Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PVP.

Bem-vindos ao guia de Cavaleiro da Morte Gélido! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Cavaleiro da Morte em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

A especialização de gelo é ótima para causar dano em um único alvo e dano contínuo em vários alvos. Cavaleiros da Morte que usam armas de duas mãos são os melhores para explosões de dano em área (AoE) e lutas contra dois alvos.

Talentos e Glifos

É muito comum mudar os talentos e os glifos de acordo com a luta, e é por isso que é preciso entender como cada um deles funciona. Vamos lá!

Talentos

Talentos Cavaleiro da Morte Gélido

Tier 1 – Nível 56

Os talentos deste tier oferecem 3 opções que interagem com as suas doenças.

  • Pestígero faz com que Golpe Gélido passivamente aumente a duração das suas doenças no alvo em 4 segundos, e gere uma carga de Peste Necrótica.
  • Sugar Peste é uma habilidade ativa, com 25 segundos de tempo de recarga, que consome suas doenças no alvo para ativar duas runas vazias (como Runas da Morte). Só pode ser lançada quando Febre do Gelo e Peste Sanguínea estiverem no alvo.
  • Devastação Profana é uma habilidade ativa com tempo de recarga de 1.5 minutos, que faz com que vocês espalhe suas doenças para todos os alvos em um raio de 10 metros, por 10 segundos.

Acreditamos que a melhor opção seja Sugar Peste, que permite que você ganhe duas Runas da Morte a cada 25 segundos se você sempre estiver usando essa habilidade.

Devastação Profana atualmente deixa a desejar, pois Impacto Uivante já aplica Febre do Gelo,  e você pode facilmente usar Golpe da Peste ou Eclosão para aplicar Peste Sanguínea e espalhá-la com Sangue Fervente. A vantagem das stacks de Peste Necrótica nem compete com os benefícios de Sugar Peste.

Pestígero também não é recomendado porque as doenças são facilmente mantidas com os desencadeamentos de Impacto Uivante e Geada, alternando com Eclosão e Golpe da Peste. Assim como em Devastação Profana, seus benefícios não podem nem ser comparados aos de Sugar Peste.

Tier 2 – Nível 57

Os talentos de tier 2 oferecem 3 opções para melhorar sua sobrevivência (no caso de Zona Antimagia, para melhorar a sobrevivência da sua raide também).

  • Forma Decadente é uma habilidade ativa com tempo de recarga de 2 minutos e que dura 10 segundos. Ela aumenta Sorver em 10% e torna o Cavaleiro imune a Encantamento, Medo e Sono.
  • Zona Antimagia é uma habilidade de raide. Seu tempo de recarga é de 2 minutos e ela permite que você coloque uma bolha em algum lugar do chão. Essa bolha dura 3 segundos e, durante esse tempo, reduz em 20% todo o dano mágico causado aos membros da raide que estiverem dentro dela.
  • Purgatório permite, passivamente, que você sobreviva um ataque fatal a cada 3 minutos. Esse ataque, em vez de matá-lo, coloca um debuff de cura sobre o Cavaleiro que absorve cura equivalente a quantidade de dano que seria causada a você. Enquanto esse debuff estiver ativo, você não pode morrer e todo dano que lhe é causado é adicionado ao efeito de absorção. Se o efeito ainda estiver presente quando os 3 segundos acabarem (ou seja, se você não foi curado), você morrerá.

A escolha do talento deste tier depende exclusivamente da luta e de sua preferência pessoal.

Zona Antimagia deve ser escolhida caso seja útil durante a luta (em encontros que você já sabe que terá dano mágico), já que beneficia toda a raide.

Forma Decadente aumenta Sorver, que garantirá cura extra. Entretanto, é uma pequena cura que não fará tanta diferença. Também é preciso lembrar que imunidade a Encantamento, Sono e Medo não é algo útil em todos os encontros.

Purgatório pode salvar sua vida ou fazer com que você encubra seus erros ou os erros dos seus curandeiros, além de ajudar a ultrapassar mecânicas que seriam fatais.

Tier 3 – Nível 58

Neste tier você escolhe entre habilidades que melhoram sua movimentaçãokiting e controle coletivo (crowd control).

