Helya é a última inimiga da Provação da Bravura, e sua luta possui mecânicas bem complexas.

Sobre Helya

Embora já tenha sido braço direito de Odyn, Helya é vingativa e não vai parar enquanto não prender o guardião tiânico nos Salões da Bravura por meio de sua maldição antiga. Não satisfeita em governar seu reino de sombras, Helya mandou seu vasto exército kvaldir para atormentar o mundo dos vivos.

Visão Geral

Essa é uma luta extremamente intensa de três fases, que requer bastante coordenação por parte de seu grupo para não deixar certas mecânicas se acumularem. Você terá múltiplos alvos com os quais deverá lidar, e algumas similaridades com a masmorra Gorja das Almas. As habilidades são extremamente intolerantes a erros, então prepare-se para vários wipes se você não souber exatamente quem faz o quê.

Fase 1

Essa fase dura do início da luta até Helya chegar a 65% de vida.

Habilidades – Helya

  • Nova Corrosiva: Se não houver ninguém no alcance corpo-a-corpo de Helya, ela causará muito dano a todos no grupo e aumentará o dano que ela causa em 3%. O efeito stacka.
  • Sopro de Aquabílis: Periodicamente, Helya utilizará um Sopro em cone na direção do Tank, que causa dano alto de natureza em todos os alvos pegos no caminho. Esse Sopro também aplica o debuff Ferrugem de Aquabílis nos alvos atingidos, reduzindo sua armadura em 100% por 30 segundos. Após o Sopro, 5 gosmas chamadas Visgos Aquabílis surgirão no local.
  • Orbe da Corrupção: Ao longo dessa fase, Helya marcará alguns jogadores e o Off-Tank, que serão perseguidos por uma orbe roxa durante 8 segundos. Essa orbe causa dano moderado aos jogadores em sua área de efeito. Se um jogador receber dano da orbe, ele receberá um debuff que aumenta o dano recebido por ela em 100%, e o efeito stacka.
  • Mácula do Mar: Helya marca o Tank ativo e alguns outros jogadores aleatórios com um debuff bem similar ao que ela usa na Gorja das Almas. Ele causa dano periódico no alvo até ser dispellado. Quando é dispellado, todos no grupo recebem uma quantidade moderada de dano, e um zona verde de Essência Maculada fica marcada no local onde a pessoa estava. Após um curto intervalo, essa área explode, causando muitíssimo dano em todos num raio de 8 metros.
  • Golpe com Tentáculo: Periodicamente, um tentáculo surgirá em uma das laterais de Helya, ou no fundo da sala. Pouco tempo após surgir, ele golpeará a área marcada à sua frente, que causa uma quantidade enorme de dano dividida entre os jogadores atingidos. Se nenhum jogador for atingido, ela causa dano letal em todos no grupo.

Visgos Aquabílis

Esses são adds estáticos que surgem no local atingido pelo Sopro de Aquabílis. Eles não fazem nada além de canalizar a Liquefação de Aquabílis durante 20 segundos. Ao terminar a canalização, eles explodem, causando uma quantidade imensa de dano em todos no grupo, e criando uma poça de Aquabílis Corrosiva, que causa dano crescente a quem ficar em cima e dura 45 segundos. O dano da Liquefação, bem como o tamanho da poça, são reduzidos quanto menos vida o Visgo tiver ao terminar a canalização.

Estratégia

O Tank deverá virar Helya para uma das laterais da sala, para que o Sopro de Aquabílis seja mirado lá. Nenhum outro jogador deve ficar nessa área, para não ser atingido. Logo após receber o Sopro, o off-tank deverá tauntar para que a Ferrugem de Aquabílis não destrua o tank que recebeu o Sopro. Todos os DPS, sem exceção, deverão focar em matar os Visgos Aquabílis. Distribua seus DPS de forma que os corpo-a-corpo foquem nas gosmas da frente, e os de longo alcance foquem nos que saem mais atrás. Eles deverão ser prioridade absoluta de alvo, e devem ter a vida reduzida igualmente. É mais benéfico ter 2 Visgos explodindo com 20% de vida do que apenas um com 80%, devido à redução do dano.

Os jogadores marcados pela Orbe da Corrupção deverão correr para os cantos da sala, afastando-a dos outros membros do grupo. Use habilidades de aumento de velocidade de movimento nessa hora. Você pode subir nas plataformas elevadas nas laterais para kitear mais facilmente.

Quando os jogadores forem marcados pela Mácula do Mar, o Tank deve encostar em uma das bordas da sala, sem sair do alcance corpo-a-corpo de Helya, e deve ser dispellado antes de qualquer outro jogador. Assim que forem dispellados, os jogadores devem sair de cima da área da Essência Maculada.

