X

Acho que não tem muito o que introduzir nessa notícia… Hoje à noite tivemos o anúncio que o vice-presidente sênior da Blizzard, Chris Metzen, está se aposentando.

Para quem não o conhece, ele foi empregado da Blizzard por 23 anos, e dele saíram vozes de personagens icônicos como Thrall/Go’elVarian WrynnDranosh Saurfang de Warcraft, Skeleton King do Diablo I, Marine Battlecruiser do Starcraft, e Bastion do Overwatch.

Em nome de todas as meninas do WoWGirl (e dos meninos dos outros sites!), desejamos ao eterno Metzen o melhor no seu futuro!

Segue tradução do seu post de despedida dos fóruns da Blizzard:

Originalmente postado por Kaivax (Forum Oficial)

[Postado pelo Chris Metzen nessa conta]

Eu tinha acabado de completar 20 anos quando eu comecei a trabalhar na Blizzard. Parece que passou-se uma vida inteira desde então. Acho que foi isso mesmo. Esses primeiros anos foram o começo de uma imensa aventura para mim, uma que me levaria ao redor do planeta, e me introduziria a milhares de geeks maravilhosos, com gostos iguais aos meus – e, no final, moldar o rumo da minha vida como um adulto.

Claro, quando eu comecei, não tinha a menor ideia do que estava fazendo. Eu não tinha ideia de como criar jogos ou criar produtos de entretenimento…

Mas eu tinha uma fome insaciável por ideias. Por histórias. Por heróis.

Meu único treinamento antes de entrar na Blizzard foi a campanha longa de D&D que eu fiz com meus amigos – Sam, Mike P., Daniel, e Mikey C. (vocês sabem que eu estou falando de vocês… HAMRO!). Construir idéias – mundos vastos, personagens, e histórias juntamente com os meus amigos foi a minha primeira paixão de verdade. Eu vivia para isso. Era um espaço seguro no meio da tensão e mudanças constantes dos terríveis anos da adolescência. O grandioso refúgio de D&D foi um encontro glorioso de mentes e imaginações, aonde eu sentia que realmente tinha um lugar para mim.

Era um espaço na qual amizades e imaginação estavam intrinsecamente ligados.

O compartilhamento de idéias imediatamente, as loucas e inesperadas rodadas que outros jogadores fariam – elas estenderam nossas imaginações de maneiras que nós nunca poderíamos ter sonhado por nós mesmos. Eu amava como fazer roleplay por meio de aventuras nos ensinou muito sobre uns aos outros – e, mais do que o normal, ensinou sobre nós mesmos. Imaginando juntos nos ajudou a ter um pouco mais de percepção desse mundo maluco que nos cercava. Nos deixou mais fortes, juntos.

Eu não entenderia o quão profundo seria o aprendizado disso por muitos anos, mas eu aprendi uma verdade importante dos meus amigos durante esses tempos:

Criatividade é relacional.

Olhando para os meus anos com a Blizzard, agora eu vejo quão profundamente essa ideia moldou a minha carreira. Eu vejo quão profundamente os meus amigos e colegas na Blizzard me moldaram como pessoa.

Por quase vinte e três anos, eu tive o privilégio bem distinto de criar mundos e construir jogos com as mentes mais brilhantes do mundo do entretenimento. Eu andei com gigantes (e sentei nos ombros de alguns gigantes, também).

Resumindo, eu tive o melhor momento da minha vida.

Eu tive o trabalho mais legal de todos – mas, na realidade, algumas vezes ele foi muito difícil. Criar jogos com dúzias de geeks brilhantes, apaixonados, com seus pavios curtos, instintos e perspectivas pode ser bem desafiador. Chegar a um consenso sobre decisões de design, ambientes de histórias, ou direção de arte precisa de muita comunicação, paciência, e “dar e receber”. Isso te estende. As vezes não foi muito bonito. Mas se juntar com seus colegas de equipe e colaborar passando por todo o potencial pântano de tensão criativa é aonde a magia realmente acontece.

