X

Booooom dia, boa tarde ou boa noite para você, caro(a) leitor(a)! Hoje, minha missão é transformá-lo(a) em “Diretor/Diretora” (Headmaster/Headmistress), um dos títulos mais legais (e misteriosos) acrescentados ao jogo em Legion.

Antes que você comece a se perguntar “mas por que raios eu preciso de guia para ganhar um título de arqueologia?”, vou logo avisando que esse título, especificamente, não faz parte do pacotão-geral-da-arqueologia (ou seja, não compõe a lista de títulos que ganhamos através das conquistas da profissão, como é o caso de “Professor”, “Professor Adjunto” ou “Professor Assistente”).

O título “Diretor/Diretora”, muito pelo contrário, necessita de um tantinho de esforço da sua parte e, na falta de um adjetivo melhor, é um pouco obscuro. Infelizmente, ele não acompanha qualquer conquista (aliás, ainda espero pelo dia em que existirá uma conquista com o critério “obter xx títulos”, tá lendo isso, Blizzard?) e não há qualquer dica dentro do jogo sobre sua existência  – quer dizer, se você não estivesse lendo esse post agora, é bem provável que demorasse alguns bons anos para descobri-lo. É por isso mesmo que, ao menos por enquanto, é um título tão inédito que você vai poder exibi-lo por aí com uma sensação que beira a exclusividade.

Acontece que nada em Azeroth vem de graça, então para conseguir ser “Diretor/Diretora” você precisa ter um mínimo de empenho na arqueologia de Legion (que alterou significativamente o sistema da profissão que conhecíamos até a expansão passada). Se você ainda não entendeu essa nova lógica, consulte nosso guia e fique sabendo tudinho o que é necessário para conseguir as infinitas recompensas que a arqueologia oferece.

O título “Diretor/Diretora” decorre de um item raro obtido através das missões quinzenais de arqueologia das Ilhas Partidas, oferecidas pela NPC Dariness, a Culta, na Nova Dalaran.

Dariness, a Culta

A seguir, explico todos os passos para chegar lá:

Obtendo a Chave da Academia de Nar’thalas

Para conseguir seu título, primeiro você necessita obter a Chave da Academia de Nar’thalas, que lhe dará acesso a uma versão perdida no tempo da Academia de Nar’thalas, em Aszuna (um local pelo qual passamos durante a campanha do mapa).

Noções gerais sobre os itens raros e as missões quinzenais de arqueologia

A essa altura você já deve saber que na arqueologia completamos diversos itens através de artefatos arqueológicos. Alguns desses itens são raros e possuem alguma função melhorada dentro do jogo (diferentemente dos comuns, que só servem para serem vendidos ou encaixotados), variando desde equipamentos vinculados à conta até brinquedos, mascotes e montarias.

Enquanto nas expansões passadas os itens raros eram obtidos da mesma forma que os comuns, apenas necessitando de um pouco de sorte (às vezes muita), Legion revolucionou essa sistemática e implementou as missões quinzenais de arqueologia. Cada uma inicia uma cadeia relativamente simples de missões que, ao final, concedem determinada descoberta de arqueologia rara.

Aliás, tocando nesse assunto, vale até lembrar que nessa expansão a arqueologia ganhou uma importância maior do que sua categoria de “profissão secundária” lhe concedia até agora, já que a conquista Este lado para cima, cujo critério é obter oito itens raros de arqueologia nas Ilhas Partidas (através de oito missões quinzenais, portanto, já que cada uma concede um item), é necessária até para desbloquear aparência das armas artefatos. Se você ainda não correu atrás da sua conquista, amiguinho, talvez seja a hora de começar a pensar nisso…

Voltando ao que interessa: o primeiro passo para obter o seu novo título é obter a Chave da Academia de Nar’thalas, item raro obtido através de uma cadeia de três missões: Academic Exploration (missão inicial concedida em Dalaran),  Tried and True (principal missão da cadeia, a única que envolve a arqueologia propriamente dita) e The Keys to Success (missão final que dá como recompensa o item). Para iniciar as missões quinzenais, o critério é que você tenha treinado arqueologia e que seu personagem já esteja no nível 110 (novamente, caso surja alguma dúvida no caminho, consulte nosso guia clicando aqui).

O prédio de arqueologia da Nova Dalaran é este (e é onde você deve ir para começar essa jornada):

Essa cadeia de missões, infelizmente, pode demorar para aparecer para você (foi a 7ª missão quinzenal que recebi, então precisei completar outros seis itens raros até chegar nela). Falando assim até parece desanimador, mas é aquela história: o tempo passa de qualquer forma, cabe a você decidir como aproveitá-lo. #reflita Uma hora a missão estará lá, garanto (e quando ela estiver, você já saberá o que fazer com o seu item raro, risos).

Completando a cadeia de missões

Essa chain acontece toda em Azsuna/Dalaran e, ao meu ver, é uma das mais simples do conjunto. Como mencionei antes, ela se inicia com a missão Academic Exploration (dada pela Dariness, a Culta, a treinadora de arqueologia de Legion, que fica dentro do prédio indicado anteriormente) e, após aceitá-la, você deve voar até Azsuna e interagir com Tae’thelan Vigiassangre, que lhe entregará a segunda – e principal – missão da questlineTried and True.

