Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PVP.

Bem-vindos ao guia de Druida Equilíbrio! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Druida em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

A especialização Equilíbrio proporciona uma rotação divertida e desafiadora, e sua performance é muito boa em termos de DPS comparada à outras classes. Em lutas com vários alvos, Druidas Equilíbrio também são muito bons por causa de sua tática de vários DoTs (Dano por Tempo).

Talentos e Glifos

Os talentos e glifos podem ser facilmente mudados, mas para poder escolher o melhor deles é preciso entender a funcionalidade de cada um.

Talentos Druida Equilíbrio

Tier 1 – Nível 15

Os talentos de tier 1 oferecem 3 meios de aumentar suas habilidades de movimento.

  • Rapidez Felina é uma habilidade passiva que aumenta sua velocidade de movimento em 15%.
  • Fera Deslocadora é uma habilidade ativa que teleporta o Druida 20 metros para a frente, ativa a Forma de Felino, e proporciona 50% a mais de velocidade de movimento por 4 segundos.
  • Investida Selvagem é uma habilidade ativa que age de modo diferente dependendo da forma do Druida:

Você deve escolher entre Rapidez Felina ou Fera DeslocadoraInvestida Selvagem geralmente não é muito útil.

Fera Deslocadora é a escolha padrão em muitas lutas. O teletransporte e a velocidade de movimento permitem que você fuja de muitas mecânicas. O teletransporte pode salvar sua vida.

Rapidez Felina é uma escolha situacional que pode ser usada em lutas nas quais você precisa de mais movimento em longos períodos de tempo.

Tier 2 – Nível 30

Os talentos deste tier permitem que você escolha entre 3 habilidades de cura.

  • Dádiva de Ysera é um feitiço passivo que cura 4% de sua vida máxima a cada 5 segundos. Se você estiver com a vida cheia, ele cura um aliado aleatório em um raio de 100 metros, na mesma proporção.
  • Renovação é uma autocura de 30% da sua vida e possui tempo de recarga de 2 minutos. Não faz parte do tempo de recarga global.
  • Proteção Cenariana é uma aura que você pode colocar em um jogador aliado e que dura 30 segundos. Quando o jogador toma dano, Proteção Cenariana ativa uma Cura por Tempo (HoT) de 6 segundos naquele jogador, consumindo Proteção Cenariana no processo.

Dádiva de Ysera é muito bom porque é inteiramente passivo e fácil de usar. Ele cura bastante durante a luta e é a escolha recomendada.

Renovação é uma autocura confiável que pode ser usada em algumas situações ou se você preferir ter mais controle das suas habilidades.

Proteção Cenariana é tão bom quanto Renovação, mas seu tempo de recarga é mais curto. Ou seja, pode ser usado para curar mais frequentemente, mas usa mais tempo de recarga global.

Tier 3 – Nível 45

Os talentos de tier 3 proporcionam 3 habilidades de controle coletivo (crowd control).

  • Enxame Feérico é uma versão melhorada de Fogo Feérico. Em adição aos efeitos de Fogo FeéricoEnxame Feérico também reduz a velocidade de movimento do alvo em 50% por 15 segundos.
  • Embaraço em Massa prende todos os inimigos em uma área ao redor do alvo por até 20 segundos.
  • Tufão é uma habilidade que afeta todos os inimigos em um cone à frente do druida, repelindo-os e tonteando-os por 6 segundos.

A escolha do talento de tier 3 é irrelevante para o seu DPS. Você deverá escolher a habilidade que preferir ou a que funcionar melhor com a mecânica da luta. Portanto Tufão provavelmente será o talento mais útil na maioria das lutas.

Tier 4 – Nível 60

Os talentos de tier 4 oferecem 3 habilidades que melhoram sua performance.

  • Alma da Floresta aumenta passivamente o bônus de dano de Potencialização Solar e Lunar em 15%.
  • Encarnação: Escolhido de Eluna aumenta o dano de todos os seus feitiços em 15% e dura 30 segundos. O tempo de recarga é de 3 minutos.
  • Força da Natureza é uma habilidade ativa que evoca um Arvoroso que enraizará o alvo imediatamente por 30 segundos. O Arvoroso irá lançar Ira a cada 2 segundos por 15 segundos. Essa habilidade tem no máximo 3 cargas e 20 segundos de tempo de recarga.

Atualmente, Encarnação: Escolhido de Eluna é a melhor escolha neste tier. Alma da Floresta é um pouco ruim e não consegue competir com Encarnação. Força da Natureza está fora de cogitação.

