X

Olá pessoas maravilhosas!

Na última quinta-feira rolou uma live no twitch oficial de Warcraft com Ion Hazzikostas, também conhecido como Watcher, o game director do WoW. O objetivo era tirar dúvidas sobre o patch 7.3, mas sempre aparecem outros assuntos interessantes pelo caminho – e agora trago pra vocês a transcrição da live, traduzida!

Confiram:

Lore: O conteúdo do 7.3 vai ser liberado ao longo do tempo, ou estará todo disponível de cara?
Ion Hazzikostas: Mais ou menos. Uma das coisas que mais recebemos como feedback depois da missão de abertura do patch 7.2 é que, depois dela, não tinha muito a ser feito. Argus deve ter muitas coisas para serem feitas – ela tem 5 capítulos e vocês vão ter muita coisa pra fazer. Na segunda semana você vai desbloquear os pontos de invasão e a segunda zona do planeta. Depois da segunda semana, você vai desbloquear o Cruzalho Eterluz (Netherlight Crucible) e a masmorra, a Sede do Triunvirato. Eles não querem que os jogadores sintam que precisam rushar o conteúdo e a história pra desbloquear a recompensa, no caso, o Cruzalho Eterluz para upgrade dos artefatos.

L: As Missões Mundiais em Argus vão ser vinculadas à conta?
I: Tudo que for possível será vinculado à conta – o Cruzalho Eterluz, o acesso à Sede do Triunvirato e as Missões Mundiais serão vinculadas à conta. Algumas missões mundiais podem não ser assim devido ao phasing, mas no geral, todas serão.

L: Algum plano de remover a espera de tempo para o 3º slot de relíquia no 7.3?
I: Sim! A espera para o 3º slot da relíquia vai ser autimaticamente removida no 7.3. Além disso, os jogadores não vão precisar fazer a sequeência de missões da Costa Partida para desbloquear a Concordância da Queda da Legião e os novos traços de artefato. Além disso, o conhecimento de artefato também sofrerá mudanças e vai ser global para todos os jogadores. Na semana do patch todos os jogadores terão o Conhecimento de Artefato no nível 41.

L: As Invasões da Legião vão continuar no patch 7.3? 
I: Sim. Ainda existem recompensas e conquistas a serem conseguidas. Ainda não decidimos se vamos removê-las.

L: Porque não existe um sistema de catch-up para os Campeões do Salão de Classe?
I: Porque o Patch 7.3 ainda não está no ar. Existem novas missões, equipamentos e baús em Argus que podem levar os Campeões direto ao nível de item 900.

L: O Cruzalho Eterluz é mesmo totalmente baseado em RNG nos Tiers 2 e 3?
I: Os traços de artefato na sua arma sempre foram uma forma estável de progressão. No entanto, as relíquias que você inclui na sua arma estão sujeitas ao RNG – você pode não saquear a que prefere, entre outros fatores. E qual é o problema com as relíquias? Elas apontam para um índex específico em cada especialização que pode usar aquela relíquia, e esse índex vai apontar para um traço específico. Se uma relíquia Sagrado tem um traço rim para uma spec e eles quisessem mudar isso, isso mudaria a relíquia para todas as outras especializações que poderiam usar ela, porque o índex funciona dessa forma. Então quisemos corrigir isso com um sistema que dão às relíquias um segundo traço randômico no patch 7.2, mas ele não foi implementado na última hora. Isso era pra ajudar as classes que estavam à procura de relíquias específicas, mas seria muito randômico. O Cruzalho Eterluz é um pouco diferente: ele tem um pouco de random, mas os jogadores não poderão escolher seu pior traço porque eles simplesmente não serão mostrados.

L: Porque o Cruzalho Eterluz é bom, e a Reforja ruim? 
I: Reforja não era algo ótimo por causa do gerenciamento de acerto e expertise – por exemplo, quando você conseguia um anel novo e precisava reforjar 10 outros itens por causa dos status dele. Não era um sistema interessante, já que se um item não tinha seus dois melhores status, você simplesmente o reforjava para eles. Em alguns casos, dificultava até a avaliação de upgrades.

L: Quanto do novo Poder de Artefato vai funcionar no PvP do patch 7.3? 
I: O primeiro artefato do Cruzalho Eterluz, o Netherlight Fortification de cada relíquia vão funcionar no PvP, mas isso só chega a uma fração do percentual de melhoria, já que ele é aplicado antes do scaling. Os outros traços  não vão funcionar no PvP ranqueado.