  • Avanço da Morte aumenta passivamente sua velocidade de movimento em 10% e, quando ativada (tempo de recarga de 30 segundos), aumenta sua velocidade de movimento em 30% por 6 segundos. O bônus de movimentação dessa habilidade pode ser usado juntamente com outros, como Presença Profana.
  • Perniose faz com que as vítimas de Febre do Gelo tenham sua velocidade de movimento reduzida em 50% por 10 segundos. Também faz com que as vítimas de Correntes de Gelo sejam imobilizadas por 3 segundos..
  • Asfixiar é uma versão melhorada de Estrangular. Seu tempo de recarga é de 30 segundos e deixa o alvo atordoado por 5 segundos. Caso o alvo seja imune a atordoamento, ele será silenciado.

Avanço da Morte é a melhor opção na maioria das situações. Os outros dois talentos podem ser úteis, mas em ocasiões específicas.

Tier 4 – Nível 60

Os talentos de tier 4 proporcionam 3 formas de melhorar sua taxa de regeneração de runas.

  • Transfusão de Sangue faz com que a cada 15 de Poder Rúnico consumido, você gere uma Carga de Sangue (máximo de 12 cargas). Essa habilidade consome 5 cargas para transformar uma runa exaurida em uma Runa de Morte. Transfusão de Sangue não está no cooldown global e não tem custo.
  • Potencialização Rúnica é ativado passivamente sempre que você gasta Poder Rúnico. Para cada ponto de Poder Rúnico gasto, você tem uma chance de 1.50% de ativar uma runa exaurida aleatória.
  • Corrupção Rúnica é ativado passivamente sempre que você gastar Poder Rúnico. Para cada ponto de Poder Rúnico gasto, você tem uma chance de 1.50% de aumentar sua taxa de regeneração de runas em 100% por 3 segundos.

Transfusão de Sangue é, atualmente, a melhor opção. Se você estiver com problemas para administrar essa habilidade, é melhor escolher Corrupção Rúnica. Não aconselhamos usar um macro para Transfusão de Sangue, pois isso fará com que você utilize seus recursos incorretamente.

Potencialização Rúnica não é uma habilidade viável atualmente.

Tier 5 – Nível 75

Neste tier você escolhe entre 3 habilidades de cura.

  • Pacto da Morte cura o Cavaleiro instantaneamente em 50% de sua vida máxima, mas também absorve 25% de sua vida máxima em cura recebida pelos próximos 15 segundos. O tempo de recarga é de 2 minutos.
  • Sifão da Morte custa 1 Runa da Morte e causa, instantaneamente, uma pequena quantidade de dano de Sombra Gélida no alvo, curando o Cavaleiro em 400% do dano causado. Pode ser usado a até 40 metros de distância.
  • Conversão é uma habilidade que pode ser ativada e desativada sempre que você quiser. Ativá-la custa 15 Poder Rúnico e mantê-la ativada custa 15 Poder Rúnico por segundo. Para cada segundo ativa, Conversão restaura 2% de sua vida máxima. Enquanto estiver ativa você só ganhará Poder Rúnico ao usar as runas. A habilidade é automaticamente desativada quando você não tiver mais Poder Rúnico.

Pacto da Morte é a melhor opção neste tier, não somente por causa de sua quantidade de cura, mas porque não possui custo e, portanto, não prejudica seu DPS.

Tier 6 – Nível 90

Neste tier você escolhe entre 3 habilidades de controle coletivo.

  • Garra de Sanguinávido coloca um buff em um aliado ou inimigo, que puxa todos os alvos inimigos dentro de 20 metros, para o local do alvo. Seu tempo de recarga é de 1 minuto.
  • Inverno Impiedoso gela todos os inimigos ao redor do Caveleiro por 8 segundos, num raio de 8 metros. A cada segundo sua velocidade de movimento é reduzida em 15%. Depois 5 cargas, o alvo fica atordoado por 6 segundos. Seu tempo de recarga é de 1 minuto.
  • Solo Profanado corrompe o chão sob o Cavaleiro num raio de 8 metros, com duração de 10 segundos. Enquanto você estiver nessa zona corrompida, você fica imune a efeitos de perda de controle, enraizamento e aprisionamento.

Neste cenário, a escolha é baseada em sua preferência, entretanto Garra de Sanguinávido é o mais escolhido pela facilidade de agrupar vários adds e de dano em área.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos de tier 7 melhoram seu DPS e sua performance como tanque.

