Olá a todos! Tudo de boa? Venho aqui hoje com um guia que deve ensinar tudo que vocês precisam saber sobre os Artefatos, as armas que teremos com a gente no Legion. Vamos lá, então?

Índice

O que são Artefatos, afinal?

Artefatos são armas míticas, que serão utilizadas por todos os jogadores durante o Legion. Essas armas geralmente tem uma história por trás delas, e você deverá conseguir o seu artefato por meio de uma série de missões.

Temos um total de 36 Artefatos – um para cada especialização do jogo, e cada uma das séries de missões atreladas reflete história e fatos que tem a ver com a sua classe. Por exemplo, Cavaleiros da Morte viajam para a Coroa de Gelo para conseguir pedaços da Gélido Lamento (Frostmourne). Bruxos descobrem como Gul’dan está evocando tantas forças para os ataques da Legião. Sacerdotes atacam cultistas que encontraram uma rélica ligada aos Deuses Antigos. Paladinos retornam à Costa Partida para salvarem o que restou dos ataques por lá.

Mudanças que o Artefato traz

A maior mudança que os artefatos trazem ao jogo, é que eles serão as únicas armas que os jogadores terão por toda a expansão! Nenhuma outra arma aparecerá, e o artefato crescerá junto com o jogador. Nós veremos como, além de outros detalhes relacionados a eles, nesse guia!

Outra mudança é como o artefato interage com o seu personagem. A maior interação que o artefato terá com você é que ele destrancará uma nova habilidade que só poderá ser usada enquanto você tiver esse artefato equipado.

Além disso, o artefato terá uma árvore de talentos própria, que serve para melhorar o seu personagem. Falaremos sobre isso mais adiante.

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Árvore de Traços do Artefato de Demonologia, Caveira dos Man’ari, com a primeira habilidade, Consumação de Thal’kiel, selecionada

Como eu consigo meu artefato?

O primeiro artefato da sua classe será destrancado bem no começo da expansão, antes de você chegar ao seu Salão de Ordem. Você deverá escolher de qual especialização você quer que seu primeiro artefato seja, e logo após essa escolha, começará a série de missões para chegar nele.

Para destrancar os artefatos de suas outras especializações, é só ir no Salão de Ordem depois de alcançar o nível 102 e as missões para destrancá-los estará ativa e pronta para serem começadas a qualquer momento.

Destrancar todos os artefatos para a sua classe te dará a conquista Arsenal.

Artefatos por Classes:

Aqui listamos as armas-artefato por classe e especialização, incluindo imagens da forma inicial de cada uma delas. Para saber mais sobre cada uma visite a página da classe!

Classe Especialização Artefato
Bruxo Demonologia Caveira dos Man’ari + Espinha de Thal’kiel
Bruxo Suplício Ulthalesh, a Ceifadora do Vento Morto
Bruxo Destruição Cetro de Sargeras
Caçador Sobrevivência Garranha
Caçador Domínio das Feras  Trovão Titânico
Caçador Precisão  Thas’dorah, Legado dos Correventos
Caçador de Demônios Vingança  Lâminas de Guerra Aldrachi
Caçador de Demônios Devastação  Lâminas Gêmeas do Enganador
Cavaleiro da Morte Sangue  Gorja dos Condenados
Cavaleiro da Morte Gelo  Lâminas do Príncipe Caído
Cavaleiro da Morte Profano  Apocalipse
Druida Restauração  G’Hanir, a Árvore Mãe
Druida Equilíbrio  Foice de Eluna
Druida Feral  Presas de Ashamane
Druida Guardião  Garras de Ursoc
Guerreiro Armas   Strom’kar, a Senhora da Guerra
Guerreiro Proteção  Escama do Guardião da Terra + Fragmento de Escama
Guerreiro Fúria  Armíferas dos Valarjares
Ladino Subterfúgio  Presas do Devorador
Ladino Fora da Lei  Os Alfanjes do Terror
Ladino Assassinato  As Regicidas
Mago Gélido  Ébano Gélido
Mago Arcano  Aluneth
Mago Fogo  Felo’melorn + Coração da Fênix
Monge Tecelão das Névoas  Sheilun, Cajado das Brumas
Monge Mestre Cervejeiro  Fu Zan, Companheiro do Andarilho
Monge Andarilho do Vento  Punhos do Paraíso
Paladino Sagrado  O Punho de Prata
Paladino Proteção  Guarda Fiel + Perscrutador de Juramentos
Paladino Retibuição  Crematória
Sacerdote Sagrado  Tuure, a Luz dos Naarus
Sacerdote Disciplina  Ira da Luz
Sacerdote Sombra  Xal’atath, a Lâmina do Império Negro + Segredos do Caos
Xamã Elemental  Punho de Ra-den + A Guarda do Grão-Guardião
Xamã Aperfeiçoamento  Martelo da Perdição + Fúria da Petramáter
Xamã Restauração  Sharas’dal, o Cetro das Marés + Escudo da Rainha do Mar

