Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PVP.

Bem-vindos ao guia de Druida Guardião! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Druida em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

Atualmente Druidas Guardiões estão relativamente balanceados quando comparados com outras classes. O foco dos Guardiões é evitar e mitigar qualquer dano físico que é recebido. O modo de jogo destes tanques é bem fácil de aprender e de dominar.

Talentos e Glifos

Neste capítulo discutiremos a utilidade dos talentos e glifos, pois é muito importante entender como eles funcionam se você deseja progredir com seu Druida Guardião.

Talentos

Talentos Druida Guardião

Tier 1 – Nível 15

Os talentos de tier 1 oferecem três meios para melhorar suas habilidades de movimentação.

  • Rapidez Felina é uma habilidade passiva que aumenta sua velocidade de movimento em 15% permanentemente.
  • Fera Deslocada é uma habilidade ativa que teleporta o Druida 20 metros à sua frente, ativa a Forma de Felino e garante 50% a mais de velocidade de movimento por 4 segundos.
  • Investida Selvagem é uma habilidade ativa que muda de acordo com a forma da metamorfose, como pode ser visto abaixo:

  • Não metamorfoseado: você voa para a direção de um aliado.
  • Forma de Urso: você investe contra um inimigo, imobilizando-o por 4 segundos.
  • Forma de Felino: você salta para trás de um inimigo, tonteando-o por 3 segundos.
  • Forma de Viagem: você salta 20 metros para frente.
  • Forma Aquática: sua velocidade de nado aumenta em 150% por 5 segundos.

Neste caso a escolha fica entre Rapidez Felina e Investida Selvagem. Se os benefícios de Investida Selvagem forem úteis durante a luta (investir contra os alvos e/ou imobilizá-los), então esse é o talento certo. Caso contrário, Rapidez Felina é o mais indicado. Lembrando que Fera Deslocada tem alguns usos situacionais.

Tier 2 – Nível 30

Os talentos de tier 3 oferecem habilidades de cura.

  • Dádiva de Ysera é uma habilidade passiva que cura o Druida em 4% da vida máxima a cada 5 segundos. Se você estiver com a vida cheia, ela cura um aliado ferido que esteja a até 100 metros.
  • Renovação cura o Druida 30% da vida máxima e tem cooldown (não-global) de 2 minutos.
  • Proteção Cenariana é um buff que você pode colocar em um jogador aliado e dura até 30 segundos. Quando o alvo toma dano a proteção é consumida e o alvo é curado ao longo de 6 segundos.

A escolha do talento desse tier depende exclusivamente do seu modo de jogo ou da situação.

Dádiva de Ysera é passiva e, portanto, não requer planejamento. Recomendamos esse talento como padrão.

Proteção Cenariana tem o maior percentual de cura, então é, teoricamente, melhor para sobrevivência, mas porque ela usa um cooldown global, acaba não sendo a melhor opção.

Renovação é uma excelente habilidade de cura, pois escala com a sua vida e não está no cooldown global. Se você quiser ter uma boa cura à disposição, experimente esse talento.

Tier 3 – Nível 45

Os talentos de tier 3 oferecem habilidades de controle coletivo (crowd control).

 A escolha entre os talentos é inteiramente situacional.

Atualmente é possível tirar mais proveito de Tufão do que dos outros talentos, pois é mais útil na maioria dos encontros.

Embaraço em Massa pode funcionar, mas seu efeito cede rapidamente se os alvos receberem dano.

Finalmente, Enxame Feérico é bom se você precisa dar kite em um único alvo em alguma luta específica.

Tier 4 – Nível 60

Os talentos deste tier oferecem maneiras de melhorar sua performance.