L: Vocês tomaram uma decisão sobre o desbloqueio de aparências de Artefato? 
I: Temos falado muito disso. Ainda estamos pensando em como o transmog vai funcionar, e podem existir alguns desafios, como transmogrificar para um crânio na especialização demonologia. Antes, a ideia era remover a habilidade de desbloquear as aparências de artefato depois de Legion, mas essa ideia não parece tão boa agora. Agora, o pensamento é deixar que todas as aparências possam ser desbloqueadas depois da expansão, com excessão das aparências de Mítica +15 e dos desafios da Torre de Mago, semelhante às skins de Modo Desafio de masmorras.

L: Existem planos de adicionar mais skins de artefato no 7.3 ou em patches futuros? 
I: Não, isso terminou. O último set incluído foi no 7.2 e é hora de levar seu Artefato com poder ampliado para lutar contra a Legião no 7.3.

L: Poderemos ter Prestígio vinculado à conta?
I: Isso se relaciona à uma pergunta anterior, sobre os desbloqueios de Artefato. O problema é que o PvP em personagens diferentes é uma experiência totalmente diferente, e não existiria nada a ser trabalhado se fosse vinculado à conta.

L: Vocês estão satisfeitos com o estado atual das Míticas +?
I: Muito satisfeitos. O time queria ter certeza de que o balanceamento entre risco/recompensa das pedras altas fosse compensador. Com as mudanças, a quantidade de jogadores fazendo Míticas+ em todas as regiões aumentou, e as pessoas estão realmente se esforçando para fazer pedras mais altas. As Míticas+ foram criadas para ser algo diferente dos Modo Desafio. Não era exatamente para ser uma speedrun, como os Modos Desafio eram sobre stuns e burst em dano em área. Agora, se você tem um dano em alvo único bom, é muito útil em chefes com o traço Tirânico.

L: M+ é ótimo, mas não tem como saque itens de tier, nos forçando a organizar uma raid. Poderemos conseguir itens de Tier em baús acima de +15? 
I: As M+ foram criadas para ser um sistema paralelo de saque em relação às raides, mas a ideia é também seja recompensador montar uma raide. M+ também tem sets menores e itens valiosos, como a Drape of Shame que não pode ser obtida em raide.

L: O time considerou expandir o sistema de Mítica+ para incluir as masmorras escaladas das expansões anteriores? 
I: Essa é uma pergunta popular, mas não pensamos nisso agora. Um dos valores do sistema atual de M+ é manter as masmorras de Legion relevantes. Eles sabem que a Caminhada Temporal não chega nem perto do que foi a primeira semana de runs em Grim Batol ou os Salões Despedaçados em sua dificuldade original, mas disponibilizar uma pedra-chave para Arcatraz não faz muito sentido agora.

L: Existe alguma chance de existir Runa de Melhoria reutilizável? Elas são obtidas de forma diferente. 
I: Existe uma no 7.3 ao alcançar Exaltado com Exércitos da Luz, a Lightforged Augment Rune. Runas de Melhoria foram feitas para guildas high-end que gostam de trabalhar com o máximo de aprimoramento. Uma guilda consegue um BoE high-end e podem vende-lo por uma quantidade enorme de ouro, e conseguir as Runas de melhoria ou outros itens com esse ouro.

L: O gerenciamento de lockout das raides de Caminhada Temporal será retrabalhado para facilitar o término delas?
I: Já devemos ver essas mudanças na próxima vez que a Caminhada Temporal do Templo Negro estiver no ar.

L: Qual você acha que seria o tempo ideal para uma raide ser completada pela primeira vez?
I: Provavelmente entre uma semana e meia a duas semanas depois de seu lançamento, mas isso é subjetivo. No final da primeira semana, se as top gulds estiverem chegando ao último boss e na segunda semana eles chegarem lá de novo e matarem o último boss, parece certo. O Time de Encontros está criando lutas para a maioria dos jogadores. Ao trabalhar os ajustes, os últimos chefes que eles fazem levam em conta a corrida para o World First. Eles querem ajustar os últimos chefes para que as top guilds consigam se distinguir umas das outras. Kil’Jaeden Mítico foi provavelmente ajustado muito acima do esperado, sabendo que eles poderiam nerfar o chefe ao invés de saber que ele ia cair muito rápido. Nesse tier, eles também queriam aumentar o requerimento de cura no geral após as top guilds curarem Elisande Mítica. O time de teste interno também passou centenas de horas testando lutas como Kil’Jaeden Mítico. Geralmente, Method e Exorsus são melhores que o time de teste interno e eles precisam escalar as lutas para cima em relação aos testes.