Como o Artefato interage com minha personagem?

Poder do Artefato

A primeira forma de interação do artefato é a árvore de traços dele.

Você consegue pontos para esses talentos via uma nova moeda, Poder do Artefato. Essa nova moeda é tratada menos como uma moeda, e mais como experiência para o seu artefato, tanto que quando você tiver um artefato equipado aparecerá uma barra de poder do artefato junto com a sua barra de experiência na IU padrão.

experienciartefato

Você consegue Poder do Artefato fazendo praticamente todas as atividades do Legion, o que inclui:

  • Missões normais e mundiais;
  • Baús de Emissário;
  • Achando tesouros no mapa;
  • Fazendo masmorras;
  • Saqueando de monstros, chefes, e monstros raros;
  • Missões do Salão de Ordem;
  • Objetivos do mundo aberto;
  • Vencendo partidas em campos de batalha e arena.

Quando você conseguir algum item que aumente Poder do Artefato, como breve, é só clicar no item e ele adicionará Poder do Artefato para o artefato equipado no momento. Caso você queira colocar poder do artefato em uma arma de especialização diferente, você deverá trocar de especialização. Troque de especialização (o artefato daquela especialização se equipará automaticamente), e use o item!

Com isso, é bom lembrar que cada arma tem uma quantidade de poder do artefato separado. Ou seja, se você um bruxo e tiver investido 20,000 de Poder do Artefato no seu artefato de Destruição, o seu artefato de Demonologia terá 0 de Poder do Artefato.

Outro lembrete é que algumas especializações acabam tendo 2 artefatos, por conta de sua natureza (por exemplo, Paladinos de Proteção usam o escudo guarda, mas também ganham a arma pers), mas tanto o Poder do Artefato quanto as relíquias (que falaremos depois) se aplicam a ambas as armas. Você não precisa coletar Poder do Artefato 2x nesse caso 🙂

Traços do Artefato

O Poder do Artefato é usado para colocar pontos nos Traços do Artefato, ou simplesmente Traços. Traços são habilidades especiais que são destrancadas com mais e mais pontos de artefato na sua arma. Cada traço requer uma certa quantidade de Poder do Artefato, e quanto mais Traços você desbloquear, mais Poder de Artefato os Traços seguintes vão requerer.

Você pode colocar Traços no seu artefato na forja que estará na parte central do seu Salão de Ordem.

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A forja dos bruxos é estilosa, é simplesmente uma piscininha de Vileza.

Traços são, em sua maior parte, habilidades passivas que melhoram suas habilidades de alguma forma. Para poder ver sua árvore de traços fora da forja, é só clicar com Shift+ Botão Direito do mouse na sua arma. Traços geralmente terão de 1 a 3 Ranques, e você deverá colocar todos os ranques possíveis nesse Traço antes de poder botar pontos no próximo. Ranques podem ser aumentados além de 1-3 com a ajuda de relíquias (que falarei mais abaixo).

Cada arma terá um total de 34 Traços principais. Depois desses 34, temos mais 20 Traços que aumentarão sua eficiência em combate sem modificar diretamente habilidades.

Alguns Traços terão um dragão dourado ao redor delas. Esses são chamadas de Traços Dourados, que servem para fortalecer a sua personagem de maneiras mais impactante do que um Traço normal faria, e precisa de investimento em alguns Traços menores para chegar neles.

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Traço com 1 Ranque, Traço Dourado, Traço de 3 Ranques, e Traço de 5 Ranques com a ajuda de relíquias.

