X

Ontem foram anunciadas algumas mudanças no sistema de recrute um amigo – que, em resumo, diminuiram MUITO o bônus de experiência recebido pela nova conta, e assim tornam inviável o uso do sistema para power leveling de alts (o que, vamos combinar, era o que andava acontecendo com mais frequência). Isso causou uma enxurrada de feedback negativo, e a Blizzard já emitiu um comunicado sobre o assunto. Confiram o post oficial de anúncio das mudanças e, logo depois, a resposta deles no post de feedback do fórum americano:

Originalmente postado por Blizzard Entertainment (Forum Oficial)

No Patch 7.3.5, fizemos mudanças importantes na experiência dos níveis 1 a 100 para garantir que jogadores possam aproveitar melhor as histórias, séries de missões e áreas de sua escolha em seu próprio ritmo. Por causa disso, estamos ajustando o bônus de EXP do programa Recrute um Amigo para que ele reflita o ritmo atualizado do jogo à medida em que novos jogadores passam de nível e exploram Azeroth.

SISTEMA DE NÍVEIS DINÂMICOS NO PATCH 7.3.5

Como você deve ter ouvido falar, o Patch 7.3.5 mudou drasticamente a experiência de evolução de personagens no World of Warcraft de modo que as áreas 1 a 100 se ajustarão dinamicamente ao nível do seu personagem. Por quê? Ao longo dos anos, fizemos diversas mudanças para ajustar a curva de evolução, e como resultado, o ritmo da progressão dos personagens ficou significativamente fora de sincronia com o conteúdo. Jogadores muitas vezes ultrapassam o nível das áreas muito antes de terem a chance de concluírem as histórias principais e as séries de missões, levando a uma experiência aquém da ideal.

Com essa atualização importante no ritmo, o antigo programa Recrute um Amigo deixou de oferecer a melhor experiência para novos jogadores de World of Warcraft. Mesmo com as áreas autoajustáveis, a evolução de personagens com o triplo da velocidade faria com que jogadores que entrassem em masmorras ficassem sobrecarregados com as diversas novas habilidades ganhas no decorrer de uma única instância, além de ultrapassarem o ritmo das histórias que dão sentido ao mundo e fazem com que os jogadores se sintam como parte dele — e queremos que novos jogadores sintam-se em casa em Azeroth.

Para alinhar o bônus de EXP de Recrute um Amigo com as mudanças iminentes no nivelamento dos personagens, reduzimos o bônus de EXP ganho através do programa Recrute um Amigo ao jogar com um amigo vinculado de 200% (300% de EXP em relação à EXP básica) para 50%* (150% de EXP em relação à EXP básica). Estamos fazendo essas mudanças para garantir que o aumento na EXP não perturbe o equilíbrio do jogo e prejudique a experiência, sem deixar de conceder um bônus de EXP significativo para você e seu amigo como um agradecimento por fazerem parte do programa Recrute um Amigo.

Mudanças significativas no Recrute um Amigo

  • O bônus de EXP foi reduzido de 200% de bônus para 50% de bônus*, a partir de 22 de janeiro de 2018.
  • Se você já está participando ativamente do programa, não tema! Se você enviou ou recebeu um convite antes da mudança que entrou em vigor no dia 22, quando o convite for aceito, você e seu amigo ainda receberão o triplo de EXP* (bônus de 200% de EXP) até que o vínculo entre as suas contas expire (90 dias a partir do dia em que a conta do novo recruta foi criada). Observação: convites de RUA expiram após sete dias.
  • Bônus de EXP de equipamentos de Herança não acumularão mais com o bônus de RUA (o máximo de bônus de EXP a partir de hoje será de 50%). Se você já está no programa, o bônus dos equipamentos de Herança acumulará.
  • Todas as outras recompensas seguem sem alterações, aproveite:
    • Evoque seu amigo a cada 30 minutos.
    • 10% de bônus de reputação em abates que concedem reputação.*
    • Concedendo níveis: para cada dois níveis que seu amigo ganha enquanto as contas estão vinculadas, ele pode conceder um nível para um dos seus personagens.
    • Prêmios do recrutador, incluindo tempo de jogo e montarias épicas.

*Para conferir a lista completa de recompensas e os critérios para recebê-las, acesse nossa página de Bônus de RUA aqui.

Aqui, a resposta da Blizzard sobre o feedback negativo, em tradução livre:

Originalmente postado por Blizzard Entertainment (Forum Oficial)

Obrigada pelo feedback e opiniões até agora.

O sistema de Recrute um Amigo foi criado como uma opção para jogadores que querem convidar um amigo para jogar WoW com eles e viverem a experiência do jogo juntos. Quando ele foi introduzido pela primeira vez, dava um bônus generoso de experiência como uma forma dos dois jogadores chegarem ao conteúdo endgame da forma mais rápida possível.

Hoje em dia,a compra da última expansão do WoW inclui um boost de personagem grátis, então a necessidade de rushar seu amigo para o nível máximo não existe mais; você pode pular direto para o conteúdo mais recente com seu amigo imediatamente. Isso significava que os únicos jogadores que estavam usando o sistema Recrute um Amigo pelo motivo que ele foi criado – upar um personagem com um amigo – eram aqueles que decidiram que queriam viver esse conteúdo juntos. Nós percebemos que, para esse tipo de jogador, 300% de bônus de experiência era um desserviço, estávamos diminuindo a experiência compartilhada fazendo com que o conteúdo fosse terminado excessivamente rápido.

Agora, nós certamente sabemos que a maioria das pessoas usando o sistema de Recrute um Amigo antes dessas mudanças estavam o fazendo para upar alts rapidamente. Isso, acima de tudo, foi um indicativo fortíssimo que o sistema precisava mudar: a melhor forma para um jogador upar um personagem no WoW não deveria ser “comprar uma nova cópia do jogo, colocar em uma conta separada, mandar um convite de Recrute um Amigo, upar um novo personagem e depois transferir esse personagem para sua conta primária no nível máximo”. Isso é uma bagunça, pra dizer o mínimo.

Dito isso, nós certamente estamos recebendo e levando em conta o feedback sobre a taxa de leveling de alts conforme continuamos trabalhando no desenvolvimento do jogo. Estamos felizes com as mudanças até agora, mas se o leveling parecer muito lento, nós preferimos mudar isso diretamente no jogo do que ter o sistema de Recrute um Amigo como uma opção bizarra para solucionar esse problema.

E aí, o que acharam das mudanças e da resposta da Blizzard sobre o feedback?