  • Peste Necrótica é uma doença que causa dano por tempo (DoT), que substitui Febre de Gelo e Peste Sanguínea, e é aplicada pelas mesmas habilidades que aplicariam a Febre e a Peste. Ela dura 30 segundos e causa dano de Sombra Gélida a cada 2 segundos. Cada vez que causa dano, ganha 1 aplicação e infecta um inimigo próximo dentro de 8 metros. Peste Necrótica não pode ter seu efeito renovado. Em vez disso, ganha uma aplicação. O número máximo de aplicações é 15.
  • Profanar substitui Morte e Decomposição. É uma habilidade ativa com tempo de recarga de 30 segundos, que permite que você profane o chão no local escolhido. Sua duração é de 12 segundos e a cada segundo causa dano aos inimigos que estão dentro da zona. Sempre que causa dano, seu raio é aumentado em 2.5% . Custa 1 Runa Profana.
  • Sopro de Sindragosa é um ataque frontal em cone com tempo de recarga de 2 minutos. Custa 15 Poder Rúnico para cada segundo que estiver ativa (até ser cancelada ou quando acabar seu Poder Rúnico). Causa dano de Sombra Gélida a todos inimigos em um cone à sua frente.

A escolha certa depende do tipo de encontro. Se você conseguir usar Profanar na maior parte dos alvos, é uma boa escolha. Entretanto, se os alvos se moverem bastante, Peste Necrótica é a melhor opção.

Glifos

Glifos Cavaleiro da Morte Gélido

Glifos Elevados

Há alguns glifos úteis para o seu Cavaleiro da Morte Gélido.

Glifos Menores

Há três glifos que merecem ser mencionados:

Conceitos Básicos

Conceitos Básicos Cavaleiro da Morte Gélido

Neste capítulo apresentaremos as habilidades mais importantes dos Cavaleiros da Morte Gélidos e suas rotações.

Rotação para Alvo Único

A rotação é diferenciada para quem usa arma de duas mãos ou uma arma em cada mão. Explicaremos as rotações abaixo:

Uma Arma em Cada Mão

Essa rotação funciona melhor se você tiver escolhido o talento Transfusão de Sangue. Para usá-la corretamente é só tomar cuidado para não alcançar seu número máximo de cargas (12). O modo mais fácil de fazer isso é gastando suas cargas com Impacto Uivante ou quando precisar combinar Máquina Assassina e Obliterar.

Arma de Duas Mãos

Essa rotação funciona melhor se você tiver escolhido o talento Transfusão de Sangue. Para usá-la corretamente é só tomar cuidado para não alcançar seu número máximo de cargas (12). O modo mais fácil de fazer isso é gastando suas cargas com Impacto Uivante ou quando precisar combinar Máquina Assassina e Obliterar.

Presença

Se você está usando uma arma em cada mão, você deve estar com a Presença Gélida ativada. O mesmo acontece para jogadores que usam armas de duas mãos, mas quando você conseguir o bônus de duas partes do Tier 18 e o berloque Colheita do Ceifador , você se beneficiará um pouco mais da Presença Profana. Isso acontece porque Aceleração se torna um atributo muito mais valioso por causa do aumento da taxa de regeneração de runa, que, por sua vez, aumenta a quantidade de Obliterar que você poderá usar. Essas vantagens são melhores do que a regeneração de Poder Rúnico e o uso extra de Golpe Gélido que você ganha na Presença Gélida. Para finalizar, o aumento na velocidade de movimento da Presença Profana também é muito útil.

Rotação para Vários Alvos

A rotação para dano em área é a mesma para os dois modos de jogo. Só é viável utilizar essa rotação se você usa uma arma em cada mão e está lutando contra 3 ou mais alvos, ou se você usa uma arma de duas mãos e está lutando contra 4 ou mais alvos.

Se a vida do alvo for baixa e o burst de dano em área for necessário, você pode priorizar o segundo passo em vez do primeiro, entretanto, para encontros que requerem sustentação de dano, use a rotação acima.

Cooldowns

Pilar de Gelo

Pilar de Gelo te dá 20% de Força por 20 segundos e seu tempo de recarga é de 1 minuto. Você deve usar essa habilidade quando ela estiver disponível e combinada com algum berloque. Entretanto, você pode esperar para usá-la quando souber que um alvo com mais prioridade aparecerá.

Energizar Arma Rúnica

Energizar Arma Rúnica ativa todas as suas runas e gera 25 de Poder Rúnico. Seu tempo de recarga é de 5 minutos e por isso geralmente é usada duas vezes durante as lutas. Você deve usar essa habilidade quando estiver sem runas e com Poder Rúnico baixo. Ela é útil para garantir um burst de DPS, portanto espere o momento certo para usá-la.

Quando você conseguir o bônus de 4 partes do Tier 18, essa habilidade funciona melhor quando você espera ficar sob efeito de Máquina Assassina e estiver ficando sem recursos para consumir rapidamente.