Tae’thelan Vigiassangre

Para completá-la, escave os sítios arqueológicos em Azsuna até encontrar 15 Pedaço de Molde da Chave Azsuniana, que têm chance de dropar de cada escavada ou do Espírito Altaneiro Furioso, que aparece vez ou outra durante as escavações. Eu demorei cerca de 40 minutos até conseguir todos os itens, incluso aí o tempo de viagem entre os sítios.

Após conseguir a quantidade de itens necessária, você retornará à Dalaran, onde deverá ir até o prédio de ferraria para “forjar” sua Chave da Academia de Nar’thalas.

Nessa missão, você receberá quatro habilidades especiais que deverão ser utilizadas nos lugares corretos dentro da ferraria (basta seguir as indicações no minimapa). Completando todos os passos, você receberá o item raro e poderá obter seu título seguindo as próximas dicas.

Nota: A Chave da Academia de Nar’thalas não é um brinquedo (ainda, acredito eu), então você precisará arranjar um espaço para elas na sua bolsa ou banco.

Ganhando o título “Diretor/Diretora”

De posse de sua Chave da Academia de Nar’thalas, você deve se dirigir à Academia de Nar’thalas, na região central de Azsuna:

Visão geral da Academia de Nar’thalas

Entrada da Academia de Nar’thalas

Caso você não se recorde, já passamos por esse lugar durante o processo de nivelamento do personagem. Ele é cheio de fantasmas e faz umas boas referências à saga Harry Potter (*insira olhinhos brilhando aqui*). Ao entrar no prédio da Academia, você deve descer até o salão da esquerda, chamado “Salão da Aprendizagem Arcana”. A Chave da Academia de Nar’thalas somente poderá ser usada dentro deste espaço.

Ao utilizar a Chave da Academia de Nar’thalas, você será transportado a uma versão “perdida no tempo” da escola, na qual será possível interagir com todos os personagens lá existentes enquanto ainda eram vivos.

Academia de Nar’thalas em sua versão original

Academia de Nar’thalas em sua versão original

Academia de Nar’thalas em sua versão perdida no tempo

Ao passar aqui pela primeira vez, tivemos de completar alguns desafios simples para seguir com a questline do mapa. As missões envolviam traçar padrões de runas no chão e derrotar criaturas saídas de um livro e, após completá-las, não era mais possível interagir com os NPCs. Retornando ao local em sua versão perdida no tempo, no entanto, você pode falar novamente com os instrutores da academia e vai notar que existirá uma nova série de níveis referente a cada desafio já enfrentado na versão original.

Ao conversar com a Instrutora Nidriel viva, você ganha a possibilidade de encarar novamente o desafio das runas, agora em 12 níveis diferentes (4 na modalidade arcana, 4 na modalidade fogo e 4 na modalidade gélido). Tudo o que é preciso fazer para vencer esses desafios é caminhar sobre os diversos pontilhados até que eles desapareçam completamente.

Instrutora Nidriel viva

Desafio de runas na modalidade Arcana

Desafio de runas na modalidade de Fogo

Desafio de runas na modalidade Gélido

Já conversar com o Espyculus vivo te dará a possibilidade de lutar com os rascunhos de três monstros em três níveis de dificuldade diferentes para cada uma: o primeiro recomendado para um jogador apenas, o segundo recomendado para 3 jogadores e o terceiro recomendado para um grupo de 10 jogadores.

Espyculus vivo

Desenho do Kobold

Desenho do Skrog do Mar

Desenho do Dragão

Tudo muito ótimo, mas o título mesmo você só ganha depois de derrotar Elya Lunazúli, a diretora da Academia, num desafio. Ela fica numa área destacada da Academia e a luta é recomendada para um grupo de 10 jogadores.

Elya Lunazúli, a diretora da Academia de Nar’thalas, quando era viva

Apenas a derrota dela é necessária para a obtenção do título “Diretor/Diretora”, porém, notei certa divergência de informações no que diz respeito à disponibilidade dessa NPC para o desafio. Algumas pessoas afirmam que ela somente foi liberada para interação após terem completado integralmente os 12 desafios de runas e os 9 níveis de monstros, enquanto outras dizem que puderam desafiá-la diretamente, sem passar por nenhum dos outros NPCs.

No meu caso, ela estava disponível para o desafio desde o começo, mas de qualquer forma completei todos os outros para montar esse guia com informações completas. Assim, se por acaso você chegar lá e acontecer de não poder interagir com a Diretora já no início, tente completar os demais desafios e retornar até ela depois.

Assim que derrotá-la, aparecerá a informação no seu chat de que você recebeu o título “Diretor/Diretora”. Pronto, é isso aí. Obscuro, né? Tão obscuro que não existe nem link para os NPCs em suas versões vivas, se você perceber bem…

Nota 1: Esse título não é compartilhado entre os personagens da conta.

Nota 2:  Apesar das recomendações de dificuldade das lutas com os rascunhos de monstros e com a Diretora, fique tranquilo. É possível solar todos tendo um equipamento adequado e, se não tiver, a ajuda de uma ou duas pessoas já é suficiente até nos níveis recomendados para 10 jogadores (eu completei os desafios com minha Druidesa Feral, ilvl 872, com a ajuda de um Rogue de Assassinato, ilvl 850). Ah, caso você queria formar um grupo, é necessário que apenas uma pessoa tenha a Chave da Academia de Nar’thalas . Ao usá-la, o efeito se estende para o grupo todo e todos ganham o título ao derrotar Elya Lunazúli.


Por hoje é isso, pessoal! Até a próxima. /kiss 💋‍