X

Falar de voar em qualquer expansão – pelo menos desde o Mists of Pandaria – se tornou bem complicado. É sempre muita briga envolvida entre jogadores que exigem a opção de vôo, jogadores que não se importam em voar, jogadores que tanto faz, e desenvolvedores tomando as decisões independente do que os jogadores acham ou deixar de achar. Pelo menos nessas últimas duas expansões, voar passou a ser uma escolha além do investimento de moedas de ouro e up de level. Foram criados cada vez mais requerimentos, e atualmente contamos com tarefas demoradas e conquistas longas, tudo para obter o poder de abrir asas e partir, literalmente. Mas será realmente necessário voar em todos os mapas?

Lembro que quando a licença de vôo ficou disponível em Reinos do Leste e Kalimdor, fiquei bastante animada com a facilidade que a função deu. A gente tem mania de achar que tudo o que facilita é melhor. Com o tempo eu fui mais rápido para os lugares, tive mais agilidade para fazer coisas no jogo, fiz mais missões e conquistas, mas não conhecia mais nada dos mapas. Um exemplo muito visível de como a facilidade do vôo piora como a gente conhece os mapas é quando procuramos por vários minutos algo, que está facilmente disponível em uma caverna. Cavernas são difíceis de ver no mini mapa, e mesmo com o mapa expandido fica complicado. Andar pelo mapa permite que você tenha mais contato com locais como cavernas, lagos, clareiras. Em cima de uma montaria voadora, muitas vezes a visão é somente as copas das árvores, ou silhuetas escondidas entre a paisagem do local.

Mas não quero aqui dizer que voar piorou as coisas. Pelo contrário, acho que melhorou muito a forma como nós nos relacionamos com o jogo. Vivemos num mundo muito mais rápido do que há dez milanos anos. Imagine se fosse o tempo todo do jogo andando com montaria terrestre? Ou pior: a pé? Inviável. Voar também nos deu liberdade para aproveitar o jogo de maneira muito mais expansiva: posso ir a qualquer lugar, de maneira fácil e rápida, posso ter visão abrangente das coisas, posso ficar protegido de ataques de mobs e de jogadores hostis. E tem coisa que explique melhor voar do que ser livre?

Em Legion, algumas experiências me fizeram repensar o valor do vôo para minha jogabilidade. Eu ainda não possuo a habilidade de vôo em Legion, e estou longe de obtê-la. Sinto que alguns mapas, principalmente Trommheim e Alta Montanha, são extremamente difíceis de explorar devido aos buracos, altitudes, fendas, acessos ruins. Ao mesmo tempo, andar pelos mapas me dá uma sensação de familiaridade, de controle sobre a situação, e de saber exatamente onde estou e onde quero ir, que me fazem ficar muito mais imersa no jogo. Não vou dizer que é algo que me acompanha o tempo todo, mas é uma sensação que tenho constantemente nos mapas da expansão.

Voar talvez seja pré-requisito para alguns, desnecessário para outros, mas acho que no fundo é um pequeno luxo que vale a pena usar com sabedoria e parcimônia. Conhecer o que está no chão também te dá poder. Voar é só algo que pode expandir esse sentimento.

Concordam?

Muito obrigada, e até mais o/