Este é um guia voltado para o PVE! Boa parte do que está aqui não se aplica ao PVP.

Bem-vindos ao guia de Guerreiro Armas! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Guerreiro em um ambiente PVE.

Este guia foi baseado nas seguintes fontes:

Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:

Introdução

Os Guerreiros dessa especialização têm uma boa performance em termos de DPS no ambiente PVE. Com bons equipamentos, ainda fica abaixo de Fúria, mas sua rotação é fácil de ser aprendida.

Talentos e Glifos

Os talentos e glifos variam de acordo com as lutas, portanto visamos explicar cada um deles para que você possa fazer uma boa escolha.

Talentos

Talentos Guerreiro Armas

Tier 1 – Nível 15

Os talentos de tier 1 oferecem três opções para melhorar sua Investida.

  • Implacável reduz o tempo de recarga de Investida em 8 segundos (de 12 segundos).
  • Dose Dupla remove o tempo de recarga de Investida, fazendo-o funcionar em um sistema de carga. Você pode ter no máximo duas cargas. Cada carga tem um tempo de recarga de 20 segundos. Note que, nesse sistema, Investida só gera Raiva a cada 12 segundos, então você não consegue usar duas Investidas seguidas para conseguir um burst de Raiva.
  • Armipotente faz com que Investida atordoe um alvo por 1,50 segundos em vez de enraizá-lo.

Dose Dupla é o melhor talento de mobilidade, e é especialmente útil em encontros onde você precisa usar Investida duas vezes rapidamente. Recomendamos esse talento como escolha padrão.

Implacável é uma alternativa melhor que Dose Dupla se você consistentemente usa Investida a cada 12 ou 19 segundos.

Armipotente adiciona estontear à sua Investida, o que a torna a escolha desejada em lutas que você precisa interromper adds que podem ser afetados por estontear.

Tier 2 – Nível 30

Os talentos deste tier oferecem três opções de autocura.

  • Regeneração Enfurecida cura instantaneamente em 10% de sua vida máxima, e também te cura em 20% de sua vida máxima pelos próximos 5 segundos. Pode ser usado enquanto estiver estonteado e tem tempo de recarga de 1 minuto.
  • Fôlego Renovado garante 25% de Sorver sempre que você estiver abaixo de 35% de vida.
  • Vitória Iminente é uma versão melhorada de Ímpeto da Vitória. Seu tempo de recarga é de 30 segundos e custa 10 Raiva. Ela te cura em 15% de sua vida máxima e causa um pouco de dano no alvo. Após matar um inimigo que dê experiência ou honra, Vitória Iminente funciona como Ímpeto da Vitória, com seu tempo de recarga completo.

Regeneração Enfurecida cura a mesma quantidade que Vitória Iminente, mas seu alto tempo de recarga não o deixará disponível quando você precisar desesperadamente de cura.

Vitória Iminente também é uma boa escolha, pois pode ser usada quando for necessária e seu custo de recursos é baixo. Também pode ser usado pelo seu pequeno DPS, já que Guerreiros Armas às vezes têm um tempo livre de tempos de recarga globais.

Finalmente, Fôlego Renovado é bom se você estiver com menos de 35% de vida por um longo período de tempo, mas geralmente não é recomendado.

Tier 3 – Nível 45

Os talentos de tier 3 oferecem uma escolha entre 3 talentos que melhoram sua performance.

  • Apetite por Sangue te dá 3 Raiva passivamente toda vez que seu Dilacerar causa dano.
  • Morte Súbita faz com que seus ataques automáticos tenham a chance de fazer com que seu próximo Executar seja gratuito e possa ser usado em qualquer alvo, independentemente do nível de vida.
  • Batida é uma habilidade ativa que custa 10 Raiva e causa dano ao seu alvo. Cada uso consecutivo dessa habilidade aumenta o dano causado em 50% e o custo de Raiva em 100%, e pode ser acumulado até duas vezes por dois segundos.

Morte Súbita é a melhor escolha para dano em alvo único, por causa do seu uso fácil e do benefício durante a fase do Executar.

Apetite por Sangue é a melhor escolha para vários alvos, até mesmo contra dois alvos, contanto que o segundo alvo fique vivo para manter Dilacerar agindo. Se você tiver o bônus de 4 peças do tier 18, essa habilidade também se torna a melhor opção para alvo único.

Tier 4 – Nível 60

Os talentos de tier 4 oferecem 3 habilidades de dano importantes.