L: Porque existem tantas mecânicas de soak nesse tier?
I: Uma falta de comunicação. Durante o processo criativo, quando eles veem “problemas” como melees atacando um chefe parados por 2 minutos, geralmente novas mecânicas são acrescentadas. A maioria das soluções estavam acrescentando mecânicas no estilo soaking e isso foi percebido muito tarde.

L: Os Estiléteres ainda serão relevantes no 7.3?
I: Eles ainda serão usados em equipamentos para alts e itens cosméticos. Porém, os vendedores de itens Abdicados vão fazer as malas e se mudar para Argus! Os jogadores usarão uma nova moeda para comprar equipamentos Confiscados de nível 910 em Argus e também poderão comprar relíquias.

L: Vocês sentem que habilidades de utilidade de DPS no PVE estão mal balanceadas, ou que algumas classes não têm muito a oferecer para o grupo?
I: Tem algumas especializações que estão um pouco em falta de utilidade e eles gostariam de aumentar isso um pouco. Mas digamos que uma utilidade pessoal de ladino se torna uma utilidade de grupo quando você leva 5 deles para o Kil’Jaeden mítico. Mas sempre terá alguém que tem mais do que os outros. Tem coisas que geralmente não são importantes, mas um jogador encontra uma forma de torná-las úteis durante uma luta, como o aumento de velocidade dos monges.

L: Auras de DPS para as especializações se tornaram uma ferramenta importante para o balanceamento nessa expansão.
I: Isso não muda em nada a experiência para a maioria dos jogadores. Anteriormente, quando eles buffavam habilidades de uma especialização, tinha uma chance disso mudar a rotação. Agora eles apenas buffam tudo em 3% ou 5% usando a aura e jogadores não precisarão olhar a tooltip e adicionar porcentagens manualmente.

L: Tem alguma chance de vermos balanceamento de casses e masmorra/raide com mais frequência?
I: Houve alguns lugares em masmorras e raides em que eles demoraram demais, como a Catedral da Noite Eterna. Para as classes, eles gostam de fazer em um lote maior. É um objetivo que sempre muda para com que frequência eles devem ser feito, e devido às classes de “sabor do mês”, bons jogadores tendem a jogar com a especialização que tem potencial 1% maior, mas influenciam nos dados e causam uma diferença maior que 1%.

L: LdR deveria ser uma forma de ver conteúdo end-game, então por que remover mecânicas importantes?
I: Sim, tem casos em que eles foram muito longe como o Anfitrião Desolado não aparecer no encontro O Anfitrião Desolado. Eles recentemente mudaram a forma de pensar no LdR. Antes, quando mecânicas eram difíceis para o LdR, eles nerfavam o dano em 60%-75% mas tinha uma mecânica geral que os jogadores precisavam aprender. Agora, eles querem apenas ter umas duas mecânicas que realmente importam ao invés de várias mecânicas facilitadas e os jogadores podem ignorar.

L: Como é que eu vou pegar a aparência do artefato da Torre dos Magos de 10 campos de batalha ranqueados para especializações indesejadas em campos de batalha?
I: Eles modificaram este desbloqueio e outros similares de “Faça X enquanto equipado” para “Faça X depois de desbloquear a aparência”. Tudo o que os jogadores precisarão fazer é vencer 10 campos de batalha ranqueados depois de desbloquear a aparência do artefato.

L: Vocês pensaram em limitar as split runs de raides?
I: Nós sabemos que os jogadores não gostam de split runs e a Blizzard também não gosta, mas eles também querem garantir que a cura não é pior que a doença. Se o loot for vinculado em todas as dificuldades, então um raider casual que faz ambos normal e heroico não tem nenhuma recompensa em uma das runs. Eles querem garantir que irão encontrar a solução correta.

L: Quando podemos esperar os novos modelos de Worgen e Goblin?
I: Eles não esqueceram, mas recentemente têm usado os recursos para as novas animações de feitiço. Goblin e Worgen estão na lista de tarefas.


O que acham das respostas? Pessoalmente gostei muito da forma como as missões de Argus vão se desenvolver, mas espero que tenhamos atividades durante toda a semana e não só por um dia, esperar uma semana e ter mais coisas pra fazer.

Via WoWHead