Você também pode resetar os traços já colocados no seu artefato com uma PNJ que fica do lado da forja, mas ao menos no começo da expansão eu não recomendaria fazê-lo. Você precisa do equivalente ao Poder do Artefato necessário para destrancar um novo traço para fazer esse reset, e inicialmente o Poder do Artefato será um recurso precioso.

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Tentando resetar meu artefato, tendo 18 níveis de Traços.

Custo de Poder do Artefato para cada Traço

Traço nº Custo PA Total PA Traço nº Custo PA Total PA Traço nº Custo PA Total PA
1 100 100 13 1,000 6,500 25 105,280 464,050
2 300 400 14 6,840 13,340 26 138,650 602,700
3 325 725 15 8,830 22,170 27 182,780 785,480
4 350 1,075 16 11,280 33,450 28 240,870 1,026,350
5 375 1,450 17 14,400 47,850 29 315,520 1,341,870
6 400 1,850 18 18,620 66,470 30 417,560 1,759,430
7 425 2,275 19 24,000 90,470 31 546,000 2,305,430
8 450 2,725 20 30,600 121,070 32 718,200 3,023,630
9 525 3,250 21 39,520 160,590 33 946,660 3,970,290
10 625 3,875 22 50,880 211,470 34 1,245,840 5,216,130
11 750 4,625 23 64,800 276,270
12 875 5,550 24 82,500 358,770

Os custos parecem altos, né? Mas não se preocupe, a arma foi feita para demorar meses para ser completada. Além do mais, teremos uma maneira de aumentar a velocidade na qual recebemos Poder do Artefato, o Conhecimento de Artefato.

Outro dado interessante: os custos são relativamente baixos até o Traço nº. 13, que é quando normalmente se destranca o primeiro Traço Dourado. Você pode investir até esse ponto em todos os seus artefatos sem ter grandes perdas de Poder de Artefato, para aqueles que quiserem investir em mais de um Artefato ao mesmo tempo.

Conhecimento de Artefato

Você pode pesquisar mais a fundo sobre o seu artefato, e com isso, ganhar conhecimento sobre ele, o que aumenta o quanto de Poder do Artefato que você ganha. Ao chegar no nível 110 e ir no seu Salão de Classe, você terá acesso a uma nova missão, História Perdida, que pedirá pra você procurar 4 livros por Azeroth. Após fechar essa missão você ganhará acesso à pesquisa de Artefato.

Cada pesquisa de artefato leva 5 dias para acontecer, inicialmente, e custa 500 Recursos da Ordem. Lembrando que como essa mecânica é feita para servir de ajuda para seus alts, ou pessoas que ficaram bastante tempo sem jogar, e o tempo entre cada pesquisa pode diminuir.

Nesse caso, como eu não pesquisei muito no Beta, minha pesquisa está com recarga de 3 dias.

Ao terminar uma Pesquisa de Artefato, você recebe o item anotações, que aumenta seu nível de Conhecimento de Artefato em 1. O nível máximo de conhecimento que você pode chegar, ao menos no lançamento, é 25, o que demorará 125 dias de pesquisa. Cada ponto de Conhecimento aumenta a quantidade de Poder do Artefato que você receberá de todas as fontes, por uma certa porcentagem.

Lembrando que o seu nível de Conhecimento afetará apenas itens que você receber no futuro – ou seja, não vale a pena juntar itens para apenas usar quando você terminar um certo nível de pesquisa. Jogue, consiga Poder do Artefato, e pesquise!

Níveis de Conhecimento de Artefato

Nível Con. Bônus de PA Nível Con. Bônus de PA Nível Con. Bônus de PA Nível Con. Bônus de PA
1 25% 8 500% 15 2,850% 22 14,200%
2 50% 9 650% 16 3,600% 23 17,800%
3 90% 10 850% 17 4,550% 24 22,300%
4 140% 11 1,100% 18 5,700% 25 24,900%
5 200% 12 1,400% 19 7,200%
6 275% 13 1,775% 20 9,000%
7 375% 14 2,250% 21 11,300%

Outro ponto interessante de pesquisar sobre o seu artefato é que a pesquisa não servirá apenas para aumentar o poder do seu artefato. Um pesquisador vai mesmo procurar mais informação sobre suas armas, e manterá elas essas informações em um tomo no seu Salão de Classe! Ótima adição para aqueles que curtem lore.