  • Alma da Floresta faz com que seu Destroçar gere 5 de raiva a mais e cause 15% a mais de dano.
  • Encarnação: Filho de Ursoc reduz o cooldown de suas habilidades corpo-a-corpo e de Rosnar (para 1.5 segundos) e dura 30 segundos. O cooldown é de 3 minutos.
  • Força da Natureza é uma habilidade ativa que invoca um Arvoroso que provoca seu alvo e o ataca a cada 2 segundos, por 15 segundos. Os Arvorosos têm 40% da sua vida máxima e 4 vezes seu total de armadura. Força da Natureza possui 3 cargas e um tempo de recarga de 20 segundos.

Atualmente, Alma da Floresta é a melhor escolha por causa da regeneração de Raiva e por ser uma habilidade passiva.

Encarnação: Filho de Ursoc é a melhor escolha em termos de DPS e burst de regeneração de Raiva. Lembre-se que se você utilizar Pulverizar como talento de tier 7, Encarnação se torna obsoleta, pois você terá de usar Lacerar e não poderá castar Destroçar por 30 segundos.

Força da Natureza pode ser um talento útil em situações em que há adds que causam muito dano e são problemáticos. Vale lembrar que as atualizações dos atributos dos Arvorosos acontecem de modo dinâmico, portanto utilizar Defesa Selvagem aumentará a chance de esquiva deles também.

Tier 5 – Nível 75

Os talentos de tier 5 oferecem 3 habilidades de controle coletivo (crowd control).

  • Rugido Incapacitante é uma habilidade em área que incapacita todos os inimigos em um raio de 10 metros por 3 segundos. O cooldown é de 30 segundos.
  • Vórtice de Ursol é uma habilidade em área que requer um alvo e que diminui a velocidade de movimento em 50% em um raio de 8 metros. Quando os inimigos tentam sair da área afetada, são puxados novamente para dentro dela. O vórtice dura 10 segundos e seu cooldown é de um 1 minuto.
  • Trombada Poderosa atordoa o alvo por 5 segundos.

A escolha do melhor talento nesse tier é bem irrelevante e não afetará sua performance a menos que você esteja tankando adds que podem ser atordoados. Neste caso, Trombada Poderosa pode ser uma boa escolha, pois permite que você previna grandes quantidades de dano. Se você não precisa atordoar, considere o valor situacional dos outros dois talentos.

Tier 6 – Nível 90

Os talentos de tier 6 permitem que você jogue como um Druida híbrido.

  • Coração das Selvas tem o cooldown de 6 minutos, mas permite que você melhore sua habilidade de causar dano corpo-a-corpo quando estiver na Forma de Felino, que você cure e lance habilidades por 45 segundos.

  • Quando estiver na Forma de Felino você ganhará um aumento na Agilidade.
  • Suas habilidades de cura e de dano se tornam mais eficazes e podem ser usadas na Forma de Urso e na Forma de Felino, e não gastam mana.

  • Sonho de Cenarius é uma habilidade passiva que aumenta a cura de Toque de Cura em 20%, a chance de acerto crítico de Destroçar em 10% e também garante que os acertos críticos de Destroçar tenham uma chance de 40% de fazer com que seu próximo Toque de Cura ou Renascimento sejam instantâneos, sem custo de mana e possam ser castados em qualquer forma. O Toque de Cura que for usado desta forma será beneficiado em Poder de Ataque em vez de Poder Mágico.
  • Vigília da Natureza é um a habilidade que faz com que toda a cura em um único alvo e habilidades de dano curem um aliado próximo baseada na quantidade de cura ou dano que foi causado (20% para curas e 40% para habilidades de dano).

Os talentos deste tier são bem próximos em questão de valor e sua escolha vai depender do modo como você quer ajudar seu grupo.

Sonho de Cenarius pode ser sua escolha padrão, pois permite que você cure a si mesmo e, claro, cure outros membros do grupo.

Coração das Selvas é o talento mais aconselhado para DPS.

Vigília da Natureza garante um pouco de cura para o grupo, mas como você não consegue controlar para onde vai a cura, pode ser que ela seja desperdiçada.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos de tier 7 oferecem três maneiras de melhorar sua sobrevivência.