Quando um dos Tentáculos surgir, você lidará de forma diferente de acordo com a posição do mesmo. Se ele surgir perto de Helya, os DPS corpo-a-corpo deverão entrar na área para dividir o dano. Caso ele surja no fundo da sala, designe um jogador com habilidades fortes de defesa ou imunidade para absorver o dano sozinho — como Bloco de Gelo dos Magos, ou Bolha de Paladinos.

Fase 2

Essa fase começa quando Helya chega em 65% de vida. Nessa hora, ela submerge, e você não consegue atacá-la. 9 Tentáculos surgirão ao redor de toda a sala (incluindo as plataformas elevadas das laterais), e cada um tira 2% da vida máxima de Helya quando são mortos. Essa fase acaba quando todos os tentáculos são destruídos.

Periodicamente, Helya lançará uma onda gigante que percorre a sala, com a habilidade Fúria da Gorja. Ela causa dano leve e empurra os jogadores pegos no caminho, porém o dano aumenta em 10% a cada onda que você receber. Nas plataformas elevadas nas laterais, você fica protegido contra a onda. Além disso, as ondas limpam qualquer poça de sujeira do chão, seja da Liquefação de Aquabílis (da primeira fase) ou da Decomposição (que explico mais adiante).

Além disso, ela lançará Torrente frequentemente, causando dano moderado de gelo em membros aleatórios do grupo. A cada lançamento, ela ganha um stack de Tempestade em Formação, aumentando o dano da próxima Torrente em 15%.

Além disso, você terá uma série de adds com os quais precisará lidar:

Fuzileiro da Vigia Noturna

Um desses surgirá por vez, junto com o Lorde do Limo. Ele possui habilidades bem similares ao da masmorra:

  • Lanterna das Trevas: Essa habilidade será lançada 25 segundos depois que ele surgir. Ela causa bastante dano de sombra em todos no grupo a cada 0,5 segundo durante 6 segundos.
  • Fúria Fantasmagórica: Periodicamente, o Fuzileiro ganhará 30% de bônus de velocidade de ataque durante 6 segundos.
  • Sem Compaixão: O Fuzileiro marca a área de jogadores de longo alcance aleatórios, e causa muito dano nos jogadores num raio de 8 metros. A área fica marcada alguns segundos por uma fumaça branca.

Lorde do Limo

Esse add surgirá junto com o Fuzileiro da Vigia Noturna. Ele possui mecânicas chatinhas para os jogadores corpo-a-corpo.

  • Nova de Lodo: O Lorde do Limo pisa com força no chão, causando uma quantidade imensa de dano nos jogadores num raio de 15 metros, repelindo-os. Ele passa 3 segundos lançando a habilidade, e durante esse tempo o Tank e os DPS corpo-a-corpo podem sair da área.
  • Batida de Âncora: Marca o Tank, e bate no chão em seu local, causando 6 milhões de dano físico a qualquer um atingido no local, e aplicando um debuff que aumenta o dano recebido pelos alvos em 400% por 6 segundos.
  • Putrefação Fétida: O Lorde marca vários alvos com um debuff de três stacks. Cada stack causa uma quantidade leve de dano e reduz a cura recebida em 10%. A cada 3 segundos, um stack é removido. Quando esse debuff acaba (após 9 segundos), o jogador causa bastante dano numa área de 5 metros ao seu redor. Se algum jogador for atingido por esse dano, a Putrefação Férida se espalha para ele.

Lacaio Decadente

Esse é o típico add “bucha de canhão”. Eles surgem em grandes quantidades e se fixam em um alvo aleatório, perseguindo-o e causando dano corpo-a-corpo. O dano em si não é muito forte, mas periodicamente eles receberão stacks do buff Vigor, que aumenta o dano que eles causam em 10%. Quando eles morrem, deixam para trás uma poça de Decomposição, que causa bastante dano por segundo a quem ficar em cima.

Estratégia

Logo que essa fase começar, Helya usará a Fúria da Gorja. Por ser a primeira onda, ela não causará muito dano, e pode ser recebida normalmente. Um dos tanks deverá tankar o Fuzileiro da Vigia Noturna, enquanto o outro cuida do Lorde do Limo. Mantenham os dois separados (porém perto dos tentáculos, para facilitar o dano em área), para que as mecânicas do Lorde do Limo não atrapalhem demais os DPS corpo-a-corpo que estiverem no Fuzileiro.

O Fuzileiro deve ser a prioridade absoluta de todos os DPS, e ele deve morrer antes de concluir o lançamento de Lanterna das Trevas. Durante a Fúria Fantasmagórica, o Tank deverá usar suas habilidades de mitigação.

Todos devem permanecer espalhados para facilitar na hora de desviar de habilidades como Sem Compaixão, ou Putrefação Fétida. Os healers devem ficar bem atentos aos alvos da Putrefação, e os alvos devem se isolar do grupo rapidamente.