Não são apenas as decisões que você toma – ou até mesmo a versão final do produto que você cria… É maior que isso – e infinitamente mais importante. Colaboração de verdade constrói confiança – e confiança é o alicerce de todos os relacionamentos duradouros. Com confiança, você constrói mais do que apenas um grande produto.

Você constrói uma TRIBO… que pode construir qualquer coisa.

Uma família de construtores.

Isso é o que a Blizzard é para mim. Minha segunda família, passando por todos os altos e baixos da vida, sempre esteve ali. O grande pano de fundo geek da minha vida. E eu não falo apenas de “o trabalho” ou até mesmo a missão criativa – mas as pessoas. As pessoas que sempre levantaram meus astral, acreditaram em mim – e me incentivaram a encontrar o meu potencial tanto como um artista quanto como um líder por todos esses anos.

Para os meus irmãos e irmãs da Blizzard… Eu desejaria ter as palavras.

Tudo parece tão… Banal.

Tudo o que eu consigo pensar é…

Vocês me ajudaram a acreditar em mim mesmo e realizar cada um dos meus sonhos mais malucos.
Eu sempre serei grato a vocês.

Obrigado.

E para todos vocês que fazem parte da vasta comunidade de gaming da Blizzard – aqueles que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente, e todos aqueles ao redor do mundo que eu apenas ouvi falar sobre – obrigado.

Obrigado a todos por me deixarem ser uma parte especial da sua comunidade. Por me deixarem ficar junto de vocês. Nós dividimos inúmeras aventuras juntos e eu sempre senti muito o amor pelos seus jogos além do seu comprometimento uns com os outros. Obrigado a todos pelos abraços na BlizzCon, sorrisos, apertos de mãos, e histórias no passar dos anos. Vocês nunca saberão quanto vocês tocaram meu coração e me inspiraram a dar tudo de mim nessa construção.

Com tudo isso dito, vou tentar chegar ao ponto, agora. Eu estou em uma bifurcação no meu caminho. Um novo, muito mais quieto capítulo na minha vida está chegando.

Eu estou me aposentando.

Pendurando as chuteiras.
Meu tempo chegou.
Peguei o último grifo em Ventobravo.
Acho que deu para entender.

É loucura, eu sei.

É uma mudança muito grande para mim, mas é uma mudança que eu estou esperando já tem um tempo agora. É irônico, considerando o fato de que as coisas tem estado muito mais intensas e energizadas na Blizzard. Esse ano por si só foi inacreditável.

A chegada do Legion.
O lançamento do Overwatch.
O filme do Warcraft.

Eu nunca estive tão orgulhoso da Blizzard e da qualidade dos seus produtos, como eu estou agora. É impressionante que, mesmo depois de todos esses anos, ainda podemos chegar a picos mais altos, e levar o mundo a uma aventura incrível. Eu acredito que o futuro da Blizzard nunca esteve tão positivo.

Eu não vou mentir – vai ser muito difícil sair de perto desses mundos que eu amo. Mas eu estou contente que eu estou deixando esses mundos nas mãos das pessoas mais apaixonadas, talentosas, e dedicadas já vistas.

Eu mal posso esperar para ver aonde os mundos da Blizzard irão na próxima – e experimentá-los em primeira mão, como todo mundo o faz. Como um fã. Um aventureiro. Voltando ao começo.

Isso é tão bacana…

O motivo que eu uso a palavra “aposentando” é porque eu não vou para outra companhia, ou começar outros projetos, ou algo remotamente parecido com isso. Tem sido anos muitos bons. Agora é hora de relaxar. Descansar. Deitar no sofá e ficar gordo. Bem, mais gordo…

Mas sério, eu focarei na coisa que importa mais do que tudo para mim no mundo – minha família. Eles são o núcleo da minha vida, e a fonte da minha mais profunda alegria e inspiração. Além de criar os nossos dois pequenos filhos, nós recentemente demos boas vindas a mais um bebê na família! Ficar em casa com todos eles, tendo tempo e espaço para realmente viver… Amar a minha esposa com todas as minhas forças… Essa é minha carreira, agora.

E eu nunca estive tão feliz.

Juro. ☺

Paz a todos vocês.

Eu amo todos vocês.

Vejo vocês online.

Chris