  • Seta Tempestuosa é um atordoamento de 4 segundos que também causa dano moderado. Se o alvo é imune a atordoamentos (como no caso de bosses de raide), o dano que ela causa é quatro vezes maior. Seu tempo de recarga é de 30 segundos.
  • Onda de Choque causa dano e atordoa todos os inimigos num cone de 10 metros à sua frente por 4 segundos. Tem tempo de recarga de 40 segundos, mas se acertar 3 ou mais alvos, o tempo de recarga é reduzido para 20 segundos.
  • Rugido do Dragão causa dano a todos os inimigos num raio de 8 metros, repelindo-os e derrubando-os por 0,50 segundos. Ele ignora armadura e é sempre um acerto crítico. Seu tempo de recarga é de 1 minuto.

Atualmente, Seta Tempestuosa é melhor para dano em alvo único, e Rugido do Dragão para vários alvos.

Onda de Choque só deve ser escolhido quando você precisar atordoar os alvos,

Tier 6 – Nivel 75

Os talentos deste tier oferecem a opção de 3 habilidades que ajudam a proteger os membros da raide.

  • Reflexão de Feitiço em Massa é uma versão melhorada de Reflexão de Feitiço. Ela reflete o próximo feitiço lançado em você e em todos os membros do grupo dentro de 30 metros por 5 segundos. Seu tempo de recarga é de 1 minuto.
  • Salvaguarda é uma versão melhorada de Comprar Briga. Ela permite que você interrompa o próximo ataque à distância ou corpo-a-corpo (menos feitiços) que são feitos contra o alvo do grupo selecionado (o ataque é feito a você em vez disso), e ela reduz o dano tomado em 20% por 6 segundos. Nesse meio tempo, você corre até o jogador selecionado.
  • Vigilância reduz o dano tomado pelo alvo em 30% por 12 segundos. Enquanto esta habilidade estiver ativa, seu Provocar não tem tempo de recarga, e esse tempo de recarga é completo quando Vigilância é utilizada. Vigilância tem tempo de recarga de 2 minutos.

As escolhas deste tier dependem muito das mecânicas da luta, entretanto Vigilância é a melhor escolha na maior parte dos encontros. Salvaguarda também é bom, mas tome cuidado, pois ela intercepta o próximo ataque que seria feito ao alvo (você toma o dano do ataque) e isso pode nem sempre ser desejável.

Reflexão de Feitiço em Massa é útil quando houver feitiços importantes que possam ser refletidos. Como muitas habilidades dos bosses não podem ser refletidas, esse talento não será muito utilizado.

Tier 6 – Nível 90

Os talentos de tier 6 te dão 3 opções de poderosas habilidades que mudam seu estilo de jogo.

  • Avatar é uma habilidade de DPS que aumenta o dano que você causa em 20% por 20 segundos. Também remove enraizamentos e lerdezas quando ativado. Seu tempo de recarga é de 90 segundos.
  • Banho de Sangue é uma habilidade de DPS que faz com que todas as suas habilidades de ataques corpo-a-corpo causem sangramento igual a 30% do dano do ataque utilizado. Enquanto o alvo sangra, ele também se move 50% mais lentamente. Cada novo ataque feito enquanto Banho de Sangue está ativo irá atualizar a duração da habilidade e renovar seu dano. O tempo de recarga é de 1 minuto.
  • Tornado de Aço causa dano a todos os inimigos num raio de 8 metros por 6 segundos. Quando essa habilidade estiver ativada você não pode realizar nenhuma ação, exceto Provocar. Entretanto você fica imune a efeitos que dificultam e causam perda de controle. Seu tempo de recarga é de 1 minuto.

Para alvo único e vários alvos, Banho de Sangue é a melhor escolha. É mais forte que Avatar, e Tornado de Aço não vale a pena ser usado se comparado com a rotação normal do Guerreiro.

Tier 7 – Nível 100

Os talentos deste tier oferecem 3 habilidades que melhoram sua performance.

  • Controle de Raiva passivamente diminui o tempo de recarga de várias habilidades em 1 segundo a cada 30 Raiva que você gasta. As habilidades afetadas são:

  • Assolador joga sua arma na direção escolhida, causando dano a todos os inimigos num raio de 6 metros a cada segundo por 10 segundos. Essa habilidade tem 1 minuto de tempo de recarga.
  • Quebra-cerco é uma versão melhorada de Brado Intimidador. Você se choca contra o alvo batendo sua arma, causando dano, repelindo-os e derrubando-os por 1 segundo. O tempo de recarga é de 45 segundos.

