X

Em meio a tanto debate sobre a limitação da internet brasileira, uma notícia essa semana acabou despertando mais a minha atenção. O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) João Rezende disse que “Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande“, e continuou: “É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais. É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito que é um negócio que acabou desacostumando o usuário“. É certo que a limitação da internet é algo que vai afetar a todos, principalmente nós jogadores de jogos online, mas nos colocando como principais vilões dessa história toda, tá mais do que na hora de nos posicionarmos sobre.

É ilógico primeiramente dizer que há consumidores pagando por quem consome mais. É bastante normal que nós jogadores façamos um investimento no tipo de internet das nossas casas. Para jogos como WoW, Heroes e Starcraft, é impossível jogar com lag e muito menos com uma internet lenta, o que faz com que procuremos planos de internet com velocidade maior, e portanto, paguemos mais caro por isso. Se você é alguém que não usa a internet com tanta frequência, ou usa somente para redes sociais e alguns sites eventuais, normalmente você não paga por um plano maior que 10mb porque você não precisa de mais do que isso. Então como assim os consumidores que pagam e consomem menos estão pagando pela internet dos outros que consomem mais?

Um segundo detalhe sobre a afirmação é sobre consumirmos muita banda por jogarmos muito. E ok, é verdade, mas qual o problema disso? Se a gente “adora” jogar o dia todo, é um direito nosso e que não devemos dar satisfação para ninguém, a não ser que isso esteja prejudicando as nossas vidas pessoais. O fato de gostarmos de jogar ser visto como algo pejorativo vem da famosa cultura de criticar o gamer porque ao invés dele assistir televisão a noite toda, ele prefere jogar alguma coisa, o que no final das contas continua sendo um entretenimento inofensivo.

Na fala do presidente da Anatel, também foi possível ver que ele diz que estamos “mal acostumados” devido ao excesso de liberdade de internet dada aos brasileiros pelas empresas, e nenhum serviço pode ser ilimitado. Não acredito que seja um mal costume ter acesso a livre informação sem ter que pagar mais por isso, mas sim um direito nosso, e a limitação só tem o intuito de regredir tal aquisição. Ainda temos o azar de termos uma velocidade média de 3,4mb de internet no nosso país, e provedoras que possuem opções baixas e caras de plano de internet.

Essa restrição atinge diretamente quem quer viver de games no Brasil. Profissionais do e-Sport, geradores de conteúdo e youtubers são os primeiros a sofrerem profissionalmente com a arbitrariedade dessa medida, pois limitam a capacidade dessas pessoas de estarem na internet, principalmente quem quer começar ou é muito pequeno ainda e não pode ficar comprando mais banda pra usar quando acabar a sua no fim do mês. Reflete diretamente na cultura gamer no Brasil,  já que mais uma vez somos colocados como vilões da história, enquanto empresas provedoras de Internet e a própria Anatel tiram o seu da reta. Como queremos modificar o senso comum sobre os gamers no Brasil se somos colocados como “responsáveis” pelo maior gasto de banda, e ainda mentem sobre outras pessoas pagarem pelo nosso uso de internet? Nós já pagamos caro por uma internet que tenha o menor lag possível, não queremos também pagar pela irresponsabilidade de grandes empresas não admitirem a culpa sob suas demandas injustas e que ferem nosso direito de ter uma internet livre.

Ao invés de oferecer uma internet de melhor qualidade, investir em maior velocidade e menos restrições, estamos dando passos pra trás. Se já odiamos pagar a mais pela internet diária nos celulares, imagine só quando sua franquia acabar em meio ao boss ou de uma arena. Not cool. Então se informe sobre isso e mobilize-se contra. Saiba mostrar que desde gamers hardcore até o seu tio que só usa o “zap zap”, não somos culpados pela ineficiência das empresas em oferecer planos de qualidade, e muito menos devemos pagar a mais por um direito nosso. Além disso, é uma medida que vai contra o Marco Civil da Internet, sendo portanto ilegal.

E você, o que tem feito para evitar a limitação de dados da sua internet? Concorda com a afirmação de João Rezende sobre o alto consumo de banda pelos gamers?

Muito obrigada, e até mais!