Começo do tomo dos Bruxos.

Começo do tomo dos Bruxos.

Relíquias de Artefato

Os artefatos são pegos inicialmente no nível 750, e você pode aumentar o nível de item do seu artefato se utilizando de novos itens, chamados relíquias. Relíquias são parecidas com jóias, no sentido de que a sua arma tem engastes, e esses engastes são ocupados por essas relíquias. Cada relíquia aumenta o nível de sua arma em um certo número, além de adicionar um ranque extra a algum dos talentos do seu artefato. Quanto maior o nível da relíquia, maior o nível que ela dará ao seu artefato.

É possível conseguir um total de 6 Ranques em um Traço no seu artefato caso as 3 relíquias aumentem o ranque do mesmo traço, mas você não pode se usar de relíquias para pular requerimentos de Poder do Artefato (um traço originalmente 0/3, com uma relíquia, ficará 1/4).

Você consegue relíquias da mesma forma que itens normais – missões, missões mundiais, masmorras, raides… é para ter sorte mesmo.

O seu artefato possuirá 2 engastes no começo, com o terceiro engaste sendo destrancado para todos seus artefatos no final da campanha do seu Salão de Ordem. As relíquias também funcionam como gemas no sentido de que não tem como retirar uma relíquia do seu artefato – caso troque por uma mais forte, a anterior será destruída.

Demonstração do meu artefato no Beta.

No meu artefato no beta, tenho 3 relíquias: uma que dá 43 níveis de item, e as outras duas dando 31 níveis. Somando tudo isso com o nível inicial de 750 do meu artefato, elas deixarão meu artefato com nível 855.

Outro fator interessante é que as relíquias podem ser de 10 tipos diferentes – Arcano, Ferro, Gélido, Ígneo, Sagrado, Sangue, Sombrio, Tempestade, Vil, e Vital. Elas só se encaixarão em engastes do mesmo tipo no Artefato. Essa é uma preocupação maior com as relíquias vinculadas quando equipadas, que eventualmente serão vendidas na Casa de Leilões. As que vem de outros lugares virão com tipos corretos para engastes do artefato de sua especialização selecionada.

No caso da Caveira dos Man’ari, o artefato de Demonologia, os engastes são Sombrio, Ígneo, e Vil.

Enjoei do meu artefato… como posso deixar ele mais legal?

Calma, você pode mudar a aparência do seu artefato! Todos os artefatos podem ser transmogrificados, seguindo as regras originais de transmogrificação.

Mas os artefatos também podem ter sua aparência modificada diretamente, com um sistema tipo “skin“. Cada artefato possui 5 aparências diferentes com 4 cores diferentes para cada, totalizando 20 combinações de aparência! Você pode trocar a aparência do seu artefato na forja do seu Salão de Classe.

Opções e cores para todos os gostos!

Ué, só vejo 4 opções…

A quinta é secreta! E cada classe e especialização tem uma maneira diferente de destrancar a sua. Confira mais em nosso guia de Efeitos e Aparências Ocultas 🙂

Como destrancar as aparências

Destrancar 4 cores de uma mesma aparência te dá uma conquista, apontada na tabela.

Aparência Cor 1 Cor 2 Cor 3 Cor 4
Clássica () Padrão Retorne um dos Pilares da Criação

Você consegue um pilar da criação ao terminar a história principal de uma zona. Lista dos pilares e suas missões finais:

Égide – Trommheim, securing

Martelo – Alta Montanha, missão

Lágrima – Val’sharah, missão

Pedra – Aszuna, missão

Recupere o Coração da Luz e coloque-o no seu Salão de Ordem

Faça a série de missões que começa com Luz. Essa missão é dada pelo Haddgar em Dalaran, a partir do nível 108.

Complete a primeira parte da campanha do seu Salão de Classe

Avance nas missões do seu Salão de Classe.

Aprimorada () Complete a campanha do seu Salão de Ordem

Conquista: ()

Destranque todos os traços do seu Artefato

Requer que você destranque todos os 34 traços principais do seu artefato. Isso é um total de 5,216,130 PA.

Conquista: Poder

Pesquise toda a história do seu Artefato no Salão de Classe

Requer que você consiga todos os níveis de Conhecimento do Artefato.