Atualmente, Quebra-cerco é a melhor escolha para alvo único e Assolador é melhor para vários alvos.

Vale lembrar que Controle de Raiva pode ser melhor que as outras duas habilidades se você souber usá-la perfeitamente. Se você estiver familiarizado com a luta, você poderá obter um uso extra de Temeridade e vários outros usos de Tornado de Aço.

Glifos

Glifos Guerreiro Armas

Glifos Elevados

Como um Guerreiro Armas, os Glifos Elevados não proporcionam aumentos elevados e diretos no DPS. Há um número de glifos que podem aumentar seu DPS em algumas situações, enquanto outros talentos são simplesmente sugeridos por outros motivos (utilidade, mobilidade, sobrevivência etc). Há dois glifos muito importantes:

  • Glifo de Raiva Interminável que aumenta sua quantidade de Raiva em 20, aumentando seu número máximo para 120. Esse glifo será útil em todos as lutas, pois facilita o gerenciamento da Raiva.
  • Glifo de Poder Ressonante aumenta o dano e o tempo de recarga de Trovoada em 50%. Por causa do uso dessa habilidade em sua rotação, esse glifo resulta no aumento do DPS. Lembre-se que se você tiver o bônus de 4 peças de tier 18, Trovoada sai da rotação e o glifo perde seu valor.

Os glifos seguintes podem ser úteis em uma variedade de situações:

Glifos Menores

Glifos Menores não aumentam seu DPS e muitos deles são apenas cosméticos. Entretanto, há dois glifos que valem a pena ser mencionados:

  • Glifo do Defensor Sutil remove o bônus de geração de ameaça da Postura de Defesa, que pode ser bem útil se você quiser se beneficiar da redução do dano dessa postura sem se preocupar com a ameaça. Este glifo é praticamente mandatório mesmo sendo um glifo menor.
  • Glifo do Brado Intimidador faz com que os alvos do seu Brado Intimidador tremam paralisados de medo em vez de fugirem aterrorizados. É bem útil quando você quiser evitar que os mobs aterrorizados puxem a agressividade de outros grupos.

Conceitos Básicos

Guerreiro Armas Warrior Arms

Neste capítulo apresentaremos as principais habilidades dos Guerreiros Armas e como utilizá-las (rotação).

Alvo Único

A rotação de um Guerreiro Armas é composta de várias fases que dependem do buff Golpe Colossal estar ativo ou não. Quando o alvo está com menos de 20% de vida, você tem de usar uma rotação de execução diferente, mas a explicaremos em breve.

Lembre-se que é importante entender alguns conceitos-chave da rotação para conseguir realizá-la sem problemas. Falaremos sobre isso no capítulo Entendimento Aprofundado.

Sem Golpe Colossal

Quando Golpe Colossal não estiver ativo no alvo, sua rotação é baseada na seguinte prioridade. Você deve sempre guardar 60 Raiva antes de usar Golpe Colossal.

Se você tem o talento Morte Súbita, os procs de Executar serão sua prioridade sempre.

Com o Bônus de 4 Peças (Tier 18)

Se você tem o bônus de 4 peças do Tier 18, a prioridade é alterada:

Com Golpe Colossal

Quando Golpe Colossal estiver ativo no alvo, sua rotação é baseada na seguinte prioridade:

Se você tem o talento Morte Súbita, os procs de Executar serão sua prioridade sempre.

Finalmente, nunca reaplique Dilacerar durante Golpe Colossal a menos que nenhuma habilidade acima esteja disponível.

Com o Bônus de 4 Peças (Tier 18)

Se você tem o bônus de 4 peças do Tier 18, você só deverá usar Golpe Mortal durante Golpe Colossal.

Rotação de Execução

Quando o boss tiver menos que 20% de vida, sua rotação será baseada na seguinte prioridade. Você deve sempre guardar entre 60 e 100 Raiva para usar Golpe Colossal. Não usar habilidades ou outras habilidades de tempo de recarga global para economizar Raiva é aceitável, contanto que você não alcance Raiva máxima.

Se você tem o talento Morte Súbita, os procs de Executar serão sua prioridade sempre.

Durante Golpe Colossal

Enquanto Golpe Colossal estiver ativo, use a seguinte prioridade na sua rotação:

Se você tem o talento Morte Súbita, os procs de Executar serão sua prioridade sempre.