Exército dos Mortos

Exército dos Mortos convoca um número de carniçais para lutar ao seu lado por um curto período de tempo. Seu custo de runa é alto, portanto só vale a pena ser usado 5 ou 6 segundos antes dos mobs serem puxados. Nunca deve ser lançado durante uma luta, a menos que ela tenha um tempo livre no meio.

Entendimento Aprofundado

Entendimento Aprofundado Cavaleiro da Morte Gélido

Neste capítulo explicaremos as rotações com mais detalhes.

Tipos de Armas

Atualmente, jogar com uma arma em cada mão traz melhores resultados do que jogar com uma arma de duas mãos tanto para alvo único quanto para vários alvos.

Simulacro Negro

Simulacro Negro é uma habilidade bem especial. Ela coloca um debuff no alvo que faz com que você copie o próximo feitiço lançado por ele (que custe mana). Essa habilidade ficará na sua barra no lugar do Simulacro Negro por um curto período de tempo. O feitiço copiado pode ser muito útil se bem explorado.

Rotação para Alvo Único Explicada

A rotação usada pelos Cavaleiros da Morte Gélidos pode ser confusa se vista em uma lista de prioridades. Nos sub capítulos abaixo explicaremos os detalhes e nosso foco é em jogadores que usam duas armas, já que sua performance é melhor, mas também discutiremos sobre quem usa arma de duas mãos.

Aplicação das Doenças

Febre do Gelo será automaticamente aplicada sempre que você lançar Impacto Uivante e por isso estará sempre no alvo. Às vezes pode ser que Geada passe um bom tempo sem ser desencadeada, nesse caso use Impacto Uivante mesmo sem Geada para reaplicar Febre do Gelo.

Peste Sanguínea terá de ser mantida manualmente. Você fará isso com a combinação de Eclosão (a cada minuto) e Golpe da Peste (quando Eclosão não estiver disponível e você precisar reaplicar a doença).

Sugar Peste é um talento de tier 1 recomendado. Você deve usá-lo para consumir as doenças do alvo sempre que Peste Sanguínea estiver prestes a expirar e que Eclosão estiver disponível. Em seguida, você reaplicará a doença usando Eclosão. Alternativamente, você pode usar Sugar Peste para consumir as doenças mesmo quando Eclosão estiver indisponível se Peste Sanguínea estiver perto de expirar e se você tiver desencadeado Geada. Desse modo você ganhará uma Runa da Morte (ao consumir as doenças) às custas de uma Runa Profana (o custo de recarregar Peste Sanguínea usando Golpe da Peste), já que recarregar Febre do Gelo não custará runas por causa de Geada.

Máquina Assassina

Seus ataques automáticos têm uma chance de fazer com que seu próximo Golpe Gélido  e Obliterar acertem criticamente, graças a Máquina Assassina. Quando estiver usando duas armas, você deve usar o desencadeamento de Máquina Assassina no Golpe Gélido, e quando estiver usando uma arma de duas mãos, use-o em Obliterar.

Geada

Obliterar tem uma chance de 45% de fazer com que seu próximo Impacto Uivante ou Toque Gélido não tenham custo, graças a Geada. Os desencadeamentos devem ser usados com Impacto Uivante. Não há necessidade de aproveitar-se de Geada rapidamente, mas lembre-se de usá-la antes de lançãr Obliterar de novo.

Ceifador de Almas

Ceifador de Almas pode ser usado a qualquer momento durante a luta (desde que você tenha a runa necessária). Ceifador de Almas aplica um debuff no alvo instantaneamente, que dura 5 segundos, e ao final de sua duração causará dano de novo.

O dano causado ao final só acontecerá se o alvo tiver menos de 35% de vida. Caso o alvo tenha mais vida, não receberá dano e a habilidade Ceifador de Almas também quase não fará efeito. Aconselhamos usar Ceifador de Almas quando o alvo estiver com 35% de vida, entretanto você pode usá-lo antes, contanto que quando sua duração acabar o alvo atinja o número mínimo para que Ceifador de Almas seja bem aproveitado.

Carapaça Antimagia

A Carapaça Antimagia absorve 100% de todo dano que lhe foi causado por 5 segundos e garante Poder Rúnico igual ao dano absorvido. Enquanto essa habilidade é muito útil para sua sobrevivência, ela também beneficia seu DPS por causa do Poder Rúnico que você ganhará. É por isso que você deve sempre usar a Carapaça Antimagia para aumentar sua regeneração de Poder Rúnico durante a luta e a melhor forma de fazer isso é conhecer o encontro e aproveitar-se de momentos oportunos.