Tier 5 – Nível 75

Os talentos deste tier proporcionam 3 habilidades de controle coletivo (crowd control).

  • Rugido Incapacitante incapacita em área por 3 segundos e afeta todos os inimigos em um raio de 10 metros. Seu tempo de recarga é de 30 segundos.
  • Vórtice de Ursol conjura um vórtice de vento que reduz em 50% a velocidade de movimento de todos os inimigos em um raio de 8 metros por 10 segundos. Na primeira vez que um inimigo tentar sair do vórtice, ele será puxado de volta para o centro. O tempo de recarga é de 1 minuto.
  • Trombada Poderosa atordoa o alvo por 5 segundos.

A escolha do talento não afetará seu DPS, portanto escolha o talento que preferir ou o que funcione melhor com as mecânicas da luta.

Tier 6 – Nível 90

Os talentos de tier 6 oferecem 3 habilidades para jogar como um híbrido.

  • Coração das Selvas é uma habilidade com tempo de recarga de 6 minutos que aumenta sua habilidade de ser tanque, curar e causar dano corpo-a-corpo. Quando você estiver na Forma de Urso e na Forma de Felino, você ganhará um aumenta de Agilidade. Suas habilidades de cura e dano são mais efetivas e não têm custo de mana.
  • Sonho de Cenarius é uma habilidade passiva que faz com que Fogo Lunar e Fogo Solar curem um aliado sempre que você estiver no Pico Lunar ou Pico Solar.
  • Vigília da Natureza é uma habilidade de 90 segundos que faz com que seus feitiços e habilidades de cura e dano também curem um alvo aliado próximo com base na quantidade realizada (20% para curas e 40% para dano).

A escolha padrão para este tier é Vigília da Natureza. Este talento oferece uma quantidade boa de cura e é fácil de usar.

Sonho de Cenarius é uma habilidade passiva, ou seja, você irá curar os jogadores fazendo sua rotação normal. É mais fácil de usar do que Vigília da Natureza, mas sua cura é bem menor.

Embora Coração das Selvas seja versátil, não é útil em muitas situações.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos deste tier oferecem 3 meios para aprimorar seu DPS.

  • Euforia reduz passivamente o tempo de ciclo da Energia de Equilíbrio em 50%. A Potencialização Lunar e Solar reduzem o tempo de lançamento dos feitiços afetados em 20%.
  • Chama Estelar é um Dano por Tempo (DoT) que causa dano de Tempestade Mágica durante 24 segundos e se beneficia dos Eclipses Lunares e Solares. Ele causa mais dano quando os dois Eclipses estão balanceados.
  • Equilíbrio do Poder faz com que seus feitiços de dano direto reenergizem os efeitos de Dano por Tempo. Fogo Estelar aumenta a duração de Fogo Lunar em 6 segundos, e Ira aumenta a duração de Fogo Solar em 4 segundos. Também aumenta o Dano por Tempo de Fogo Lunar e Fogo Solar em 10%.

Euforia é a melhor escolha para dano em alvo único e Equilíbrio do Poder é melhor contra vários alvos (contanto que você lute contra eles durante a maior parte do tempo).

Chama Estelar requer uma rotação perfeita e mesmo assim só causa um pouco mais de dano que Equilíbrio do Poder. Pequenos erros diminuirão sua potência, portanto não é recomendado.

Glifos

Glifos Druida Guardião

Glifos Elevados

Nenhum dos glifos aumentam o seu DPS, mas três deles merecem ser mencionados por causa dos seus benefícios:

  • Glifo de Proteção Lunar faz com que a Forma de Luniscante não dê bônus de armadura, mas conceda 10% de vida máxima aumentada. Este glifo melhora sua sobrevivência nas lutas em que há dano mágico. Vale lembrar que a armadura do jogador não diminui o dano físico causado pelas habilidades dos bosses, somente o dano dos seus ataques corpo-a-corpo.
  • Glifo de Estouro da Manada aumenta em 30 metros o raio do Estouro da Manada e você passa a poder usar essa habilidade sem estar na Forma de Urso ou na Forma de Felino. Se essa habilidade for vital para a raide, este glifo será excelente.
  • Glifo de Renascimento é muito útil se você pretende usar Renascimento, já que ele permite que o alvo volte com a vida cheia, o que significa que você não precisará correr o risco de morrer assim que retornar.