Rotação de Abertura

No começo da luta, a abertura ideal é a seguinte:

Vários Alvos

Quando estiver enfrentando vários alvos, faça a seguinte rotação:

Se você está enfrentando menos de 4 alvos e um deles pode ser executado (Executar), use sua Raiva com essa habilidade. É recomendado usar Golpe Colossal antes, se possível. Quando dizemos que a habilidade deve ser usada contra x ou menos inimigos, na realidade depende da quantidade de Maestria que você tem.

Com o Bônus de 4 Peças (Tier 18)

Se você tem o bônus de 4 peças do Tier 18, sua prioridade é modificada:

Uso das Habilidades

Um Guerreiro Armas tem uma habilidade de DPS assim como algumas habilidades dos talentos, muitas das quais já foram incorporadas nas rotações acima.

  • Temeridade deve ser usada sempre que possível durante a luta. É ideal agrupá-la com qualquer período de aumento de dano como em Golpe Colossal, com berloques ou outras mecânicas importantes (especialmente com Heroísmo/Sede de Sangue/Distorção Temporal), e é importante se certificar de deixá-la disponível quando estiver perto de usar Executar.
  • Banho de Sangue deve ser usado o mais frequentemente possível, mas sempre o deixe alinhado com Golpe Colossal (a menos que seja usado para dano em área), e você deve esperar ter cerca de 70 Raiva para usá-la.
  • Tornado de Aço, se foi escolhido em vez de Banho de Sangue, também deve ser usado o mais frequentemente possível, mas somente contra 3 ou mais alvos. Você deve agrupá-lo com as habilidades ou buffs que tiver.
  • Assolador deve ser guardado para momentos de burst de dano em área, e idealmente combinado com Golpe Colossal. Se esses momentos não existirem na luta, ou estiverem muito distantes, simplesmente use a habilidade como parta da rotação de alvo único indicada neste guia. É sempre bom agrupar Assolador com Banho de Sangue.

Posturas

A Postura de Batalha garante muita Raiva com cada ataque automático, mas não garante Raiva nos ataques que você toma. Você deve usar essa postura sempre que precisar maximizar seu DPS.

A Postura de Defesa garante menos Raiva dos ataques automáticos, mas reduz o dano que você toma de todas as fontes em 20%. Enquanto essa postura estiver ativa, você passivamente ganha 1 Raiva a cada 3 segundos enquanto estiver em combate. Você deve usar essa postura em momentos de muito dano ao grupo para aumentar sua sobrevivência, mas lembre-se da perda de Raiva que você sofrerá.

Entendimento Aprofundado

Guerreiro Armas Warrior Arms

As indicações acima garantirão bons resultados para quem joga de Guerreiro Armas, mas se você quiser aprender mais ainda para dominar seu personagem, aconselhamos que leia este capítulo.

Raiva

Por padrão a Raiva é gerada de duas maneiras:

  • Causando dano com os ataques automáticos (acertos críticos geram o dobro da Raiva);
  • Usando Investida. Lembre-se que essa habilidade não gera Raiva na segunda vez quando for usada contra o mesmo alvo.

Sua Raiva é usada principalmente pelas habilidades em sua rotação, embora alguns feitiços de utilidade também custem Raiva.

Conceitos-chave

Golpe Colossal

Golpe Colossal deve ser usado, primariamente, pelo debuff que ele aplica e não por seu dano. Nos 6 segundos após o uso de Golpe Colossal, todas as suas habilidades aumentam o dano que causam. No geral, um Guerreiro Armas tentará sempre guardar Raiva para poder usá-la durante Golpe Colossal (ou durante a fase de Executar).

Executar

Para a especialização Armas, Executar consome um mínimo de 10 Raiva, até 40, e cada ponto de Raiva é convertido em mais dano. Para maximizar a eficiência dessa habilidade (já que o Dano por Raiva diminui com mais Raiva gasta), você deve guardar o máximo de Raiva que puder antes de usar Golpe Colossal, começando a aproximadamente 8-10 segundos antes de seu tempo de recarga completar. Imediatamente depois de Golpe Colossal, você pode usar Executar com pouca Raiva enquanto Golpe Colossal estiver ativo.

Atributos

Guerreiro Armas Warrior Arms

Atributos Básicos

  • Força é seu atributo principal. Você deve priorizá-la em todos os seus upgrades. Ela garante Poder de Ataque, que determina o dano que suas habilidades causam.
  • Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente com todos os feitiços e habilidades.
  • Aceleração aumenta sua velocidade de ataque, e graças a Disparada Veloz, também reduz o tempo de recarga de Golpe Mortal e do seu tempo de recarga global.
  • Maestria por meio de Maestria: Mestre das Armas, aumenta passivamente o dano de Golpe MortalGolpe Colossal e Executar.
  • Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham a chance de acertar uma segunda e uma terceira vez, cada vez causando 30% do dano inicial.
  • Versatilidade aumenta todo o dano que você causa e diminui todo o dano que você toma.

