Esse guia foi feito tendo como base os testes no PTR, e está sujeito a mudanças. Ele será atualizado com qualquer potencial mudança após o lançamento oficial

Sobre Harjatan

Harjatan foi treinado desde o nascimento para dizimar os inimigos. Dominando com uma brutalidade selvagem, ele angariou rebanhos de murlocs cavernícolas que veem como um deus. Agora, basta o brutamontes naga ordenar para que hordas de seus devotos seguidores surjam para atendê-lo.

Visão Geral da Luta

Essa é uma luta em que você terá que enfrentar Harjatan e uma série de murlocs. Ela é uma luta de Fase Única e que vai ficando progressivamente mais complicada. Seu objetivo nela será de reduzir o máximo possível do seu dano de gelo recebido (vulgo dano de todas as fontes da luta), porque uma série de habilidades dos Murlocs aplicará um debuff chamado Ensopado que aumentará o dano de gelo recebido. Os adds são prioridade absoluta nesse boss, então DPS com bom cleave brilham aqui.

Habilidades – Harjatan

Muitas das habilidades de Harjatan estão diretamente ligadas às habilidades dos Murlocs, então conheça o funcionamento de cada uma delas.

  • Armadura Abrasiva [Tanks]: Cada ataque de Harjatan tem a chance de causar Desgaste Serrilhado
    • Desgaste Serrilhado: Faz o alvo sangrar, causando 480.000 de dano Físico a cada 2 segundos por 30 segundos. Este efeito acumula.
  • Fúria Desenfreada: Ao chegar a 100 de energia, o lançador libera toda a raiva acumulada causando 17 milhões de dano Físico dividido entre todos os inimigos em uma área cônica à a frente dele. Além disso, Fúria Desenfreada causa 4.3 milhões de dano ao seu alvo principal. Se atingir menos de 5 alvos, Harjatan ficará enfurecido.
  • Rugido de Comando: Solta um rugido ensurdecedor, chamando os aliados próximos para a luta. Ao chegar a 66% e 33% de vida, Harjatan convocará mais um murloc.
  • Atrair: Atrai todas as poças de Águas Ensopantes (habilidade de um dos Murlocs, explico mais adiante) até Harjatan ao longo de 10 segundos, adicionando uma aplicação de Golpes Frígidos para cada poça absorvida.
  • Golpes Frígidos: Potencializado por águas congeladas, os ataques corpo a corpo de Harjatan passam a causar 400k de dano de Gelo a todos os inimigos. Cada ataque corpo a corpo também aciona Lamaçal Ensopado, removendo uma aplicação de Golpes Frígidos do boss e fazendo com que um jogador aleatório crie uma poça de Águas Ensopantes em seu local. Quando todas as aplicações forem gastas, Descarga Gélida é lançado.
    • Descarga Gélida: Libera as últimas gotas de toda a água armazenada, causando 239.926 de dano de Gelo e removendo todas as aplicações de Ensopado do inimigos.

Murlocs

Harjatan convocará Murlocs para o combate usando o Rugido de Comando. É extremamente necessário que você saiba o que cada um deles faz.

Ondeante Mordegume

  • Estouro Aquático [Pode ser Interrompido]: Joga água no alvo, causando 800k de dano de Gelo e concedendo uma aplicação de Ensopado.
    • Ensopado: Encharca o alvo, causando 99.700 de dano de Gelo a cada 2 segundos e aumentando em 5% o dano de Gelo recebido. Este efeito acumula.
  • Estouro Aquoso: Encharca um inimigo com água congelante por 6 segundos. Ao expirar, a água explode, causando 812k de dano de Gelo a todos os inimigos próximos e deixando uma poça de Águas Ensopantes sob os pés da vítima.
    • Águas Ensopantes: Uma poça que causa 150.000 de dano de Gelo a cada 1 segundo, aumentando as aplicações de Ensopado no inimigo.

Gladiador Mordegume

  • Lâmina Pingando: Encanta a arma do lançador, fazendo com que os ataques corpo a corpo apliquem Ensopado ao alvo.
  • Ataque Motivado: Se fixa em um alvo aleatório, atacando-o e ignorando os outros inimigos. Além disso, o dano Físico do Gladiador Mordegume é aumentado em 50% e a velocidade de movimento é reduzida em 35%.
  • Cutilada Alastrante: Golpeia com selvageria, causando 515.721 de dano de Gelo e aplicando Ensopado a todos os inimigos em uma área cônica à frente do lançador.

Estratégia

Essa é uma luta em que você precisa entender direitinho o que cada coisa faz, para não sofrer depois. Os Tanks devem manter Harjatan perto das cabanas dos Murlocs, porque fica perto de dois pontos de surgimento de adds, virado de costas para o grupo. A troca de taunts deve acontecer entre 4 e 6 stacks de Desgaste Serrilhado. Os DPS e Healers ficarão stackados nas costas do boss durante a maior parte da luta, então quando Harjatan estiver para chegar em 100% de energia, o Tank deve virá-lo na direção do grupo para dividir o dano de Fúria Desenfreada entre todos.

Quando ele lançar Rugido de Comando, a primeira leva de adds surgirá, e é daí em diante que você terá as prioridades de alvo definidas:

Ondeante > Gladiador 

O Ondeante é a sua prioridade absoluta por causa do Estouro Aquoso. Você vai querer ter o mínimo possível de poças de Águas Ensopantes ativas para não comprometer o espaço que o grupo terá na sala. Quando ele marcar os alvos, eles deverão correr para as paredes e deixar a poça bem no canto. Os DPS melee devem se certificar de interromper Estouro Aquático sempre, para minimizar os stacks de Ensopado.

Dica: Se você estiver tankando o boss na posição que eu indiquei, um dos Murlocs surgirá no fundo da sala, distante do boss. O Tank deve tauntá-lo rápido, e se possível um caçador com Redirecionar deve ajudar nisso.

Enquanto você mata o Ondeante, você vai cleavando o Gladiador, que deverá ser tankado virado de costas para o grupo devido à Cutilada Alastrante. Ele deverá, idealmente, morrer antes de usar Ataque Motivado, mas caso um dos membros do grupo seja marcado, ele deve kitear o murloc.

Após os adds morrerem, você idealmente vai ter várias poças de Águas Ensopantes nas bordas da sala, então quando Harjatan lançar Atrair, você poderá desviar das poças com facilidade. Os healers devem se preparar para o dano alto que virá em seguida, já que cada ataque dele com Golpes Frígidos causará bastante dano. Durante esse período, os DPS e Healers devem ficar nas paredes, uma vez que cada ataque de Harjatan também deixará poças de Águas Ensopantes nos locais de pessoas aleatórias. Fiquem atentos aos stacks de Golpes Frígidos e subam a vida de todos da raid antes da Descarga Gélida.

Dica: Durante essa fase de Golpes Frígidos ele não usa a Fúria Desenfreada

Com isso, todos os stacks de Ensopado serão removidos, e a luta “recomeça”. Como você terá poças dos Ondeantes além das poças que Harjatan recolocou no chão, o dano ficará cada vez mais pesado.

Estratégia em Vídeo

[Em Breve]

Guia por Natalia