Glifos Menores

Há apenas dois glifos interessantes:

Conceitos Básicos

Druida Equilíbrio

Neste capítulo apresentaremos as principais habilidades do Druida Equilíbrio e suas rotações.

Rotação para Alvo Único

A rotação para o Druida Equilíbrio é a seguinte:

  • Você deve tentar aplicar e reaplicar ambos os DoTs quando eles estiverem em seus respectivos Picos, mas não é essencial.
  • Como Fogo Solar dura bem menos do que Fogo Lunar, e como só fica disponível durante o Eclipse Solar, você vai ter de reaplicar antes de sair do Eclipse Solar (ou assim que entrar nele) para conseguir mantê-lo no alvo.

  • Você deve usar Surto Estelar com frequência para certificar-se de que as cargas estão sempre rodando.
  • Ao usar Surto Estelar durante o Eclipse Lunar, você ganhará Potencialização Lunar, e ao usá-lo durante o Eclipse Solar, ganhará Potencialização Solar (ambas as auras duram 30 segundos). Você deve sempre usar as cargas dessas auras antes de usar Surto Estelar novamente para não desperdiçar. Você deve usar Surto Estelar quando estiver perto de um Pico Solar ou Lunar para que você lance os feitiços potencializados perto dos Picos.
  • Graças à Estrelas Cadentes pode ser que você ganhe uma carga sem custo de Surto Estelar.

  • Use Ira enquanto estiver no Eclipse Solar.
  • Use Fogo Lunar enquanto estiver no Eclipse Lunar.

Esta é a rotação básica, mas se você quiser entender seus detalhes, vá para o capítulo de Entendimento Aprofundado.

Rotação de Abertura

A rotação de abertura ideal é a seguinte:

Quando você precisar fazer a rotação de abertura contra mais de um alvo, você fará a mesma rotação acima, mas usará Chuva Estelar entre os passos 2 e 3. Você dará prioridade para Chuva Estelar em vez de Surto Estelar, contanto que exista mais de um alvo.

Rotação para Vários Alvos

Chuva Estelar deve ser usada contra mais de um alvo. O ideal é usar Chuva Estelar enquanto você estiver no Eclipse Lunar, a menos que suas cargas estiverem prestes a chegar no máximo e você estiver no Eclipse Solar. Caso contrário, você deve manter a rotação para alvo único aplicando os DoTs em todos os alvos.

Lembre-se que Fogo Solar é aplicado em todos os alvos em um raio de 5 metros do alvo principal (baseado no tamanho da hitbox, então inimigos maiores fazem com que se espalhe por áreas maiores), portanto você só precisa reaplicar em um alvo.

Vale mencionar que apesar de parecer uma boa escolha para dano em área, Furacão nunca deve ser usado. Seu pouco dano faz com que aplicar DoTs ou lançar magias de alvo único sejam mais beneficiais.

Uso das Habilidades

Um Druida Equilíbrio só tem uma habilidade de DPS padrão: Alinhamento Celestial. Você deve usá-lo quando forem causar muito dano no boss, acumulando com outras habilidades (com Encarnação: Escolhido de Eluna, por exemplo), sempre que possível.

Para entender melhor as especificidades de sua rotação e de suas habilidades, siga para o próximo capítulo: Entendimento Aprofundado.

Entendimento Aprofundado

Druida Equilíbrio

As rotações acima garantem bons resultados, mas há alguns detalhes que precisam ser entendidos para conseguir dominar sua especialização.

Eclipses

Um Druida Equilíbrio trabalha com um recurso único que é mostrado na barra de Eclipse. Essa barra tem dois lados relevantes: o lado esquerdo (Eclipse Lunar) e o lado direito (Eclipse Solar). Ao contrário das outras expansões, em Warlords of Draenor os feitiços que você lança não influenciam a mudança da sua barra. Ela continua se movendo infinitamente.

A única exceção é a habilidade Comunhão Astral que acelera sua barra em 300% por 4 segundos. Essa habilidade é canalizada e faz com que seja mais fácil chegar no Eclipse desejado se você precisar.

Quando você chega no Eclipse Lunar, seu dano Arcano é aumentado. Quanto mais perto você estiver do lado esquerdo da barra, mais dano você causará. Quando você chega no máximo desse recurso, você ganha uma aura chamada Pico Lunar. Ela aumenta o dano direto do seu próximo Fogo Lunar em 100%.

Quando você chega no Eclipse Solar, seu dano de Natureza é aumentado, do mesmo modo que seu dano Arcano aumenta no Eclipse Lunar. Quando você alcança o Pico Solar, você ganha uma aura que aumenta o dano direto de Fogo Solar em 100%.