Prioridade dos Atributos

Força > Acerto Crítico > Maestria > Golpes Múltiplos > Aceleração > Versatilidade.

Quando estiver usando o bônus das 4 peças de Tier 18, Maestria se torna melhor que Acerto Crítico.

Addons e Macros

Macros

Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.

Addons

  • Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
  • GTFO: é um addon que notifica quando você está em cima de algum efeito prejudicial (a.k.a. lava) ou quando você comete outros erros.
  • Recount/Skada: são dois addons que ajudam rastrear seu DPS. Excelente para verificar se sua rotação está boa.
  • TellMeWhen: tem uma interface bem intuitiva e te ajuda a rastrear várias coisas, desde tempo de recarga internos até buffs, debuffs e procs.
  • Raelo’s Spell Announcer: te ajuda a enviar anúncios de quando você usa habilidades específicas. É bem útil para avisar quando você usar alguma habilidade na raide.
  • Omen Threat Meter: é o addon mais popular para mostrar o nível de ameaça de cada personagem. Bem útil quando o Guerreiro estiver na Postura de Defesa.

Macros

Lembre-se que o macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando.

Tornado de Aço

Esse macro permite que você cancele Tornado de Aço antes que sua duração de 6 segundos expire. Às vezes é necessário, porque quando Tornado de Aço está ativo, você não consegue usar outras habilidades.

  • #showtooltip Bladestorm
  • /cancelaura Bladestorm
  • /cast Bladestorm

Tornado de Aço/Raiva Incontrolada

Este macro usa Raiva Incontrolada antes de Tornado de Aço para certificar que Tornado de Aço se beneficie mais ainda.

  • #showtooltip Bladestorm
  • /cast Berserker Rage
  • /cast Bladestorm

Investida

Este macro permite que você use a mesma tecla para Investida se um inimigo estiver no alvo. Comprar Briga se um aliado está no alvo e Ímpeto da Vitória se for desencadeado com um alvo inimigo dentro do alcance. Ele mostrará dinamicamente qual é a mais apropriada e também cancelará Tornado de Aço quando usado. Se você tem Salvaguarda ou Vitória Iminente, ele usará essas habilidades sem precisar mudar nada no macro (já que essas habilidades substituem as outras).

  • #showtooltip
  • /cancelaura Bladestorm
  • /cast Charge
  • /cast Victory Rush

Murro

Esse macro usa Murro contra o seu alvo que está no foco, se você tiver um, ou contra seu alvo atual se você não tiver ninguém no foco.

  • #showtooltip Pummel
  • /cast [@focus, harm, exists][@target] Pummel

Vigilância

Esse macro usa Vigilância automaticamente no alvo do seu alvo. Como geralmente é o boss, a habilidade ficará no tanque principal (que é o efeito esperado).

  • #showtooltip Vigilance
  • /cast [@targettarget, exists] Vigilance

Você pode usar o macro a seguir para usar Vigilância no personagem com o nome escolhido (substituindo playername pelo nome do tanque ou de qualquer outra pessoa).

  • #showtooltip Vigilance
  • /cast [@playername] Vigilance

Habilidade Ofensiva

Esse macro usa todas as habilidades ofensivas e a parte /use 13 ativa o berloque do primeiro espaço.

  • #showtooltip Recklessness
  • /use Bloodbath
  • /use Avatar
  • /use Recklessness
  • /use Blood Fury
  • /use 13

Salto Heroico

Permite que você use Salto Heroico com frequência, mas ainda retenha o círculo que fica no chão.

  • #showtooltip Heroic Leap
  • /cast !Heroic Leap

Macro Geral

Também chamado de Swift Macro (por causa do jogador que o criou), permite que você use todas suas habilidades ofensivas apertando apenas um botão.

  • /cast Recklessness
  • /cast Blood Fury
  • /cast Bloodbath
  • /cast Avatar
  • /cast Malevolent Gladiator’s Badge of Victory
Atenção! Não nos responsabilizamos caso te chamem de “monodedo”! 😛

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um guia! Espero que ele tenha sido útil e que você aproveitem as dicas para melhorar a performance dos seus Guerreiros Armas. Caso tenha alguma dúvida ou dica, deixem no campo de comentários abaixo 🙂

Guia por Amanda