  • Guardião de Eluna garante passivamente uma chance de 100% de esquiva e modifica Defesa Selvagem. Sua duração é reduzida para 3 segundos, seu custo é reduzido pela sua chance base de esquiva e ela faz com que sua chance de esquiva seja aumentada para 100%.
  • Pulverizar é uma habilidade ativa (sem cooldown ou custo) que consume três aplicações de Lacerar para causar uma quantidade de dano ao alvo. Quando isso acontece, você também toda 15% a menos de dano por 12 segundos.
  • Pelo Eriçado é uma habilidade ativa com cooldown de 30 segundos e sem custo que faz com que você tome 40% a menos de dano durante 3 segundos.

Pulverizar é, de longe, a melhor opção deste tier.

Pelo Eriçado pode ser melhor em alguns encontros em que há picos de dano causados entre 1 minuto ou mais.

Guardião de Eluna é um bom talento, mas acreditamos que atualmente ele não pode competir com os outros dois. Se você estiver usando esse talento você consegue a chance de esquiva de 100% com Defesa Selvagem, e o resultado disso é que a redução de dano físico de 25% que Defesa Selvagem proporciona é desperdiçada.

Glifos

Glifos Druida Guardião

Glifos Elevados

Somente os Glifos Elevados são relevantes para o Druida Guardião. Lembre-se que, mesmo sendo úteis, os glifos não alteram tanto sua performance e é possível atingir ótimos resultados sem eles também.

  • Glifo de Instintos de Sobrevivência reduz em 40 segundos o cooldown de Instintos de Sobrevivência, mas também reduz sua duração em 50%. Em muitos casos, esse glifo terá uso limitado, entretanto, se as habilidades de um boss precisarem ser mitigadas em intervalos fixos de tempo com menos de 3 minutos, este glifo pode ser útil.
  • Glifo de Estouro da Manada aumenta em 30 metros o raio de Estouro da Manada. Se o uso dessa habilidade for vital para seu grupo, escolha esse glifo.
  • Glifo de Malho faz com que Malho atinja um alvo adicional causando 50% do dano, que é bem útil quando precisar lidar com mais de um alvo por um longo período de tempo.
  • Glifo de Renascimento é muito útil se você pretender usar Renascimento, pois ele permite que o alvo da habilidade volte com 100% da vida, evitando que ele morra assim que renascer.
  • Glifo de Fogo Feérico aumenta o raio do seu Fogo Feérico em 10 metros. Este glifo pode ser útil às vezes, caso você queira alcançar algum add que acabou de nascer e que esteja longe.
  • Glifo de Silenciar Forma faz com que Fogo Feérico silencie um alvo por 3 segundos quando usado na Forma de Urso, mas aumenta o cooldown da habilidade para 15 segundos. Em situações nas quais você precisa puxar mobs que batem à distância para perto (como nas Masmorras de Modo Desafio), esse glifo pode ser útil. Lembre-se que ele é exclusivo com Glifo de Fogo Feérico.

Glifos Menores

Há apenas um Glifo Menor que merece ser mencionado: Glifo da Graça. Ele reduz o dano de queda mesmo quando você não está na Forma de Felino.

Conceitos Básicos

Druida Guardião Conceitos Básicos

Neste capítulo apresentamos as melhores rotações para alvos únicos e vários alvos para que você possa garantir a melhor performance do seu Druida Guardião.

Alvo Único

A rotação para alvo único do Druida Guardião é baseada em um sistema de prioridade:

  • Use Destroçar (seu cooldown pode ser concluído por Lacerar, portanto fique atento);
  • Use Lacerar até completar três aplicações no alvo;
  • Use Pulverizar (consumirá as aplicações de Lacerar);
  • Reaplique Lacerar 3 vezes antes do buff de Pulverizar expirar;
  • Mantenha o sangramento de Surra ativo (dura 16 segundos);
  • Use Malho somente quando:

  • Você estiver sob efeito de Unhas e Dentes;
  • Você estiver com Raiva no máximo ou perto disso;
  • Não precisar usar sua mitigação ativa.