Anel Lendário

O Anel Lendário Thorasus, o Coração de Pedra de Draenor, garante um aumento de 25% do dano causado por 15 segundos e ao final faz com que você cause 25% de todo o dano causado durante esse tempo a todos os inimigos em um raio de 10 metros ao redor do Cavaleiro. Essa habilidade tem 2 minutos de tempo de recarga.

O Anel pode ser usado em um macro com Pilar de Gelo, que tem 1 minuto de tempo de recarga e fica bem alinhado com o Anel a cada dois usos. Obviamente, em um grupo de raide, seu líder pode pedir que você guarde o Anel para quando precisarem de um burst de DPS, e você deve respeitar o pedido.

Você também pode usar o Anel com seus berloques, como vemos no macro abaixo:

#showtooltip

/cast Pillar of Frost

/use 12

/use 13

/use 14

O macro acima combina o Anel, os berloques e Pilar de Gelo. Edite-o conforme sua necessidade. Por exemplo, se você quiser usar o Anel independentemente (de acordo com a estratégia), remova use 12 do macro (para usar os berloques e Pilar de Gelo) ou simplesmente pare de usar o macro. Se você quiser usar o Anel e Pilar de Gelo, remova use 13use 14.

Atributos

Atributos Cavaleiro da Morte Gélido

Atributos Básicos

  • Força é seu atributo principal. Você deve priorizá-la em todos os upgrades. Ela te dá Poder de Ataque, que determina o dano que suas habilidades causam;
  • Aceleração aumenta o número de desencadeamentos de Máquina Assassina, sua velocidade de ataque e sua taxa de regeneração de runa;
  • Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente com feitiços e habilidades;
  • Maestria aumenta seu Dano de Gelo por meio da Maestria: Coração Congelado. Dano de Gelo é grande parte do dano que você causa;
  • Versatilidade aumenta todo o dano que você causa e reduz todo o dano que é causado a você;
  • Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham uma chance de acertar um segundo ou terceiro alvos, causando 30% do dano inicial.

Prioridade dos Atributos

Duas Armas

Força > Maestria > Golpes Múltiplos = Aceleração > Versatilidade > Acerto Crítico

Arma de Duas Mãos

Força > Aceleração > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Maestria > Acerto Crítico

Addons e Macros

Macros

Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • GTFO: é um addon que avisa quando você estiver em cima de algum efeito prejudicial (a.k.a lava);
  • Recount/Skada: são dois addons que ajudam a rastrear seu DPS. É ótimo para testar suas rotações e definir qual é a melhor;
  • Magic Runes: é um addon que ajuda a ficar de olho nas suas runas. Há outros addons que também fazem o mesmo papel de Magic Runes: DKI RunesDocsDebugRunesAcherus RunesCompact Runes.
  • Omen Threat Meter: ajuda a mostrar os níveis de agressividade em cada jogador. É recomendável para evitar puxar agressividade.

Macros

Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.

Reviver Aliado

Esse macro lança Reviver Aliado no alvo que estiver sob seu mouse e que não seja inimigo. Caso contrário, será lançado sobre seu alvo atual.

#showtooltip Raise Ally

/cast [@mouseover,help][@target]Raise Ally

Garra de Sanguinávido

Esse macro permite que você use Garra de Sanguinávido para puxar os adds para cima do seu alvo que estiver em foco.

#showtooltip Gorefiend’s Grasp

/cast [target=focus] Gorefiend’s Grasp

O macro abaixo permite que você puxe os alvos para si.

#showtooltip Gorefiend’s Grasp

/cast [@player] Gorefiend’s Grasp

Congelar Mente

Permite que você interrompa seu alvo do foco, se você tiver um. Caso contrário será lançado no seu alvo atual.

#showtooltip Mind Freeze

/cast [@focus,harm,nodead][] Mind Freeze

Impacto Uivante

Permite que você use Impacto Uivante em alvos que estão fora do seu alcance corpo-a-corpo.

#showtooltip Howling Blast

/cast [target=mouseover] Howling Blast

Conclusão

Esse é o fim do guia para Cavaleiro da Morte Gélido! Espero que vocês tenham gostado e que o guia tenha sido útil. Caso tenham alguma sugestão ou queiram compartilhar alguma experiência, utilizem o campo de comentários abaixo! 🙂

Guia por Amanda