É importante saber que sua Maestria: Eclipse Total aumenta em uma porcentagem o bônus de dano de um Eclipse, e esse aumento depende de onde você estiver na barra. Se você estiver no 0 (neutro), a porcentagem do aumento é dividida igualmente entre os dois Eclipses (assumindo que você tenha 50% de bônus de Maestria, você terá 25% de bônus para o Lunar e 25% de bônus para o Solar). Se você estiver no 100, você será beneficiado somente no Eclipse atual (se você estiver no 100 com o Lunar, voc~e ganhará 50% de bônus com o Eclipse Lunar).

Aplicando e Replicando DoTs

Aplicar e reaplicar seus DoTs não é mais tão difícil quanto antes, mas ainda é uma parte importante da jogabilidade.

De modo geral, é melhor aplicar seus DoTs quando eles estiverem em seus respectivos Picos (Pico Lunar para Fogo Lunar e Pico Solar para Fogo Solar). Lembre que isso não afeta o dano dos seus DoTs. A única parte que é afetada é o dano instantâneo causado durante os Picos. Portanto, aplicar e reaplicar seus DoTs durante os picos é um bônus de DPS, mas não muito grande.

A duração de Fogo Solar é mais curta, por isso não durará até que você complete o ciclo (e retornar para o Pico Solar). Fogo Solar não pode ser usado quando você não estiver no Eclipse Solar, ou seja, para manter Fogo Solar aplicado, você terá de reaplicá-lo antes de sair do Eclipse Solar, ou às vezes terá de reaplicá-lo assim que entrar novamente no Eclipse Solar para evitar que ele acabe.

Euforia

Se você estiver usando Euforia como talento de tier 7, haverá uma pequena mudança no modo como você reaplica seus DoTsFogo Lunar deverá ser reaplicado em Picos alternados, e Fogo Solar só precisa ser reaplicado durante o Pico Solar (em vez de usar duas vezes por ciclo).

Rotação em Detalhes

A primeira coisa que você precisa entender é que a escolha entre Fogo Estelar e Ira dependerá da sua barra de recursos. Se a seta na sua barra estiver para o lado esquerdo (Eclipse Lunar), você deve usar Fogo Estelar, e se estiver do lado direito (Eclipse Solar), você deve usar Ira. Como esses feitiços têm tempo de lançamento, você precisará lançar o outro feitiço de antemão quando estiver prestes a mudar de um Eclipse para o outro. Por exemplo: se você estiver a 1 segundo de sair do Eclipse Solar e entrar no Eclipse Lunar, você deverá lançar Fogo Estelar, já que quando você terminar você estará no Eclipse Lunar.

Uma habilidade que precisa ser explicada é Surto Estelar, pois é essencial para a rotação e para o DPS. Primeiramente, você deve sempre usar as cargas dessa habilidade, o que significa que você pode ficar com, no máximo, duas cargas no estoque. Você deve ficar atento aos desencadeamentos de Estrelas Cadentes (decorrentes dos ticks dos seus DoTs), pois eles te darão uma carga extra de Surto Estelar, e pode ser que eles acumulem, fazendo com que você tenha de usar Surto Estelar para “liberar” espaço. Além disso, Surto Estelar te dá uma ou duas auras, dependendo do Eclipse que você estiver. No Eclipse Lunar, você ganhará Potencialização Lunar e no Eclipse Solar, Potencialização Solar. A Potencialização Lunar aumenta o dano dos próximos dois Fogo Lunar em 30%, e a Potencialização Solar aumenta o dano das suas próximas 3 Ira em 30%. Ambas as auras duram 30 segundos.

É muito importante usar essas auras. Tenha em mente duas coisas: você precisará usar todas as cargas da aura atual antes de reaplicar Surto Estelar no mesmo Eclipse. Por exemplo: se você tem 2 cargas de Potencialização Solar, você não deve usar Surto Estelar novamente no Eclipse Solar, porque as cargas serão sobrepostas. Jamais sobreponha as cargas. A outra coisa que você deve ter em mente é o timing de Surto Estelar quanto as Potencializações. A hora ideal de usá-lo é quando você estiver a 20 de Energia de um Pico, pois assim você se beneficiará da respectiva Potencialização quando chegar no Pico. É nessa hora que as habilidades afetadas causarão mais dano. Então se você usar Surto Estelar quando tiver 80 de Energia Lunar, ambos Fogo Lunar serão lançados com um bônus de dano muito bom.