Vários Alvos

Você deve optar por usar Destroçar em vários inimigos, dando preferência àqueles cuja ameaça está baixa.

Provocação

Rosnar é sua habilidade principal de provocação. Ela só funciona em um alvo único e tem cooldown de 8 segundos.

Cooldowns

Como um Druida Guardião, você tem diversos cooldowns defensivos muito importantes:

  • Regeneração Frenética converte até 60 de Raiva em vida. A habilidade tem um cooldown de 1.5 segundos (que é afetado pela sua Aceleração)
  • Defesa Selvagem aumenta sua chance de esquiva em 45% por 6 segundos e reduz o Dano Físico que lhe é causado em 25% pela mesma duração. Você pode ter, no máximo, duas cargas dessa habilidade e cada carga tem um cooldown de 12 segundos
  • Instintos de Sobrevivência reduz todo o dano tomado em 50% por 6 segundos. Essa habilidade também tem, no máximo, duas cargas e cada carga tem um cooldown de 2 minutos
  • Pele de Árvore garante 20% de redução de dano durante 12 segundos e tem cooldown de 1 minuto.

Você também tem um cooldown predominantemente ofensivo: Berserk. Essa habilidade tem tempo de recarga de 3 minutos e faz com que Destroçar atinja 3 alvos em vez de 1 e não tenha cooldown por 20 segundos.

Entendimento Aprofundado

Druida Guardião Entendimento Aprofundado

Jogar de Tanque como um Druida Guardião é bem simples e as informações do capítulo anterior dão conta do recado. Entretanto, há alguns detalhes que você também deve entender para poder se destacar.

Raiva

Druidas Guardiões usam um recurso chamado Raiva (assim como os Guerreiros). Para que você domine seu Urso, é preciso entender como a Raiva funciona.

A barra de Raiva tem capacidade máxima de 100 e é vazia por padrão. A Raiva cai com uma taxa de 1 por segundo quando você está fora de combate.

É possível gerar Raiva de dois modos:

  • Ataques automáticos geram 5 de Raiva;
  • Certas habilidades geram uma quantidade fixa de Raiva:

Graças a Fúria Primeva, seus ataques críticos com ataques que requerem Forma de Urso geram 8 de Raiva adicionais.

Berserk

Berserk aumenta sua produção de Raiva se você acertar criticamente um dos alvos adicionais de Destroçar. Os acertos normais dessa habilidade não produzirão Raiva.

Determinação

Determinação é uma habilidade passiva que você ganha ao selecionar a especialização de Guardião.  Ela aumenta sua autocura e seus próprios efeitos de absorção baseados na quantidade de dano que não mitigado recebido nos últimos 10 segundos, incluindo contribuições de ataque corpo-a-corpo que foram evitados. Seu valor varia de acordo com o dano que você toma durante a luta e começa a cair aproximadamente 10 segundos depois que você para de tomar dano.

Maestria: Tenacidade Primeva

Sua Maestria: Tenacidade Primeva faz com que, ao receber ataques físicos, você ganhe um escudo de absorção física equivalente a 12% do dano do acerto. Ataques parciais ou completamente absorvidos por esse feito não ativam Tenacidade Primeva. Seu Poder de Ataque também é aumentado em 8%.

Efeitos Desencadeados (Procs)

Lacerar tem chance de 25% de completar o cooldown de Destroçar. Você deve tentar usar Destroçar livre de custo assim que possível.

Graças a habilidade passiva Unhas e Dentes, seu ataques automáticos têm 40% de chance de melhorar seu próximo Malho e reduzir o dano do próximo ataque do alvo. Tente sempre utilizar essa habilidade desencadeada. Unhas e Dentes pode ter até 3 cargas.

