Mana Ancestral é a moeda principal usada em Suramar, uma das zonas 110 do jogo. É um punhado de mana concentrada, que serve como fonte de alimentação alternativa aos Noctívoros e também para abastecer construções e lugares úteis na zona.

Você passará bastante tempo caçando Mana Ancestral para diversos objetivos por Suramar, então venho aqui com um guia de como coletar, usar, e qual a maneira mais eficiente de usar a moeda!

Como eu consigo Mana Ancestral?

Literalmente, fazendo qualquer coisa em Suramar! Segue a lista de como conseguir essa moeda:

  • Saqueando Mana Ancestral de monstros;
  • Completando missões em Suramar;
  • Saqueando Mana Ancestral de contêineres no chão (que você consegue ver no mini-mapa com o item Pedra Divinatória de Mana, conseguido bem cedo na história de Suramar);
  • Completando Missões Mundiais que tenham como recompensa Mana Ancestral, essas missões aparecem apenas em Suramar;
  • Profissões de coleta tem chance de dar Mana Ancestral, quando coletando em Suramar;
  • Usando o encantamento Dádiva do Sedento de Mana nas ombreiras, que pode ser comprado ao chegar em Honrado com os Noctívoros, monstros terão chance de ter Alforje Tingido de Mana como saque, e dentro deles pode ter Mana Ancestral;
  • Usando Maestria Meredional enquanto se aventurando por Suramar.
  • Ativando Fontes do Meridiano por Suramar aumenta a frequência de quantidade de Mana Ancestral de quase todas as fontes; já falaremos sobre!

Missões/Itens que aumentam o limite de Mana Ancestral

Fonte Valor de Mana Coordenadas
Alimentando Shal’Aran +200
O fardo do andarilho do vale +300
Lar de Thalyssra +200
Como é feito: Vinho Arcano +200
Faça a sua marca +300
Frasco de Mana de Kel’danath +100 21.4 54.5
Cristal de Meridiano Volátil +100 22.9 35.8
Pedra Infinita +100 35.6 12.1
Urna Funerária Encantada +100 44.8 31.0
Anotações de Pesquisa de Kyrtos +100 26.9 70.7

Sobre as missões, é bom lembrar que algumas delas têm requerimento de reputação com os Noctívoros para serem destrancadas, então não se preocupem caso não consigam achá-las de imediato.

Para quem usa o addon TomTom, pode usar esses comandos para achar os itens no chão:

/way Suramar 21.4 54.5 Frasco de Mana de Kel’danath
/way Suramar 22.9 35.8 Cristal Meridiano (entrada)
/way Suramar 35.6 12.1 Pedra Infinita
/way Suramar 44.8 31.0 Urna Funerária
/way Suramar 26.9 70.7 Anotações de Pesquisa

Também dá para usar essa macro para descobrir se você já tem todos os completos ou não (seguindo a ordem da tabela acima), true sendo já adquiridos e false para os ainda têm que ser pegos:

/run local a={41138,42230,42488,42833,42792,42842,43988,43989,43986,43987}for i,q in ipairs(a)do print(i,IsQuestFlaggedCompleted(q))end

Mas afinal, pra quê serve Mana Ancestral?

Como dito antes, Mana Ancestral é a moeda utilizada para abastecer fontes de magia em Suramar.

Ela serve para:

Alimentar os Noctívoros

Como dito antes, os Noctívoros são Filhos da Noite exilados, que não tem acesso à Nascente da Noite, ou a fonte de magia dos Filhos da Noite. Por conta disso, você deve alimentá-los constantemente. Bem, não é tão necessário assim, afinal os PNJs que precisam dessa alimentação não morrerão ou algo assim – mas estarão incomunicáveis até que você os alimente.

Eles terão uma barrinha de mana ancestral em cima da sua janela de diálogo, que aponta quanto de Sede Arcana que eles têm, e demora mais ou menos um dia e meio para que eles fiquem famintos depois de você alimentá-los. Têm 3 PNJs no total que você pode encontrar e alimentar por Suramar, e cada um deles precisa de 100 Mana Ancestral (número esse que cai de acordo com quantos Meridianos você tiver ativado em Suramar, caindo até 50 no máximo) para serem saciados.