Para finalizar, geralmente é melhor usar Surto Estelar quando você estiver no Eclipse Lunar (em vez do Eclipse Solar), se você só tiver uma carga de Surto Estelar, porque Fogo Estelar causa mais dano por tempo de execução do que Ira.

Uso Detalhado das Habilidades

Alinhamento Celestial

Alinhamento Celestial pausa seu ciclo de Energia e todos os seus feitiços Lunares e Solares são beneficiados pelo bônus máximo do Eclipse. Enquanto Alinhamento Celestial estiver ativo, o dano causado é aumentado em 20% e seu Fogo Lunar também aplica Fogo Solar automaticamente (e vice-versa). Alinhamento Celestial dura por 15 segundos e seu tempo de recarga é de 3 minutos.

Quando você usar Alinhamento Celestial durante a luta (não no começo), você deve ter pelo menos duas cargas de Surto Estelar.

Alinhamento Celestial deve ser usado durante o Eclipse Lunar, porque Fogo Estelar causará mais dano do que Ira nesse período. A exceção é que você deverá usá-lo mesmo durante o Eclipse Solar se a luta for terminar antes de você chegar no Eclipse Lunar, atrasá-lo faria com que você perdesse um Alinhamento Celestial.

Antes que Alinhamento Celestial termine é recomendável reaplicar Fogo Solar (com Fogo Lunar no automático).

Alinhamento Celestial deve ser usado sempre que possível durante a luta. Você deve tentar fazer com que ele case com outras habilidades, desencadeamentos ou mecânicas da luta que fazem com que o alvo tome dano aumentado.

Talentos de Tier 4

Os talentos de tier 4 devem ser usados da seguinte maneira:

Talentos de Tier 7

  • Euforia traz benefícios passivamente e aumenta a velocidade do seu ciclo de Energia.
  • Chama Estelar é um DoT que você deve manter aplicado durante a luta. Ele causa mais dano quando é aplicado durante um período neutro da barra, portanto use esse momento para aplicá-lo e reaplicá-lo.
  • Equilíbrio do Poder também funciona passivamente, fazendo com que Fogo Estelar e Ira estendam a duração dos seus DoTs. Na prática, significa que você não vai precisar reaplicá-los depois da aplicação inicial.

Atributos

Druida Equilíbrio

Atributos Básicos

  • Intelecto é seu atributo principal. Você deve procurar por esse atributo em seus equipamentos e upgrades. Ele te dá Poder Mágico, que aumenta o dano dos seus feitiços;
  • Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente com seus feitiços e habilidades, e também aumenta o número de cargas de Surto Estelar que você ganha com Estrelas Cadentes;
  • Maestria por meio de Maestria: Eclipse Total aumenta o dano garantido pelo seu Eclipse;
  • Aceleração aumenta o tempo de lançamento dos feitiços;
  • Versatilidade aumenta o dano causado e diminui o dano que lhe é causado;
  • Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham a chance de acertar um segundo e um terceiro alvos, cada vez causando 30% do dano inicial.

Prioridade dos Atributos

Intelecto > Maestria > Acerto Crítico > Aceleração > Golpes Múltiplos > Versatilidade

Addons e Macros

Macros

Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre como lidar com as mecânicas dos bosses;
  • GTFO: é um addon que notifica quando você está em cima de um efeito prejudicial (a.k.a. lava);
  • Recount/Skada: são addons que mostram o nível de dano causado, dano tomado e cura realizada. Muito bom para rastrear seu desempenho;
  • TellMeWhen: é um addon muito útil que permite rastrear muitas coisas: desde tempo de recarga interno até auras e desencadeamentos.

Macros

Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.

Renascimento

Este macro permite que você use Renascimento no alvo que estiver sobre o cursor do mouse, se ele for um aliado. Caso contrário, usará no seu alvo atual.

  • #showtooltip Rebirth
  • /cast [@mouseover,help]Rebirth;Rebirth

Cura da Natureza

Este macro usará Cura da Natureza no alvo que estiver sobre o cursor do mouse, se ele for um aliado e não estiver morto. Caso contrário, usará no seu alvo atual.

  • #showtooltip Nature’s Cure
  • /cast [target=mouseover,help,nodead][target=target] Nature’s Cure

Conclusão

Chegamos ao fim do guia de Druida Equilíbrio. Espero que ele tenha sido útil! Deixem suas sugestões e dúvidas no campo de comentários 🙂

Guia por Amanda