Ursa Maior é uma habilidade passiva que proporciona 2% de aumento de vida por 15 segundos toda vez que você acertar golpes múltiplos com seus ataques automáticos, Destroçar ou Lacerar.

Uso Detalhado dos Cooldowns

Jogar como Druida Guardião é uma experiência dinâmica, ou seja, você tem de usar sabiamente seus cooldowns defensivos para poder sobreviver. Você tem duas habilidades com tempo de recarga curto e algumas habilidades que você poderá usar de vez em quando durante as lutas. Por fim, você tem um cooldown ofensivo.

Regeneração Frenética

Regeneração Frenética é uma cura que deve ser usada quando você está tomando dano contínuo e quer ajudar seus healers. É importante aprender a usar essa habilidade quando necessário, que é algo que vem com prática e experiência. Regeneração Frenética é uma habilidade de reação, ou seja, deve ser usada depois que você tomar o dano.

Defesa Selvagem

Defesa Selvagem aumenta bastante sua chance de esquiva e também reduz o Dano Físico que você toma. O normal é esquivar-se de ataques corpo-a-corpo, mas também é possível escapar de ataques especiais. Conhecer quais tipos de ataques se encaixam nesse quadro é essencial, pois permitirá que você use Defesa Selvagem logo antes de recebê-los. Novamente, esse conhecimento vem com prática e experiência. Essa é uma habilidade proativa, ou seja, deve ser usada antes de tomar o dano.

Unhas e Dentes

De modo geral, Malho não aumenta sua sobrevivência e é só um modo de “descontar” sua Raiva quando você quer aumentar seu DPS ou ameaça. Entretanto, graças a Unhas e Dentes seus ataques automáticos têm chance de 40%  de fazer com que seu próximo Malho reduza o dano que você tomará do próximo ataque inimigo. Esse é o aspecto de sobrevivência que faltava em Malho.

Instintos de Sobrevivência

Instintos de Sobrevivência é melhor se usado preventivamente. Ou seja, use essa habilidade antes de tomar muito dano (geralmente de uma mecânica de um boss). Você também pode usá-lo caso precise ajudar seus healers.

Não é recomendado esperar até ficar com a vida baixa para usar essa habilidade, pois você provavelmente morrerá antes de poder desfrutar de seus benefícios.

De modo geral, é melhor usar esse cooldown quantas vezes possíveis durante a luta (é melhor ter “desperdiçado” do que morrer com ela disponível). Mas lembre-se que pode ser que você tenha de usá-la em um momento específico, nesse caso, guarde-a.

Pele de Árvore

Pele de Árvore funciona como uma versão mais fraca de Instintos de Sobrevivência, portanto tem o mesmo modo de uso. A única diferença é que o tempo de recarga de Pele de Árvore é menor, portanto é possível usá-la mais vezes.

Uma dica é usá-la quando você puxar os mobs ou quando você provoca o boss para trocar com outro tanque. No momento em que você começa a tankar, seus healers podem estar distraídos, então essa pequena mitigação de dano pode ajudar.

Berserk

Berserk não é um cooldown defensivo, pelo contrário, é um cooldown que aumenta seu DPS e gera ameaças. Ele completa o tempo de recarga de Destroçar e faz com que ele acerte dois alvos adicionais.

Você deve usar essa habilidade quando for puxar os mobs para gerar agressividade inicial. Depois disso, use-a quando houver muitos alvos ou quando estiver disponível para aumentar seu dano.

Talentos de Tier 2

Os talentos de tier 2 devem ser usados da seguinte maneira:

Talentos de Tier 4

Os talentos de tier 4 devem ser usados da seguinte maneira:

  • Alma da Floresta traz benefícios passivamente, portanto não há o que ativar.
  • Encarnação: Filho de Ursoc deve ser usado sempre que você precisar de um boost de Raiva e ameaça. Outra alternativa é usá-lo quando você precisa usar Rosnar com frequência.
  • Força da Natureza não deve ser escolhido, pois está fraco atualmente. Se mesmo assim você escolher esse talento, lembre-se que ele não ajudará na sobrevivência contra bosses de raid e deverá ser usado como um boost de DPS ou contra adds.

