe teleportará de volta para onde você o começou.

Xamã

  • Xamãs tem mana, mas não fazem muitas coisas por ela. Mana se foi, exceto se você for um Xamã Restauração. A mana foi substituida por um novo recurso chamado Voragem (Maelstrom). Ele é gerado com o uso de habilidades e gasto em outras habilidades específicas.. É algo similar ao recurso usado por Caçadores de Demônio, mas temático para Xamãs e o que eles fazem.

Bruxo

  • Demonologia foi longe de mais da sua fantasia de classe.
  • O time olhou para Demonologia e pegou alguma inspiração do que existe hoje, mas maioria foi iniciado do zero.
  • Demonologia será completamente diferente, o que irá necessitar de vários testes e feedbacks dos jogadores.
  • Não existe nenhuma maneira de escravizar Senhores do Medo (Dreadlords) permanentemente, mas eles falaram sobre um talento que o deixa escravizar um demônio por mais tempo ou deixá-lo permanente, mas existem preocupações significantes de balanceamento.
  • Demonologia é muito mais focado em evocar demônios e empoderá-los.
  • Você ainda usará Seta Sombria como um gerador.
  • Mão de Gul’dan usa seu recurso para descer um meteoro, mas também evocará Diabretes para cada Estilhaço de Alma (Soul Shard) utilizado, com um máximo de 5.
  • Existe uma habilidade que evoca um par de novos demônios, os Espreitadores do Medo (Dreadstalkers).
  • Existe um novo Empoderamento Demoníaco, que concederá bônus à seus demônios ativos, dando-lhes um bônus semelhante à Sede de Sangue.
  • Muitos talentos evocam demônios também, um deles faz com que a Maldição da Ruína (Curse of Doom) evoque um Diabrete quando proca.
  • Outro talento faz com que os Espreitadores do Medo que evocar venham com Diabretes cavalgando neles!****
  • Nada de Guardas Vis Fêmeas nesta expansão. Criar e animar novos modelos é muito caro.

Toda a lista de informações foi traduzida livremente do post feito no MMO Champion e pode conter trechos traduzidos incorretamente. Se encontrar algum, avise a gente!

* – Mecanismo de Catch Up é um sistema semelhante aos drops aumentados de runas e outros itens lendários em Warlords of Draenor caso um personagem na conta já tenha completado esta etapa.
** – “Snapshoting” é uma maneira de guardar o poder de uma ou mais habilidades de um momento onde vários bônus estão ativos para durarem por mais tempo, independente se este bônus está ou não ativo ainda.
*** – Não, não estou brincando, é sério! hahahahahaha
**** – Prepare-se para Demônios! Demônios em Dobro!!!! /sdds Equipe Rocket

Tirando alguns trechos realmente engraçados e tanta ênfase em dizer que todos os aspectos de Demonologia serão os brinquedo novo dos Caçadores de Demônios “redefinidos”, no geral achei todos os comentários feitos neste bate papo interessantes, inclusive as partes sobre remoção e redistribuição de habilidades entre especializações e múltiplas escolhas em relação à talentos. Espero mesmo ver muitas destas novidades em breve, no Beta de Legion. E vocês?

Boa semana!