Não se preocupe, eles não te deixarão na mão – cada vez que você alimentá-los, você ganha 50 de Reputação com os Noctívoros, além de ganhar buffs de cada um deles. Primeira Arcanista Thalyssra te dá Proteção da Primeira Arcanista, Chefe Telemante Oculeth te dá Transladação, e o mais importante, Arcanista Valtrois te dá Maestria Meredional. Esse último ajudará bastante a recolher mais Mana Ancestral, pois te dá uma chance a cada ataque contra um monstro em Suramar de abrir uma fenda de mana no chão, e ao ficar nessa fenda, você ganha Mana Ancestral!

manarift

Feel the mana <3

Você não precisa necessariamente alimentar os Noctívoros para ter acesso a esses buffs. Quando eles estão sadios, é só falar com um deles e pagar por um pouco de Mana Ancestral (começando por 50 Mana Ancestral, indo até 10 com todos os Meridianos ativos) para ganhar o buff específico. Todos os buffs duram 1 hora.

Ativar Meridianos

Meridianos são fontes de magia que circulam pela terra, como vasos sanguíneos. Suramar foi construída em cima de vários Meridianos, que foram desativados por conta da criação da Nascente da Noite, por deixá-los redundantes. Os Noctívoros, em sua busca por maneiras de saciar sua fome de magia sem necessitar da Nascente da Noite, acabaram por ter uma idéia: reativar os Meridianos que se encontram embaixo da terra em Suramar.

meridianoativo

Meridiano ativo.

Ativar os Meridianos é uma necessidade, pois a cada Meridiano ativo você precisará de menos mana para alimentar os Noctívoros (e conseguir os seus buffs). Além disso, você ganha 3 buffs a cada 2-3 Meridianos ativos, que aumentam quanto de Mana Ancestral que você consegue em Suramar. Você precisará de um total de 1600 Mana Ancestral para ativar todos os Meridianos, e além dos benefícios já descritos, você ganhará a conquista Ostentação do Meridiano ao ativar todos eles. Pode demorar um pouco, mas a longo prazo, é um bom investimento.

Você aprenderá sobre os Meridianos relativamente cedo na história de Suramar, na missão Rede de Energia, na qual você é enviado para ativar um Meridiano. Esse primeiro sairá de graça.

Nome Coordenadas Missão Reputação Custo de Mana
Clareira Anora 41.7, 38.9 Rede de Energia 0 0
Cúpula das Almas 29.0, 84.8 Leyline Feed: Halls of the Eclipse 75 250
Kel’balor 59.3, 42.8 Leyline Feed: Kel’balor 75 200
Elor’shan 65.8, 41.9 Leyline Feed: Elor’shan 75 250
Falanaar do Sul 20.4, 50.4 Leyline Feed: Falanaar Depths 75 250
Falanaar do Norte 21.4, 43.3 Leyline Feed: Falanaar Arcway 75 250
Guarda da Lua 24.3, 19.4 Leyline Feed: Ley Station Aethenar 75 200
Ravina Sileluna 35.7, 24.1 Leyline Feed: Ley Station Moonfall 75 200

Ativar Teleportes

Outra função da Mana Ancestral é ativar teleportes em Suramar. Na base dos Noctívoros, as ruínas de Shal’Aran, tem um espaço que eventualmente será cheio de portais, que servirão como transporte para áreas diferentes de Suramar. Esses portais são ida e volta – ao conseguir abrir um portal, na mesma localização terá um portal de volta para Shal’Aran. Temos um total de 9 portais que podem ser abertos, e conseguir abrir todos os portais te dá a conquista Agora você está usando a lógica dos portais.

allteleports

Shal’Aran com todos os portais abertos.

Nem todos os portais precisam de Mana Ancestral – 4 deles serão abertos por meio de missões ligadas à história de Suramar. Para abrir todos os portais que não são ligados a missões, você precisará de um total de 500 Mana Ancestral.

Lembrando que para os teleportes que precisam de Mana Ancestral para serem ativados, a missão aparecerá no minimapa como Sinalizador de Telemancia Desenergizado. Para os que não precisam de Mana Ancestral, é inútil achar sua localização no mapa – as missões de Suramar eventualmente o levará até esses teleportes, e eles serão ativados ao terminar a missão específica ao teleporte. Coloquei as coordenadas deles apenas para complemento.