Durante Encarnação: Filho de Ursoc você deve aproveitar ao máximo o tempo de recarga reduzido de Destroçar. Durante esse tempo, esqueça Lacerar e simplesmente foque em Destroçar, mantendo Surra ativa.

Talentos de Tier 6

  • Se você escolheu Sonho de Cenarius, use as habilidades desencadeadas para se curar (ou outros membros do grupo) usando Toque de Cura.
  • Vigilância da Natureza não requer manejamento e você pode fazer sua rotação normal assim que tiver ativado essa habilidade.
  • Coração das Selvas deve ser usado para que você possa causar Dano Físico enquanto não estiver tankando o boss. Outra alternativa é usá-lo para curar o grupo.

Atributos

Druida Guardião Atributos

Atributos Básicos

  • Vigor: muitas lutas têm habilidades que não podem ser mitigadas ou evitadas. Aliás, você deverá ter uma quantidade decente de vida para poder se dar ao luxo de ser curado antes que um ataque subsequente seja fatal. É por isso que você precisa uma quantidade mínima de Vigor. Essa quantidade pode ser obtida por meio dos seus equipamentos e gemas;
  • Bônus de Armadura melhora a redução de Ataques Físicos recebidos e aumenta seu Poder de Ataque;
  • Maestria (Maestria: Tenacidade Primeva) proporciona um escudo de absorção de Dano Físico toda vez que você é acertado por um Ataque Físico equivalente à porcentagem do dano do ataque;
  • Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham uma chance extra de acertar duas ou três vezes além da primeira, cada vez causando 30% do dano inicial;
  • Acerto Crítico aumenta de modo significativo sua produção de Raiva (graças a Fúria Primeva), que possibilita que você use suas habilidades de sobrevivência com mais frequência;
  • Versatilidade aumenta o dano causado e reduz o dano que causam a você;
  • Aceleração também melhora sua produção de Raiva e reduz o tempo de recarga de Destroçar, indiretamente aumentando sua chance de sobrevivência. Ela também proporciona mais ataques automáticos, que aumenta o número de desencadeamentos de Unhas e Dentes.

Prioridade dos Atributos

Vigor > Bônus de Armadura > Maestria > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Aceleração > Acerto Crítico

Addons e Macros

Macros

Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raids ou masmorras.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • DroodFocus: é uma alternativa para o Weak Auras, e é mais voltado para Druidas;
  • Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre as habilidades dos bosses e sobre como lidar com as mecânicas;
  • Recount/Skada: são dois addons que ajudam rastrear seu DPS, suas curas e a fonte do dano que está sendo tomado;
  • Omen Threat Meter: é o addon mais popular para mostrar os níveis de ameaça em seus personagens, muito útil para tanques.

Macros

Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.

Renascimento

Este macro lança Renascimento no alvo que está sob o cursor do seu mouse se ele for um jogador aliado. Caso contrário será castado no seu alvo atual.

#showtooltip Rebirth

/cast [@mouseover,help]Rebirth;Rebirth

Remover Corrupção

Ao usar este macro, você lançará Remover Corrupção no alvo que está sob o cursor do seu mouse se ele for um jogador aliado e não estiver morto. Caso contrário será castado no seu alvo atual.

#showtooltip Remove Corruption

/cast [target=mouseover,help,nodead][target=target] Remove Corruption

Cancelar Mão da Proteção

Este macro permite que você cancele o efeito de Mão da Proteção caso ele seja lançado em você.

/cancelaura Hand of Protection

Conclusão

Chegamos ao fim do guia para Druidas Guardiões! Espero que as informações tenham sido úteis e que vocês possam aproveitar ao máximo a experiência de tankar com esses ursos adoráveis! Deixem suas dúvidas e sugestões no campo de comentários 🙂

Guia por Amanda