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Olar, pessoas maravilhosas!
Continuando com as novidades da BlizzCon – que ainda não acabaram – trago um resumo da sessão de perguntas e respostas que rolou no sábado, dia 4. Fiz um live tweeting delas no meu twitter, mas pra quem perdeu, todas as informações estão aqui!

Confiram:

  • Os Fronts de Guerra serão algo parecido como um evento, não estarão sempre disponíveis – a ideia é ser como as invasões de Legion. Você deve entrar, construir bases, juntar seu exército, lutar, sair e voltar depois de umt empo. São um evento PvE, mas que pode dar recompensas de equipamentos PvP também. Eles devem durar um pouco mais que o tempo de uma masmorra, mas não muito além disso.
  • As reputações são uma forma de demonstrar progresso em um personagem específico, logo, elas nunca serão vinculadas à conta. Os devs sempre pensam qual é o limite entre não tornar a vida dos jogadores desnecessariamente difícil (como não exigindo uma conquista de voo por personagem), e manter desafios e conquistas específicas para cada alt.
  • Sim, teremos squish de status e de níveis de item.
  • Anduin é um sacerdote, não um paladino. Mas é um personagem-herói, e esse tipo de personagem pode usar poderes e habilidades além dos padrões da classe base deles.

  • Não existe, nem nunca existirá, um plano para um chat cross-facção dentro do jogo. Pelo menos essa forma de rivalidade será preservada. Se quiser conversar com alguem de outra facção, a battle tag tá aí pra isso!
  • Não existem planos imediatos de novas funcionalidades diretas pra recrutamento de guildas, mas os devs esperam que a ferramenta de comunidades, por ser menos burocrática, possa fazer com que mais conexões sejam feitas e isso leve à novas adições às guildas.
  • O scaling de níveis vai acontecer mesmo no 7.3.5, e o ajuste nos equipamentos foi a parte mais trabalhosa. No 8.0 o sistema vai funcionar melhor, e a ideia é que os itens de herança sejam melhores no status em geral – no sentido de trazer os status corretos –  mas que pareçam menos “OP” conforme o jogador chega a níveis mais altos.
  • O Artefato trouxe algumas lições aplicadas ao Coração de Azeroth: um item só para todas as specs, ao invés de ter que ocupar vários espaços na bolsa/banco; o conhecimento é válido para todas as especializações, logo, o farm é menor;
  • Os buffs de raide estão de volta porque o time de desenvolvimento gosta deles! E porque a sensação de ‘estamos nos preparando para algo épico’ que eles traziam faz falta no jogo.
  • Os status ‘fixos’ para PvP ajudaram a diminuir a diferença de poder entre os jogadores nas instâncias, mas é difícil ajustar isso no mundo aberto, além de tirar dos jogadores a possiblidade de personalização do personagem. Os devs querem fazer um revamp completo no sistema de recompensas PvP (mas não deram nenhuma dica de como).

  • Os itens Forjados pelos Titãs continuarão em Battle for Azeroth! Alguns ajustes serão feitos no sistema, mas eles gostam do sentimento de imprevisibilidade no saque. Apenas as armaduras de Azerita não poderão ser Forjadas pelos Titãs.
  • Fazer algo pra um personagem se ‘enraizar’ no chão e ficar imune a efeitos de charge e knockback é complicado, mas talvez os cavaleiros da morte possam ter alguma habilidade nesse estilo.
  • Um russo perguntou se eles tinham planos de mudar o sistema de criação de personagens do WoW, que é “arcaico e descuidado”. Eles responderam que tem ignorado essa pergunta há algum tempo, especialmente porque queriam implantar as raças aliadas há algum tempo e precisavam definir esse sistema antes de fazer qualquer mudança profunda na criação e customização do personagem. Mas agora provavelmente chegou a hora de cuidar disso.
  • Os orcs poderão ser criados com ou sem a corcunda. Se você já tem um orc e quer que ele fique com a postura reta, vai precisar apenas visitar o barbeiro e fazer a mudança.

  • Jaina não é boa nem má. Ela é uma personagem assolada pela culpa, e com danos emocionais extensos. Ela se sente responsável pela morte de seu pai, possivelmente pelo estado da Horda hoje, por Theramore, e até por Stratholme. A Blizzard vai explorar e tentar reparar esses danos, entendendo o processo que ela passou até chegar ao ponto que está, e o que pode ser feito para ajuda-la. Além disso, ela vai encontrar algo muito poderoso em suas explorações atuais, e vamos ajuda-la com isso também.
  • Vários dos chefes de raide tem buracos no teto de suas salas tanto por uma questão prática – evitar colisão de câmera – quanto por uma questão de percepção, ligando o chefe ao local onde eles estão. Não existe nada contra tetos 😛
  • As zonas iniciais das raças não mudarão, independente dos acontecimentos atuais em cada zona. Afrasiabi disse que “para apreciar devidamente a queima de Teldrassil você deve nascer lá, crescer ligado à zona, e quando você chega no nível 120, queimamos tudo“. No nível máximo o ambiente em torno de você muda para se adequar à realidade atual.
  • Os Elfos do Caos não vão ficar na forma caótica o tempo todo – hoje o sistema é ligado ao combate, eles entram na forma de void ao entrar em combate – mas isso pode mudar.
  • Os status secundários nos itens serão ajustados de forma que o nível de item ser o  melhor indicativo de se um equipamento deve ser trocado ou não.
  • É possível que existam chaves míticas+ para masmorras de Caminhada Temporal enquanto o evento delas estiver ativo, já que eles reconhecem que as masmorras de caminhada temporal heroicas não são nada desafiadoras.