Consiga a Conquista a

Essa conquista requer que você consiga 8 projetos raros de Arqueologia do Legion.

Projetos Raros funcionam diferentemente do que foram nas expansões passadas: eles serão parte de uma série de missões. A cada 2 semanas, ela terá uma missão que dá um projeto raro no final dela. Você precisa ser 110 para fazer as missões dela.

Valorosa () Termine a série de missões “Equilíbrio de Poder”

Essa série começará no seu Salão de Classe no 110, e precisará de coisas como 30 a, algumas masmorras heróicas, e itens do Pesadelo Esmeralda.

Consiga a Conquista a

Requer que você mate ao menos 8 Chefões de Mundo diferentes nas Ilhas Partidas.

Limpe uma Masmorra Mítico+ na dificuldade 15

O título diz tudo. Você não precisa necessariamente usar a sua Pedra-Chave.

 

Consiga a conquista a

Faça todas as conquistas das masmorras do Legion.

Lembrando que dessa vez, é mais difícil: elas devem ser feitas na dificuldade Mítica!

Dilacerada () Complete a missão “Os espólios da vitória” após pegar ranque de Prestígio 1, no ranque de Honra 50

Isso requer que você faça Prestígio uma vez no sistema novo de JxJ do Legion, e chegar a ranque 50 de Honra de novo.

Conquistas: a, a

Chegue a Prestígio 5 e consiga um Brasão do Heroísmo

Requer que você faça Prestígio 5 vezes. Apenas conseguido na segunda temporada de JxJ do Legion.

Conquistas: a, a

Chegue a Prestígio 9 e consiga um Brasão da Chacina

Requer que você faça Prestígio 9 vezes. Apenas conseguido na terceira temporada de JxJ do Legion.

Conquistas: a, a

Chegue a Prestígio 14 e consiga um Brasão da Devastação

Requer que você faça Prestígio 14 vezes. Apenas conseguido na quarta temporada de JxJ do Legion.

Conquistas: a, a

Oculta () Vários (cheque nosso guia!) Complete 100 masmorras usando uma aparência oculta Complete 200 Missões Mundiais usando uma aparência oculta Mate 1,000 jogadores inimigos usando uma aparência oculta

Lore dos Artefatos

Essa parte é para aqueles que estiverem interessados em aprender mais sobre lore! Cada série de missões de artefato fala um pouco da história do WoW, e aqui tenho uma lista de qual artefato está ligado a que parte, para os interessados!

Deuses Antigos: shadow, do Sacerdote Sombra, arms, do Guerreiro Armas.

Naarus: holy, do Sacerdote Sagrado

Deuses Selvagens: guardian do Druida Guardião, survival, do Caçador Sobrevivência, brewmaster, do Monge Mestre Cervejeiro, balance, do Druida Equilíbrio, feral, do Druida Feral e restoration, do Druida Restauração.

Senhores Elementais: windwalker, do Monge Andarilho do Vento, enhancement de Xamã Aperfeiçoamento

Titãs: holy de Paladino Sagrado, protection de Paladino Proteção, beastmastery de Caçador Domínio das Feras, elemental de Xamã Elemental, fury de Guerreiro Fúria

Aspectos Dragônicos: protection de Guerreiro Proteção

Legião Ardente: blood de Cavaleiro da Morte Sangue, frost de Cavaleiro da Morte Gélido, unholy de Cavaleiro da Morte Profano, havoc de Caçador de Demônios Devastação, vengeance de Caçador de Demônios Vingança, subtlety de Ladino Subterfúgio, affliction de Bruxo Suplício, demonology  de Bruxo Demonologia, destruction de Bruxo Destruição

Feitas ou pertencentes a pessoas importantes: retribution de Paladino Retribuição, arcane de Mago Arcano, fire de Mago Fogo, frost de Mago Gélido, marksmanship de Caçador Precisão, discipline de Sacerdote Disciplina, mistweaver de Monge Tecelão das Névoas, assassination de Ladino Assassinato, outlaw de Ladino Fora da Lei, restoration, de Xamã Restauração.


Então é isso, gente! Espero que esse guia ajude vocês. Se divirtam no Legion!

Inté <3

Guia por Fran