O Lorde do Limo é a segunda prioridade do grupo. Os jogadores devem tomar muito cuidado para não serem atingidos pela Nova de Lodo, principalmente os DPS corpo-a-corpo e o Tank responsável. Tomem muito muito muito cuidado com a Batida de Âncora — apenas o Tank deve recebê-la, e usar cooldowns fortes de mitigação. A área fica marcada com um círculo.

Os Lacaios Decadentes são prioridade mínima enquanto os outros dois estiverem vivos, devendo ser apenas cleavados. Tente matá-los na parte de baixo da sala, para que as ondas limpem as poças de DecomposiçãoEles podem ser atordoados, enraizados, etc.

Após matar os tentáculos da parte de baixo, vá para a plataforma da esquerda, e depois na da direita. O Fuzileiro e o Lorde do Limo reaparecerão após algum tempo, e o grupo deve lidar com eles da mesma forma. Lembrem-se que o dano de Torrente ficará cada vez mais forte, o que significa que essa fase não pode durar muito tempo. Não levem ondas na cara de graça também.

Fase 3

Quando todos os tentáculos da fase anterior morrerem, Helya inicia a terceira e última fase da luta. Como cada tentáculo tira 2% da vida dela, ela começa a fase com 47% de vida.

As habilidades dessa fase são uma mistura entre as utilizadas nas fases anteriores:

Helya

  • Nova Corrosiva: Se não houver ninguém no alcance corpo-a-corpo de Helya, ela causará muito dano a todos no grupo e aumentará o dano que ela causa em 3%. O efeito stacka até o fim da luta.
  • Fúria da Gorja: A onda continua sendo utilizada, com uma frequência um pouco menor. Ela ainda limpa todas as poças de sujeira pelas quais ela passa, e seu dano aumenta com o tempo.
  • Sopro Corrompido: Diferente do Sopro de Aquabílis, ele causará muito dano de sombra na direção do Tank, e aplicará Ódio Sombrio, que diminui a cura recebida em 75% durante 12 segundos. No modo heroico, alguns Axiomas Corrompidos surgirão após cada sopro.
    • Axioma Corrompido: Alguns locais da sala ficarão marcadas com fumaças roxas, que explodem após alguns segundos. Os jogadores que ficarem em cima receberão dano e um escudo que absorve uma média de 700k de cura recebida. Caso não haja ninguém na área de alguma das explosões, o efeito do Axioma é aplicado em todos no grupo.
  • Orbe da Corrosão: Bem similar ao Orbe da Corrupção da primeira fase, mas agora eles deixam poças de Decomposição conforme perseguem o alvo.
  • Mácula do Mar: Exatamente como na Fase 1.

Fuzileiro da Vigia Noturna

Esse add continua exatamente como na Fase 2, porém ele terá 130% a mais de vida do que antes, devido ao buff Reagrupamento dos Kvaldir. O Lorde do Limo, que o acompanhava antes, não existe nessa fase.

Lacaio Decadente

Mesma coisa da fase anterior, se fixando em alvos aleatórios e deixando poças de Decomposição ao morrer.

Estratégia

Inicie essa fase com a Sede de Sangue/Distorção Temporal/Heroísmo. Os Tanks deverão estabelecer uma direção (pode ser a mesma da primeira fase) para que Helya lance o Sopro Corrompido e nenhum outro membro do grupo seja atingido. A troca de taunts deve ser feita a cada Sopro. Os jogadores devem se dividir para absorver todas as poças do Axioma Corrompido, ou o efeito conjunto matará todo mundo.

Os jogadores alvejados pela Orbe da Corrosão deverão kitear pelas bordas da sala, longe dos outros jogadores, e (preferencialmente) de forma que as poças de Decomposição se sobreponham para ganhar espaço. Elas serão removidas pela onda da Fúria da Gorja.

Para lidar com a Mácula do Mar, procedam exatamente como na primeira fase. Lembrem-se que aqui vocês terão menos espaço, então já fique separado dos outros membros do grupo para não forçar todo mundo a se movimentar.

Assim como na fase anterior, o Fuzileiro da Vigia Noturna é prioridade absoluta de alvo, e os healers já deverão ficar atentos à possibilidade de um lançamento inteiro de Lanterna das Trevas, já que ele terá muito mais vida.

Os alvos fixados pelos Lacaios Decadentes deverão correr com eles para perto de poças pré-existentes. É muito importante que você mate eles antes da Fúria da Gorja, senão as poças ficarão atrapalhando o grupo por muito tempo.

É extremamente difícil de desviar da onda nessa fase, então os healers devem se preparar para utilizar cooldowns quando a Fúria da Gorja estiver chegando.

Estratégia em Vídeo

Guia por: Natalia