  • Existem planos de juntar os apps do jogo, pois eles gostaram muito das possibilidades do Legion Companion App – mas sabem o quanto é chato ter que usar ele, a Armaria E o app da battle.net.
  • Eles não tem planos de tornar os eventos de Caminhada Temporal mais frequentes, nem de fazer com que todos aconteçam ao mesmo tempo, mas consideram adicionar atividades no mundo externo a eles, para dar mais opções de atividades. A Caminhada Temporal de Warlords vai chegar em algum ponto de Battle for Azeroth.
  • A base da mudança nos servidores PvP/PvE é que a ideia é que você deve escolher a facção que você quiser jogar porque você QUER jogar com ela, e não pensar em fatores como balanceamento de servidores e coisas do tipo.
  • O sistema atual de itens lendários não vai continuar em Battle for Azeroth.
  • Eles não tem planos de aumentar o quest log, mas sim, olhar com mais atenção o motivo de tantos jogadores terem tantas missões nele ao mesmo tempo, e tentar ajustar isso.
  • Mas a bolsa básica, por sinal – a bolsa que você recebe assim que cria seu personagem – FINALMENTE vai ser aumentada! Basta ter um autenticador na sua conta que ela vai receber espaços adicionais muito em breve (mas não contaram quantos espaços)
  • Com a guerra entre as facções veremos as mesmas ações tomadas por diferentes razões, e histórias diferentes. É possível ver isso refletido em uma raide, por exemplo, em que poderiamos lutar contra um heroi da facção oposta (é POSSIVEL, não confirmado, ok? Mas é uma possibilidade incrivel!)

  • Os conjuntos de transmog Tradicionais das raças aliadas poderão ser usados somente na raça ‘dona’ do transmog, por ser algo diretamente ligado à cultura delas. Eles também serão vinculados ao personagem, e não à conta.
  • É complicado aumentar o tamanho da lista de amigos na Battle.net pois isso mexe com sistemas de vários jogos diferentes, então não existe previsão pra isso, mas é algo que eles sempre consideram.
  • O scaling das zonas antigas não deve mexer em absolutamente nada das taxas de saque de itens. Se um item é saque agora, vai continuar sendo, e com a mesma chance atual.
  • As Raças Aliadas não são ‘sub-raças’, e sim, devem ser vistas como raças únicas, completamente novas, com sua própria história e motivação. Por isso a combinação de raça-classe delas não é exatamente igual à que seria a raça ‘origem’. Por exemplo, não faz o menor sentido existirem Elfos do Caos Paladinos.
  • Os motivos de cada raça aliada estar em determinada facção será explicado em missões no jogo.
  • Os Caçadores de Demônios, mesmo com a derrota dos demônios, continuarão tendo como objetivo salvar o mundo – afinal, acima de qualquer coisa, eles são Elfos Noturnos e Elfos Sangrentos, e Azeroth é sua casa. Além disso, nada impede que a gente veja demônios de novo no futuro (POR FAVOR BLIZZARD, NÃO!)
  • Teoricamente cada continente estará sob o domínio de uma facção – os Reinos do Leste com a Aliança, Kalimdor com a Horda – mas isso será explicado melhor no futuro. Exodar e Luaprata serão algo como ‘os últimos bastiões’ da facção oposta no continente. (mas gente eu vi no mapa que a Aliança chegaria até Floresta Pinhaprata, numé possível que vão MESMO conquistar Undercity /cries in banshee language)
  • Eles estão trabalhando em novos modelos para Worgens e Goblins, mas eles não chegam no 8.0. Os modelos masculinos estão relativamente avançados, mas os femininos – especialmente dos goblins – ainda precisam de MUITOS ajustes.
  • A mudança de PvP para PvE só poderá ser feita nas capitais – e eles vão fazer o possível para chegar ao melhor ajuste de recompensas para incentivar de fato o World PvP. Além disso, essa escolha vai criar um phasing no jogo – jogadores com PvP ativo não enxergarão os jogadores PvE no mapa.
  • Com as 6 novas raças aliadas, serão criados mais 6 slots de personagens por reino no jogo!
  • A troca de itens entre sevidores – em um grupo de raide, por exemplo – é um grande problema. Eles querem encontrar uma forma de tornar isso possível sem zoar a economia de todos os servidores.
  • Você já pode se inscrever para o beta da expansão no site oficial: Inscrição do beta de Battle for Azeroth.