Nome Coordenadas Missão Info Extra
Ruínas de Elune’eth 36.2, 47.1 A pesquisa mostra que… Precisa completar a missão
Falanaar 21.5, 29.9 O fardo do andarilho do vale Precisa completar a missão / Entrada: 22.9, 35.8
Lua Minguante 47.5, 82.0 Amigos do lado de fora Precisa completar a missão
Vinhedo do Crepúsculo 64.0, 60.4 Vingança por Margaux Precisa completar a missão e Honrado com Noctívoros
Castelo Almavil 39.1, 76.3 Teleportador Almavil ativado! Custa 100 Mana / Entrada: 35.8, 82.1
Propriedade dos Lunastre 43.6, 79.1 Teleportador da Propriedade dos Lunastre ativado! Custa 100 Mana
Fortaleza da Guarda da Lua  30.8, 10.9 Teleportador da Guarda da Lua ativado! Custa 100 Mana / Entrada: 27.8, 22.3
Sacrário da Ordem 43.4, 60.7 Teleportador do Santuário da Ordem online! Custa 100 Mana / Entrada: 42.6, 61.7 / Perto da Escadaria
Tel’anor 42.2, 35.4 Tel’anor’eportador ativado! Custa 100 Mana

Tropa de Fenecidos

Existe um cenário em Suramar, relativamente similar ao cenário Cidadela do Rei Trovão, para aqueles que jogaram durante o Pandaria. Esse cenário tem uma recarga de 3 dias, e o quanto de Mana Ancestral que você utilizar, determina o número de Fenecidos que você terá no início do cenário.

Quantidade de Mana  Quantidade de Fenecidos 
400 8 Fenecidos
650 10 Fenecidos
900 12 Fenecidos
1300 15 Fenecidos
1800 20 Fenecidos

Esse cenário é destrancado após terminar a missão Construindo um Exército, e ela é uma das melhores fontes de reputação com os Noctívoros, além de ter brinquedos e outros itens interessantes.

No nosso tutorial sobre, tem mais informações sobre como o cenário funciona.

Liberando as masmorras Escadaria e Pátio das Estrelas

As duas masmorras de Suramar, Escadaria e Pátio das Estrelas, estarão inacessíveis aos jogadores assim que chegarem no 110, trancadas atrás de algumas missões, como se fosse um attunement. Por conta disso, essas duas masmorras existem apenas na dificuldade Mítica. Ambas as missões envolvem pagar um espião dos Filhos da Noite para conseguir informações sobre o que está acontecendo na capital Suramar.

Para destrancar a Escadaria, você precisa estar ao menos Honrado (0/12000 já abre a missão Mariposas na luz, que é a chain que abrirá a Escadaria) com os Noctívoros, e salvar 800 Mana Ancestral para a missão Se as palavras não funcionam…

Para destrancar o Pátio das Estrelas, você precisa estar ao menos em 8000/12000 Honrado com os Noctívoros. Isso abrirá a missão A oportunidade perfeita, que é a chain que abrirá o Pátio. Você precisará salvar 1200 Mana Ancestral para a missão Ou contra nós.

Outros Usos

Têm alguns itens cosméticos que podem ser comprados com Mana Ancestral.  A PNJ Kieule, localizada dentro da cidade de Suramar, vende itens como o brinquedo Lancheira do “Demossauro”, que recupera seu máximo de vida e mana ao longo de 10 segundos, por 1000 Mana Ancestral. Ela também vende Souvenir de Raptor e Souvenir de Elekk por 100 Mana Ancestral cada. Esses são bonecos que podem ser jogados no chão, e pêgos de novo. Você perde o item quando colocado no chão, mas o recupera ao clicar de novo.

Kieule se encontra dentro da Cidade de Suramar, e será inicialmente agressiva, mas poderá ser interagida com depois que você ganhar a habilidade Baile de Máscaras, durante a história de Suramar.

Também têm vários PNJs Fenecidos e estruturas espalhadas por Suramar que te dão pequenos buffs, com poucos custos de Mana Ancestral, mas geralmente não valem a pena interagir com, ao menos no começo da sua jornada por Suramar.

E qual a melhor maneira de gastar Mana Ancestral?

Lembrando que essa mini lista é opinião pessoal, mas com a minha experiência no beta, essa é a ordem que eu achei mais efetiva:

  • Pegar todos os upgrades de capacidade de Mana Ancestral;
  • Pegar o máximo possível de Meridianos, talvez até completar a conquista relacionada;
  • Fazer as diárias de alimentar os Noctívoros
  • Salvar mana para destrancar as 2 Masmorras;
  • Quando tiver mana sobrando, treinar meus Fenecidos (se possível, fazendo com 2k mana);
  • Destrancar todos os portais;
  • Comprar os itens de Mana Ancestral
  • Pegar os mini-buffs em Suramar.


Então meus queridos, acho que é isso! É bastante coisa pra fazer, mas com planejamento, vocês passam rapidinho <3

Até a próxima!

Guia por Fran